quinta-feira, 21 de novembro de 2013

UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIOS !



 
.
 

.INSENSATEZ  -  TOM JOBIN
 
Christianne era uma garota muito bonita e admirada por todos os rapazes da cidade.
 
Tinha um jeitinho todo especial de ser – espontânea, natural, dócil, às vezes ingênua, que fazia com que as demais garotas sentissem inveja, receio, ciúmes e, algumas, até ódio.

- Cuidado com seu namorado: Christianne dá em cima de todo mundo, ela gosta de roubar os namorados da gente !
- É, menina, ... fiquei sabendo que o Jorginho brigou com a namorada – a Suely, só por causa da Christianne. Essa menina é perigosa !

Ela estava sempre com um largo sorriso no rosto, onde quer que fosse. Na escola não havia quem pudesse prestar atenção às aulas senão apenas naquela mocinha que ficava sentada nas primeiras fileiras, toda cheia de graça, despreocupada, ... uma verdadeira princesa !

Como tantas outras, também tinha algumas dificuldades em algumas matérias o que motivava comentários daquelas que não desfrutavam de sua amizade:

- Ela é muito bobinha, você viu ? Ela só serve pra ficar se exibindo e assediar os namorados alheios !, ...
- Ela nem sabe escrever direito... Não entendo como os rapazes ficam ali babando... Só pode ser por causa “daquela coisa “ !, ...

As garotas não perdoavam Christianne. A ela era atribuído tudo de ruim que acontecia com seus namorados.

Eu era vice-presidente do Diretório Acadêmico da Escola e dois anos mais velho que Christianne. Também era muito amigo de seu irmão, José Carlos – um rapaz muito educado, sempre bem humorado, simpático e bem quisto por todos.

Eu não conseguia entender porque tanta diferença no trato das pessoas em relação aos dois irmãos – Christianne e José Carlos. Mas pensava que as mulheres eram mais sensíveis que os homens e, por isso, sentiam ciúmes tão infantis por coisas tão bobas:

Christianne era natural e isso atraía os rapazes !

Também notava que o simples fato de fazer parte do Diretório Acadêmico, já fazia com que me transformasse em uma “pessoa especial”, desejado pelas garotas e invejado pelos garotos. Que coisa idiota !

Não sabia bem por quê Christianne estava sempre me procurando. E onde estivesse ela me chamava em voz alta:

- Marcos,... Marcos,... Marcoooooosssssss ......... !

Eu ficava constrangido com aquela demonstração, pois sempre fui muito discreto. E, mais ainda, quando Christianne estava chamando meu nome em voz alta. Sentia muita vergonha. Tive que procurar seu irmão e falar sobre o assunto:

- Zé Carlos, não sei como dizer, mas é uma coisa muito embaraçosa: sua irmã não me deixa em paz. Dá um jeito nela e fala pra ela parar com isso !
- O quê que é isso, garoto ? Você tem medo de mulher ?
- Não é isso, Zé Carlos. Ela é muito chata e vive dando em cima de mim. Eu não gosto disso, é muita baixaria...
- Vai garoto,... você está é com medo da minha irmãzinha... (risos) !

Também não entendia o Zé Carlos. Ele era um bom amigo, mas, quando conversávamos sobre sua irmã, até ele não levava o assunto a sério.

Aquela garota vivia me assediando de tal maneira, que eu nunca percebia como ela era bonita e, menos ainda, que todos os garotos queriam namorar com ela... Confesso que ela me dava “ânsia de vômitos” quando se aproximava de mim.

No cinema, ela sempre estava lá esperando uma chance pra sentar ao meu lado... Nos bailinhos, era ela que vinha me convidar pra dançar,... nas quermesses,... era ela que me mandava tantos correios elegantes,... na escola,... os bilhetinhos com desenhos coloridos dizendo: “ Marcos,... eu te amo !,... na minha casa minha mãe dizendo: “ A sua namoradinha trouxe um docinho pra você ! “.

Eu não podia sair de casa que já encontrava com ela. Ela era a garota mais chata que eu já havia conhecido. Ela não me deixava em paz !

Chegaram as férias escolares de Julho e fui viajar com meus pais para casa de meus avós. Ufa ! Que alívio ficar longe um pouco daquele ambiente que estava me estressando.

Christianne morava com sua avó e tias em nossa cidade. Seus pais moravam em Salvador - Bahia. Ela e José Carlos também foram viajar. Foram para a casa dos pais.

Mês seguinte, Agosto, no primeiro dia de retorno às aulas, estávamos no pátio da escola quando vi Christianne no meio de um grupo de colegas, contando sobre suas férias.

Ela estava toda bronzeada, com uma cor tão bonita que chamava demais a atenção de todos. Imediatamente ela me viu e deu um sorriso costumeiro...

Fiquei ali quieto olhando... E não me incomodei como antes.

Como ela estava bonita ! Eu nunca tinha percebido que ela era tão bonita ! Não sei dizer o que aconteceu,... mas a partir daquele instante comecei a olhar aquela menina com um interesse que jamais havia sentido.

Ela percebeu,... mas continuou lá com suas amigas.

Estranhei. Ela nunca ficou sem chamar o meu nome... O que estava acontecendo ? Fiquei atordoado, parado ali como uma estátua.

Naquela semana minha vida estava mudada: não havia mais o assédio daquela chata ! Fiquei pensando se ela teria se envolvido com algum garoto "porreta da terrinha",... afinal os baianos, inclusive ela e seu irmão, eram conhecidos como muito “liberais e assanhados”...

- Será que Christianne tem um namorado baiano ? Será que ela não gosta mais de mim ?

Uma coisa que nos incomoda muito é alguém ficar nos constrangendo por tanto assédio...

