domingo, 10 de abril de 2011

DEPOIS DO CARNAVAL,.... VEM O BACALHAU !

O MUNDO VIVE EM FESTA, SEMPRE VIVEU EM FESTA E SEMPRE VIVERÁ EM FESTA,....(mesmo que para isso, faça a guerra) !


Cada um diz que o “seu tempero é melhor” ! E não há provas em contrário pois, ou se faz um acordo ou... mais um pro cemitério !

A PÁSCOA JUDAICA:


... Lá por volta dos anos 600 A.C., Ramsés I, o Faraó do Egito, reinava tranquilamente, sendo banhado por suas lindas e viçosas esposas, amantes e admiradoras, - todas maravilhosamente nuas, quando ouviu tocarem as trombetas:

- Milorde, um tal escravo hebreu chamado Moisés, tá fazendo aí fora o maior alvoroço e até o sindicato veio com o seu caminhão de som reclamar dos baixos salários, bradando em alto e bom som: “ escravos unidos, jamais serão vencidos !” . O que faço, Milorde ?
- Ò seu lacaio, ... pôrra meu ! Justo agora que eu tava aqui no maior bacanal, na hora de “virar os zóio”, voce vem me aporrinhar? Sai pra lá jacaré ! Manda logo o Coronel lá do canal de Suez trazer o caminhão tanque de coleta de esgoto e solta merda em cima deles !

E lá foi o eunuco correndo cumprir suas ordens.

O Companheiro Moisés, vendo que ia entrar numa gelada, e mal cheirosa “kentinha” pegou o microfone e gritou:

- E aí, galera ! Sujou ! Corre pra água que aí vem merda ! (e secretamente pensou: " aí, brimo turquinho, ... eu ainda te pégo lá pelos meados do século 20 D.C. " !).

Saíram todos correndo e nem tiveram tempo de pegar a marmita. E, seguindo o companheiro chefão, foram cantando:

... “ caminhando e cantando e seguindo o patrão, vamos nós outra vez tomar no bundão ... !”

Moisés então, chegando lá na praia, na frente daquele mundão de águas, olhou pra trás e viu que a “pulissa” tava toda preparada com tanques, canhões, metralhadoras russas, helicópteros americanos, um montão de Rotweillers esfomeados, maníacos, tarados e Skin-heads ! Até a CNN dava cobertura “Ao Vivo” aos “mortos de fome em fuga” ! (foi por isso que anos depois fizeram o filme: ” Noiva em fuga ! ”.

- É nóis na fita, pessoal ! Pula n´água que o bicho vai comer !

De repente, o mar que estava vermelho de raiva e que não estava nadinha pra peixe, fez a maré baixa aparecer mais cedo, dando passagem enquanto a galera do cumpadi Moshe ia atravessando.

Suddenly (pra não repetir "de repente"), por mais incrível que pareça, David Copperfield, o mágico judeu, apareceu e fez a maré alta só voltar onde eles já haviam acabado de passar, enchendo logo de água e trazendo um montão de piranhas flageladas que abocanharam logo a turminha da Swat que o Faraó tinha mandado... E foi por isso que o lugar ficou sendo conhecido como Mar Vermelho !

Ufa ! Escaparam mais dessa !

Então,... sentados à beira do caminho, depois de uma longa jornada a pé, sem nem uma cervejinha gelada pra refrescar, chegaram num lugar cheio de montanhas e foram logo pra sombra da montanha de nome Judá, onde descansaram e ficaram vários dias,... Aí, apareceu um gaiato que começou a chamá-los de filhos de judá e mais tarde, simplesmente judeus.

Bem, pra matar a fome, o companheiro Moisés mandou fazer uma tremenda festa, dando o nome de PESSACH, ou seja a Passagem, comemorando assim o fato de terem escapado da gang do Brother Ramsés.




Aí então, apareceu o intelectual J.J., um rapazinho estudante de filosofia da USP e pós-graduação em Sociologia da PUC, membro ortodoxo do PT dizendo:

- Aaiiiiii Cumpanheiros !: ... Mas já inventaram a Páscoa ! Os operários agrícolas fazem da gang “pashá” pra comemorar a produtividade pastoril e nós estamos aqui por uma questão ideológica e religiosa ! E ainda tem uns cumpanheiro Chineses que já inventaram essa festa e até dão ovos pra galera ! Uiuiui... me abanem !
- Cumpanheiro J.J., ... não me enche o saco! Vamos comer que eu tô com fome ! A partir de hoje, vamos incluir no nosso calendário a PÁSCOA JUDAICA ! E não se fala mais nisso... pô !

J. J., ficou p. Da vida, pegou seu fusca 1965, foi até a sombra de uma jaqueira, pegou o celular e ligou para um tal coleguinha de nome Baco:

- Olhaí, sua gibóia desengonçada,... ! To mudando de partido ! O cumpanheiro Moshe não é mais aquele e eu to a fim de pular fora desse trem ! Vou fundar outro partido,... talvez o PSOL, o PT GLS, ou PT que pariu mesmo !. O que você acha, princesa ?
- Olhaí, cumpanheiro, sua boneca desvairada,... Tâmus aqui no maior Bacanal. Já invadimos o Coliseu e vamos fazer uma assembléia pra decidir a ocupação duns "apê" duns bacanas da oposição que foram passear em Miami. E o churrasco tá rolando, com carne de leão e galinhas pretas de macumba !

E não deu outra: J.J. encheu o fusca da cumpanherada do MST e lá se mandou pra "Velha Bota".

BACO - O DEUS DO VINHO:


fig 1. Baco, de Da Vinci      fig.2  Baco, de Caravaggio      Fig 3. Baco com Ariadne, de A. Carracci

BACO, um sujeitinho muito cheio de “não me toques não me reles”, era filho dum bem sucedido empresário Grego, de nome JÚPITER que era todo de nariz empinado e até se achava um Deus, além de constar no livro da fortuna de Forbes (sacana fazia parte dos 40 do mensalão e aplicava em fundos das Ilhas Paraíso Fiscal) !.

Baco era um camarada que vivia passeando muito pra lá e pra cá e gostava de tomar umas e outras com sua galera. Nessa época, na Grécia seu nome era Dionísio.

Um certo dia, todo cheio de salamaleques pra se exibir às moçoilas gregas que banhavam-se em trajes sumários na cachoeira, começou a amassar umas uvas e acabou inventando uma bebida muito excitante que mais tarde passou a chamar-se vinho. Devido a isso, de simples mortal e profano, passou a ser conhecido por todos como Baco – O Deus do Vinho.

Hoje em dia tá cheio de Deuses por aí: Zelão - o Deus do Mocotó;... Xiboca - o Deus do jabá;... Fininho - O Deus da macacheira; ... Zéca Mineirinho - o Deus da Ricota; ... e até tem Deus Japonês: Tanaka - o Deus do Yakissoba !... até eu que estou escrevendo isso aqui já virei Deus... Tem gente que quando lê, me diz logo: Meus Deus ! Mas que mérda você escreveu ! Virei Deus da Mérda !

Mas, voltando ao principal...

Bem, esse sujeitinho, Baco, teve uns probleminhas com sua galera na Grécia, por causa das festinhas que vivia patrocinando com a bebida e porque, dizem, andou furunfando com a irmã dum cara muito bravo, tipo "pitbull", lutador de jiu-jitsu e chefão da Gang "Dragões da Rocinha".

Com medo de tomar uns “pé d´oreia”, ele se mandou pra Roma onde mudou definitivamente seu nome Dionísio para Baco, a fim da INTERPOL não descobrir o seu paradeiro.

Não deu outra, lá na terra dos bacanas romanos, o cara deitou e rolou ! Nessa época, lá na sua terra natal – a Grécia, já faziam homenagem a Dionisio (Baco) através de festa aos primeiros raios de sol da primavera, acompanhado de um séquito de sátiros e ninfas, sendo saudado pelos fiéis com música, danças, algazarras, vinhos, sexo e também violência.

Os Romanos não deixaram por menos e assim surgiram as bacantes, sacerdotisas que celebravam os mistérios do culto a Dioniso, nesse tempo mais conhecido como Baco, promovendo festas, em sua homenagem, chamadas – BACANAIS.

Bacanais - de William A. Bouguereau

Tais festas eram secretas e frequentadas somente por mulheres durante três dias no ano. Mas, ... então... já que “ PÃO SEM MANTEIGA” não tem graça, ... os homens foram admitidos nos rituais e as comemorações aconteciam cinco vezes por mês. Ao invadirem as ruas de Roma, dançando, soltando gritos estridentes e atraindo adeptos do sexo oposto em número crescente, os bacanais causaram tais desordens e escândalos, ... “parecidamente” com o CARNAVAL brasileiro !

... e chega de Baco !

J.J., o sujeitinho do celular que ligou pra Baco, depois de participar dos bacanais em Roma, jogou fora seu livrinho "O Capital", pegou seu fusca, amigou-se com um Loirão Holandês, de nome Van Der... e foi morar em Ibisa ! ... Hoje ele é Samba Enredo de uma escola de Samba: " A Doida que veio do PT ".

