sexta-feira, 16 de maio de 2014

APRENDENDO A COZINHAR

Não há quem não goste de um bom prato, especialmente elaborado com aquele carinho que só uma pessoa muito experiente sabe “azeitar”.

O grande problema é que as pessoas nem sempre se dedicam adequadamente na melhor escolha dos ingredientes, principalmente, nos “ditos temperos!” e, ainda, com a preparação do ambiente.

" Ah,... maravilhoso, ... quero mais... “nunca tive tanto prazer !”...

1. O AMBIENTE: - escolha adequadamente o lugar onde você vai preparar “a festa”. Uma boa decoração sempre vai muito bem;
  • Flores alegres e românticas;
  • Luzes adequadas;
  • Velas aromáticas se julgar necessárias;
  • Boa seleção de musicas para os momentos;
  • Utensílios apropriados;
  • Tempo disponível;
  • Dedicação: “faça tudo como se fosse a última vez”
  • Criatividade, etc.

2. APRESENTAÇÃO PESSOAL: - prepare-se para ser excelente alvo de atenção:
  • De banho tomado;
  • Cabelos alinhados;
  • Roupa e sapatos adequados;
  • Perfume delicado;
  • Lindo sorriso e humor apurado.
3. SURPREENDA A COMPANHIA: - Sempre faz bem um presentinho, por menor que seja desde um docinho, uma flor ou uma jóia especial.

4. CONVERSA AGRADÁVEL:- As pessoas adoram uma boa conversa:
  • Elogie sutil e moderadamente;
  • Nunca utilizar de egocentrismo;
  • Esqueça os problemas gerais, pessoais ou diversos;
  • Concentre-se apenas no objeto da reunião;
  • Demonstre sua satisfação.
5. HORÁRIOS: Todo mundo gosta de pontualidade
  • Nunca atrase em tais compromissos;
  • Estabeleça horários de inicio e fim, com possibilidade de estender de acordo com as disponibilidades dos envolvidos;
  • Não force a barra nem pra sair mais cedo e muito menos mais tarde, a menos que razões especiais e compreensíveis sejam ajustadas.
6. EXCLUSIVIDADE: todas as pessoas gostam de atenção:
  • Não deixe seu celular ligado a menos que esteja esperando informação de alguém que está “nas últimas”;
  • Não fale sobre quem não está presente, a menos que seja uma referencia positiva que acrescente na reunião;
  • Esforce-se para que quem esteja participando da festa perceba que você está maravilhado com tudo que está acontecendo.
7. A CEIA – todas as pessoas comem com os olhos !
  • Conheça antes, e muito bem, tudo que gostam ou que não gostam;
  • Não só o tempero, a qualidade, a disposição são indispensáveis... A apresentação de tudo, de forma harmoniosa, progressiva e constante, é o sucesso que levará você ao topo do mundo!
8. DIVERSIFICAÇÃO: Nunca se esqueça que tanto maior será seu sucesso e, portanto, a sua procura, na medida em que procurar se atualizar diante de toda tecnologia disponível e, assim, variar sempre o cardápio para que os comensais estejam eternamente realizados!

NOTA: se você pensou mesmo que isso aqui é apenas um MANUAL DA ARTE DE COZINHAR BEM,.... está redondamente enganado!

Nunca tivemos aqui a pretensão de ensinar você a “literalmente fritar um ovo!”

Estamos falando exclusivamente da ARTE DE SER UM BOM AMANTE , pois se você não souber tratar direitinho o seu amor, variando sempre os ingredientes, temperos, ambientes, etc., vai ficar sabendo logo do velho ditado:

... “SÓ COME EM RESTAURANTES, QUEM NÃO SABE COZINHAR !



-    o   -

Raul Neves de Abreu
22/12/2009

quarta-feira, 14 de maio de 2014

A GALINHADA BEATIFICADA !















Era uma Sexta-Feira, três horas da tarde e tocou o telefone da casa do João. Sua esposa, Guilhermina, de apelido "Mina" atendeu:

- Alô ! Aqui é da casa do Jão da Mina.
- Oi prima Mina, aqui é o Tião da Chiquinha.
- Primo ! Que saudade. Tudo bem aí com vocês ?
- Sim prima. Vamos viajar amanhã pra visitar vocês. Vai a familia toda. Eu e a patroa, o Beto com a mulher dele, o Valter também vai levar a mulher e o Fininho vai levar a namorada !
- Noooossaaaaa ! Verdade ? Que maravilha ! Vamos fazer a maior festaaaaa  !!!!!
- Você gostou, prima ? Que bom, estávamos preocupados se iríamos dar trabalho.
- Que nada, primo. Vai ser a maior alegria. O Jão vai "pular" de alegria ! Então até amanhã. Que horas vocês chegarão?
- Ah, prima ainda não sei. A gente liga quando estiver saindo... Até amanhã.

Mina desligou o fone desesperada. Sabia que as coisas em casa não iam bem. Jão estava sem emprego e sem dinheiro. E ainda devendo no armazém do português, sem chance de fazer mais um fiado ! O que fazer pra alimentar aquela turma toda ?

- Jããããããoooooo  !!!!! A turma lá do Rio vai chegar em casa amanhã. Vem todo mundo ! Umas oito pessoas, todos os casais... como vamos alimentar essa turma ?
- O quêêêê ??????   Ai meu Deus. Já são quase quatro horas da tarde. Quem é que vai me emprestar uma grana agora ? Vamos ligar já pros amigos e ver se conseguimos descolar uma grana pra comprar alguma comida. Tá tudo vazio aqui...

E começaram a ligar. Ainda bem que o fone ainda não estava cortado, mas faltava só uma semana pra Cia. Telefônica bloquear a linha.  Tentaram com todos os amigos. Uns diziam que não tinham, que estavam com problemas,... outros, que tinham dinheiro, diziam que também não tinham.

Por sorte, um amigo taxista chegou na casa deles naquela hora e ficou consternado com a situação.

- Ah, amigos. Eu já passei por isso. E eu me lembro muito bem que só vocês me ajudaram naquela  ocasião. Eu não tenho muita coisa, só tenho uns R$ 100,00 e posso emprestar pra vocês e não precisam se preocupar  em me devolver. Não é muito mas dá pra comprar alguma coisa.

Jão e Mina até choraram de alegria com aquela ajuda. Mas, era pouco dinheiro e a turma gostava de beber bem e comer melhor ainda. Então, Jão se lembrou de uma coisa muito importante:  Era Sexta-Feira e em toda Sexta-Feira tinha galinha, cachaça e até cabritos em ENCRUZILHADAS por causa de DESPACHOS !

- Mina, não tem jeito. Vamos ter que apelar desta vez e pedir licença aos Santos pelos sacrilégios que vamos cometer !
- Que sacrilégio, Jão ?
- Vamos hoje a noite nas encruzilhadas pegar umas galinhas, umas cachaças e se dermos sorte até um cabritinho pra alimentar esse povo amanhã...
- Cê tá louco marido ? Isso não se pode fazer. Quem faz isso vai ter azar pro resto da vida e nós não estamos nada bem.
- Mas não tem jeito. Com esses míseros cem reais, só vamos poder comprar umas cervejas, um pouco de  arroz, algum tempero, umas verduras e nada mais... E as galinhas a gente faz a maior galinhada que essa familia já comeu !
- Bem, se não tem jeito, marido. Então que seja. Mas você vai sozinho porque eu não tenho coragem.

Chegando perto da meia-noite, Jão pegou seu fusquinha e foi procurar os alimentos. Em cada encruzilhada, recolheu os produtos que precisava e teve até sorte porque encontrou mesmo um cabritinho, lindo, que iria fazer a alegria geral da galera. E, pra melhorar mais ainda,... Jão recolheu umas velas coloridas pensando em um JANTAR À LUZ DE VELAS !

- Olha Mina:  consegui 7 galinhas, 5 garrafas de pinga e um cabritinho. Vamos temperar tudo agora pra amanhã já fazermos a galinhada da familia ! E o melhor da festa, consegui pegar essas velas para um jantar surprêsa À Luz de Velas. Todos vão adorar ! Vai ser a maior festa, você vai ver !

E assim fizeram. Quando estava amanhecendo, perto das cinco horas da manhã, foram dormir um pouco.

- Alô prima ! Agora são sete horas e estamos saindo. Devemos chegar aí por volta do meio-dia, tá bem?
- Puxa, primo. Que maravilha ! Já temperamos uns franguinhos pra vocês, vamos até fazer uma galinhada porque as mulheres gostam e tem umas Bramas gelando... E a noite vai ter um cabritinho da hora ! Hummmm ! Vocês vão ter uma surprêsa maravilhosa e INESQUECÍVEL !
- Maravilha, prima. Já estou todo assanhado pra essa festa. Até mais....

Chegaram no horário previsto e o almoço já estava quase pronto. Da porta de entrada da casa, já se podia sentir aquele aroma maravilhoso daqueles franguinhos fritos a passarinho e aquela maravilhosa galinhada ! E, é claro, não podia faltar aquela maravilhosa CAIPIRINHA com aquelas pingas que foram arrecadadas durante a madrugada. E ainda tinha as Bramas que carioca nenhum pode passar sem tomar.

Conversas pra lá, conversas pra cá, abraços, beijos.... e iniciaram o almoço.

- Hum, primo essa caipirinha está maravilhosa ! Santa Caipirinha de cada dia !
- Sim, primo. Eu comprei essa pinga no alambique de um amigo aqui do bairro. Ele só vende artigos de primeira. Bebe mais primo,... tem caipirinha pra semana toda aqui....
- Prima, que galinhada maravilhosa ! É galinha caipira, prima ?
- Sim, prima. Essas galinhas nós encomendamos de uma senhora que tem uma chácara aqui na cidade. Ela é careira, mas é tudo fresquinho e as galinhas foram muito bem selecionadas...

E o almoço seguiu durante toda a tarde. Barriga cheia e a "cara" cheia de cachaça resolveram descansar um pouco. De repente, começou a acontecer o inesperado... Ninguém sabe explicar direito, mas estavam tão bêbados que os primos começaram a ter manifestações muito esquisitas... e acabaram todos indo dormir cada um com a mulher do outro... E ninguém perdoou nada, nem estando bêbados, afinal... foi uma nova experiência maravilhosa que nunca vivenciaram antes. E depois de tanta farra, quando acordaram,... perceberam a confusão que fizeram e ninguém resolveu culpar ninguém... Foi bom enquanto durou, então era melhor todos ficarem quietos...

Sómente Jão e Mina é que sabiam que tinham sido punidos pelos Santos dos Despachos ! Os outros pensaram que o tempêro da comida e o sabor das bebidas tinham sido tão bons que foram estimulados a fazer o que fizeram... sem remorsos !

- Oi prima, aquela comida estava uma delicia...
- É, primo.... E hoje a noite tem mais ! Vai ter cabritinho assado... hum.... já pensou ?
- Prima, se com aquela Santa Galinhada aconteceu o que aconteceu, imagino o que vai acontecer com esse Santo Cabritinho !
- Primo Jão, porque está assim tão calado ?
- Ah, primo... estou só pensando o que vai acontecer hoje a noite com o Cabrito à Luz de Velas ! Espero  e estou rezando que desta vez, não aconteça "que primo se apaixone por primo porque esse negócio de homem com homem... !"

(se você não achou graça, vai lá na próxima Sexta-Feira e "arrecade" também os Santos Ingredientes para um belo jantar em família e.... À LUZ DE VELAS !" ).

-   o   -

Raul de Abreu Neto
09 - setembro - 2010