Mas o que mais nos incomoda é a indiferença, quando "ninguém se incomoda em nos incomodar", porque isso dá uma sensação muito esquisita, um sentimento de que não temos mais aquelas qualidades que atraem as pessoas, uma sensação de "vazio", de impotência, e nos faz ficar pensando coisas do tipo:

- Será que estou com algum cheiro mal cheiroso ? Meu desodorante está vencido ? Meu cabelo está feio ? Minha calça está rasgada ? Meu sapato está sujo ? Não sou mais tão bonito ? Tenho cara de babaca ? Será que sou gay ? Será que outro safado chegou primeiro e tomou conta do que é meu ? Não estou mais agradando ? Mas eu sou o máximo ! O que é que está acontecendo ...???

Tantas coisas se passaram pela minha cabeça que quase pirei !

Era uma tarde de Quinta-feira e a temperatura estava amena, pois em Agosto o inverno já começava a dar ares de Primavera... Ah, a Primavera ! As flores coloridas, perfumadas, os pássaros, os sentimentos, canções de amor ... !

Zé Carlos estava no jardim da Igreja principal da cidade conversando com os amigos e contando sobre sua viagem. Eu estava mais interessado em saber o que estava acontecendo com sua irmã... Deixei aquele grupo de amigos e nem sei como dizer, fui até a casa deles.

- Oi Christianne, seu irmão está em casa ?
- Não. Zé Carlos deve estar na pracinha conversando com a turma. Você não foi lá ?
- Não. Eu pensei que ele estava aqui ...
- Não está.
- Ah,... que pena ! Eu queria conversar com ele...
- Quer entrar ?
- Não,... eu queria falar com ele...
- Entra !
- Bem, não sei... Você está bem ?
- Entra ! Vou mostrar as fotos das férias...

Era isso que eu queria mesmo: entrar ali naquela varanda, ficar olhando aquela garota, conversar, ver fotos,... e entender o que estava acontecendo comigo.

Christianne foi até seu quarto, pegou várias fotos e veio rapidinho. Ainda ouvi sua avó perguntando o que ela estava fazendo e ela respondendo que estava conversando com um amigo da escola. Fiquei nervoso, é claro, pois minhas intenções naquele dia estavam muito confusas. Eu não sabia se iria ter ânsia de vômito novamente ou se iria me interessar pela garota.

Ah,... ela estava linda: toda bronzeada, um rosto angelical e ao mesmo tempo insinuante, uma camisetinha azul claro deixando ver o contorno do corpo e os sinais dos seios, uma saia curta colorida, sandálias coloridas... Aquela menina parecia uma Estrela de Cinema ! E eu ali sem conseguir respirar de tanta ansiedade...

- Olha aqui: Meus pais resolveram nos levar até o Rio de Janeiro. Estivemos em várias praias do Rio: Búzios, Angra, Sepetiba, Ipanema, Recreio, Leblon, Copacabana... Ah ! Copacabana como é linda !

Eu nem vi direito as paisagens... Só consegui ver fotos de uma garota linda com biquíni, mostrando um corpo maravilhoso e me deixando muito nervoso. Eu nunca tinha visto uma garota de biquíni ao vivo... e aquela maravilha estava ali perto de mim, com um cheirinho tão gostoso... eu conseguia sentir sua respiração. Aquela situação foi me deixando alucinado...

- Linda !
- Eu ?
- A paisagem. Linda ! Claro, você também está muito bonita nas fotos...
- Ah,... pensei...
- Você é muito linda Christianne...
- Você acha mesmo ? Nunca se interessou por mim...
- Bem,... sabe como são as coisas...
- Eu gosto de você, Marcos... Mas você não quer me namorar...
- Acho que quero sim...
- Quer ?
- Não sei,... acho que sim... mas,... será ... ?

Eu sempre ouvi dizer que Christianne tinha a fama de “destruidora de namoros” e que, para isso, ela assediava os namorados das amigas e até ficava em intimidades com eles... Então, vendo aquelas fotos e tendo aquela garota a menos de um metro de mim, não resisti a um incontrolável desejo de homem e ter aquela mulher em meus braços...

- Sim,... eu quero namorar você sim... mas,...
- Mas o que? Você quer ou não quer ?
- Bem, eu queria...
- O que você queria ? Fala... eu quero saber ... o que você queria ?
- Christianne,... eu queria ver você...
- Você está me vendo...
- É,... mas eu queria ver os seus seios... posso ?
- Não ! isso não !
- Por quê ?
- Não, isso não pode... não faz isso não !
- Mas eu quero... Se você mostrar eu namoro você...
- Não... não pode !
- Mas todo mundo diz que você já mostrou para outros garotos...
- Mentira !
- As meninas da escola vivem falando isso... que você faz coisas com os namorados delas...
- Mentira... Eu nunca fiz nada disso
- Eu ouvi dizer... Fala a verdade..
- Nunca tirei namorado de ninguém ! Elas que não gostam de mim e inventam coisas... Eu sei que elas falam tantas coisas. Mas é tudo inveja, mentira !

- Mostra pra mim, vai... !
- Não,... não posso... Minha avó está em casa,... minhas tias... não posso !
- Mostra senão não namoro você !
- Não... por favor,... não faça isso comigo... eu amo voce !
- Bem, eu vou embora...
- Não,... não vai não... eu te amo ! Mas não faça isso comigo...
- Então mostra... eu quero ver você... estou com muita vontade de ver...

Ela ficou transtornada, desesperada. Parecia que estava sendo violentada contra sua vontade... Olhou toda sem graça, constrangida, com ar de choro e começou a levantar aquela camisetinha... até cobrir o seu rosto e deixar os seios à mostra.

Olhei aqueles seios,... lindos,... pequenos,... rosados,... puros...

- Christianne... Como você é linda !

Ela abaixou a camiseta e mostrava um rosto em lágrimas... Seu soluço provocou-me lágrimas também. Eu não sabia o que fazer, ... comecei a sentir uma dor no peito,... percebi que estava sendo um bandido forçando aquela menina a se submeter a uma “coisa” que nem sei como qualificar de tão baixa quer era e me fazia sentir vergonha do meu ato,... fazia-me sentir um verme nojento que tinha chegado aquele ponto devido aos comentários maldosos que faziam sobre aquela doce garota.

- Christianne,... perdoe-me. Hoje pela manhã, vi você naquele pátio... Depois você não mais falou comigo,... pensei tanta coisa,... que você não me queria mais,.. que já estava namorando alguém na cidade,... aquelas meninas dizendo coisas de você,... minha cabeça ficou tão mal... Esses dias todos eu só pensei em você,... e as suas fotos... Perdoe-me,... eu sou um cachorro mesmo,... perdoe-me...

Ela continuou ali derramando lágrimas, sem nada falar, com vergonha de me olhar...

- Eu nunca me mostrei pra alguém , Só pra você, porque eu amo muito você !
- Perdoe-me,... perdoe-me... perdoe-me... Eu vou fazer de tudo para que você não se sinta mal e que veja que eu não sou assim...

Fui embora desesperado daquela casa. Nunca contei isso pra qualquer pessoa, ao contrário do que todos aqueles garotos certamente teriam feito.

Nos dias seguintes não vi Christianne.

- Zé Carlos, e sua irmã ? Ela não tem vindo à escola...
- Ah, eu acho que ela está gripada... Está lá em casa de cama e chora o dia inteiro...
- Gripada ? Chorando ?
- Não sei. Ela deve estar doente.

Eu sabia : - fui o responsável por tudo aquilo !

Christianne ficou o restante da semana em casa restabelecendo-se daquela violência que pratiquei. Não consegui ficar tranqüilo nem um minuto com medo que ela contasse para sua avó ou tias e essas viessem bater à minha porta. Sei que meus pais iriam me castigar, ... mas,... pior : - "como é que eu pude chegar a aquele ponto" ?

Os dias se passaram e na semana seguinte encontrei Christianne na escola. Tive receio em me aproximar, mas precisava mais uma vez me desculpar...

- Christianne, estou muito mal. Por favor, me perdoe. Faço o que você quiser pra que você me perdoe...
- Marcos,... pensei muito esses dias. Não posso culpá-lo por ter agido daquele jeito. Sei que as meninas vivem inventando a meu respeito... Você não tem culpa,... mas, creia, nunca fiz nada de errado... só você que sabe e espero que não conte o que aconteceu...
- Juro por tudo que há mais sagrado ! Nunca vou comentar... E também quero dizer uma coisa muito importante: descobri que você é a garota que eu gosto e que quero namorar... e não tem nada a ver com o que aconteceu... Quero ser seu namorado de verdade e ter o maior respeito com você...
- Marcos, também quero. Mas, por favor, não me peça mais pra fazer o que fiz aquele dia...

O pátio da escola estava cheio de alunos. Senti que todos nos observavam...

Despedimo-nos com sorrisos e, aliviados, fomos para nossas salas de aulas...

Meu namoro com Christianne durou quase um ano. Durante esse período, muita alegria - lindo, agimos sempre com muito respeito, embora sentíssemos muitos desejos.

Ninguém mais fez comentários maldosos, pois, pela primeira vez, Christianne tinha um namorado e perceberam que havia apenas fantasia na cabeça das pessoas... e, de verdade, ela era apenas uma inocente criatura, educada, gentil, tímida, linda,... por quem as garotas da cidade sentiam muita inveja !.

Christianne voltou a morar com os pais em Salvador quando completou 18 anos de idade. Dizem que lá concluiu Universidade, casou-se e foi morar no exterior. Talvez Portugal, França,... Sei que o pai dela tinha parentes e uma casa em Lisboa...

Hoje, muitos anos depois daqueles dias, estou me lembrando com doçura daquela linda menina.

Por quê será que, às vezes, a gente se deixa levar pelos comentários dos outros, pelas aparências, pelas impressões e acaba injustamente julgando pessoas ? Acho que tudo isso é mesmo uma "questão de princípios" pois, inicialmente, somos "Pedra Bruta" mas nos são dadas muitas oportunidades para irmos aos poucos burilando, polindo as impurezas que nos caracterizam até nos tornarmos como "Pedra Polida" de real valor.

... " C´est la vie ! "

Naquela tarde, aprendi uma grande lição que me acompanhou a vida toda:

- “ aquela doce menina, inocente e pura, somente cedeu aos meus impulsos, com lágrimas, por ter me amado demais ! ”

Nunca vou me esquecer daquele rostinho angelical e daquelas lágrimas ! Que saudade !

Ah... ! Tantos anos se passaram !

Agora estou aqui, emocionado e falando sozinho, nesta rua tão movimentada com tanta gente olhando pra minha cara tão desajeitada, ...

Nem vou me importar com o que possam pensar ! É tamanha a saudade que vou gritar bem alto pra todo mundo ouvir, ... como ela sempre fazia comigo:

- Christianne,.... Christianne... Christianneeeeeeeeeeee ! ...
.
Raul Neves Abreu
22 Fev 2010

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A VIDA TRAZENDO SURPRESAS !


LUI MONGO


 Em 1936 Charles Chaplin compôs a música " S M I L E " -  fruto de seu sentimento e visão particular sobre o mundo que passava por momentos conturbados, de desigualdades, de tristezas, de guerras, de incompreensões, de desamor. Como sempre em sua vida, tudo fazia e tudo fez na esperança de levar um pouco de alegria, de sorriso, de solidariedade, de amor e de esperança a todos ... mostrando como a vida pode ter um sentido de beleza apenas com um sorriso sincero saindo do coração !

Chaplin viveu todos os seus dias levando alegrias às pessoas e partiu dessa vida com um lindo sorriso. Suas mensagens ficaram eternizadas nos corações de todas as pessoas de todos os cantos do mundo... e sempre que recordam Chaplin, emocionam-se com lágrimas e sorrisos de felicidade, na certeza que a vida tem muitos encantos !.

S M I L E (música de Charles Chaplin):

" Sorria, embora seu coração esteja doendo...
  Sorria, mesmo que ele esteja partido...
  Quando há nuvens no céu,...
  Você sobreviverá...
  Se você apenas sorrir !
 
  Com seu medo e tristeza,...
  Sorria, ... e talvez amanhã...
  Você descobrirá que a vida ainda vale a pena,...
  Se você apenas sorrir !

