domingo, 22 de junho de 2014

FESTA JUNINA DE SÃO JOÃO



Originalmente, antes de Cristo, o evento era uma Festa PAGÃ que comemorava a chegada do SOLSTÍCIO de VERÃO no Hemisfério Norte e, da mesma forma, a chegada do SOLSTÍCIO DE INVERNO no Hemisfério Sul.
.
Resumindo, a palavra SOLSTÍCIO, significa a posição do Sol em relação a cada Hemisfério da Terra ( Norte ou Sul) em determinado período do ano com maior ou menor intensidade de luz solar. Assim, em Junho ocorre o SOLSTÍCIO DE VERÃO no Hemisfério Norte e o SOLSTÍCIO DE INVERNO no Hemisfério Sul. E, em Dezembro ocorre o contrário.
.
O termo " FESTA JUNINA" está associado a tradições de países cristãos europeus que prestam homenagem a SÃO JOÃO BATISTA, no dia 24 de Junho.

POR QUE ESSA FESTA EM JUNHO ?: - São João era um missionário cuja principal missão era BATIZAR as pessoas, ou seja PURIFICAR AS ALMAS para a SALVAÇÃO ETERNA, através da água por Imersão, Efusão ou Aspersão.
.
SÃO JOÃO BATISTA:-  Segundo relatos bíblicos, no Evangelho de Lucas, os pais do Profeta João eram ZACARIAS - um sacerdote judeu e ISABEL, também judia. Nesse tempo, o casal não tinha filhos e suas idades avançadas já não permitiam mais que pudessem ter filhos. Certo dia, ZACARIAS foi escolhido para oferecer incenso ao Altar Dourado no SANTO DOS SANTOS e então apareceu o Arcanjo GABRIEL que anunciou que Zacarias e Isabel iriam ter um filho e que a este filho deveriam dar o nome de JOÃO, pois tal nome tem o significado de "DEUS É PROPÍCIO".

Zacarias, com tal anunciação, ficou mudo e somente voltou a falar quando do nascimento de seu filho e, obedecendo o que o Arcanjo Gabriel lhe dissera sob o comando de Deus, anunciou a todos que o nome de seu filho seria JOÃO  e, a partir de então recebeu o "dom da profecia" prevendo o futuro de João.

Na Anunciação, quando o Arcanjo Gabriel apareceu para a Virgem Maria para informá-la que ela iria receber seu filho JESUS através do ESPÍRITO SANTO, ele também informou que sua prima Isabel também já estava há seis meses esperando a chegada de seu filho João - O PRECURSOR, que seria o primo do MESSIAS Jesus.

NASCIMENTO DE SÃO JOÃO: É reconhecido o dia 24 de Junho como a data de nascimento de João Batista. Alguns atribuem a 2 A.C. e outros até a 5 A.C. Tais diferenças são, contudo, discutíveis pois se o próprio Arcanjo anunciou à Virgem Maria que o "Messias" estava para nascer e que seu primo já estava no ventre de sua mãe Isabel há Seis meses....

A DATA 24 DE JUNHO:  Coincidentemente ou não, os PAGÃOS, festejavam nessa mesma data a chegada do SOLSTÍCIO DE VERÃO. Por outro lado, cristãos utilizaram-se de calendários Julianos e Gregorianos vinculando o Natal - 25 de Dezembro para definirem a data mais apropriada para o dia do nascimento de João. (não precisa entender isso, pois matemática, astrologia, numerologia e crenças são coisas complicadas mesmo). O que nos importa é quando VAMOS COMEMORAR A FESTA JUNINA DE SÃO JOÃO e por que das alegorias.

A FOGUEIRA DE SÃO JOÃO: - Atribui-se a acender uma fogueira no Dia de São João a um acordo firmado entre as primas ISABEL e a VIRGEM MARIA, para que quando nascesse JOÃO, fosse acendida uma fogueira sobre um monte de forma que isso fosse um AVISO que pudesse ser visto pela VIRGEM MARIA.  (naquela época só havia o "molecular" - o gajo que saía correndo pra avisar.... mas não havia ainda o fone celular).
.
.
Desta forma, tanto pelos motivos pagãos quanto pelos cristãos, no dia 24 de junho acendem-se fogueiras para celebrarem tanto o SOLSTÍCIO DE VERÃO, quanto a chegada de JOÃO BATISTA. 
.
Sob o ponto de vista religioso (principalmente os católicos, anglicanos e luteranos) a FOGUEIRA DE SÃO JOÃO - SIGNIFICA a lembrança da anunciação de seu nascimento e, principalmente, que Ele está presente purificando os participantes.
.
Observe-se que, já no Brasil, os índios "adoravam" seus deuses através de danças ao lado de fogueiras e, quando da chegada dos portugueses, aderiram imediatamente àquelas práticas e daí em diante... 
.
OS BALÕES E OS FOGOS DE ARTIFÍCIO: - Toda festa sempre tem uma preparação. Atualmente há profissionais especializados na decoração e em toda a organização, considerando principalmente toda a ATUAL TECNOLOGIA DISPONÍVEL.
.

No início das festividades cristãs ou pagãs, já haviam inventado tanto a fogueira quanto os balões e os fogos de artifícios (os chineses). Tais recursos eram utilizados  para chamar a atenção dos participantes e ACORDAR ou SAUDAR os "Santos" em foco das homenagens ou os "SANTOS" participantes (esses os comensais e/ou bebemensais).E,ainda, para afugentar os "maus espíritos" reinantes. Não vamos aqui mencionar Dionísio o Deus do Vinho por questões eclesiásticas (quem não sabe sobre Dionísio, estude sobre Baco).

O MASTRO DE SÃO JOÃO: -   Também conhecido como "MASTRO DOS SANTOS POPULARES" - São João (24 de Junho), Santo Antônio (13 de Junho) e São Pedro (29 de Junho) é uma alegoria cristã (católica, anglicana e luterana) que se pratica tanto no Brasil quanto em vários países da Europa. No topo do mastro são colocadas bandeirinhas com as fotos dos respectivos Santos.
.
.
A QUADRILHA: - Essa dança tem origem na França, de nome "quadrille" - uma contradança de salão formada por quatro pares, popularizada nos meios aristocráticos franceses no início do século 18 e trazida pelos portugueses ao Brasil no século 19 como sendo "a última moda em Paris".  
.
Grupo HIPERDIA - TAMBAÚ - Prof. Maicon R.Z. Oliveira
.
Mas, como o Brasil é o Brasil, a "quadrille" fundiu-se com outras danças pré-existentes modificando-se de QUATRO PARES para um número mais adequado de participantes, conforme os interesses dos mesmos e, naturalmente, abandonando os "típicos passos e ritmos franceses" para os tradicionais brasileiros da época e da atualidade. 

Tal dança, a quadrilha, foi muito aceita e adotada nos meios mais populares e campesinos não deixando, entretanto, de também ser adotada nos meios mais elitizados. Porém, foi incrementada com a cultura e costumes locais (olha a cobra,... a ponte quebrou,... olha a chuva,.. já passou.... !!!!)  E aí,.... virou o forró, ou seja, ... para todo mundo:  "for all" !!!!.
.
.
AS GULOSEIMAS: - Em todo mundo as festas juninas são praticadas com suas variadas especialidades culinárias e, inclusive, tipos de bebidas. No Brasil também adotou-se a cultura popular nativa e estangeira e disso surgiram todo tipo de comida e bebida. Não pode faltar um cuzcuz, uma pipoca, o amendoim, a canjica, o vinho quente, o cachorro-quente, o pé-de-moleque, doce de leite, paçoca, arroz-doce, quentão,...etc...
.
.
AS BRINCADEIRAS: - O Poste com sebo, a dança do chapéu, a dança da cadeira, a dança da laranja, o correio-elegante, o tiro-ao-alvo de pressão, a pescaria, o beijo da mulher secreta, etc  ...
.
.
AS SIMPATIAS: - OS devotos de São João e Santo Antonio (eu sou um deles) é algo impressionante de tantas afinidades existentes, a ponto de, nessas ocasiões, abrirem seus corações e confessarem destemidamente seus desejos e seus segredos (para os Santos, é claro) pedindo a AJUDA NAS CAUSAS QUASE IMPOSSÍVEIS do CORAÇÃO(coitado de São Judas e São Cristóvão):
  • Eu pedi em oração ao querido São João,
  • Que me desse o matrimônio;
  • São João disse que não; 
  • São João disse que não;
  • Isso é lá com Santo Antônio !.
Moças e moços solteiros e desejosos de se casarem ou apenas de conseguirem a simpatia da pessoa amada, colocando figurinhas do Santo de cabeça pra baixo, atrás da porta, no bolso da jaqueta, no cofre bem fechado, na boca da gibóia,....

-  "Afi Maria... Santo Antonio meu querido Santo Antonio, faz com que aquela linda mocinha me dê um sinal de profunda amizade que eu prometo mandar uma música para ela como prova de grande admiração. Eu já mandei o Correio Elegante e ela ainda não me respondeu. Mas, se ela responder... ai Jisuis nem sei o que vou fazer  !."
.

  • Confessei-me com Santo Antônio,...
  • Confessei que estava amando,...
  • Ele deu-me como penitência,...
  • Que continuasse tentando... !
E,... pra terminar,... desejamos que todos tenham uma FELIZ FESTA JUNINA e que seus corações sejam iluminados pelas chamas da Fogueira de São João, que a alegria, o amor, a compreensão, a tolerância e o sucesso em todos os seus desejos sejam sempre alcançados pelo mérito e pela dignidade de cada um.
.




A GAROTINHA DO CORREIO ELEGANTE
.

.
VIVA SÃO JOÃO  -  S A Ú D E   !
.
Raul Neves Abreu
22 junho 2.014

Um comentário:

  1. Adorei, Raul! Descreveu muito bem o que acontece em uma festa junina. Saudades de tudo que postou, mas o melhor da festa era o correio elegante, a ansiedade para saber quem mandou. Será que era aquele rapaz que estávamos "paquerando"? Ser par de uma pessoa que "flertávamos" para dançar quadrilha também era ótimo, muitos namoros e casamentos nasceram em uma dança de festa junina. Essa última foto que postou é de um rapaz com jeitinho de paquerador, acho que era o galã da FESTA DE SÃO JOÃO!

    ResponderExcluir