quinta-feira, 9 de maio de 2013

A PSIQUIATRA


crédito da foto:  Google
(Vincent van Gogh, que sofria de depressão, pintou esse quadro em 1890, emblematizando o desespero e falta de esperança sentida na depressão)


INTRODUÇÃO:  (fonte: Google)
A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer " ARTE DE CURAR A ALMA "

Psiquiatria é uma especialidade da  Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicólogicas severas. São exemplos: a  DEPRESSÃO, o TRANSTORNO BIPOLAR, a ESQUIZOFRENIA, a DEMÊNCIA e os TRANSTORNOS DE ANSIEDADE.

A meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico

Aparentemente, a Psiquiatria originou-se no  século V (5º) A.C. (antes de Cristo), enquanto que os primeiros hospitais para doentes mentais foram criados na Idade Média. Durante o século XVII (17) a Psiquiatria evoluiu como campo médico e as instituições para doentes mentais passaram a utilizar tratamentos mais elaborados e humanos. No  século XIX (19) houve um aumento importante no número de pacientes. No século XX (20) houve o renascimento do entendimento biológico das doenças mentais, introdução de classificações para os transtornos e medicamentos psiquiátricos.


-    o    -
Dona Márcia e a Psiquiatra:

Dona Márcia foi casada com o Senhor Roberto durante 17 anos...

Roberto, que era um empresário bem sucedido, faleceu de uma doença grave e inesperada quando eles passavam período de férias no litoral. Nessa ocasião, ela contava com 39 anos e ele com 42 anos e seus quatro filhos com as idades de 10 (o mais novo) e 15 anos (o mais velho).

Desesperada com os acontecimentos ela teve que assumir os compromissos empresariais da família sem ter tido nenhuma experiência profissional anterior. Consequentemente os negócios caminharam cada dia mais em situação muito ruim, avolumando dívidas, até que após 3 anos de lutas a empresa teve que ser desativada.

Não foi nada fácil para ela suportar tantas perdas e ainda ter que manter a estrutura da família tanto no aspecto material quanto nos emocionais e de formação dos filhos.

Começou uma vida dura de caminhadas até os consultórios e tratamentos... DEPRESSÃO !

Os medicamentos Psicofármacos Antidepressivos e/ou Ansiolíticos são recomendados para os tratamentos de combate à Depressão, Ansiedade, Fobias, Sintomas Obsessivos, Crises de Pânico, ...

Porém,... como o "EFEITO COBERTOR" (cobrir a cabeça e descobrir os pés)... a utilização de tais medicamentos pode provocar EFEITOS COLATERAIS totalmente indesejáveis aos pacientes que se não forem adequadamente acompanhados/orientados e não estiverem conscientes dos mesmos, passam a sofrer AINDA MAIS o processo depressivo.

Como EFEITOS COLATERAIS dos medicamentos, podem ser citados (fonte google) :

> Inibição do Desejo Sexual (mais significativa nas mulheres);
> Prisão de ventre;
> Dores de cabeça:
> Tonteiras:
> Zumbidos:
> Queda de pressão arterial;
> Secura da boca;
> Esquecimento;
> Fadiga;
> Aumento do apetite com consequente aumento de peso;
> Perda do Apetite;
> Visão embaçada;
> Outros..

SEROTONINA

Em geral pessoas deprimidas apresentam baixos níveis de Serotonina.

A Serotonina é um NEUROTRANSMISSOSR, ou seja, uma MOLÉCULA envolvida na comunicação entre neurônios, fundamental para a Percepção e Avaliação do meio e para a Capacidade e Resposta aos Estímulos Ambientais.

A Serotonina parece ter funções diversas, como o controle da LIBERAÇÃO de alguns hormônios e a REGULAÇÃO do Ritmo Circadiano do sono e do apetite.

... Ritmo Circadiano ou Ciclo Circadiano - designa o período de aproximadamente um dia (24 horas) sobre o qual se baseia o Ciclo Biológio do corpo humano e de qualquer outro ser vivo, infuenciado pela Luz Solar.
... O Ritmo Circadiano regula todos os ritmos materiais e psicológicos do corpo humano com influência sobre, por exemplo, a Digestão ou o estado de Vigília, passando pelo crescimento e pela renovação das células, assim como a subida ou descida da temperatura.

Em geral, as pessoas DEPRIMIDAS, têm níveis baixos de serotonina no sistema nervoso central e, portanto, devem ser tratadas com a administração de Inibidores de Recaptação da Serotonina pelos neurônios, com os medicamentos específicos, resultando em maior disponibilidade deste neurotransmissor na fenda sináptica.

Por outro lado, é sabido que um certo número de Alimentos, tais como a Banana, Tomate, Chocolates e Vinho, são RICOS no TRIPTOFANO que é precursor da Serotonina sem o qual não é possível sintetizar serotonina suficiente.

Fugindo um pouco do tema, apenas para ilustrar,... contam que um Advogado ao ser contatado por um futuro cliente que tinha um grande problema para ser defendido pelo profissional, respirou fundo, levantou a cabeça, bateu no peito e olhando sorridentemente ao cliente respondeu:

- Fique tranquilo, meu caro cliente:  Esta causa está ganha !

Também para ilustrar, um dia um policial referiu-se à forma em que prisioneiros eram mantidos em harmonia:

- Nós fornecemos as drogas para eles e, drogados, eles não criam nenhum problema !

