quinta-feira, 4 de agosto de 2011

VIVENDO COMO UM ETERNO APRENDIZ !





Fui iniciado na Ordem Maçônica em São Paulo, em Maio de 1980, há 30 anos atrás !

Na Maçonaria, a Iniciação de uma pessoa, representa o ato de "MORRER " para a vida profana e " RENASCER " para uma NOVA VIDA FILOSÓFICA onde o homem LIBERTA-SE de seus defeitos e paixões, DESPOJANDO-SE do "BRILHO FALSO" que ofusca a visão !

Daquela oportunidade em diante, recebi ensinamentos e tive que estudar muito para entender o sentido da "LIBERTAÇÃO" dos defeitos, paixões e erros, que conduzem o Ser Humano à sua degradação através da incessante busca do proveito próprio das "coisas fáceis e enganosas", ou seja, dos Preconceitos, do Orgulho, das Vaidades, das Ambições e da total falta de sensibilidade para os problemas que afligem a Humanidade.

Naquela oportunidade, após a cerimônica da Iniciação como APRENDIZ MAÇOM, de tão marcante que foi, senti-me realmente um NOVO HOMEM capaz de mudar o rumo das coisas gerais em minha vida e, em especial do Mundo pois, emocionado, entendi que só através de comportamento ponderado, desinteressado no que avilta, na prática de virtudes que conduzem ao Bem, na comprensão, no caráter, ... enfim em tudo que  permite o Homem alcançar a Paz e o Bem através de suas atitudes claras e lícitas.

Passaram-se os dias, os meses, os anos... Galguei os demais Graus da Maçonaria até chegar ao último Grau Filosófico, ou seja o Grau 33 - Grande Inspetor Litúrgico da Ordem. Foram 15 anos desde a Iniciação para alcançar o último Grau Maçônico.

Desde o princípio, aprendíamos e passávamos aos mais "jovens" o pensamento de que para a Maçonaria, o Ser Humano é apenas um "ETERNO APRENDIZ".

Interessante:  Eterno Aprendiz ?

... " Tudo que sei é que nada sei "   (Sócrates 469 a 399 A.C.)

Oras, ... se passamos anos estudando na vida profana ou iniciática (em qualquer instituição) e alçamos um Posto de Destaque nelas, passa em geral, na percepção das pessoas, que tais iniciados são "ESPECIAIS" em termos de "Sabedoria" e, portanto, devem ser respeitados, admirados e seguidos.

Lêdo engano:  " O amor e a humildade são as forças mais sutis do mundo !"

O melhor amigo do Homem, entretanto, é o seu próprio ESPELHO que reflete, embora invertida, a sua Real Imagem onde ele próprio pode, se bem ponderar e se estiver isento de suas paixões, perceber tudo aquilo que responde por si mesmo em termos de Virtudes e Defeitos levando-o a entender que a HUMILDADE, um dos mais difíceis princípios que o Ser Humano deve conquistar,  é o que caracteriza ser um ETERNO APRENDIZ.

No nosso dia-a-dia tentamos incessantemente seguir o que aprendemos para alcançar a realização e crescimento, procurando tão somente pelos princípios de ponderação, justiça, boa convivência entre tantos outros requisitos que destacam o Ser Humano como racionais e civilizados. Porém,... não é tão fácil comportarmo-nos como "Seres Humanos" tão civilizados quanto deveríamos ser...
 E eis que, apesar de um dia termos nos entendido como NOVO HOMEM capaz de mudar o rumo das coisas em direção ao bem estar geral, faltou-nos, muitas vezes, não somente uma Visão Holística mas, sobretudo, a FORÇA NECESSÁRIA para, nos momentos mais necessários, aplicarmos com perfeiçao o que de nós se esperava: Amor, Justiça, Humildade, Persererança, Caráter, Trabalho, Solidariedade, Respeito,...

Então, aquela mesma emoção que tomou conta de todos os nossos sentidos parece desmoronar quando de passos em falso desviamos um pouco visto que os chamados Defeitos ou Não Virtudes são tão "companheiros" como "parasitas permanentes" em nosso corpo e mente que permitimos a sua expansão e naturalmente agimos ou reagimos como "Pedra Bruta" que sempre fomos.

Mas eis que um CHAMADO MAIOR conclama para retornarmos ao caminho da Retidão, do Bem, e levantâmo-nos com grande motivação para com toda coragem e determinação vivermos buscando e perserverando para a felicidade de todos.

Caminhei ingenuamente, por vezes,  caminhos obscuros que certamente causaram sentimentos não tão nobres  aos que estavam ao meu redor ... Mas, princípios são princípios e eis que tomaram minha mão e conduziram-me novamente, quando fragilizado, no trabalho árduo de "polir asperezas" e construir um Edifício onde só os Justos farão a sua morada.

No simples e inocente sorriso de uma criança, podemos aprender tantas Verdades que causa-nos espanto quando olhamos para nós mesmos e percebemos que tudo aquilo tão sutil que um dia pudemos carregar dentro de nós mesmos, muitas vezes partiram para destinos desconhecidos porque nossas vaidades e  ambições,  foram tão maiores que a Razão que tornamo-nos impotentes sem a força e visão necessárias para fortalecer nossos propósitos.

Viver e não ter a vergonha de ser feliz é a máxima que nos guia e nos ensina a cada dia de que nada mais somos, senão apenas Eternos Aprendizes.

... " Não existe um Caminho para a Felicidade.  A Felicidade é o próprio Caminho !  A Força não provém da capacidade física, mas sim de uma vontade indomável ! "  (Gandhi).

Vou vivendo esforçando-me para aprender e acertar a cada dia...

Raul de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário