sábado, 23 de janeiro de 2016

GUNGA - O VALOR DA AMIZADE !.

Não sei qual motivo ela era conhecida como GUNGA, mas era uma das pessoas mais incríveis e benquistas por todos que habitavam nossa cidade !.
.
Se alguém for pesquisar o significado da palavra “gunga”, certamente encontrará que se trata de um tipo de instrumento musical – O Berimbau, que toca a linha grave utilizado na Capoeira. E o Tocador, na roda da capoeira, é o Líder que convida os jogadores ao “pé do berimbau” para iniciarem a dança !.
.
GUNGA era uma Líder nata. Onde quer que ela estivesse, lá também estavam várias pessoas seguidoras, admirando aquela linda mulher que encantava a todos por onde passava.
.
Gentil, sempre bem humorada, inteligentíssima, levando uma palavra amiga, agradável, estimuladora, formando uma fileira de seguidores.
.
Era uma Artista ímpar: tocava vários instrumentos. Aprendi meus primeiros passos na música em sua casa. Ela solfejava e eu só conseguia admirar aquela Princesa e mal conseguia levantar a mão...
.
Lembro-me sorrindo o tempo todo daquele sorriso envolvente, carinhoso. Mas,... Ela não era apenas uma doce mulher, muito feminina e admirada por todos por tais qualidades: Era também “um grande amigo” que jogava bolinha de gude com a molecada, mais moleque que todos os moleques, que chutava bola, que dava “carreirões” naqueles malandrinhos que aprontassem alguma travessura.  Só de lembrar, não consigo parar de rir e, ao mesmo tempo, derramar lágrimas de saudades daqueles lindos momentos que pude desfrutar do seu “raio de luz” que fazia com que todos nós fôssemos mais solidários, mais amigos e mais tudo que pudesse ser bom.
.
Não me lembro de um pequeno instante qualquer de que algum incauto tivesse tido a ousadia de ser indelicado com GUNGA, pois ela, com aquele vasto sorriso já desarmava qualquer um.
.
Sorrisos, sorrisos, sorrisos.
.
O VALOR DE UMA GRANDE AMIZADE tinha um nome todo especial:  GUNGA !.
.
Fazíamos serenatas constantemente e era ela quem ia à frente tocando seus instrumentos, em especial um ACORDEÓN DE SOPRO, único na cidade. Mal tocávamos um violão, mal cantávamos qualquer canção, mas ia ela à frente e, como num passe de mágica, a harmonia de todos cantando uma linda canção.
.
Certa vez, o Cantor e Compositor Juca Chaves gravou uma canção que diziam era para uma conterrânea de nome Ana Maria. Sinceramente acho que tudo que fosse parecido com nossa terra, já dizíamos que tinha sido feito sob forte inspiração por nossa terra. E assim, claro, deve ser em todos os lugares.
.
Ana Maria era uma moça linda, cabelos claros, olhos azuis, muito meiga e também muito admirada e respeitada por todos nós. Sua irmã mais nova, aliás, sua única irmã, era também uma doçura de garota que fazia com que os garotos sonhassem com uma noite de Luar... !.  Ah,... o Luar !.
.
E GUNGA ia à frente com seu ACORDEÓN DE SOPRO, enquanto nós, pobres mortais, enfeitiçados pela música e pela ambiência íamos em coro cantando: ...
.
.Na Alameda da Poesia,
.Chora rimas ao Luar,
.Madrugada e Ana Maria,
.Sonha sonhos cor do Mar.
.Por quem sonha Ana Maria,
.Nesta noite de Luar ?...
.


POR QUEM SONHA ANA MARIA  -  JUCA CHAVES 1960
.
Hoje é noite de Luar, o dia foi ensolarado e mesmo em pleno verão soprou um vento de saudade que trouxe a brisa de presente e uma vontade enorme de sonhar !.
.
GUNGA mora em outro lugar. Lá deve haver o Luar todos os dias e ela deve estar tocando as mais lindas melodias, encantando todos os Anjos que ficam em total silêncio para admirar !.
.
Qualquer dia desses estaremos novamente jogando bolinha de gude e talvez eu a acompanhe com o meu “pinho” que Rodrigo levou lá para a Dinamarca onde encanta, mesmo sob a neve, nas mais lindas noites de LUAR !.
.
..Na Alameda da Poesia,
..Aonde vamos nos encontrar ?.
.
.
Raul Ramos Neves de Abreu
23 Janeiro 2016