segunda-feira, 13 de junho de 2011

VICTOR LEÓN E A LUZ !


Já faz muito tempo que Victor seguiu por aquela Escada ao encontro da Luz !


Estávamos só nós dois naquele quarto do hospital, naquela madrugada fria, úmida, triste, que parecia interminável e nós rememorávamos vários momentos alegres que passamos juntos.

Eu tinha muito respeito pelo meu querido amigo, a quem eu chamava de Irmão. E ele, da mesma forma, demonstrava muito carinho para comigo de tal maneira que eu até ficava constrangido, visto que nem todos os outros, até os sanguíneos, recebiam dele tal consideração.

- Você, meu querido Irmão, sempre foi muito sincero comigo. Naquela tarde que eu não aguentava mais de dor, desconfiado que eu tinha esse mal incurável, só voce teve a coragem de me contar a verdade. Todos até se afastaram de mim, com medo de olhar nos meus olhos ...
- Meu querido Irmão Victor, não fale nada... Você precisa descansar. São 2 horas da madrugada. Fique calmo, eu vou ficar aqui ao seu lado até o dia amanhecer...
- Não ! Eu sei que não vou ver o dia amanhecer !
- Vai sim, confia Nêle e você estará bem ao amanhecer...
- Meu Irmão, eu não estou aguentando a dor... Tenho vontade de pular esta janela e acabar tudo agora. Me ajuda, eu preciso pular...
- Não, Victor. Você não pode fazer isso !
- Por que não posso? Eu não aguento mais... Já estou morto mesmo... Por que sofrer até o último minuto ?
- Meu Irmão, você tem que ser forte. Esse é o seu grande momento de mostrar que absorveu todos os ensinamentos e praticá-los. Há aqueles outros que esperam de você... Você estava perdido, nas Trevas e viu a Luz, ... Estava na Matéria e conheceu o Espírito; e agora está prestes a subir por aquela Escada e preparar a chegada de seus Irmãos que logo mais estarão novamente com você... !
- É difícil... chame o médico,... preciso mais aquela injeção...

Victor estava com câncer e os médicos não tinham mais esperanças de sua recuperação. Todos os amigos e parentes pensavam que ele não sairia vivo daquele hospital. Ele já estava há quase 1 ano sofrendo e até poucos dias antes de sua internação todos diziam que ele estava com uma úlcera. Eu não podia dizer a mesma coisa pois sempre pensei que sómente ele que deveria decidir o que fazer, consciente da gravidade de seu mal.

Uma tarde, uns 3 meses antes daquela madrugada, eu estava com Victor conversando sobre nossa filosofia, quando ele pôs a mão no meu peito, olhou firme nos meus olhos e disse:

- Meu Irmão, eu confio muito em você. Acho que eu estou com câncer e todos querem me enganar. Diga-me você a verdade que eu só acredito em você.

Eu não sabia o que fazer. Temi muitas vezes que chegaria esse momento. Mas, pensei que eu gostaria de saber a verdade se a situação fosse comigo. Eu iria aproveitar os meus últimos dias para organizar tudo que devesse ser organizado, resolver tudo que tivesse que ser resolvido, abraçar meus entes queridos e fazer uma festa a cada instante e me preparar para partir deixando sorrisos, alegrias... Mas eu não sabia se Victor iria pensar assim...

- Meu querido Irmão Victor, há o momento de chegarmos e o momento de partirmos. Já vivemos bastante e com muita alegria... mas há muito ainda para vivermos e darmos alegrias a todos que nos cercam. Precisamos deixar a todos uma esperança de um dia melhor, um sentimento de tranquilidade, de conforto,... mesmo que daqui a pouco estejamos distante e só possamos nos falar nos sonhos. Mas, os sonhos, devem ser bons... devem ser daqueles que temos de nossos heróis que lutaram pela Liberdade, pela Igualdade, pela Fraternidade, pela Justiça, pelo Bem... Temos que ser Espelho que reflete boas ações, coragem, perseverança, fé... Temos que mostrar àqueles que ficam que tudo é mera passagem mas o que fica é o Exemplo que seguirão confiantes, com orgulho e alegria de terem convivido com pessoas de grande valor !

- Eu sabia ! Eu estou com câncer. Estou no fim, não é ?
- Não sei dizer, Victor. Agora tudo vai depender de como você vai se comportar daqui em diante. Precisa ser disciplinado, tomar direito seus remédios, evitar tudo aquilo que faz mal...
- Então, querido Irmão... eu quero hoje comer uma feijoada. Você vem comigo !. Vou tomar uma caipirinha, uma cerveja, vou comer tudo que vier pela frente... E depois vou cuidar para que minha esposa e filhos fiquem tranquilos e, que meus amigos, não tenham mais nenhum medo de ficarem perto de mim. Você me fez um grande bem, mas fez principalmente aos outros que não estão com coragem ... Agora, vamos viver cada momento com sabedoria e com muita alegria !.

Fomos ao bar que ficava perto da loja de Victor. Um lugar simples, de gente simples... Comemos e bebemos mais do que devíamos. Contamos piadas, lembramos situações,... rimos o tempo todo.

- Este vai ser o meu último cigarro ! Esta minha última caipirinha ! Esta minha última cerveja..... hoje ! (risos). Amanhã será um novo dia,... e já que lá "Em Cima" onde vou ficar não deve ter tudo isso, vou aproveitar pra levar a barriga cheia... quem sabe o São Pedro me arrume um lugarzinho especial se eu levar uma caninha dessa... (risos) !!!

Victor tinha bom humor. Estava carrancudo meses atrás porque estava ofendido com o afastamento dos amigos. Mas, entendeu a situação e perdoou prontamente a todos, dizendo-me naquele momento:

- É, meu Irmão: eu também não sei o que faria se isto estivesse acontecendo com outra pessoa. Não posso julgar porque talvez eu estivesse fazendo o mesmo !

A madrugada seguia vagarosamente... O relógio demorava horas para andar alguns minutos...! Eu não aguentava mais o sono e cochilei alguns segundos sentado ali naquela cadeira fria... De repente, ouvi um barulho e acordei assustado, sentindo um calor incrível em todo o corpo... Era Victor que estava fora da cama, em pé em frente à janela do quarto que ficava no 9º andar ...

- Victor ! O que você está fazendo ?
- Meu Irmão, eu não aguento mais a dor...
- Mas, Victor, nós não concordamos que voce vai lutar com coragem e bravura até o fim ?
- É,... mas está doendo demais... me ajuda a acabar tudo isso...
- Meu Irmão Victor,... venha pra a cama. Vou chamar o médico. Ele vai aplicar a morfina novamente e você vai dormir...

Vieram o médico e enfermeira e aplicaram o sedativo em Victor. Mas, já não fazia mais efeito e o pobre amigo ali gemia de muita dor...

- Victor, falta pouco pra você seguir a sua Viagem até o Deus... Vamos rezar...

Victor ficou me olhando com lágrimas nos olhos e mal conseguia pronunciar as palavras...

O relógio marcava 4 horas e meia. Rezamos as orações tradicionais e em seguida fizemos uma prece pedindo ao Criador que amenizasse o sofrimento de todos e que permitisse a paz e serenidade.

Victor pareceu adormecer e eu apaguei a luz do quarto. Alguns minutos após, chamou-me:

- Irmão, que horas são?
- São 20 minutos pras 5 horas, Victor...
- Você acendeu a luz do quarto novamente?
- Nâo, Victor . Está tudo apagado...
- Mas está tudo claro... Olha que luz linda que está vindo...
- Que luz, Victor ?
- Olha a Luz.... olha a Luz....

Senti um calafrio que nunca havia sentido antes. Tudo estava escuro no quarto mas tive a sensação que uma Luz adentrava vagarosamente no quarto em direção a Victor que estava ali paralisado com olhos arregalados...

- Olha a Luz, querido Irmão.... Olha a Luz... Eles vieram me buscar.... !