Ouve-se também dizer que na relação entre alguns "profissionais" e clientes há a distinção entre o quê é bom para o profissional e o quê não é bom para o profissional, tal como:

- paciente "dopado" não cria problema !

Dona Márcia durante 20 anos esteve tratando sua depressão com as medicações "apropriadas" (???) sofrendo todos os efeitos colaterais, consolando-se na fumaça de seus maços de cigarros e em seus ansiolíticos...

Certo dia conheceu um homem, também viúvo, com quem passou a ter um interesse em refazer sua vida...

Contaram, cada um ao outro, tudo que havia se passado em suas vidas e decidiram enfrentar juntos todas as dificuldades e, também, aproveitar todas as oportunidades para desfrutrarem os momentos alegres que pudessem encontrar.

Certo dia foram ao consultório. A consulta estava marcada para as 10 horas da manhã mas,... como sempre, a doutora estava atrasada mais de 1 hora e chegava toda apressada, nervosa, descabelada, cheia de razão...

Dona Márcia virou-se para seu companheiro tentando justificar:
- Ah,... ela é sempre assim. Faz uns 20 anos que venho aqui. Ela sempre atrasa mas é boazinha...
- Mas isso não é possível... Como pode uma doutora estar sempre atrasada em uma área como essa ?
- Ah,... não fale nada. Ela é assim mesmo... Deve ter seus problemas...
- Mas,... pelo menos ela deveria dar mais atenção... Pelo jeito ela só dá a receita do remédio...
- Bem,... é que ela já me conhece faz tempo... Eu só preciso do remédio pra dormir...
- Mas por quê você não conversa com ela ? Será que isso está resolvendo ? Será que não há outras formas ?
- Ah,... por favor... não crie problemas.... Eu só preciso do remédio... Você não sabe o que é depressão !

Dona Márcia esperou por duas horas até ser atendida e não ficou mais que dois minutos no consultório da doutora,... "tempo suficiente" para "ser analisada" e receber a receita da medicação costumeira...

Os dias se seguiram e os dois começaram a ter desentendimentos sobre o tratamento que Márcia estava seguindo, sugerindo consulta em outro profissional. Mas,... Dona Márcia já estava muito cansada de tudo que havia acontecido em sua vida e já não mais se interessava em recomeçar tratamentos. Então, José, procurou a médica para tentar esclarecer a situação visto que Márcia todos os dias drogava-se com aqueles medicamentos e não demonstrava vontade para coisa alguma senão apenas dormir durante todo o dia...

Chegando até o consultório, após apresentar-se à secretária da doutora como o "marido" de Márcia e pedindo alguns minutos para conversar sobre os tratamentos e, em especial, sobre um determinado medicamento que Marcia estaria se utilizando de forma não recomendada pela doutora,... recebeu como resposta que a doutora não tinha agenda disponível e que somente atenderia quando se marcasse uma consulta na companhia da paciente.

Frustrado, decepcionado, José foi embora e comentou o ocorrido com Márcia que reprovou aquela iniciativa. José, então, comentou com os filhos de Márcia na esperança que esses pudessem ter interesse em ajudar a mãe para um tratamento onde pudessem acompanhar os resultados... Em vão, pois os filhos já haviam sofrido muito com a situação.

Passado um mês, nova consulta foi marcada.  No dia da consulta, havia falecido uma tia de Márcia e o enterro aconteceria às 14 horas.  A doutora, como sempre, estava atrasada.

No consultório, Márcia comunicou à secretária da doutora que precisaria ser atendida no horário devido ao falecimento da tia e, já que a consulta seria apenas a "entrega" de uma receita de remédio, Márcia pediu para que a doutora desse prioridade atendendo-a, embora com atraso do horário agendado.

Recebeu como resposta da secretária, após consulta à doutora, que não se sensibilizou com a situação, que ela teria que esperar a sua vez e que ainda havia cerca de quatro pacientes na sua frente... Assim, Márcia informou que não poderia esperar devido ao enterro da tia, ao que a secretária respondeu que então deveria marcar uma nova consulta para outro dia. Insistindo no assunto, Márcia disse que havia acabado seu remédio e que então a doutora deixasse a receita que ela pegaria mais tarde...

Enquanto estava no cemitério, Márcia recebeu ligação da secretária dizendo que a doutora não poderia dar receita sem a examinar ... e que a consulta seria então marcada para dois dias após e que a paciente deveria chegar a uma determinada hora do dia e que deveria esperar até uma disponibilidade de atendimento.

Assim foi feito:  Márcia esperou cerca de 2 horas para ser atendida em uma consulta que durou cerca de 3 minutos, tempo necessário apenas para preencher as receitas dos remédios, não sendo possível a presença de seu marido José... Lamentável !

A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer " ARTE DE CURAR A ALMA "

> ÉTICA - é o nome geralmente dado ao ramo da FILOSOFIA dedicado aos assuntos morais. Deriva-se do grego e significa " Aquilo que pertence ao caráter ".

Márcia, apática e sem alegria, continua tomando seus remédios apesar da insistência contrária de José... porém ele ainda acredita que vai encontrar alguém que ajude a mudar alguma coisa... "aliviando o sofrimento e proporcionando o bem-estar físico e psíquico de sua amada ! "

Raul de Abreu
01 / 09 / 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário