sexta-feira, 5 de abril de 2013

SE O OUVIDO DOER, O JEITO É BEBER... !



Há muitas diferenças, pelo menos no Brasil, entre os diferentes sistemas de ATENDIMENTO MÉDICO aos pacientes que vivem impacientes com seus problemas gerais, graves ou não, quando esses (pacientes impacientes) correm em busca urgente da atenção do DOUTOR – aquele ONIPOTENTE INQUESTIONÁVEL que prescreve a solução:
.
Isto posto, ou posto isso, para atender o coitado do paciente, há o Médico particular, o Associado à Cooperativa, o Prestador de Serviços Terceirizados, o Empregado do determinado Plano, o... o... e outros... !
.
Bem,... deixemos tais conceitos de lado e vamos direto ao assunto:
.
 
"A Marvada Pinga  -  Inezita  Barroso
.
UMA DÚVIDA MUITO IMPORTANTE: 
 “ JEJUAR COM  ABSTINÊNCIA OU SEGUIR O DUVIDOSO ? “
.
Há poucos meses atrás perdi parcialmente a audição do ouvido esquerdo, mas achei que fosse momentâneo e deixei passar.
.
O problema foi aumentando com os dias...
.
Preocupado, marquei uma consulta no meu Plano de Saúde.
.
PROBLEMA: Eles só poderiam me atender após 45 dias porque todos os médicos daquela especialidade estavam com suas agendas lotadas.
.
Minha surdez foi aumentando no ouvido esquerdo e já começou a complicar também o ouvido direito.
.
AI MEU DEUS: vou ficar totalmente surdo:-  estou totalmente "CEGO" do ouvido esquerdo e acho que vou ter que aprender o Braile (ou será a linguagem dos sinais ?), justo agora que já estou com quase 40 anos de idade e de olho numa gatinha !
.
Fico pensando:  - Se um dia desses “aquela gatinha” me chamar, dizendo alguma e se eu entender tudo errado e fizer a maior confusão, acabando por ficar sozinho “a pé e só na vontade” ??? ... QUERO MORRER !!!.
.
Só pra se ter uma idéia, ontem não consegui entender a ligação do meu chefe e fui ameaçado de ser dispensado do trabalho. Ele nem teve a menor consideração, apesar dos meus 15 anos de muito trabalho e dedicação na Empresa... INJUSTIÇA !
.
Então, preocupado agora com o emprego, corri logo para a EMERGÊNCIA DO MEU PLANO DE SAÚDE.
.
Fiquei lá um tempão esperando para ser atendido. Acho que mais de duas horas. Uma mulher, toda irritada, veio chamar minha atenção dizendo que eu já tinha sido chamado umas 3 ou 4 vezes, mas,.... Hei: eu estava meio surdo ! E o pior de tudo, é que aquela “sirigaita” com dedo em riste no meu nariz, dizia apontando o pessoal esperando: “ O Senhor está prejudicando os outros pacientes que estão na fila esperando...”
.
AI MEU DEUS ! QUERO MORRER (agora de vergonha) !
.
Quando chegou minha vez, fui atendido por uma Médica (nada simpática e mal humorada). Ela examinou meus ouvidos por quase UM MINUTO e então prescreveu o tratamento: Injeções e comprimidos, sendo antibióticos fortíssimos para controlar o que ELA dizia ser uma INFECÇÃO !
.
Meio sem jeito, tentei argumentar que eu não estava acostumado a tomar medicações “pesadas” e sim homeopáticas... Aí então é que a DANADA ficou mais antipática ainda...
.
Então, “lasquei” logo o verbo:  - “olha, dôtora, se é pra foder o meu fígado, prefiro logo é foder com a CACHAÇA porque, pelo menos, a “marvada” traz junto ALEGRIA e AMIZADES !
.
A "Fulana" então se empolgou mais ainda e, tomada por uma FORÇA MORAL, digna do Pastor Helder Dannemann Souza e Silva, disse que eu não tinha outro jeito: eu não poderia beber nada alcoólico durante uma semana e que tinha que tomar RELIGIOSAMENTE os remédios senão eu ficaria surdo IRREVERSIVELMENTE ! E mais: ela ainda chamou-me de IRRESPONSÁVEL, MAL EDUCADO e SEM-VERGONHA porque eu estava com uma DOENÇA INFECCIOSA que poderia contaminar muita gente e virar um PANDEMÔNIO (sei lá o que é isso)... Afiiiiiiii.... !
.
Irreversivelmente ? Irresponsável,... etc,... ? Aí eu assustei... ! 
.
Saí desesperado daquele lugar e fui correndo pra farmácia. Eu não acredito em médicos que não ouvem pacientes e que só fazem exames relâmpagos... mas o meu amigo Zé da Farmácia pode me ajudar porque ele ouve as pessoas... !
.
Cheguei logo na Farmácia e lá estava ele: Zé o meu Santo Amigo e companheirão das farras.  Ele logo, com aquele farto sorriso, levou-me à sala de procedimentos, examinou meus ouvidos e disse que ACHAVA que o problema era apenas CÊRA ACUMULADA nos ouvidos. Então ele fez uma limpeza e sugeriu que eu procurasse um médico, amigo dele...
.
Engraçado: imediatamente, após aquela limpeza, comecei a ouvir melhor... !
.
Então, para tirar a dúvida, fui logo naquele médico particular amigo do Zé.
.
O Doutor, muito  simpático e até torcedor do mesmo time de futebol, examinou cuidadosamente meus ouvidos, diferente do procedimento daquela outra médica, conversou bastante comigo, limpou meus ouvidos e disse:
.
- “ Pronto: você já está curado ! Era só CERA ACUMULADA em seus ouvidos. Limpe sempre com cuidado, conforme a instrução que vou passar e  você não precisará mais voltar aqui ! ”
- "Puxa vida, doutor: eu fiquei com muito medo que estava ficando surdo, que fosse mesmo uma doença infecciosa como disse a outra doutora...!"
- " Nada disso meu rapaz: você está ótimo. Você precisa é parar de ficar tão preocupado e relaxar mais... Sugiro sair com sua garota e,... sempre que aparecer alguma ansiedade como essa,... vai tomar umas cachaças que tudo passa... !"
- "Ah,... Cachaça ? Um Santo Remédio ! "

Fui embora do consultório muito aliviado, ... ufa ! Afinal, agora eu sei que O SENHOR DEUS GOSTA DE MIM pois imediatamente voltei a ouvir e não vou mais perder meu emprego !
.
Deixei de gastar um DINHEIRÃO com Injeções, Antibióticos e outros remédios desnecessários, mas infelizmente, fico aqui pensando em quanta gente simples fica lá se submetendo aos “profissionais” da qualidade daquela mulher... !
.
FINAL FELIZ: 
.
“ Na guerra entre o MAL DE JALECO contra o SANTO CACHACEIRO, o último sempre leva a melhor ! “
.
O Ministério da Saúde adverte:  Beba com moderação HOMEOPÁTICAMENTE somente uma dose após a outra,... !
.
Raul de Abreu
05 abril 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário