Há momentos em que ficamos PERDIDOS, sem saber o que fazer !
Mamãe "foi embora" faz pouco mais de um ano ! Estou com muitas saudades... e não sou mais "criança" !
Todos os sábados, após almoçarmos em casa ou em algum restaurante, nós nos sentávamos frente à TV e ficávamos conversando sobre muitas coisas, como nossa família, planos, nosso dia-a-dia, acontecimentos gerais,... a vida,... nossa vida,... a programação da TV !
Ela gostava muito dos programas de "calouros" da TV. Ficávamos ali sentados até o fim do programa e eu, a todo instante, ia fazer alguma coisa para degustarmos,... como uma pipoca, um chá, um lanchinho qualquer... Mamãe dizia:
- Meu filho,... eu te amo... Você não existe; você é muito especial !
Ela "foi embora" poucos dias depois, apesar que eu sempre alertava para os problemas que poderiam acontecer. Ela não deu importância para meus conselhos e sofreu uma queda, muito infantil, que levou-a para sempre longe de mim.
Estou com muitas saudades e pensando em minha vida !
Estou PERDIDO ! Nada tem graça em minha vida !
Deixei para trás tudo que tinha muito valor,... Fui muito duro, "frio", insensível... Eu me perdi na vida e agora não sei mais o que fazer.
Nunca fui de ir a Igrejas, muito embora eu não tenha preconceitos, ... mas não acredito em " intermediários " que "cobram" para alguma coisa acontecer e nem sei ao certo que há "Algo Superior " embora não tenha provas em contrário. Tenho receio e até vergonha de dizer tudo isso,... mas sou cético na esperança desesperada de não ser.
Estou com saudades de mamãe ! Hoje vou ficar sozinho frente à TV e imaginar sua presença ali comigo, conversando sobre os calouros, as músicas... Vou fazer uma pipoca com queijo ralado em cima, um suco de manga,... torradinhas.... Parece mesmo que estamos novamente juntos, ... "lado-a-lado"...
- Olha aquele menino.... Olha que maravilha,... como ele canta bem ! Você entende o que ele está cantando, mamãe ? Vou traduzir para você.... Ele está cantando.... cantando,..e a canção fala sobre alguém PERDIDO !
Sei que fiz muitas coisas que não deveria ter feito e gostaria de voltar no tempo para desfazer, como que se estivesse pedindo perdão, desculpas por tudo de errado que já fiz. Gostaria de não ter errado, gostaria de poder "passar uma borracha" em cima de tudo que fiz de errado e apagar para sempre... mas, em seu lugar, construir algo dígno que pudesse honrar... Nada fiz de errado conscientemente, mas sei que errei e me envergonho de tudo isso, ... sinto uma tremenda dor no peito,... uma vontade enorme de chorar, de gritar, de pedir perdão... e vejo-me PERDIDO sem saber o que fazer. Mas,... deve haver "algo" que, como uma "Magnifíca e Superior Graça", possa ouvir e atender ao meu lamento .
Aquelas moças cantam como anjos,... Acho que encontrei a resposta.
Espero que essa Magnifica Graça possa me trazer o conforto para que minha vida siga em paz !
- Sabe, mamãe ?... Acho mesmo que existe alguma coisa e espero que você possa voltar para dizer... Mas,... se isso não acontecer... vou ter paciência para saber no momento certo ! E,... enquanto isso,... vou tentar ser digno para que uma Maravilhosa Graça venha ao meu encontro !
Eu sei que estou perdido,... mas ainda vou me encontrar !
Que o seu dia seja repleto de alegria, de felizes encontros, de boas realizações, de reconhecimento, de paz, de amor, de solidariedade, de amizade, companheirismo, com Deus em seu coração ! Que o seu dia,... seja um verdadeiro HAPPY DAY !
Em nosso corrido cotidiano, nem sempre temos "tempo" de nos relacionarmos com as pessoas como gostaríamos, ou seja, com aquele sorriso largo, despreocupados, alegres, olho no olho, abraços sinceros, talvez mãos nas mãos, lábios nos lábios, ... sorrisos... sorrisos... sorrisos !