  Ilumine sua face com alegria,...
  Esconda todo rastro de tristeza,...
  Embora uma lágrima possa estar tão próxima,...
  Este é o momento que você tem que continuar tentando !.

  Sorria,... pra que serve o choro?
  Você descobrirá que a vida ainda vale a pena,...
  Se você apenas sorrir ! "
 

A VIAGEM DE " LUI MONGO " - O PALHAÇO DA "FAMILIA FLAMINI"

Manoel era um jovem argentino de aproximadamente 25 anos e tinha grandes habilidades em artes cênicas, além de ser cantor, poeta, mágico ilusionista e compositor. Era o homem das várias artes !.

Adorava conhecer e conversar com as pessoas. Não havia quem não ficasse sorrindo o tempo todo enquanto conversava com Manoel.

Um dia reuniu seus amigos e decidiu com eles formar um grupo - ao qual passaram a chamar "FAMILIA FLAMINI", pois eram muito unidos e todos tinham habilidades parecidas. A partir desse dia, Manoel que era tratado pelos amigos como "Lui", passou a ser chamado de "LUI MONGO" .

Faziam parte da Familia Flamini, o seu irmão sanguineo de nome VERSO e também seus irmãos de jornada, DEMIAN e MARIANO.

Resolveram viajar para as pequenas cidades de países vizinhos da América do Sul, tais como Chile, Colombia, Bolivia, etc., ... com sonhos em percorrerem por todos os demais das Américas e, quem sabe, outros continentes. O espírito AVENTUREIRO dos amigos era uma grande motivação para conquistarem o mundo através de suas apresentações amadoras que apenas objetivavam levar a alegria, o sorriso, a solidariedade e a amizade entre os irmãos dos vários países - nada mais do que "jovens entusiastas" !

Lui Mongo admirava as histórias de aventuras de El Cid, Don Quixote, Sancho Pança, de tantos outros heróis que sempre lutavam pela paz e alegria entre os homens... mas, em especial, ... Lui amava tudo que Charles Chaplin havia feito e deixado para o mundo e, incontáveis e incansáveis vezes ele assistia os filmes de Chaplin ou lia tudo que dizia respeito a aquele Grande Homem.

Era conhecido entre amigos e familiares, como Saltinbanquista, Chaplinero, Bicicletómano, Acrobata, Anarquista, Romântico Sonhador, Mágico Ilusionista, Palhaço dos Sonhos, entre tantas outras qualidades.

Em suas viagens, a Familia Flamini ia de bicicleta pois, Lui - o lider do grupo, dizia:

" O mundo deve andar de bicicletas, pois assim aproveitamos as paisagens e sentimos o frescor do vento tocar nossos rostos... !"



Por onde passavam todas as pessoas riam muito vendo aqueles quatro palhaços pedalando, levando tantas coisas em suas bicicletas para montarem seus cenários.
.
-  "Aqueles palhaços, pareciam palhaços !"

E não havia quem não parasse para admirar a passagem dos quatro amigos, pedalando, sorrindo, seguindo sempre fortes e firmes em busca da alegria, da felicidade... pedalando... pedalando...

Uma noite, muito fria, dormindo na mata, Lui estava muito sensível olhando o firmamento, tentando ouvir o silêncio da mata, algum ruído de pequeno animal, sentindo o frio tocando seu rosto.... Então começou a compor um poema. Estava com saudade e queria rever sua familia que havia deixado na Argentina há quase cinco anos.

Preparavam-se para o regresso ao lar...

Não se sabe porque, ... Lui parou de sonhar !...

Ele sonhava voltar para casa e rever sua família. Ele sonhava continuar seguindo pelas estradas, pedalando, levando a amizade, o sorriso a todas as pessoas humildes que encontrava pelo caminho... Ele queria ser como Charles Chaplin e abraçar o mundo todo...

Voltando da Colombia, pedalando, com destino a Argentina, quando estava chegando na Bolivia, em uma pequena curva da estrada por entre a mata, Lui parou de sonhar ! Foi atropelado por um ônibus que não conseguiu evitar aquela tragédia. As pessoas correram para tentar salvá-lo.... Ele estava ali caído ao chão, silencioso, olhando tudo a sua volta, sem expressar qualquer dor... Olhou sorrindo para Verso, o seu irmão:

- Verso, ... naquela noite que fazia tanto frio, eu recebi uma Luz que me disse para escrever esse poema. Siga com a Familia Flamini,... siga com Deus e leve a todos os cantos desse mundo a mensagem de alegria, de amor, de paz da Grande Familia Flamini !

Verso, abraçou seu irmão silenciosamente sem nada falar. Todos os presentes, consternados, também em silêncio iniciaram uma oração...

Lui despediu-se do mundo com um sorriso timido nos lábios, ingênuo, inocente e seu espirito foi levitando serenamente até Deus !

Verso tomou o poema em suas mãos e começou a ler aos presentes, emocionado entre lágrimas e sorrisos !

" mira como se nos va la vida, ...
   mira un buen rato que su dia termina,...
   y vuelve a empezar,...
   cada dia una vida nueva !

   mira,... volar esa hermosa mariposa,...
   volar por un dia no es una gran cosa,..
   para ella es una eternidad,...
   un dia es una vida entera !

   atento que la muerte esta a la vuelta de la esquina,...
    firme que la vida es ahora ,...
    y hay que aprovechar,...
   a vivir con intensidad !

   cada dia es una vuelta de pagina,...
   del libro de tu vida,...
   llenalo de paz,...
   de palabras magicas !

   mira,... no podemos evitar los procesos naturales,...
   de la infancia y la vejes , ...
   inquebranmtable !
   la felicidad no esta,...

   en las cosas de afuera,...
   mirarse a uno mismo,...
   para caminar,...
   y vivir con tranquilidad ! ".
  
Nesse mundo em que vivemos há muitos Anjos que nos acompanham, travestidos de pessoas comuns, simples, humildes ... e nos convidam sempre a seguir um caminho de paz, de alegria, do Bem. Nem sempre conseguimos perceber suas presenças e, às vezes, quando percebemos ...

Lui, foi um dos Anjos que Deus enviou para plantar a amizade e alegria entre tantos que puderam ter a felicidade de conhecê-lo e sentir a sua luz ... Ele estava sempre sorrindo... e voltou sorrindo para o Céu !

Seus amigos, também Anjos Mensageiros de Deus, disfarçados como 0s Palhaços - DEMIAN, VERSO e MARIANO, continuam levando alegria e esperança às pessoas mais simples, independente de cor, de raça, de credo ou quaisquer outras coisas, dos lugares mais distantes, sem nada pedirem a si próprios ... mas, tão somente, com o sentimento de boa vontade e muito amor para transformar uma parte do mundo em um eterno " SMILE " !

Saudemos o Lui, chorando com muita alegria ! Pois, como Palhaços que somos, o melhor presente é ver a platéia "Chorar de tanto Rir !"

Raul Neves Abreu
29/12/2009  20:37

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Contando Estrelas !





... Não posso acreditar: estou aqui sozinho contando estrelas !

São quase três horas da madrugada,... está frio e não sinto nada. O sereno começa a molhar toda a vegetação... percebo que meu paletó está gelado, mas não sinto frio,... e estou só olhando o firmamento...

Não há nuvens ! São quase três horas da madrugada e nem posso acreditar,... estou contando estrelas ! Você pode acreditar nisso ? Estou contando estrelas... !

Não há nada novo por aqui. Lá dentro estão tocando músicas românticas e todos estão dançando,... Mas você não veio e não pude mais ficar lá. Porisso estou aqui sozinho,... com o coração acelerado,... contando estrelas...!

Nunca pensei que chegasse a isso,... Mas estou aqui sozinho dançando e cantando com os olhos voltados para o céu, procurando você.

... Ah ! Que desejo incrível que estivesse agora aqui comigo !

Se alguém me visse aqui fora nesse sereno, ... Tudo está escuro sob a luz das estrelas e eu aqui... sozinho,.. sonhando que estou dançando com você,... Não sei o que iriam pensar, mas certamente saberiam.

Sabe o que mais gosto em você ? Adoro o seu sorriso, o seu olhar, os seus cabelos tão macios, as suas mãos tão suaves, a sua voz parece uma canção de ninar, o seu jeitinho de andar, a sua timidêz, dançar abraçadinho com você,... Eu gosto de você !. É tudo em você que faz meu coração pulsar feliz... !

Vem aqui e fica comigo ! Abrace-me carinhosamente, olhando em meus olhos e sintamos nossa respiração face a face. Vem aqui, vem... ! Estou sozinho, ... precisando tanto de você !

Olhe aquela linda estrela,... é a nossa ! Já fiz um desejo que é todo sobre você, ... É um desejo de tocar e sentir os seus lábios, ... e ficar a noite inteira fazendo amor com você !.

Aqui não há nada, ... só o sereno, a luz das estrelas, a música lá longe, ... e o chão todo florido com grama molhada !. Mas,... o que precisamos mais ? Não precisamos de mais nada,... só eu e você !.

Vem aqui e fica comigo ! Vamos dançar ! ... Só nós dois, ... a música, ... o sereno ...  e as estrelas iluminando o nosso amor !

Vem,... !


.
.
Raul Neves Abreu
02 / 08 / 2010

sexta-feira, 14 de junho de 2013

REMÉDIOS PARA ENJÔO DE ESTÔMAGO E PRISÃO DE VENTRE


.
ENJÔO DE ESTÔMAGO: - Certas vezes, por questões alimentares, emocionais, psicológicas ou outras, somos acometidos de sensações desagradáveis tais como Enjôo de estômago - aquela vontade urgente de vomitar, desconfortos estomacais com prisão ou intestino solto, ou outras...
.
Pode-se dizer que a náusea, aquela famosa vontade de vomitar, é uma DEFESA do organismo já que é a preparação para o vômito e, por consequente, a EXPULSÃO DO QUE está causando tais desconfortos ao organismo mas, em particular, ao CÉREBRO.
.
PRISÃO DE VENTRE ou INTESTINO PRESO: - São os nomes populares pelos quais é conhecida a CONSTIPAÇÃO ou OBSTIPAÇÃO INTESTINAL , um distúrbio comum caracterizado pela dificuldade persistente de evacuar.
.
AMBAS situações acima, podem ocorrer por hábitos desregrados de alimentação, comportamentos ou deficiências orgânicas que podem ser diagnosticadas e tratadas pelas áreas específicas da medicina.
.
Mas, ... desde que conhecidas tais causas, seus tratamentos podem ser amenizados (financeiramente) através de um simples DVD que, assistindo-os, seguramente, quando os sintomas ocorrerem (ou não) ... reações imediatas de EXPULSÃO DAS CAUSAS DE MAL- ESTAR ocorrerão a você e, inclusive, às pessoas normais que estiverem à sua volta também assistindo.
.
Sente-se, acomode-se e prepare-se...
.

.
.
.

.
.
.
.
... aguardem que tem mais...

.
.
.
Raul Neves de Abreu
14 / junho / 2013

sábado, 11 de maio de 2013

FALAM MAL DAS LOIRAS,.... MAS TODAS QUEREM SER LOIRAS !

( Essa sim que é Loira. Parece uma Princesa que veio do Céu, do Paraíso. Não sei quem ela é ... Mas é a mulher mais linda que eu já vi (na internet) ... Se ela me quiser,... Hum,... vamos povoar esse mundo de lindos loirinhos. Eu sou loiro também  ! )

Você que está lendo aqui sobre esse tema,... vai pensando um pouquinho aí... Se quiser, pode mandar sugestões pra incluir no texto. Se você não é loira, ... tudo bem. Pode falar mal das loiras que eu não vou dar a mínima porque eu sei que ELAS SÃO LINDAS, MARAVILHOSAS, CHEIROSAS, DELICIOSAS, INTELIGENTES, PODEROSAS,... Ah... como é bom ter uma loira em nossas vidas !