O CARNAVAL

Vamos tentar explicar mas não é pra entender (ou é ?)

Carnaval Rio de Janeiro - 2009

O Carnaval, essa festa que arrebata multidões para as ruas, promove desfiles suntuosos, comilança, “bebunzança”,... excessos em geral, liberalidade sexual etc. (lá vem BACO de novo...) !

Mas, de acordo com a etimologia da palavra, carnaval tem origem milanesa, “carne vale” que significa "adeus à carne" ou “afastamento da carne” !. (bah...!). Coisa da Igreja Católica lá do século XI... para “preparar” os fiéis ao longo jejum de 40 dias sem “os prazeres da carne” , jejum esse chamado Quaresma que tem inicio na Quarta-feira de Cinzas.

Nesse período de Quaresma, já que deve haver o afastamento da carne, lembremos que um dos simbolos do cristianismo é o “peixe” ! Olha o Bacalhau chegando aí,... Genteeee !!!


PÁSCOA CRISTÃ

Representa a ressurreição de Cristo, de acordo com o decreto do papa Gregório XIII, de 1582, seguindo o primeiro concílio de Nicéia de 325 d.C., convocado pelo imperador romano Constantino.

Nesse período, os cristãos, alimentam-se de acordo com o decreto, abstendo-se da carne, mas... as churrascarias (rodizio de carnes) ficavam repletas... Comem muita carne bovina, suina, aves, vinho, cachaça, cerveja,... e até tem peixe também ! (menos o bacalhau, é claro $$$$$).



DIA DA PÁSCOA

É o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no inicio da Primavera (Europa), data fixada para o equinócio de primavera no hemisfério norte. Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas, que, sem levar totalmente em conta o movimento complexo da Lua, podia ser calculada facilmente, e está próxima da lua real.

De acordo com essas regras, a Páscoa nunca acontece antes de 22 de março nem depois de 25 de abril. A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e, portanto, a Terça-Feira de carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

TESTE DE CONHECIMENTOS:

1. DATA DO NATAL:
- Se você sabe que o Natal (data de nascimento de Jesus) atualmente é sempre em 25 de Dezembro, já considerados os calendários existentes tais como o gregoriano, o judaico, o chinês, etc (apesar que em Roma, em 336 D.C. comemorava-se em 07 de janeiro), ...

pergunta-se:

2. DATA DA PÁSCOA:
- Se existe uma data fixa para o natal, e todo ano a Páscoa tem data diferente, apesar de ser referencia à data e ressureição de Cristo, ... vc saberia me dizer em que dia, mês e ano Jesus morreu (já que em todos os anos essa data é comemorada em dias diferentes) ?

O BACALHAU

- Está lá ? Ó gajo ?... aqui é Manueuli, directamente de Portugal ! Eu gostaria de falar com o Erik, filho de Thor, para ajustarmos um carregamento de peixitos já salgados, temperados e embalsamados porque vamos levar para uma viagem a uma terrinha – chamada Brasil, que pretendemos descobriiire a caminho da India (ou será das indias ?).
- Ó Manueuli, tu tá de sacanagem comigo, ó pá ! To sabendo que tu vai é pegar um carnavalzito lá na Bahia, só pra dançar a dança da garrafa,...
- Ó pá, ! Anda logo aí que meu celular está a acabaire a bateria... E desse jeito vamos lá chegaire só na Páscoa...
- Pois, Manueuli, nosso carregamento de "vacalhau" já foi surrupiado pelo navegadoire Bonaparte em conluio com o galego de alcunha Franco, ... “se hai govierno jo soy contra!”
- Ai Jisuis, e agora como é que vamos convencer aquelas indias e mulatas a entrarem no samba ?
- Olha aqui, ó murruga, temos uns peixitos importados do Paraguay - “made in China” que são quase um bacalhau primeira linha. Para bolinhos temos segunda linha também.... Tudo “made in China” e baratinho !
- Mariaaaaaaaaaaaaaa ! Está cheirando vacalhau !
- Ai, Manueuli ... ! Vais me usaire esta noite ? Se não foires,... vou só lavaire os pé !

Os chineses, milhares de anos atrás, inventaram a festa da fertilidade e doavam ovos aos participantes;

Os judeus, durante a Páscoa Judaica, de cunho religioso, usavam o cordeiro e o pão ázimo;

Os portugueses, a caminho das indias do Brasil trouxeram o Bacalhau e, logo quando aportaram nessa terrinha cá d´outro lado além-mar, em plena Páscoa, em frente a um monte cujo nome batizaram de Pascoal,... fizeram o primeiro carnaval, regado a vinho do Porto, Bacalhau, mulatas e muita india pra contar história. (dizem que gostaram mais foi do pau brasil de um índio chamado Anhanguera !)

... QUE BACANAL !!!

- Ó Seu Cabral duma figa ! Tu viestes lá da Sinagoga de Coimbra cá , ... pra fazer tua passagem além-mar, como também o fez o cumpanheiro lá no mar vermelho... só pra negociar O FIEL AMIGO (bacalhau) a “preço baratinho... baratinho”... Mas agora o preço do Bacalhau está pela hora da morte !

Querem saber ? Eu vou mesmo é comprar um franguinho que está a preço de banana e fazer um escondidinho com batatas, pra comer com arroz, feijão, tomate, alface, farinha de mandioca e tomar suco Artificial de uva,... vendo programa de culinária na TV com o titulo: “ O BACALHAU NOSSO DE CADA DIA  ! ”


-    o    -


Raul de Abreu
30/12/2009

sábado, 9 de abril de 2011

BOLSA DE MULHER

- Trimmm... Trimmm... Trimmm...

- Ai, meu Deus ! Onde é que deixei esse celular ?
- Trimmm... Trimmm... Trimmm...
- KCT ! Já vai ! Tô procurando o celular !
- Trimmm... Trimmm... Trimmm...
- Essa bolsa tá muito pequena ! Preciso comprar outra! KCT !
- Trimmm... Trimmm... Trimmm...
- KCT ! Já falei ! Espera, KCT !
- Merda ! Que tá fazendo essa maquininha de Agenda Eletrônica aqui ? Foi aquele idiota que me deu... Bosta de Agenda, é Chinesa... Tá sem bateria e nunca funcionou direito... Vou jogar fora !
- E esse maço de cigarros ! Tudo solto..., tudo amassado ! Preciso parar de fumar ! Que merda...!
- Trimmm... Trimmm... Trimmm...
- Porra ! Onde está esse telefone ?
- Essa caixa de fósforos... tá tudo solto; que merda ! Preciso parar de fumar !
- Vou comprar um isqueiro que não seja chinês !... Aquele viadinho bem que podia ter me dado um que prestasse  !
- Trimmm... Trimmm... Trimmm...
- Ah... O estojinho de maquiagem tá aqui ! ... Preciso comprar outra bolsa; essa tá uma bosta de pequena; não cabe mais nada !
- Trimmm... Trimmm... Trimmm...
- Minha carteira está com os documentos soltos! Merda, aquela filha d.p. da balconista da loja tinha que me pedir tanto documento só pra fazer o crediário daquele sapato? Merda !
- Trimmm... Trimmm... Trimmm...
- Ô Seu Filho da P. ... Já falei que já vou ! Pára de tocar, KCT !
- Trimmm... Trimmm... Trimmm...
- Esse zíper tá enguiçado; preciso trocar essa merda dessa bolsa! Também, ... Que merda de bolsa: CHINESA ! Victor Hugo do KCT porra nenhuma ! É Chinesa bem vagabunda. Merda ! Pra custar só 25 paus,... tinha que ser uma merda mesmo !
- Trimmm... Trimmm... Trimmm...
- Ah, o zíper abriu... e estragou. Que bosta de bolsa! ...
- Achei !
- Alô... Alô ... Alô... Alôooooooooo............... !!!
- Ligação restrita! Quem será ?
- Desligou, filho da puta !
- KCT... não poderia me esperar? Será que esse corno não sabe o que é um celular na bolsa duma mulher ?

-    o    -

Raul de Abreu
19/01/2010

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A VISEIRA DE HELENA MARIA




Era um domingo ensolarado, uma linda tarde de céu azul... Os jovens nadavam em um piscina de águas cristalinas que vinham de uma fonte mineral da nascente daquela fazenda.

A casa, no meio da mata e longe da cidade, edificada em estilo colonial,em dois pavimentos, nada mais era que um lindo palácio com cerca de vinte cômodos, todos suíte, decorada com famosos quadros de artistas mundialmente consagrados, o piso em madeira de melhor qualidade, tapetes persas, muitas salas, jardins muito bem cuidados, um lago imenso para passeios de pequenos barcos,... serviçais bem vestidos e muito atenciosos, comida e bebida fartas, salas de jogos, ...

Seu dono residia no local, muito educado, bem humorado, cultíssimo,... um anfitrião como poucos que se podem encontrar, sorria o tempo todo para as pessoas convidadas e demonstrava o enorme prazer em te-las todas em sua companhia.

Cerca de uma hora após termos chegado naquele lugar apareceu Helena Maria que havia saído para comprar alguns brinquedos para seus netos... Eu não a conhecia pessoalmente, embora já tivesse visto algumas fotos com sua familia e, em todas, mostrava-se uma senhora muito simpática, sorridente, bem jovial.

Estava com uma viseira e óculos, que escondiam quase todo seu rosto e cabelos. Não entendi tudo aquilo já que onde estávamos fazia muita sombra e, não resistindo à curiosidade, com espírito brincalhão fui logo perguntando:

- Por quê usa essa viseira aqui dentro onde não faz sol e também esses óculos ?...

Sorrindo educadamente respondeu:

- Na verdade não tive tempo para arrumar os cabelos, por isso uso a viseira para prendê-los... é um hábito pois, na maioria das vezes, uso os óculos para prendê-los !
- Bem, já que não nos conhecemos, tire então a viseira e os óculos para que eu possa vê-la direito... (risos)

Helena Maria tirou em um segundo e já recolocou-os, como se fossem parte de seu corpo. Achei engraçado porque vejo muito as pessoas usando óculos na cabeça, mesmo os moços que têm cabelos curtos, e não havia até então pensado que as mulheres usavam tais "apetrechos" como se fossem "tiaras" para prender os cabelos, enquanto que as demais pessoas apenas o faziam para "acompanhar a moda",... sei lá  !

Ficamos, todos nós que ali estávamos, apreciando o local, imenso, visitando as áreas do palácio e vendo as pessoas se divertindo... Helena  Maria mostrava-se muito gentil e atenciosa com as pessoas, em especial com sua mãe, sua irmã, sua filha, seu marido, netos e amigos, e destacava-se graciosamente distribuindo sorrisos e carinhos a todos. 

Logo mais, quase quatro horas da tarde serviram o almoço. Maravilhoso, com direito a tudo que se poderia imaginar ! Seu João, o anfitrião, era muito simples e muito informal apesar de tanta riqueza material, ficava ali ao lado observando-nos com um sorriso incomparável deixando a todos muito a vontade...

Entardecer maravilhoso, com os raios de sol dourando aquelas cristalinas águas do lago, enquanto pássaros davam vôos rasantes banhando-se... Um lugar que poderíamos dizer que é o Paraíso, aquele a que chamamos de "Éden" pois havia tanta beleza, harmonia, paz e muita alegria... !

Chegava o horário de voltarmos para casa já que estávamos hospedados em cidade próxima e não conhecíamos muito bem a estrada para o retorno. Começamos a nos despedir...

- Vocês já vão embora ? Fiquem até amanhã ...
- Ah, Seu João... Aqui tudo é maravilhoso, mas temos que ir pois já já será noite e não conhecemos bem o caminho de volta...
- Puxa, que pena ! Poderiam ficar para o jantar: preparamos peixes... Fiquei muito feliz com a visita de vocês. Voltem sempre que estamos sempre aqui esperando os amigos... !

Foi a primeira vez que vi o Seu João e fiquei muito bem impressionado com tanta educação e dedicação às pessoas. Despedímo-nos daqueles que lá conhecemos, dos serviçais que sorriam gentis, dos parentes,... todos que lá permaneceriam por mais alguns dias...

- Helena Maria, ... foi um grande prazer conhecer você... Uma linda tarde, um lindo lugar... Você é uma pessoa muito especial,... percebemos o seu carinho com todos e como todos a querem tão bem. Sabe, ...? Desculpe a brincadeira com a sua viseira,... você fica muito bem com ela,... acho que vou escrever sobre isso algum dia...e,... se assim for,... vou me lembrar de alguma coisa muito boa para registrar esses momentos tão bonitos.
- Ah,... também gostamos muito de ver vocês... Escreva uma poesia sobre a minha viseira...
- Uma poesia ? Hum... eu estava pensando em fazer uma brincadeira... Bem,... uma poesia... vamos ver !

Aquela tarde foi inesquecível por todos os aspéctos que poderia imaginar, ou seja, o lugar, as pessoas que nos receberam, os amigos que lá conhecemos e toda sua simpatia e carinho, a deliciosa comida, a arquitetura maravilhosa, as obras de arte, todos os jardins, os pássaros... e, em especial, Helena Maria com sua graciosidade com aquela viseira e seu par de óculos, distribuindo sorrisos, atenção, carinho e muita alegria a todos... motivos pelos quais gostaria de referir-me a ela, com admiração e todo respeito fraternal, como  "La Belle de Jour"  !

-    o    -

Raul de Abreu
15 / 02 / 2011

sábado, 12 de fevereiro de 2011

BAD MOOD - UMA QUESTÃO DE HUMOR


Dona Marilda vinha cabisbaixa e resmungando pela calçada quando avistou Seu Antonio, um Professor da escola de seu filho. Era uma senhora conhecida no bairro por estar sempre de mau humor e reclamando da vida.  Para ela tudo estava errado, tudo dava errado, não havia o que poderia fazê-la sorrir...

Seu Antonio estava acompanhado de sua esposa e, vendo Dona Marilda que vinha se aproximando, foi logo avisando:

- Olha, mulher, cuidado ao falar com a Dona Marilda. Não faça muita pergunta porque essa mulher não para de falar e só reclama da vida.
- Que é isso, marido ? Coitada... ela é uma pessoa muito boa. Pelo menos vamos cumprimentá-la...

E aproximando da mulher, o casal então resolveu cumprimentar:

- Bom dia Dona Marilda, como vai ?
- Ah,... ! Nada vai bem... Tudo está mal, ... muito mal... !
- Mas, o que aconteceu Dona Marilda ? (perguntou a esposa de Antonio)
- Ah,... meu marido está desempregado e fica o dia todo vendo televisão e não faz nada...
- Mas,... coitado Dona Marilda. Ele precisa do seu apoio...
- O piór de tudo é que Robertinho brigou com a namorada e agora também fica o dia todo dentro de casa... Não quer nada com nada...
- Mas,... coitado do Robertinho ! A senhora é mãe dele, precisa dar um apoio...
- A Maria, a empregada só falta e quando vem ao trabalho, não quer fazer nada. Aquela menina é muito vagabunda, nem cozinhar sabe direito e passa a roupa muito mal...
- Coitada da Maria, dona Marilda... Ela é uma boa moça, mas parece que está com problemas em casa...
- Marido da Maria é um sem-vergonha, vagabundo,... O homem não tem conserto...
- Dona Marilda,... !
- Minha vida está uma porcaria, tudo dá errado...

Então, Seu Antonio, que era um professor, formado em área de Humanas e especialista em assuntos do comportamento psicossocial e escritor de livros de Auto-ajuda, dirigiu-se a Dona Marilda:

- Dona Marilda, o mundo passa por transições e muita gente está sofrendo. Mas a senhora tem uma bela família, todos têm saúde, são educados, a senhora é uma boa mãe, mora em uma boa casa, nada falta em seu lar... Tenha fé, tenha paciência, converse com seu marido, seu filho, com a empregada que eles estão nesse momento precisando de uma palavra de conforto e a senhora poderá modificar tudo nessa vida e verá que muito em breve a alegria e felicidade voltarão a reinar em sua vida !
- O senhor acha isso mesmo ? Hum... essa gente não tem jeito... Até o cachorro em casa anda meio esquisito,... tudo anda errado,... que droga... e esse calor que está fazendo... Ai meu Deus, que calor infernal que eu nem consigo dormir...

Seu Antonio, percebendo que o assunto do mal humor iria mudar foi logo se afastando, justificando pressa por ter compromissos na escola.

Passados alguns dias. ... novamente vinha Dona Marilda pela mesma calçada, cabisbaixa, gesticulando, falando sozinha, irritada,... como sempre,... quando seu Antonio mais uma vez alertou sua esposa:

- Olha, mulher,... não faça perguntas para Dona Marilda e nem a cumprimente. Apenas acene com a mão e continue andando senão essa mulher vai despejar um saco tal de reclamações que ficaremos contaminados com tudo isso...
- Ah, marido, coitadinha... Aposto que tudo já está bem na vida dela...

Aproximando de dona Marilda, a esposa de Antonio muito gentil e sorridente foi logo abraçá-la e desejar um bom dia...

- Bom dia, Dona Marilda. Como vai ?
- Nada bem...
- Mas como nada bem ? Estou sabendo que seu marido já está trabalhando, seu filho voltou com a namorada e a empregada está feliz pois o marido foi promovido na empresa onde trabalha... Tudo está certo agora, não está ?
- Não... Está tudo errado. Agora eu estou com a unha do pé encravada. Essa porcaria dói tanto que nem consigo andar... E aquele vagabundo do meu marido nunca para em casa porque está trabalhando, meu filho sai da escola e vai namorar, a empregada limpa a casa, lava e passa a roupa, faz a comida e vai logo encontrar com o marido.... e esse meu pé não para de doer ! Está tudo errado, nada dá certo na minha vida...
- Mas Dona Marilda,...
- Xiii, minha filha, pra piorar ainda mais... ainda tem que....