Deixamo-nos levar pela correnteza do " laissez faire " e quando percebemos, já estamos recolhidos, fechados, calados, egoistas e até tristes. Não podemos deixar que um dia tão lindo nos traga outro sentimento senão apenas a ALEGRIA, pois ela está em todo lugar, nos olhares e sorrisos das muitas pessoas, dos jardins floridos, da chuva afagando a vegetação, do vento abrandando a canícula, do cãozinho pedindo um carinho,... do dever sendo cumprido, do cansaço do trabalho que ameniza e reconforta todos os nossos bons sentimentos !
Um café em fim de tarde : " HAPPY HOUR ! ".
O que há de tão maravilhoso como um encontro em fim de tarde e podermos nos sentar com as pessoas que tanto admiramos e gostamos, para tomar um café, alguns petiscos, talvez uns drinques, ... mas na certeza de uma conversa com sorriso largo e verdadeiro, trocando idéias, partilhando despreocupadamente e planejando um novo dia de novas alegrias ? !!!
Um HAPPY DAY em um HAPPY HOUR: damos vazão aos sentimentos mais verdadeiros e iniciamos a brincar com as letras, aquelas letrinhas que vão formando palavras, como o orvalho formando o rio que caminha formoso para o mar.... As palavras formando lindas frases, talvez poemas que vão promovendo emoções, envolvimentos, acariciando almas e unindo as pessoas que não se limitam a sentir mas também compartilhar sentimentos e transpondo os limites do bem querer, rompendo barreiras, em plena harmonia oportunizando o majestoso conviver em alegria e paz !
Que esse dia feliz de nossas vidas esteja sempre em nossos pensamentos, em nossas atitudes, em nossos corações... pois a vida é bela e será mais ainda quando todos nós levantarmos Orando Firmes e Conscientes em prol de um HAPPY DAY !
Tenhamos sempre um maravilhoso HAPPY DAY !.... basta apenas querer e ir ao encontro... !
Fui iniciado na Ordem Maçônica em São Paulo, em Maio de 1980, há 30 anos atrás !
Na Maçonaria, a Iniciação de uma pessoa, representa o ato de "MORRER " para a vida profana e " RENASCER " para uma NOVA VIDA FILOSÓFICA onde o homem LIBERTA-SE de seus defeitos e paixões, DESPOJANDO-SE do "BRILHO FALSO" que ofusca a visão !
Daquela oportunidade em diante, recebi ensinamentos e tive que estudar muito para entender o sentido da "LIBERTAÇÃO" dos defeitos, paixões e erros, que conduzem o Ser Humano à sua degradação através da incessante busca do proveito próprio das "coisas fáceis e enganosas", ou seja, dos Preconceitos, do Orgulho, das Vaidades, das Ambições e da total falta de sensibilidade para os problemas que afligem a Humanidade.
Naquela oportunidade, após a cerimônica da Iniciação como APRENDIZ MAÇOM, de tão marcante que foi, senti-me realmente um NOVO HOMEM capaz de mudar o rumo das coisas gerais em minha vida e, em especial do Mundo pois, emocionado, entendi que só através de comportamento ponderado, desinteressado no que avilta, na prática de virtudes que conduzem ao Bem, na comprensão, no caráter, ... enfim em tudo que permite o Homem alcançar a Paz e o Bem através de suas atitudes claras e lícitas.
Passaram-se os dias, os meses, os anos... Galguei os demais Graus da Maçonaria até chegar ao último Grau Filosófico, ou seja o Grau 33 - Grande Inspetor Litúrgico da Ordem. Foram 15 anos desde a Iniciação para alcançar o último Grau Maçônico.
Desde o princípio, aprendíamos e passávamos aos mais "jovens" o pensamento de que para a Maçonaria, o Ser Humano é apenas um "ETERNO APRENDIZ".
Interessante: Eterno Aprendiz ?
... " Tudo que sei é que nada sei " (Sócrates 469 a 399 A.C.)
Oras, ... se passamos anos estudando na vida profana ou iniciática (em qualquer instituição) e alçamos um Posto de Destaque nelas, passa em geral, na percepção das pessoas, que tais iniciados são "ESPECIAIS" em termos de "Sabedoria" e, portanto, devem ser respeitados, admirados e seguidos.
Lêdo engano: " O amor e a humildade são as forças mais sutis do mundo !"
O melhor amigo do Homem, entretanto, é o seu próprio ESPELHO que reflete, embora invertida, a sua Real Imagem onde ele próprio pode, se bem ponderar e se estiver isento de suas paixões, perceber tudo aquilo que responde por si mesmo em termos de Virtudes e Defeitos levando-o a entender que a HUMILDADE, um dos mais difíceis princípios que o Ser Humano deve conquistar, é o que caracteriza ser um ETERNO APRENDIZ.
No nosso dia-a-dia tentamos incessantemente seguir o que aprendemos para alcançar a realização e crescimento, procurando tão somente pelos princípios de ponderação, justiça, boa convivência entre tantos outros requisitos que destacam o Ser Humano como racionais e civilizados. Porém,... não é tão fácil comportarmo-nos como "Seres Humanos" tão civilizados quanto deveríamos ser...
E eis que, apesar de um dia termos nos entendido como NOVO HOMEM capaz de mudar o rumo das coisas em direção ao bem estar geral, faltou-nos, muitas vezes, não somente uma Visão Holística mas, sobretudo, a FORÇA NECESSÁRIA para, nos momentos mais necessários, aplicarmos com perfeiçao o que de nós se esperava: Amor, Justiça, Humildade, Persererança, Caráter, Trabalho, Solidariedade, Respeito,...
Então, aquela mesma emoção que tomou conta de todos os nossos sentidos parece desmoronar quando de passos em falso desviamos um pouco visto que os chamados Defeitos ou Não Virtudes são tão "companheiros" como "parasitas permanentes" em nosso corpo e mente que permitimos a sua expansão e naturalmente agimos ou reagimos como "Pedra Bruta" que sempre fomos.
Mas eis que um CHAMADO MAIOR conclama para retornarmos ao caminho da Retidão, do Bem, e levantâmo-nos com grande motivação para com toda coragem e determinação vivermos buscando e perserverando para a felicidade de todos.
Caminhei ingenuamente, por vezes, caminhos obscuros que certamente causaram sentimentos não tão nobres aos que estavam ao meu redor ... Mas, princípios são princípios e eis que tomaram minha mão e conduziram-me novamente, quando fragilizado, no trabalho árduo de "polir asperezas" e construir um Edifício onde só os Justos farão a sua morada.
No simples e inocente sorriso de uma criança, podemos aprender tantas Verdades que causa-nos espanto quando olhamos para nós mesmos e percebemos que tudo aquilo tão sutil que um dia pudemos carregar dentro de nós mesmos, muitas vezes partiram para destinos desconhecidos porque nossas vaidades e ambições, foram tão maiores que a Razão que tornamo-nos impotentes sem a força e visão necessárias para fortalecer nossos propósitos.
Viver e não ter a vergonha de ser feliz é a máxima que nos guia e nos ensina a cada dia de que nada mais somos, senão apenas Eternos Aprendizes.
... " Não existe um Caminho para a Felicidade. A Felicidade é o próprio Caminho ! A Força não provém da capacidade física, mas sim de uma vontade indomável ! " (Gandhi).
Vou vivendo esforçando-me para aprender e acertar a cada dia...
Dizem por aí que "depois da tempestade, vem a bonança !" Mas,... a julgar pelo que mais tem acontecido no mundo, pode-se dizer mesmo que "depois da tempestade, vem a AMBULÂNCIA !" É só desastre que acontece nesse mundo e na vida de cada um.
O grande problema é que só ficamos pensando nisso: "Não tem jeito, tudo vai piorar !"
Ledo engano ! Para tudo nesse mundo tem uma solução:
Analisemos, por exemplo, a situação do CREDOR que empresta dinheiro a juros exorbitantes a um COITADO DEVEDOR que, desesperado, faz qualquer porcaria para "descolar" um simples " l'argent " (se você não sabe o que é isso, use o tradutor google ou pergunte a alguém que fale francês, porque não vou mais falar em inglês, idioma ultrapassado que só diz "time is money" e "the book is on the table" , ok ? De agora em diante só vamos escrever em francês ou alemão ou mandarim... " trés bien, das ist gut, nihau !"
Então, voltando ao l'argent, o problema no final do prazo de 30 dias onde o CREDOR cobra de 10 a 20% de juros para os amigos, o DEVEDOR continua sem "l'argent" para comprar um litro de leite e imagine se ele vai pagar a conta. Então,.... quem é que tem problema ? o CREDOR ou o DEVEDOR ?
O Devedor, já pegou aquela grana, quero dizer, o "l'argent" e já tomou todas ou comprou algumas coisas, enquanto que o CREDOR está ficando careca de raiva de tanto ligar para o safado que não pagou a conta.
Coitado do CREDOR, está sempre com cara de "bunda sem lavar" por causa de míseros reaizinhos de "meia pataca !" Se analisarmos bem a situação (outra vez), sofre quem tem e goza quem não tem !
Eu tinha, agora não tenho. Sou feliz agora porque dizem por aí: " L'ARGENT não faz a felicidade de ninguém ! ". Está certo que é um dito popular, mas também, quem tem, vai logo respondendo que "manda buscar ".
Tocou o telefone e eu fui atender. Ainda bem que que não foi cortado ainda, porque já estou com dois meses de atraso. Meu fone só recebe ligação, eu não posso ligar. Quem é pobre como eu, vive dizendo "que sorte", ainda recebo ligações,... mas a gente não sabe que a Cia. do Telefone só não corta a sua linha definitivamente porque essa é a unica forma que os CREDORES têm pra ficar enchendo o saco o dia inteiro:
- Alôuuu, é da casa do senhor Manuel ?
- Sim. Quem queria falar com ele ?
- Ah, aqui é da Cia. de Cobranças " Já Tá Frito Ltda ". O Senhor é o senhor Manuel ?
De vez em quando eu digo que o Manuel foi viajar para o Mato Grosso do Sul, mas,... a "sirigaita" da telefonista cobradora, vai logo avisando:
- Olha, o senhor pode dar um recado pra ele para ligar-nos com a máxima urgência ?
- Sim, quando ele voltar eu digo pra ele...
- O Senhor não tem como se comunicar com ele ?
- Não, eu sou apenas um amigo da mulher dele e vim aqui só pra dar comida aos cachorros !
- Cachorros ?
- Sim, é que ele foi viajar e não se sabe se volta, então a casa está vazia e eu deixo os meus cachorros aqui porque lá em casa é tudo muito pequeno. E como a casa do Manuel está vazia, prefiro sujar a casa dele mesmo.
- Nossa... Esse Seu Manuel está tão mal assim ?
- Olha moça, ouvi dizer que está nas últimas. Coitado. Teve uma doença aí chamada "l'argentite aguda" e parece que não tem remédio que cure !"
- Nossa,... " l'argentite aguda ? " Já ouvi falar,... não tem cura mesmo. Mas diga pra ele ir na Igreja falar com o Pastor porque nessas horas ele tem que ter fé, muita fé que tudo passa nessa vida !
- Pois é, dona. Tudo passa mesmo.
Ufa, como é duro ficar livre de cobradores indesejados...
- Dlin, dlon,.... (tocou a campainha enquanto a Cia. de Eletricidade não corta a luz por causa de contas atrasadas)
Fui lá ver quem é:
- Boa tarde, o Senhor é o Seu Manuel ?
- Não, não sou, por quê ?
- O que o senhor é dele ?
- Eu nem conheço ele, por quê ?
- Eu sou Oficial de Justiça e o senhor tem que assinar essa intimação aqui...
- Eu ? por quê ?
- Porque sim. Tem que assinar...
- Mas eu nem conheço esse tal de Manuel...
- O senhor está na casa dele e tem que assinar e entregar pra ele....
- Moço, eu vim aqui nessa casa porque as crianças estavam jogando bola e a bola caiu no quintal dessa casa. Eu pulei o muro e agora estava saindo... O senhor vai me prender só porque eu vim pegar a bola ?
- E onde está a bola?
- Pois esse é o problema: a bola deve ter caído no quintal de outra casa. E parece que tem cachorro bravo por aqui...
- Tem cachorro ? E o "cachorro" do Manuel não está na casa ?
- Sei não moço, sai da frente que eu vou sair correndo antes que aquela fera me morda...
O Oficial "azulou" quando ouviu falar em "fera".
Ufa, como é duro ficar livre de cobradores. Mais um idiota eu consegui enganar.... Ai, cacete, lá vem a dona Mariinha. Ela vende produtos de beleza e a patroa está devendo uma grana preta pra ela...
- Seu Manuel,... Seu Manuel,... não fecha a porta que eu preciso conversar com o senhor...
- Oi dona Mariinha, o que aconteceu ?
- A sua patroa está me devendo uma nota preta e não quer pagar já faz mais de um mês.
- Está devendo, por quê ?
- Ela comprou produtos de beleza. Já está devendo Cento e Vinte Reais... O Senhor tem que pagar...
- Por quê ?
- Porque sim, uai !
- Ai, dona Mariinha, a senhora não está sabendo ?
- O quê ?
- Rosinha ficou doente de um mal muito complicado...
- Que mal ?
- É um problema de falta de vitaminas chamado "l'argentite aguda". Coitada da Rosinha, está na UTI e os médicos dizem que não tem solução !
- "L'argentite aguda ?" Nossa,... já ouvi falar. Não tem cura mesmo ! Mas diga pra ela, se conseguir sair viva da UTI, pra ela ir na Igreja falar com o Pastor porque nessas horas ela tem que ter fé, muita fé que tudo passa nessa vida !
- Pois é, dona. Tudo passa mesmo.
E lá foi dona Mariinha embora.... Ufa, como é duro ficar livre de cobradores indesejados ! Ainda bem que dona Mariinha é crente, mas é chata, e tão logo não deve voltar aqui...
Opa, aquele safado do Joaquim está passando aqui na minha rua !. O filho da mãe me deve uma grana preta já faz quase um ano. Hoje ele me paga senão eu mato ele...
- Joaquim, seu "veiaco" . Você está me devendo uma grana, meu ! Ainda bem que está passando por aqui porque já estou procurando faz tempo. E aí, seu safado, vai me pagar agora ou não vai ?
- Oh, meu grande amigo. Puxa vida... Estou devendo mesmo. Você não sabe como estou infeliz cada dia que acordo e lembro que estou devendo pra você. E hoje eu vim procurá-lo pra lhe dar uma satisfação...
- Satisfação ?
- Sim, satisfação.
- Por quê ?
- Porque sim. Porque você é meu único e grande amigo...
- Por quê ?
- Você não ficou sabendo ?
- O quê ?
- Tive um mal incurável e fiquei em coma todo esse tempo...
- Do quê ?
- Foi uma coisa esquisita, não tem cura... Aliás, é melhor você não chegar muito perto que essa doença pega.
- Pega ? Que doença ?
- Uma doença que veio dos estrangeiro !
- O quê ?
- Já ouviur falar em " l'argentite aguda ? "
- " L'argentite aguda ? " Nossa,.. já ouvi falar sim,.. parece que não tem cura mesmo ! ... Mas você parece que está muito bem, seu safado !. E não vem com essa história pra cima de mim, seu malandro, porque nessa escola de malandragem eu sou professor pós-graduado...
- Professor ? Pensei que fosse fosse outra coisa...
- O quê ?
- Bem, já que é professor, então meu grande amigo, eu vim aqui justamente falar pra você que meu filho prestou vestibular e foi aprovado para a faculdade. Vai ser "Dotô Adevogado". Já pensou que ele vai livrar a nossa cara contra os cobradores indesejados ? Vim aqui só pra te falar isso, porque eu sei que você anda tendo uns probleminhas aí e então o meu filho já pode começar a ajudar...
- Pode ?
- Pode ! Já é quase Dotô...!
- Ah, e como ele pode me ajudar ?
- Simples, amigão.... Eu vim aqui pra você ser meu sócio no diploma do Dotô meu filho. Só preciso de uns cinquentinha pra ele pagar a passagem de ônibus pra ir buscar o diploma !
- Cinquentinha ?
- Só isso e seus problemas já estarão resolvidos pelo Dotõ meu filho.
- Amigão Joaquim, você é um amigão mesmo. Leva aí os cinquentinha e mais dez pra ele fazer um lanchinho. Mas, está garantido serviço grátis depois, né ?
- Amigão, palavra de amigo é assinada no bigode. Pode confiar... Você não viu que eu, depois de ficar um ano em coma, vim aqui só pra te dar uma satisfação ?
- É amigo, ainda bem que tem gente honesta nesse mundo.
- Pois é, a gente sempre tem uns "pobreminhas" na vida... Mas tudo passa, ... tudo passa !
- É verdade, amigão,... vai passar mesmo... tudo passa nessa vida ! Por falar em passar,... olha lá a Margarida, o tempo passou e ela continua gostosa como sempre... me devolve a grana que vou pegar um motel com ela que meus problemas vão passar em cinco minutos !
- Seu safado... tudo passa nessa vida, e você continua o mesmo !
Então, nada como dar bons exemplos de como os problemas na vida da gente, parecem grandes, mas nada que seja tão grande que não fique adequado no momento certo. Tudo que entra sai e tudo que sai, nem sempre entra mais !
Se você não gostou dos exemplos, cuidado pra não pegar uma " L' ARGENTITE " aguda você também e aceite o meu conselho:
... " Faça agora tudo que pode e tem vontade, porque quando aquela pessoa que você ama ligar pra você e disser: tudo está acabado !,... amigão, nessa hora, você vai ter uma tremenda dor de cabeça que nem Doril vai passar, apesar que como diz o motorista de estradaRolando Passos Dias Aguiar,... tudo passa, nessa vida tudo passa !"
- o -
( P.S.: - Substitua os exemplos acima (das cobranças) como sendo as situações que em sua vida você passou com pessoas que "passaram" e que, talvez, não voltaram mais, mas deixaram a saudade, sentimentos de bem querer e até mesmo de paixão, linha tênue entre amor e ódio. Reflita bem e faça com que a vida não passe em vão ! ).
Meu nome é Raul (Carvalho Neves Nogueira Ramos dos Santos Amaral D'Avreux) de Abreu (ufa...!) e moro em Ribeirão Preto - SP - Brasil. Nasci em Tambaú, interior de São Paulo e até fui "Assistente OPERACIONAL (coroinha)" do Padre Donizetti, motivo pelo qual e também porquê sempre fui, e sou, um homem generoso, caridoso e bondoso e, portanto, sou considerado um HOMEM SANTO, apesar que "alguns" acham que eu sou é um "santo homem do PAU ÔCO ". Meu pai era filho de Portugueses nascidos em BRAGA (Quinta dos Abreus) e minha mãe também descendia de Europeus (franceses,ingleses,portugueses - ou eram ciganos, ou judeus ou beduinos, ou Vikings, ou sei lá o quê !). Falo e escrevo em vários idiomas (inglês,francês, espanhol, italiano, alemão e até português). Gosto de "brincar" com as letras e as palavras e formar alguns textos variados. Espero que sejam de seu agrado e que possamos ser bons amigos. Agradeço sua visita, Raul Neves Carvalho.....Abreu (ufa !)
rabreusp@hotmail.com ( A.'.G.'.D.'.G.'.A.'.D.'.U.'. - M.'.I.'. - 33º .'. )