Amanhã, dia 03 de Maio de 2010 eu vou contar umas coisas sobre as loiras e você, se não é loira (ainda) vai sair correndo para o salão de belezas e dizer para o seu cabeleireiro:  " Aí, lindão, me deixa logo uma loira de parar o trânsito que eu quero é brilhar ! "...

Só pra você não ficar com muita inveja, vou mostrar logo abaixo umas fotos de loiras... Se eu disser já que elas são mais românticas, mais sensuais, deliciosamente cheirosas, de olhar penetrante e hipnotizador, de mãos delicadas, de sorriso do paraíso, que beijam mais gostoso e fazem amor como só num sonho...

Bem,.. fique ai pensando e morrendo de inveja, porque " falam mal das loiras, mas todas querem ser loiras... por que será ?"



.... que loira, hein ????.........




... que loira, hein ???




Que morena.... será que vai tingir pra ter sucesso ?




... Pronto !: -  Olha ela aí,.... Hebe Camargo ... " a loira mais famosa do Brasil ! "




Sou ou não sou linda quando fico loira ? (Angelina Jolie)

Uau !!! Que loira ... !



Au..au ! ... Sou Loureal, porisso...




au..au... Como é bom ser loira ! Na próxima foto serei mais loira que a Xuxa.


Eu ainda vou ser loira,... olha a próxima foto ... !




Fala verdade : não sou linda assim LOIRA ?


... mas,... por falar em loiras.... tem umas figuras por aí...

Aiiiii... um dia eu ainda vou ser loira ... ! E vou conquistar o Congresso Nacional !



Não falei ? Ui... já sou Loira... De putada loira... ! Vou abafar !


Não nasci loira, ... agora sou loira ... mas sou macho ! (uso Rexona !)


Eu sou a Madonna,... nasci assim... mas....


Fala verdade: Sou ou não sou uma LOIRA bem gostosa ? Uau... como é bom ser Loira !

Caros amigos e amigas, estive aqui pensando o que falar das Loiras. Mas, falar o que ? Nem precisa, né ? É só olhar e sentir.... o perfume, a delicadeza, a beleza,...

Dizem que quando Deus inventou a mulher, quero dizer, a Loira, ele inventou logo o Perfumista pois a loira tem, NATURALMENTE, um perfume tão maravilhoso que tiveram que embalar um pouco do ar que a Loira inspira e expira e colocar nos famosos frascos franceses que estão por aí nas Perfumarias só pra deixar todas as mulheres do mundo com aquele aroma divino:  O CHEIRO DA LOIRA ! (mas também pintaram uns trambiqueiros que embalaram perfume de gambá... e tem gente que usa pensando que vai se transformar... dá uma olhadinha aí na próxima foto da coitada que foi enganada... !)



... " aquele sacoleiro paraguayo me enganou: Nem esbelta, nem bela e nem fiquei loira...buáááá..."





... Oh meu ! Pára de palhaçada aí e bota Loira Bonita senão te dou uma bengalada !


Bem, já que o Charles aí acima tão gentilmente sugeriu,... só pra QUASE TERMINAR, eu adoro as morenas, as ruivas, as asiáticas, as afro e euro-descendentes,... mas,... Loira Original... é o "néctar dos Deuses !".

Olha as fotos aí, com uma toalha, e pode ficar "babando" à vontade:













- o -

Ah... agora é pra valer: vou terminar com uma prova que até com Peruca Loira se faz mais sucesso !
E deu LOIRA no Concurso Internacional de Miss Drag Queen !

... Olha aí galera:  O mundo é mesmo das Loiras... !!! Vejam minha foto logo abaixo, porque eu  também vou virar uma " LOIREAL "...




.
.
-  F I M  -
.

Raul Neves de Abreu
02 / 05 / 2010  12:56

sexta-feira, 10 de maio de 2013

O MELHOR VENENO PARA MATAR ALGUÉM !



Matar alguém, não significa obrigatória ou necessariamente tirar-lhe a vida com elementos que cessam a sua respiração e que o destinem a vida em outro plano. Pode até ser nesse mesmo plano, mas, estupidamente “morto” para a vida “

Alguns preferem as armas tradicionais, como armas de fogo, armas cortantes, poções em doses determinadas como o cianureto, a estricnina, a toxina diftérica, outras toxinas em doses nanogramicas, a cicuta, o curare, o cianeto,... etc., ou até mesmo uma boa pancada na cabeça, e tantas outras formas que são divulgadas diariamente por aí...

Mas, quem assim tem a vida retirada, não sofre tanto. Talvez alguns segundos e sabe-se lá o que existe do “outro lado” da vida ?. Há quem diga e afirme que “o outro lado” é “outra vida”, sem medos, sem preocupações, mas tão somente com atividades para burilar o espírito e aliviar todas as dores da alma.

O Ser inteligente, não precisa de tantas maneiras tão violentas e de conseqüências desastrosas a si mesmo.

Basta apenas a utilização de alguns neurônios, como já diziam grandes pensadores da humanidade e também os atuais, de todas as classes, que se utilizam sem preocupações, sem remorsos, sem qualquer sentimento do sentimento alheio:

Matar alguém de verdade, basta apenas O DESPREZO e a INDIFERENÇA !
Vejamos o que Grandes Pensadores afirmavam:

“ O silêncio é a mais perfeita expressão do Desprezo ! “ (Bernard Shaw)
“ Um pouco de Desprezo, economiza bastante Ódio ! “ (Jules Renard)
“ O desprezo é a forma mais sutil da vingança “ (Baltasar Gracián y Morales)
“ O desprezo é uma pílula amarga. que se pode engolir, mas que não se pode mastigar sem fazer caretas “ (Jean Molière)
“ A indulgência é a forma mais polida de desprezar alguém “ (Mario Quintana)
“ Muitos conseguem suportar as adversidades, mas poucos toleram o desprezo” (Marquês de Maricá)
“ Desprezo é um intenso sentimento de desrespeito e antipatia. É semelhante ao ódio, mas implica em um sentimento de superioridade  A pessoa desprezada é considerada indigna e à ela, sente-se apenas o desprezo e a amargura “  ( Willian Shakespeare).