Seu Antonio, irritadíssimo com tudo aquilo, nem esperou Dona Marilda terminar sua frase e  puxou logo sua esposa, desculpando-se de compromissos e foi caminhando rápido pra bem longe dali.

- Sabe mulher,... essa dona Marilda é maluca, ela gosta de sofrer e o que mais gosta nessa vida é falar de seu sofrimento. Se algo melhora ela tem que arrumar outra coisa ruim. E isso é contagioso, se continuarmos ouvindo vamos acabar dizendo também... " Ah,... está tudo errado, nada dá certo, não sei o que fazer de minha vida ! "  Vamos embora logo, pegar um cineminha, tomar um sorvete, comer um hot-dog, dar muitas risadas e dizer :  " Ah, como é boa essa vida, o dia está lindo, o sol está maravilhoso, os filhos estão bem e tudo está cada vez mais prazeirozo !"

Dona Marilda olhou os dois sumindo pela rua afora e foi logo "praguejando":

- Esses dois só podem ser malucos ! Com um calor desses... !

-    o    -
Raul de Abreu
Fev 2011

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ESTUPIDÊZ


Todo início de ano, ou de semestre, acontecem as mesmas "selvagerias" tidas como manifestações "civilizadas" de pessoas "educadas" comemorando a "passagem da fase estudantil para a acadêmica" !

Não bastassem as demais manifestações agressivas e abusivas daqueles outros que, talvez, não tiveram oportunidades sócio-econômicas para ingressarem em escolas de níveis médio ou universitário e, talvez, por falta de opção ou mesmo "meio de vida" constrangem descaradamente desviando pertences ou mesmo agredindo fisicamente considerando a falta de segurança e o excesso de impunidade, ainda temos que conviver com iniciantes na vida universitária tendo seus primeiros passos com a prática não voluntária mas sim compulsória do constrangimento alheio e a si próprios.... enquanto aqueles responsáveis pela Lei e pela Ordem apenas contemplam, nada fazem, mas justificam absurdas justificativas quando, sem alternativas, se dão ao trabalho de se manifestarem diante de câmeras ou microfones.

Não nos cabe cobrar de autoridades para que cumpram a lei na manutenção da ordem, mas, antes disso, da própria sociedade e, em especial, dos pais para que observem e zelem pela boa educação e, ainda, das Escolas e seus dirigentes para que medidas rigorosas sejam estabelecidas a fim de minimizarem tantos absurdos de constrangimentos, humilhações, agressões e até mortes que acontecem dentro dos limites dessas Instituições sob o pretexto do "batismo iniciático" do neófito acadêmico.

Os Veteranos poderiam optar por medidas menos ESTÚPIDAS e tão somente por ATIVIDADES INTELIGENTES, sugerindo que os neófitos praticassem atividades voltadas ao bem social tais como a assistência a Instituições Filantrópicas voltadas a carentes de todas as idades, integrando-os definitivamente como futuros seres humanos preocupados com o bem-estar da coletividade.

Mas, ... obrigados, ameaçados e humilhados, os neófitos pedem esmolas nos cruzamentos ... e a renda das coletas sustentam os sádicos veteranos com produtos de consumo suspeitos, em nada engrandecendo ou fazendo jus ao fato de serem Estudantes Universitários e futuros Dirigentes de um País !

Lamentável ! A Estupidêz ao alcance de todos !



Raul de Abreu
07 / 02 / 2011


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

QUANDO UM " ZERO À ESQUERDA " VALE MUIITOOOO ! ! !






Todas as pessoas costumam dizer que o número ZERO colado à esquerda não tem valor algum. Por exemplo, se colocarmos um Zero à esquerda de mil reais, tudo continuará valendo a mesma coisa. Mas, se colocarmos três zeros à esquerda dos mesmos mil reais, tudo continuará igual, ou seja, R$ 01.000,00 ou R$ 0001.000,00 continuam sendo apenas R$ 1.000,00 apesar de estarem escritos de forma errada e, se for em cheque, o Banco certamente recusará o seu pagamento.

Mas, prestem bem atenção que tudo é apenas uma QUESTÃO DE ÓTICA:

Um rico Empresário resolveu passar uns dias em um famoso Hotel do Rio de Janeiro. Escolheu logo uma suite Presidencial pois, afinal, o homem não era qualquer um pois além de multi-milionário era uma Personalidade de todas as Colunas Sociais de todas as Revistas e Jornais do País e até do Exterior.

Muito discretamente, disse à sua querida esposa quando partia para o aeroporto:

- Querida, tenho que ir ao Rio de Janeiro em viagem de negócios pois temos uns assuntos a tratar com os demais Executivos de nossa empresa. Devo ficar apenas uns dois dias mas, já estou "morrendo de saudades" de você !
- Ai, amor... Eu e as crianças vamos sentir muito a sua falta. Volte logo e programe um passeio conosco naquelas lindas praias para a próxima semana.

Todo carinhoso e cordial o Executivo, Sr. Alberto de Tal (sobrenome era europeu) pegou o avião e foi logo se preparando para o "Encontro com os Executivos" empregados de sua empresa por todas as demais capitais.

Ao chegar à sua Suite Presidencial, Doutor Alberto foi logo tomar um banho na hidromassagem com sais aromáticos, barbeou-se cuidadosamente mais uma vez, perfumou-se todo e vestiu um lindo roupão de seda.

Sentindo aquela sensação de Plena Liberdade, pegou o Folder de Propaganda de PRAZER e começou a folhear, lendo tudo que se relacionava a ACOMPANHANTES PARA EXECUTIVOS.

Tinha de tudo, afinal o Rio de Janeiro é a Capital do Prazer e não falta qualquer tipo de oferta de acompanhantes jovens, muito jovens, lindas moças morenas, loiras, asiáticas, altas, baixas, olhos claros, universitárias, bilingues, trilingues,... tudo que a pobre imaginação possa imaginar !

Alberto pegou o telefone do Hotel e começou a discar para uma Empresa especial de encontros que localizou sem dificuldades, com fotos muito sensuais de todo tipo de Acompanhantes:

- Alôu... ! (atendeu uma voz feminina muito sensual...)
- Alôu, meu bem ! Estou precisando urgente de alguém para uma massagem muito especial...Bem, querida,... sabe,... sou um Executivo muito famoso e preciso de total discreção... Estou hospedado no Hotel "x" e estou na Suite Presidencial... Bem, querida... sabe,... eu sou casado... Então... ninguém pode saber de nada... Ai,... hoje eu quero fazer de tudooooooooooooo !!! Quero um ou dois  homens sarados, tipo Gianechini ou Rodrigo Santoro, que me façam massagem a noite toda... Aliás, pra falar a verdade, hoje eu quero ser Lady Gaga e fazer sexo selvagem demoradamente com eles e ser amada, maltratada, pisada, usada e abusada em tudo ... tudinho... Mas tem que ser agora, URGENTE, porque não aguento mais essa coisa que está me deixando LOUCA... e diga a eles que tragam de tudo que tiverem de acessórios tais como Algemas, Chicotes, Consolos, Pomadas, Vibradores, etc,... porque eu quero ficar a noite toda fazendo de tudo... Ui !!!

... vamos começar passando cremes e geléias no corpo todo, que me joguem na parede, que façam todas as posições: Frango Assado, Rã com Cãimbra, Canguru, Helicóptero, Gato no Telhado, Piru Assado, Galinha Cabidela, Vaca-foi-pro-brejo, tudo...tudo..tudo... E tudo mais que tiverem de novidades. Hoje eu quero ser a Rainha de Bagdá e estou doida de amor pra dar !

... Querida, ... Entendeu ?  O que você pode fazer por mim ?

- Bem, Senhor,... acontece que tudo isso é MUITO INTERESSANTE, ... mas o problema é que o Senhor cometeu um pequeno errinho de " ZERO À ESQUERDA ! "
- ZERO À ESQUERDA, Princesaaaa... ? Do que você está falando, " QUERIDA " ?
- É que o Senhor não observou direito o Manual de Telefonia do Hotel, pois, para Ligações Externas, o Senhor deveria discar primeiro o número ZERO e só depois o número externo desejado ! E,... aqui,... infelizmente,... é a RECEPÇÃO DO HOTEL... e o meu nome é Srta. Margarida ! Posso ajudar em alguma coisa ?

Alberto não resistiu e desmaiou !

Já pensou se fosse você no lugar do Alberto ? O que faria, sendo você homem ou mulher na situação dele ? Bem,... de qualquer forma, ...

.... " Nem sempre o ZERO vale zero !  Nunca se esqueça disso ! "

-    o    -

Raul de Abreu
04 / 02 / 20111