O Meritíssimo JUIZ Trazíbulo Nogueira, de 41 anos de idade,
substituto da Comarca de Varginha – Minas Gerais, ex Promotor de Justiça,
concedeu “Liberdade Provisória” a um sujeito preso em flagrante e por ter
perguntado ao Dr. Delegado:
.
- Dotô, desde quando furto de galinhas é crime neste
Brasil de Bandidos ?.
.
O Magistrado lavrou então sua Sentença em versos:
.
No dia cinco de Outubro,
Do ano ainda fluente,
Em Carmo da Cachoeira,
Terra de boa gente,
Ocorreu um fato inédito,
Que me deixou muito descontente !.
.
O jovem Luizmar da Silva,
Conhecido por Pombinha,
Aproveitando a madrugada,
Resolveu sair da linha,
Subtraindo de outrem,
Duas saborosas galinhas !.
.
Apanhando um saco plástico,
Que ali mesmo encontrou,
O agente muito esperto,
Escondeu o que furtou.
Deixando o local do crime,
De maneira como entrou !.
.
O Senhor Itamar da Costa,
Homem de muito tato,
Notando que tinha sido,
A vítima do grave ato,
Procurou a autoridade,
Para relatar-lhe o fato !.
.
Ante a notícia do crime,
A polícia mui diligente,
Tomou logo, do Dono, as dores,
E formou o seu contingente:-
Um cabo e dois soldados,...
E quem sabe até um Tenente !.
.
Assim foi que o aparato,
Da Polícia Militar,
Atendendo a ordem expressa,
Do Delegado Titular,
Não pensou em outra coisa,
Senão o ladrão capturar !.
.
E depois de algum trabalho,
O larápio foi encontrado,
Num bar foi capturado,
E nem esboçou reação,
Sendo conduzido então,
À frente do Delegado !.
.
Perguntado pelo furto,
Que havia cometido,
Respondeu Luizmar da Silva,
Bastante extrovertido:
“ Desde quando roubar galinhas é crime,
Neste Brasil de Bandidos ?!!! “.
.
Ante tão forte argumento,
Calou-se o Delegado,
Mas, por dever de seu cargo,
O flagrante foi lavrado,
Recolhendo à cadeia,
Aquele “pobre coitado” !.
.
E hoje, passado um mês,
De ocorrida a prisão,
Chega-me às mãos o inquérito,
Que me parte o coração,
Solto ou deixo o preso,
Esse mísero ladrão ?.
.
Soltá-lo é decisão,
Que nossa Lei refuta,...
Pois todos sabem que a Lei,
É só pra Pobre, Preto e Puta !.
.
Por isso peço a Deus,
Que norteie minha conduta,
É muito justa a lição,
Do Pai destas Alterosas,
Não deve ficar na prisão,
Quem furtou só duas “Penosas” ,
Pois, sei lá também se não tão presas,
“Outras” pessoas bem mais “charmosas” !.
.
Afinal não é tão grave,
Aquilo que Luizmar fez,
Pois, nunca foi do Governo,
Nem sequestrou o Português (Abilio Diniz),
E muito menos do “GÁS” (Petrobrás),
Participou alguma vez !.
.
Desta forma é que concedo,
A esse homem da simplória,
Com base no CPP,
A sua Liberdade Provisória,
Para que volte logo para casa,
E passe a viver na glória !.
.
Se virar homem honesto,
E sair dessa sua trilha,
Permaneça em Cachoeira,
Ao lado de sua família,
Devendo-se, “se ao contrário”,
Mudar-se já para BRASÍLIA, ... onde EM GRANDE FESTA vivem,... Os outros de sua Família !. . Raul Neves Ramos de Abreu Fevereiro de 2015
Houve um tempo em que jovens usavam roupas de Ban-lon - aquele tecido sintético nascido nos EUA e que vestiram, entre finais dos anos 50 até alguns dos anos 60, milhões de brasileiros que não se importavam com a inadequada sensação de calor trazida por aquelas blusas, camisetas, conjuntos e até vestidos.
.
Naquela época as mulheres não arredavam pé, em suas viagens, se não estivessem acompanhadas de suas frasqueiras e, óbvio, de alguns conjuntos de Ban-lon.
.
Na música, Elvis Presley fazia sucesso com " Bridge Over Troubled Water " e esse pop-star do rock-and-roll, deixava as garotas alucinadas quando assistiam a seus filmes sensuais, enquanto que os rapazes tentavam imitar o cantor deixando seus cabelos crescerem para aquele penteado com um "topete de fazer inveja " !.
.
Elvis Presley - Bridge Over Troubled Water
. Nos Ginásios, os alunos tinham aulas obrigatórias de idiomas - Inglês e Francês e ensaiavam frases de amor para os que tanto admiravam e aproveitavam nas tradicionais "quermesses" em festas juninas para o envio de "Correios Elegantes" dizendo anonimamente:- . - Je T'aime !. I Love You !. . Tempos dourados, tempos de alegrias, ingênuos, de inocência, doces ilusões, muita vontade de viver despreocupadamente !. .
Certo dia surgiu uma linda garota, desacompanhada, caminhando pela calçada de uma das ruas principais da cidade... !. Era Julho, temperatura fria, garoando, e ela protegendo-se com uma sombrinha colorida e vestindo um charmoso conjunto, blusa e casaco, de Ban-lon azul !. . - "Como eu não tinha visto aquela garota antes ?.". . Cidade pequena, todas as pessoas daquela idade eram conhecidas, mas aquela garotinha nunca havia sido percebida (por mim) ... ?
Seria recém chegada de alguma outra cidade ?. Estranho,... tinha uma irmã, de mais idade, que era nossa amiga e participava de nossas costumeiras festinhas em casas de amigos ou no clube social !. . Mas,... ela nunca havia sido visto antes ou, pelo menos, percebida até então !. . Fiquei ali boquiaberto admirando a moça passar:- um rosto angelical, um sorriso tão meigo, um andar tão manso, um jeitinho tão atraente !. A "flecha do cupido" acertou-me de vez !. . Foi a primeira vez, inesquecível e acabou de vez com o sossego, dando vez à ansiedade, à vontade de conhecer, de conversar, de conseguir sua atenção !. . Engraçado:- até então, me preocupava somente com encontros com os amigos, as festinhas caseiras, os esportes, jogar bolinha de gude, andar pelas matas, pescar, dançar, ir ao cinema nas matinês,... Coisas de criança chegando à adolescência !. . Não havia pensado ainda que o coração fosse, de repente, bater acelerado por causa daquela visão tão linda que parecia " O Jardim do Éden " e, menos ainda, percebido que já me tornara um adolescente, um jovem vaidoso, "metido" a homem grande - conquistador, mas, sem, enfim, com aquele necessário "traquejo" para abordar a mocinha !. . Antes, era "livre, despreocupado, leve e solto", mas, a partir daquele instante ansioso e cheio de sonhos !. . - Ainda vou conhecer aquela garota e ela será minha namorada !. . Os dias se passavam e a ansiedade ia aumentando cada vez mais... !. . Aquela moça do Ban-lon azul... !. Apaixonei-me por tudo que era azul !. . Alguns dias depois houve um baile no clube e lá estava ela sentada à mesa com seus pais e sua irmã !. ("Melhor", pensei: sou amigo de sua irmã e assim terei o que conversar). . - Olá, você gostaria de dançar comigo ?. . Para minha surpresa, alegria e alívio ela levantou-se suavemente com aquele meigo sorriso aceitando meu convite. . Dançamos algumas músicas. Pensava em como começar uma conversa, como perguntando de onde ela era já que não havíamos nos conhecido antes, mas... que bobagem já que eu era amigo de sua irmã fazia tempo...!. Falar sobre os amigos, sobre a cidade, sobre qualquer coisa... mas a voz estava presa, o medo tomou conta, o corpo tremendo e nada se falou até a música terminar !. . Ficou a alegria de ter tido aquela princesa por alguns momentos em meus braços e sentir o seu perfume encantador e inesquecível ... !. . Os dias passaram, os meses,... os anos !. . Os tempos mudaram: já não usam Ban-lon, Elvis Presley morreu há muitos anos, não há aulas de Inglês ou Francês nos "Ginásios", ninguém sabe o que é um Ginásio senão apenas o de esportes, as brincadeiras de crianças já não são mais a bolinha de gude, as festinhas na casa de amigos não têm mais aqueles salgadinhos, sanduichinhos e Ki-suco e nem aquelas vitrolas com as musicas daqueles fantásticos discos de vinil ... !. . As mulheres não mudaram: continuam viajando com suas "frasqueiras", quero dizer:- com especiais bolsas de grifes que evoluíram tomando lugar daquelas outras daqueles tempos !. .
Mas,... algumas coisas não mudaram:- Ainda não consegui dizer àquela garota de Ban-lon Azul, tudo aquilo que me fez sentir e sonhar desde aquele dia que a conheci e desejei que fosse minha namorada !. . Será que existe a "Máquina do Tempo" ???... . Sempre gostei muito das canções de Elvis Presley mas descobri que de nada adiantou o meu cabelo com aquele "topete de pop-star" pois, na verdade, uma fantasia como a máscara de um baile de carnaval acaba escondendo a "fragilidade" do que somos feitos !. . Será que existe a "Máquina do Tempo" ???... . Raul Ramos Neves de Abreu Fevereiro - 2015
" A hora certa é aquela em que o coração diz baixinho: Vai ! ".
.
Eu e essas minhas vontades,.. Nada é tão belo quanto a cor azul do céu,.. à noite !.
.
Antes de dormir, vou pedir a Deus para lhe proteger, pois desejo que possa ver com os "olhos da alma" tudo que está lá fora,.. e que é só para você !.
.
Ouça,..! O Mar está cantando: é uma onda que vem e que vai,... !. Que vem e que vai... !. E assim também vai meu pensamento, longe, bem longe,.. mas só aoar !.
.
Admirando esse lindo mar com essas ondas que vêm e que vão, sinto como naquela música, aquele desejo sublime de bem querer:
..." Je t’aime, ... je t’aime !
...Oh, … oui ! je t’aime !
...Oh mon amour, ... je t’aime !
...Comme la vague irrésolue, ...
...Je vais, ... je vais et je viens,...
...Entre tes reins ...
...Et je me retiens ...
...Je t’aime je t’aime !
...Tu est la vague, moi l’île nue, ...
...Tu vas, et tu viens, ...
...Entre mes reins, ...
...Et je te rejoins, ...
...L’amour physique est sans issue, …
...Alles! … comme la vague irrésolue,…
...Je vais, tu vas, je viens, tu viens,…
...Non ! maintenant !... Viens !... "
.
As ondas do mar, que tanto amo, trazem-me um pensamento de Vinicius que não consigo esconder: ... " Eu sem você, sou só desamor, um barco sem mar, um campo sem flor !".
.
E também, como dizia Bob Marley,... " Sendo a vida tão bela, todo dia haveria sol, todo mar haveria ondas e o barulho do mar, ... as ondas, todo dia seria música - um reggae de amor ! ".
.
Só sei que quero ser Feliz nessas ondas, esquecendo de tudo mas sonhando,... sonhando,... sonhando acordada e realizando esse desejo que é só você ao meu lado !.
.
Fico pensando: A vida é como o mar: as coisas vão e vêm,... vão e vêm !. Mas, lanço-me sempre na aventura, no sonho e na fantasia, mesmo acordada e sempre acordada, à procura ou a encontro desse Éden que me atrai e me mantém nesse desejo de realizar, que sei que já realizo quando sinto o frescor da brisa que de lá vem acariciando e trazendo uma doce mensagem de sua presença que me faz sorrir, que me faz sentir amada e me faz bem !.
.
Vem... vem,... seu sorriso, seu perfume,... seu abraço,... Tudo me faz bem e sinto uma vibração incrível de bem querer, de amar e ser amada, de sentir o mundo em eterna alegria e esta vida de tantas cores que enfeitam a tudo, a minha vida, o meu ser, e o azul do céu refletindo sobre esse maravilhoso mar que traz essas ondas dizendo de nosso amor !
.
Ah, se eu pudesse agora realizar apenas um desejo,... eu faria o tempo parar, por muitos minutos, por séculos, para a vida toda e continuar vivendo essa doce e maravilhosa vida eternamente nesse sonho, nessa fantasia, nessa realidade de ter sempre você ao meu lado, como uma onda do mar tão imponente sussurrando baixinho através das que vão e que vêm: amor... amor... amor... !
.
Simples assim: apenas um sonho, um desejo e uma vida de amor enquanto a beleza do Azul com tons dourados, tão belo quanto as cores refletidas sobre as águas desse mar que tanto amo em uma delicada e deliciosa noite de esplendor !. .
música " Three Coins in the foutain " - FRANK SINATRA
.
Gostaria muito dizer tanta coisa, mas não sei como começar. Hoje a tarde está tão estranha,... Nem parece que há vento no ar: Tudo está parado!
Ontem à noite nós estávamos lá naquela festa e você estava tão radiante,... Eu nunca vi alguém tão linda como você !. Seus cabelos compridos tão sedosos, seu olhar tão meigo e feliz, o seu sorriso...
Acho que me apaixonei por você.
Dançamos aquela música tão linda: “THREE COINS IN THE FOUNTAIN” que queríamos que nunca terminasse. Estava ali tão pertinho de você sentindo o seu perfume tão suave, a sua respiração, o seu coração pulsando e apaixonando o meu..
Não consegui dizer tudo que tinha preparado pra dizer... !. Não é fácil dizer assim, pois sinto uma coisa aqui no peito que me aperta quando vejo você passar, quando me cumprimenta, quando sorri, quando ouço sua voz... Não é fácil assim dizer!
Aprendi esses dias na aula de francês, e só posso dizer em francês, pois eu acho muito bonito e você só vai aprender no ano que vem... Assim, acho que vou esperar todo esse tempo até você saber o que eu disse:
... “ je t´aime mon amour !”
Quando você aprender, talvez então possa responder !. Mas eu gostaria tanto saber agora… !
Estou escrevendo esta carta aqui no Coreto da nossa praça, onde a gente vem sempre com todos os amigos para conversar um pouquinho, falar dos filmes, dos artistas, das músicas, das nossas vidas.
Esse lugar aqui é tão lindo ! É um Coreto dos Sonhos, todo cheio de encantos, de poesia, o jardim parece o Éden ! ... E vivo sonhando com você !.
Ah,... estou sozinho aqui !. Hoje é Segunda-feira, Setembro, na Primavera de 1965. O jardim está lindo... Estou sozinho em meus pensamentos voltados para aquela música que me faz sonhar com você... E tentando dizer o que vai no meu coração!.
Acho até que estou ouvindo uma orquestra filarmônica de mil cordas tocando tão maravilhosamente, inspirando-me a procurar essa fonte cristalina onde possa deixar minhas moedas na esperança de ter você para sempre pra mim !.
Mês de Julho normalmente trazia um friozinho que era sentido logo pela manhã, amenizava um pouco a tarde e gelava à noite!
A cidadezinha ficava ao centro de elevações que não chegavam a ser montanhas. Há quem aposte que ali era uma cratera de vulcão extinto há milhões de anos!
Matas virgens ao redor da cidade. Um riacho de águas cristalinas que nascia bem perto e desaguava numa linda cachoeira em uma cidade vizinha. Uma fonte de água mineral, fresquinha, deliciosa, nascia na pedreira.
Todos os tipos de pássaros sobrevoavam a cidade. Muitas frutas, muita mata.
O jardim da Igreja era magnífico. Arbustos eram podados em formatos de animais.
João Peroba, o jardineiro, cuidava daquele jardim como ninguém cuidava de um próprio filho. E todos admiravam e respeitavam suas criações.
À noite, quem passava por aquele jardim tinha a impressão que estava em um Zoológico, florido, perfumado, bem cuidado – um verdadeiro Shangrilá!
Pela manhã, ou pela tarde, nada era diferente: um Paraíso chamado "Jardim do João Peroba".
Era um homem forte, claro, talvez filho de italianos, de fala mansa, muito educado, de uma sensibilidade artística como poucos.
Jogava futebol em time da cidade. Ninguém jogava como ele, era um grande atleta, forte, leal, irretocavelmente perfeito e ainda por cima um verdadeiro cavalheiro.
Sob o arbusto de uma Lhama, havia bancos com os dizeres: “oferta dos amigos do ECU” – Esporte Clube União, sob outro arbusto, outro banco – “oferta dos amigos do ECO” – Esporte Clube Operário e muitos outros ofertados pelas casas comerciais, por autônomos, políticos, torcedores dos times de futebol do País, etc.
No centro do jardim, havia uma fonte. Circundando, vários bancos e assim sucessivamente. O jardim era um lugar tranqüilo, fresquinho, convidativo para meditação, repouso, leitura, passeio e namorar.
Uma tarde de sábado, dia de festa na cidade, os jovens saíam da Igreja onde houvera uma atividade tradicional da época. Todos alegres, amigos, de espírito elevado e tranquilos.
Um rapaz não resistiu à emoção e decidiu abrir seu coração àquela garotinha de sorriso tímido, olhar tão meigo que estava de mudança da cidade. Ele não imaginava o que seria de sua vida não vê-la mais e, quase sem fala, com o corpo todo tremendo, sentou-se ao lado da garota:
- Sabe,... nem sei como dizer,... mas é que eu gosto tanto de você !
- Eu também gosto muito de você. Você é o meu melhor amigo...
- É, mas eu gosto de você, mais que um amigo, ... não sei nem como explicar!
- Eu também!
- Você também?
- Sim, eu também. Pensei que você nunca iria falar comigo sobre isso... e eu vou embora da cidade.
- Eu sei; pensei tanto nisso. Nem dormi essa noite. Hoje cedo conversei com meu pai e perguntei como é que a gente pede uma garota para namorar !. Ele ficou surpreso e começou a rir; perguntou-me se eu estava querendo pedir alguém e quem era a garota.
Não tive coragem de dizer que era você. Eu disse a ele que um amigo queria saber... Ele respondeu que meu amigo tinha que dizer à garota que ele gostava dela e perguntar se ela também gostava dele!... Você gosta de mim ?.
- Acho que gosto sim.
- Você gosta? Então será que você gostaria de ser a minha namorada?
- Será que vale a pena? Eu vou embora semana que vem... como vamos fazer?
- Não sei dizer, mas eu sei que eu quero que você seja minha namorada.
- Mas,... Eu esperei tanto tempo você dizer isso! Por que só agora?
- Sabe, eu não sabia se você gostava de mim. Por favor, está tão difícil dizer tudo isso!
- Tudo bem,... e como vamos fazer?
- Eu não sei. Só sei que eu quero namorar você. Nunca namorei antes.
- Eu também nunca namorei. Será que as pessoas vão dizer alguma coisa?
- Não sei! Posso pegar sua mão?
- Ah.. não sei! Está todo mundo olhando!
- Só um pouquinho...
- Está bem,...
.
Tocaram suas mãos e sentiram uma emoção tão forte, como nunca imaginaram um dia sentir. O coração de cada um daqueles dois jovens acelerava de felicidade!
.
- Sabe, você é tão linda...
- Eu também gosto de você...
.
Olharam-se com muito carinho e não resistiram ao encanto daquele momento e beijaram-se de uma forma tão pura...
.
Os amigos, bem próximos, notaram aquele momento e aplaudiram aquele encontro tão lindo, que os dois ficaram muito envergonhados... mas, aliviados e felizes !
.
João Peroba observava em silêncio, com um largo sorriso de aprovação e continuou a dar forma a um novo arbusto, pela primeira vez em forma de coração !
Meu
nome é Arthur e resolvi neste dia contar uma história que um desconhecido me
contou. Achei interessante!. “Existem mais coisas entre o Céu e a Terra do que
a nossa vã Filosofia possa imaginar ! ”. .
Certo
dia conheci Alberto que trabalhava em uma empresa do ramo de Artigos
Esportivos. Depois daquele dia ficamos bons amigos e nos vemos vez em quando.
Os amigos o tratam como “Beto”.
. Estávamos
em uma lanchonete, pela manhã, e íamos tomar café. A temperatura estava um pouco
fria, era Maio, em pleno Outono, mas já se anunciava o Inverno.
. Acho
o Outono muito romântico!.
. Beto
sentou-se em um banco alto ao meu lado naquele balcão e, todo sorridente, mesmo
sem nos conhecermos, foi logo se apresentando e dizendo de suas atividades.
. Não
estranhei porque também sempre fui de “puxar prosa” mesmo com desconhecidos e,
afinal, Beto era um Representante de Vendas e quem não se comunica não vende
nada !. .
Falou
de sua empresa e também falei das minhas atividades. Era muito cedo e ele
resolveu falar um pouco de sua vida o que, imagino, seria muito interessante
registrar para que outras pessoas também conhecessem esse lado “engraçado da
vida !”.
. Ele
estava eufórico, ansioso, feliz, irrequieto, preocupado, aliviado, sufocado,
... Estava demonstrando todo tido de reação e sentimento de que algo muito
importante estava acontecendo em sua vida.Então
passou a relatar:
. -
Amigo, hoje estou numa alegria tão grande que não consigo ficar calado e
preciso urgente desabafar com alguém. Perdoe-me se ocupo seu tempo, mas preciso
de alguém que possa me escutar. Meu coração está a explodir de tanto
contentamento, minha vida começa a ter nova e novas lindas cores !. ESTOU
APAIXONADO !.
. -
Mas isso é muito bom, Beto, e como é a sua Princesa ?.
. -
Linda. Linda. Lindíssima. Até seu nome soa Poesia: LUMA !. Mas, antes de falar de sua beleza
exterior, preciso contar o porquê de tanta alegria. Considero a maior vitória
de minha vida. Andei a vida toda procurando pela Felicidade e, só agora, depois
de tantos e tantos anos ela bate à minha porta, como uma Dádiva Divina
convidando-me a entrar no Paraíso !.
. -
Nossa !. Mas o que aconteceu ?.
. -
Pois bem,... !. Há uns 40 anos atrás eu tinha um amigo inseparável e aonde ia
um o outro também estava. Seu nome é André e não o vejo há mais de dez anos. Dré,
como o tratávamos, um dia apresentou-me uma linda garota de talvez uns treze anos
de idade. Seu nome Luma. Dizia ele que era sua prima.
. Imediatamente
também fiquei impressionado com aquela garota e também senti uma vontade
incrível de aproximar-me com o intuito, talvez, de dizer algo que um dia
assisti no cinema: “ Luma, hoje meu
coração encontrou o sentido do que é o amor, a felicidade, a alegria de ter
alguém para a vida toda. Você quer se casar comigo ? “.
. Bem,
é claro que só pensei tudo isso, pois eu não teria coragem de dizer coisa
alguma a ela pelo fato de estar conhecendo-a naquele momento, também por ser
prima do meu melhor amigo e principalmente porque a voz estava “presa na
garganta”. Só consegui balançar a cabeça e estender a mão como se estivesse
dizendo: “muito prazer em conhece-la !”.
. Nunca
fui muito “atirado” no sentido de ser um galanteador e namoradeiro, o que nós
chamávamos de “vassourinha”. Mas, ... Dré era muito mais que “vassourinha”, ele era
o Armazém completo de “vassouras”, pois só pensava o dia todo em namorar alguma
garota. E não era só uma: para ele, acho que inventaram o célebre ditado
“Marinheiro tem um amor em cada porto !”.
. Dré
tinha uma namorada em cada esquina. E não era seletivo, bastava ser garota e lá
estava ele cortejando até conseguir o seu intento. Muitas vezes assisti cenas
engraçadas com ele recebendo recusas com xingamentos e até tapas. Mesmo assim,
ele ria de tudo e dizia: “ Não existe mulher difícil, existe mulher mal cantada
!”.
. Eu
não tinha coragem de seguir os seus passos nessa “arte” da conquista do amor !.
Sempre pensei que o amor “acontece quando menos se espera” e não é necessário
correr atrás, com desespero, só para não ficar sozinho um dia, um mês, ou para
ter que dizer aos amigos: “eu tenho uma namorada !”.
. Também
nunca iria aceitar a situação de ter alguém que eu não sentisse “aquela coisa”
que faz nosso corpo todo sentir a vibração exata que é o sinal do amor !.
. Certa
vez recebi uma carta de uma garota de uma cidade do Rio de Janeiro. A moça
escrevia, como resposta, que estava sim muito interessada em se corresponder
comigo (namorar por cartas), pois havia gostado das fotos que mandei (???). .
Nunca
escrevi cartas a garotas que postavam seus nomes e endereços em Revistas da época.
Só podia ser coisa do Dré. Fui logo ter uma “boa conversa” com ele e o “filho
da mãe” se dobrava de tanto rir de minha reação:
. -
Beto, você precisa ter uma namorada urgente, mesmo que seja por
correspondência. O tempo passa e até agora você não namorou ninguém... !
. Assim
era ele: não se contentava em ter várias namoradas ao vivo e também por
correspondências, mas também gostava de “arranjar” namoros para os amigos. Bem,
ele realmente era um bom amigo. Um pouco estranho, mas era um bom amigo.