“ O oposto do amor, não é o ódio, mas sim a INDIFERENÇA “ (Érico Veríssimo).
“ A indiferença é a maneira mais polida de desprezar alguém “ (Mario Quintana)
“ O que me assusta não são as ações e os gritos das pessoas más, mas sim a INDIFERENÇA e o SILÊNCIO das pessoas boas !” (Martin Luther King)

-    o    -

“ ONDE ESTÁ A FELICIDADE ? No amor ou na Indiferença ? Na obediência ou no poder ? Na investigação ou na Fé ? Na celebridade ou no Esquecimento ? Na nudez ou na Prosperidade ? Na ambição ou no Sacrifício ? ... A meu ver, a Felicidade está na doçura do bem, distribuído sem idéia de remuneração. Ou, por outra, sob uma fórmula mais precisa, a nossa Felicidade consiste no sentimento da Felicidade Alheia, generosamente criada por um ato nosso !”  ( Ruy Barbosa)

Cada pessoa sabe qual a melhor forma de matar alguém ! Basta apenas estar segura de sua Dignidade e Amor ao Próximo, e se esse é o caminho que leva até Deus !


... " Nem tudo vale a pena,... mesmo quando a alma é ou não é pequena ! "

Raul Neves Abreu
27 / 09 / 2010

quinta-feira, 9 de maio de 2013

A PSIQUIATRA


crédito da foto:  Google
(Vincent van Gogh, que sofria de depressão, pintou esse quadro em 1890, emblematizando o desespero e falta de esperança sentida na depressão)


INTRODUÇÃO:  (fonte: Google)
A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer " ARTE DE CURAR A ALMA "

Psiquiatria é uma especialidade da  Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicólogicas severas. São exemplos: a  DEPRESSÃO, o TRANSTORNO BIPOLAR, a ESQUIZOFRENIA, a DEMÊNCIA e os TRANSTORNOS DE ANSIEDADE.

A meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico

Aparentemente, a Psiquiatria originou-se no  século V (5º) A.C. (antes de Cristo), enquanto que os primeiros hospitais para doentes mentais foram criados na Idade Média. Durante o século XVII (17) a Psiquiatria evoluiu como campo médico e as instituições para doentes mentais passaram a utilizar tratamentos mais elaborados e humanos. No  século XIX (19) houve um aumento importante no número de pacientes. No século XX (20) houve o renascimento do entendimento biológico das doenças mentais, introdução de classificações para os transtornos e medicamentos psiquiátricos.


-    o    -
Dona Márcia e a Psiquiatra:

Dona Márcia foi casada com o Senhor Roberto durante 17 anos...

Roberto, que era um empresário bem sucedido, faleceu de uma doença grave e inesperada quando eles passavam período de férias no litoral. Nessa ocasião, ela contava com 39 anos e ele com 42 anos e seus quatro filhos com as idades de 10 (o mais novo) e 15 anos (o mais velho).

Desesperada com os acontecimentos ela teve que assumir os compromissos empresariais da família sem ter tido nenhuma experiência profissional anterior. Consequentemente os negócios caminharam cada dia mais em situação muito ruim, avolumando dívidas, até que após 3 anos de lutas a empresa teve que ser desativada.

Não foi nada fácil para ela suportar tantas perdas e ainda ter que manter a estrutura da família tanto no aspecto material quanto nos emocionais e de formação dos filhos.

Começou uma vida dura de caminhadas até os consultórios e tratamentos... DEPRESSÃO !

Os medicamentos Psicofármacos Antidepressivos e/ou Ansiolíticos são recomendados para os tratamentos de combate à Depressão, Ansiedade, Fobias, Sintomas Obsessivos, Crises de Pânico, ...

Porém,... como o "EFEITO COBERTOR" (cobrir a cabeça e descobrir os pés)... a utilização de tais medicamentos pode provocar EFEITOS COLATERAIS totalmente indesejáveis aos pacientes que se não forem adequadamente acompanhados/orientados e não estiverem conscientes dos mesmos, passam a sofrer AINDA MAIS o processo depressivo.

Como EFEITOS COLATERAIS dos medicamentos, podem ser citados (fonte google) :

> Inibição do Desejo Sexual (mais significativa nas mulheres);
> Prisão de ventre;
> Dores de cabeça:
> Tonteiras:
> Zumbidos:
> Queda de pressão arterial;
> Secura da boca;
> Esquecimento;
> Fadiga;
> Aumento do apetite com consequente aumento de peso;
> Perda do Apetite;
> Visão embaçada;
> Outros..

SEROTONINA

Em geral pessoas deprimidas apresentam baixos níveis de Serotonina.

A Serotonina é um NEUROTRANSMISSOSR, ou seja, uma MOLÉCULA envolvida na comunicação entre neurônios, fundamental para a Percepção e Avaliação do meio e para a Capacidade e Resposta aos Estímulos Ambientais.

A Serotonina parece ter funções diversas, como o controle da LIBERAÇÃO de alguns hormônios e a REGULAÇÃO do Ritmo Circadiano do sono e do apetite.

... Ritmo Circadiano ou Ciclo Circadiano - designa o período de aproximadamente um dia (24 horas) sobre o qual se baseia o Ciclo Biológio do corpo humano e de qualquer outro ser vivo, infuenciado pela Luz Solar.
... O Ritmo Circadiano regula todos os ritmos materiais e psicológicos do corpo humano com influência sobre, por exemplo, a Digestão ou o estado de Vigília, passando pelo crescimento e pela renovação das células, assim como a subida ou descida da temperatura.

Em geral, as pessoas DEPRIMIDAS, têm níveis baixos de serotonina no sistema nervoso central e, portanto, devem ser tratadas com a administração de Inibidores de Recaptação da Serotonina pelos neurônios, com os medicamentos específicos, resultando em maior disponibilidade deste neurotransmissor na fenda sináptica.

Por outro lado, é sabido que um certo número de Alimentos, tais como a Banana, Tomate, Chocolates e Vinho, são RICOS no TRIPTOFANO que é precursor da Serotonina sem o qual não é possível sintetizar serotonina suficiente.

Fugindo um pouco do tema, apenas para ilustrar,... contam que um Advogado ao ser contatado por um futuro cliente que tinha um grande problema para ser defendido pelo profissional, respirou fundo, levantou a cabeça, bateu no peito e olhando sorridentemente ao cliente respondeu:

- Fique tranquilo, meu caro cliente:  Esta causa está ganha !

Também para ilustrar, um dia um policial referiu-se à forma em que prisioneiros eram mantidos em harmonia:

- Nós fornecemos as drogas para eles e, drogados, eles não criam nenhum problema !

Ouve-se também dizer que na relação entre alguns "profissionais" e clientes há a distinção entre o quê é bom para o profissional e o quê não é bom para o profissional, tal como:

- paciente "dopado" não cria problema !

Dona Márcia durante 20 anos esteve tratando sua depressão com as medicações "apropriadas" (???) sofrendo todos os efeitos colaterais, consolando-se na fumaça de seus maços de cigarros e em seus ansiolíticos...

Certo dia conheceu um homem, também viúvo, com quem passou a ter um interesse em refazer sua vida...

Contaram, cada um ao outro, tudo que havia se passado em suas vidas e decidiram enfrentar juntos todas as dificuldades e, também, aproveitar todas as oportunidades para desfrutrarem os momentos alegres que pudessem encontrar.

Certo dia foram ao consultório. A consulta estava marcada para as 10 horas da manhã mas,... como sempre, a doutora estava atrasada mais de 1 hora e chegava toda apressada, nervosa, descabelada, cheia de razão...

Dona Márcia virou-se para seu companheiro tentando justificar:
- Ah,... ela é sempre assim. Faz uns 20 anos que venho aqui. Ela sempre atrasa mas é boazinha...
- Mas isso não é possível... Como pode uma doutora estar sempre atrasada em uma área como essa ?
- Ah,... não fale nada. Ela é assim mesmo... Deve ter seus problemas...
- Mas,... pelo menos ela deveria dar mais atenção... Pelo jeito ela só dá a receita do remédio...
- Bem,... é que ela já me conhece faz tempo... Eu só preciso do remédio pra dormir...
- Mas por quê você não conversa com ela ? Será que isso está resolvendo ? Será que não há outras formas ?
- Ah,... por favor... não crie problemas.... Eu só preciso do remédio... Você não sabe o que é depressão !

Dona Márcia esperou por duas horas até ser atendida e não ficou mais que dois minutos no consultório da doutora,... "tempo suficiente" para "ser analisada" e receber a receita da medicação costumeira...

Os dias se seguiram e os dois começaram a ter desentendimentos sobre o tratamento que Márcia estava seguindo, sugerindo consulta em outro profissional. Mas,... Dona Márcia já estava muito cansada de tudo que havia acontecido em sua vida e já não mais se interessava em recomeçar tratamentos. Então, José, procurou a médica para tentar esclarecer a situação visto que Márcia todos os dias drogava-se com aqueles medicamentos e não demonstrava vontade para coisa alguma senão apenas dormir durante todo o dia...

Chegando até o consultório, após apresentar-se à secretária da doutora como o "marido" de Márcia e pedindo alguns minutos para conversar sobre os tratamentos e, em especial, sobre um determinado medicamento que Marcia estaria se utilizando de forma não recomendada pela doutora,... recebeu como resposta que a doutora não tinha agenda disponível e que somente atenderia quando se marcasse uma consulta na companhia da paciente.

Frustrado, decepcionado, José foi embora e comentou o ocorrido com Márcia que reprovou aquela iniciativa. José, então, comentou com os filhos de Márcia na esperança que esses pudessem ter interesse em ajudar a mãe para um tratamento onde pudessem acompanhar os resultados... Em vão, pois os filhos já haviam sofrido muito com a situação.

Passado um mês, nova consulta foi marcada.  No dia da consulta, havia falecido uma tia de Márcia e o enterro aconteceria às 14 horas.  A doutora, como sempre, estava atrasada.

No consultório, Márcia comunicou à secretária da doutora que precisaria ser atendida no horário devido ao falecimento da tia e, já que a consulta seria apenas a "entrega" de uma receita de remédio, Márcia pediu para que a doutora desse prioridade atendendo-a, embora com atraso do horário agendado.

Recebeu como resposta da secretária, após consulta à doutora, que não se sensibilizou com a situação, que ela teria que esperar a sua vez e que ainda havia cerca de quatro pacientes na sua frente... Assim, Márcia informou que não poderia esperar devido ao enterro da tia, ao que a secretária respondeu que então deveria marcar uma nova consulta para outro dia. Insistindo no assunto, Márcia disse que havia acabado seu remédio e que então a doutora deixasse a receita que ela pegaria mais tarde...

Enquanto estava no cemitério, Márcia recebeu ligação da secretária dizendo que a doutora não poderia dar receita sem a examinar ... e que a consulta seria então marcada para dois dias após e que a paciente deveria chegar a uma determinada hora do dia e que deveria esperar até uma disponibilidade de atendimento.

Assim foi feito:  Márcia esperou cerca de 2 horas para ser atendida em uma consulta que durou cerca de 3 minutos, tempo necessário apenas para preencher as receitas dos remédios, não sendo possível a presença de seu marido José... Lamentável !

A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer " ARTE DE CURAR A ALMA "

> ÉTICA - é o nome geralmente dado ao ramo da FILOSOFIA dedicado aos assuntos morais. Deriva-se do grego e significa " Aquilo que pertence ao caráter ".

Márcia, apática e sem alegria, continua tomando seus remédios apesar da insistência contrária de José... porém ele ainda acredita que vai encontrar alguém que ajude a mudar alguma coisa... "aliviando o sofrimento e proporcionando o bem-estar físico e psíquico de sua amada ! "

Raul de Abreu
01 / 09 / 2011