. Naquele
delicioso dia em que conheci sua prima, o mundo começou a girar !. Senti aquele
sinal, aquela vibração exata do que é o significado de amar alguém, de sentir
saudades da pessoa, mesmo que naquele instante ela esteja diante de nós. Eu
descobri que era ela que eu iria amar para sempre e só para ela eu iria dizer
aquela frase de um Filme Hollywoodiano: “ Você quer se casar comigo ?.
. Dré percebeu logo meu interesse por ela e deu um jeito de imediatamente nos
despedirmos da prima, mesmo contra minha vontade. No caminho ele dizia que Luma
era a mulher que ele amava, apesar de ter tantas namoradas, e que eu como seu
melhor amigo não poderia traí-lo tentando namorar sua prima.
. Tentei
argumentar... Afinal, ele tinha tantas e eu nenhuma. E, além do mais, vivíamos
dizendo que “é pecado namorar parentes !”. Isso não pode, é um sacrilégio !. Dré então foi logo explicando que há “primas e primas” e aquela prima seria
dele e de mais ninguém e, caso eu tentasse alguma coisa, a nossa amizade
estaria encerrada ali para sempre.
. Não
gostei nada do que ele me pedia, mas...
. Os
dias se passavam e ela não saía de minha cabeça !.
. O
pior de tudo era que “Ele” também não saía do “meu pé” dizendo: - Beto, não se
atreva a ir conversar com minha prima, pois que nunca mais serei seu amigo.
. Viva
com um problema desses: “ dos pés à cabeça, o meu conflito Dré e Luma !”.
. Tanta
insistência que resolvi atender ao pedido do amigo, apesar de que não foi fácil
esquecê-la por mais que tentasse. E nunca a esqueci !.
. Sei
que Dré tentou muitas vezes namorar Luma sem sucesso.
. O
tempo passou...
. Alguns
anos depois, talvez uns vinte anos, encontrei-o novamente. Falamos de nossas
vidas, já que cada um havia tomado seu próprio rumo e mudado para cidade
diferente. Não resisti e perguntei imediatamente:
. -
E aí, Dré ?. Como foi o namoro com sua prima ?
. -
Olha Beto, por mais que eu tenha tentado e feito de tudo para conseguir ... ela
se casou com outro. Mas eu já me casei com outras várias vezes e estou me preparando
para um novo casamento. Você sabe, não é ?, ... sem alianças, papéis e mais
nada. Ela vem morar comigo e quando o negócio ficar rotineiro vou para mais um
casamento até a aposentadoria... !. . .
- o - . .
-
Bem, caro amigo Arthur, você deve estar curioso sobre tudo isso, não é ?.
. -
Claro que sim,... conte logo. Afinal estou percebendo que alguma coisa nova
está acontecendo !.
. -
Então, ... esses dias fui a um Restaurante e lá estava Silvia, uma conhecida de
tempos atrás. Sentei-me em sua mesa e começamos a conversar. Ela contou
cronologicamente tudo que havia acontecido nesses tantos anos que não nos
víamos e, de repente, disse que tinha um grupo de amigas com as quais fazia
sempre encontros festivos e, entre elas, sua maior amiga chamava-se Luma.
. Senti
um calafrio !. Seria ela a mesma que conheci ?. Tentei disfarçar, mas não
resisti e perguntei logo os detalhes sobre essa amiga.
. Você
não vai acreditar: era aquela mesma que um dia eu sonhei em dizer: “você quer
se casar comigo ?”.
. Silvia
mostrou algumas fotos de suas amigas e Luma aparecia em todas em total
destaque, sempre radiante com aquele lindo e terno sorriso com que a conheci. .
Claro
que perguntei tudo sobre ela e fiquei sabendo que iriam ter um novo encontro nos
próximos dias. Disse a Silvia que eu também era amigo de Luma e que gostaria
muito revê-la. Silvia olhou-me com um
sorriso desconfiado e irônico:
. -
Hummmm, entendi !. Você foi apaixonado por ela, não é ?.
. Não
pude esconder a verdade e confirmei que sim, contando toda a história que acabo
de narrar a você, caro amigo Arthur. Senti em Silvia certo receio, mas ela
informou o número de telefone de Luma.
. Fiquei
dias muito aflito, irritado, irrequieto, sem dormir direito, pensando no que
fazer com aquele número de telefone, se deveria ou não ligar...!. A indecisão,
o medo de uma recusa acabaram me deixando num estado físico e mental
irremediavelmente descontrolados.
. Peguei
o telefone e pensei: “Seja lá o que Deus quiser !”. Liguei para Luma. .
Gentilmente,
delicadamente, atendeu-me. Disse a ela quem eu era, quando nos conhecemos, que
era o amigo de seu primo Dré, que havia encontrado Silvia,... etc., sem,
entretanto revelar aquele “segredo” de minha eterna admiração por ela. Mal
conseguia pronunciar as palavras, exatamente como há uns quarenta anos atrás,
mas, desta vez, só nós dois sem aquele “peste” para atrapalhar.
. Luma
foi muito solícita, disse ter ficado contente de eu ter lembrado tudo aquilo e
que estava também se lembrando de mim, apesar de tanto tempo passado.
Demonstrou que poderíamos sim conversar mais vezes, considerando naquele
momento apenas o fato de que fomos bons amigos no passado e, ainda, sendo amigo
de sua amiga Silvia isso já seria uma boa referência.
. Imagino
que ela nem sonhava com o fato de que eu estava querendo me aproximar cada vez
mais e tentar dizer a ela tudo aquilo que desde o dia em que a conheci tive
vontade de dizer: “ Você quer se casar comigo ?”.
. Nos
dias seguintes, mais tranquilo, passei a ligar para ela e nossa conversa sempre
era bem alegre, descontraída, sem problemas. E, aos poucos, fui revelando minha
admiração e percebendo também que estava sendo bem recebido.
. Apenas
telefonemas e mensagens pelo celular !. Vou te contar:
. ...
“ Olá Luma, considerando que já fomos bons amigos durante nossa
infância/juventude, gostaria muito tê-la novamente no rol de meus bons amigos!”.
. ...
“ Ah,... você é o amigo que Silvia me contou !. Sim, vi sua foto ontem com ela
e pensei: conheço,... de onde ?. Agora
ficou claro !. Noooossaaaa... quanto tempo faz isto ?”
. ...
“ Sim, faz muito tempo !. Dia desses passei de carro em frente a casa em que você
morava e me lembrei de você...!”.
. ...
“ Felizmente aquela casa ainda existe e minha mãe ainda mora lá. Já está com
oitenta e oito anos e vive muito bem !. Papai faleceu faz alguns anos,
infelizmente !”.
. ...
“ Fico feliz em saber sobre sua mãe, sinto pelo seu pai. Silvia falou-me sobre você. Ela demonstrou ser muito sua
amiga e que gosta muito...!”.
. ...
“ Sim. Ela também falou de você, não sabia que estava novamente em nossa
cidade. Há quanto tempo está aqui de volta ?. Esta terrinha é abençoada: quem
viveu aqui sabe como é gostosa. Sou suspeita... !”.
. ...
“ Vi fotos com Silvia. Você continua belíssima. Seu sorriso é algo incrível.
Bem, espero que um dia desses a gente se encontre... Mas, sabe ?,... desde
aquela época eu tinha uma forte “queda” por você, mas não conte isso pra
ninguém pois quem me conheceu já sabe disso !”.
. ...
“ Como assim ?. E só hoje me diz isso ?.Naquela época eu tinha apenas treze
anos de idade e uma vida pela frente... e você teve essa queda e caiu ?.Por quê
nunca me procurou, não se manifestou ?”.
. ...”
Vai saber,...!. Seu primo Dré era apaixonado por você e me implorava para que
eu não me insinuasse com você. Naquela época, amizade era levado muito a sério
!”.
. ...”
Noooosssaaaa... Eu nunca fui apaixonada por ele. Nunca !”.
. ...”
Sabe, tenho andado um pouco triste à procura de alguém com quem eu possa
conversar, trocar pensamentos, brincar, ser Feliz !. Dias desses escrevi sobre
isso sob o título: AINDA HAVERÁ NOSSO TEMPO !. Se eu não tive a oportunidade ou
a coragem de lhe dizer naquela época que eu a amava muito, saiba que sempre
estive pensando em você, sem imaginar que um dia, como hoje, estaríamos
novamente conversando !”.
. ...
“ Você é muito gentil, muito doce. Espero que esses sentimentos sejam bons e
não de preocupação. Gostaria de revê-la. Semana que vem poderíamos nos ver ?”.
. ...
“ Você foi apaixonado por mim um dia ???. E não se manifestou por causa de seu
amigo que teve uma paixão Platônica jamais correspondida ????. Não
acredito... !”.
. ...
“ Ah, Platão, Platão !. Quantas vezes ele esteve em meu quarto e dizia: Sonhe
com aquela mulher que toca o seu coração e seja feliz por sentir essa paixão,
mesmo que nunca a tenha !.... Posso lhe dizer, querida Luma, que acabei me
consolando com esse pensamento platônico, mas prometi a mim mesmo que Levaria o
tempo que fosse, mil anos talvez e eu tentaria sempre abraçar, sentir, beijar e
amar de verdade a mulher que fez meu coração pulsar de alegria, esperança e
amor !”.
. ...”
Deve se lembrar e saber que meus pais sempre foram muiiiiito enérgicos... Não
tive a liberdade e sim muitos limites, embora Graças a Deus tenha sido a filha
que sempre desejaram. Nunca dei trabalho com nada, namorei pouco, saí pouco e sempre
com meus pais e, quando com amigos, com horários pré-determinados. Enfim,
jamais poderia imaginar o seu interesse por mim !.”
. ...
“ Bem,... desejo apenas que saiba que amei muito você, mesmo em silêncio. Se,
agora, houver alguma possibilidade de falarmos sobre isso, ficarei realizado.
De qualquer forma terei em você sempre uma boa amiga !”.
. ...
“ É muiiiiitoooo bom saber que a gente foi amada, ... mesmo em silêncio,... o
que lamento. Talvez nossas vidas tivessem tomado novos rumos ... mas são os
Desígnios de Deus, Ele traça nosso destino !. ”.
. ...
“ Bem,... acho que já me expus bastante. Não fique brava comigo. Amei você de
verdade e nunca a esqueci. Prometo ser um bom amigo, sem constrangê-la, mas, só
Deus sabe o que virá pela frente... !”.
. ...
“ Em nenhum momento fiquei brava,... Imagina. Fiquei perplexa sim, ... jamais
poderia esperar tudo isso. Foi bom, massageia o ego, não estou assustada e sim
admirada e não tem nada de negativo, pelo contrário, com todas essas qualidades
que acabou de enumerar, ... Só posso ficar perplexa mesmo, não há outro termo
!.”
. ...
“ Sei que faltam palavras, não se preocupe com isso. Pense com calma, quem sabe
amanhã conversemos novamente. E, se quiser, irei correndo ao seu encontro.
Beijos !”.
. ...
“ Ligue novamente. Há muitas coisas para serem ditas !”.
- o –
-
Bem, meu amigo Arthur, estou no fim da minha história. Conversamos inúmeras
vezes ao telefone mas ainda não nos encontramos pessoalmente. Isso deverá
acontecer nos próximos dias. Acabamos nos afeiçoando muito, a ponto de
trocarmos palavras de muito carinho e até dizer a palavra: “ Amor “.
. Ela
revelou tudo isso à sua família, mãe e filhos que também ficaram impressionados
com a história e interessados em saber como vai continuar...
Só
para você ter uma idéia, em nosso último contato telefônico de ontem, terminamos
dizendo:
. ...
“ Os Anjos estão conspirando a nosso favor... estou amando tudo isso, estou me
sentindo uma adolescente !.
. ...
“ E eu, doido de vontade de te abraçar, olhar bem em seus olhos e beijar muito,...
muito... Que vontade !”.
. ...
“ Também gostaria muiiiiito,... Será breve se Deus quiser e ELE quer ! Com
certeza vou esperar. Posso? Não vai desistir ? ”.
. ...
“ Não Luma, não vou desistir. Vou insistir. Quero muito com você, VIVER UM
GRANDE AMOR !”.
. ...
“ Nossaaaaa.... ameeeeeiiii ... Acredita que até me arrepiou ? Nossa história
daria um bom livro,... um filme,... uma novela. Lindoooo demaissss... amei tudo
e estou amando você . Jà estou com saudades,... sinto que já tenho você. ! “.
. ...
“ Luma, pensar em você é sonhar com o Amor !. Lembra a paixão de Vinicius de
Moraes: ....Eu sem você, sou só desamor. Um barco sem mar e um campo sem flor !...
TE AMO ! “.
. ...
“ Eu sei outra: ... Eu sei que vou te
amar, por toda minha vida eu vou te amar..!.EU TE AMO !”.
TOM JOBIM - EU SEI QUE VOU TE AMAR . . . - o - . .
- Meu caro amigo Arthur este é o final da primeira parte de minha história que vai se reiniciar nos próximos dias. Vamos nos encontrar !. Não sei o que será e, como naquele dia de tantos anos atrás, estou eufórico, ansioso e amedrontado.
.
Esta noite tive um sonho: Ela veio ao meu encontro vagarosamente, olhou-me serenamente, abraçou-me e começou a me beijar. Beijamo-nos profundamente, com todo sentimento de bem querer e fizemos amor, tão delicado, sublime, inesquecível !.
.
Torça por mim !.
.
. Quero passar por esta
vida e que Deus me permita VIVER UM GRANDE AMOR ! .
. ... Aquela Montanha
está lá há milhões de anos e nós estamos aqui de passagem !. Mas o meu amor por
você também será eterno e daqui a outros milhões de anos poderão olhar e
dizer: Ali naquela Montanha, habitam dois eternos apaixonados !
Meu nome é Raul (Carvalho Neves Nogueira Ramos dos Santos Amaral D'Avreux) de Abreu (ufa...!) e moro em Ribeirão Preto - SP - Brasil. Nasci em Tambaú, interior de São Paulo e até fui "Assistente OPERACIONAL (coroinha)" do Padre Donizetti, motivo pelo qual e também porquê sempre fui, e sou, um homem generoso, caridoso e bondoso e, portanto, sou considerado um HOMEM SANTO, apesar que "alguns" acham que eu sou é um "santo homem do PAU ÔCO ". Meu pai era filho de Portugueses nascidos em BRAGA (Quinta dos Abreus) e minha mãe também descendia de Europeus (franceses,ingleses,portugueses - ou eram ciganos, ou judeus ou beduinos, ou Vikings, ou sei lá o quê !). Falo e escrevo em vários idiomas (inglês,francês, espanhol, italiano, alemão e até português). Gosto de "brincar" com as letras e as palavras e formar alguns textos variados. Espero que sejam de seu agrado e que possamos ser bons amigos. Agradeço sua visita, Raul Neves Carvalho.....Abreu (ufa !)
rabreusp@hotmail.com ( A.'.G.'.D.'.G.'.A.'.D.'.U.'. - M.'.I.'. - 33º .'. )