Senti lágrimas escorrerem em meus olhos sem que eu pudesse controlar... Comecei a soluçar, ... olhei pra Victor que estava ali sereno, de olhos abertos e arregalados, balbuciando...

- Olha a Luz, ... olha a luz ... !

Olhei pra janela e percebi que algo estranho entrava vagarosamente em direção a Victor, como uma brisa, iluminando tudo ao redor, refrescando e perfumando todo ambiente. Durou apenas alguns segundos, enquanto o meu amigo ali, de olhos ainda abertos, suspirava aliviado.... Ele "deixou" aquele lugar naquele instante !.

Fiquei estático, assustado, diante daquele clarão...

Ainda hoje, tantos anos depois, não sei dizer se realmente vi aquela Luz, que era de uma beleza incomum,... ou se apenas pensei que vi !. Mas, de qualquer forma, eu nunca havia imaginado algo tão bonito, tão sereno como aquilo que estava acontecendo naquele quarto de hospital.

A escuridão voltou ao quarto !.

Imediamente chamei a emergência... Vieram rápido. A enfermeira, silenciosa e respeitosamente estendeu-me a mão...

- Seu amigo se foi ! Agora ele está em paz junto ao Criador !

Fizemos um longo silêncio...

Nunca imaginei estar diante da Passagem da Vida para a Outra Vida tentando amenizar a dor e encorajar o Viajante. Não sei como pude ter forças para suportar tudo aquilo e demonstrar ao meu querido amigo que nada termina mas, sim, que sempre uma nova história se inicia.

Ele foi um bom homem. E sua história será sempre contada pelos seus amigos:

" ... Victor estava lá no bar tomando uma caipirinha, comendo uma bela feijoada,... sorrindo... sorrindo... sorrindo.... e ele se foi por aquela Escada como um Verdadeiro Leão Vitorioso, um Herói... como era o seu próprio nome: VICTOR LEÓN ! "...

- Victor, estou com saudades ! Não se esqueça que me prometeu "aquele Comitê de Recepção" quando chegar a minha vez... !.



Raul Abreu
13/01/2010  16:18

8 comentários:

  1. Amigo.
    Você é espiríta ?
    Pois sou simpatizante e leio muito sobre o espiritismo.
    Pelo que li... acredito na passagem... como vc escreve.
    Bjos.
    Sandra brunow Gerbera_2010

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga Sandra:

    Esse sou eu ! Victor foi meu amigo e fiquei com ele até seu ultimo minuto nesta vida, neste plano. Faça sempre o bem a voce e a todos que estiverem ao seu redor que isso sómente vai trazer a você um sentimento de paz, de dever cumprido ! Eu sei que vc é uma boa pessoa, que tem um bom coração e porisso está também no mesmo caminho que estou seguindo. Leia a história de Lui - "A VIDA TRAZENDO SURPRESAS" e poderá perceber mais uma vez que temos uma grande missão a cumprir ! Um abraço com carinho a voce, do seu amigo (que nunca viu) Raul.

    ResponderExcluir
  3. Raul,
    Bem aventurados aqueles que por aqui passam,com tanto amor em seus coracoes,distribuindo cada gota a todos que com eles convivem.
    Sabe...e assim que eu imagino que seja a Passagem de pessoas que estao Indo desta Vida,e cerrando a cortina do Palco,onde por anos,conviveram e representaram cada dia e cada segundo do periodo que dela fizeram parte.
    Uns partem nao deixando nem rastro por onde passaram, e por isso serao rapidamente esquecidos.
    Outros,sao como Victor...que lutaram bravamente para gravar com letras de Ouro,os seus nomes em nossas vidas.....e estes,sim....Jamais serao esquecidos,pois deixaram muito deles em cada um de nos.
    Que lance a primeira pedra aquele que nunca enterrou um ente querido,um filho,um parente,um amigo...e Deus!!!!!Como doi esta partida,como queimam estas lembrancas em nossas mentes e a saudade,como pode doer tanto? ...E quando entao,nos entendemos,que um dia...seja quando e onde for,nos Iremos nos encontrar novamente...e ai....ai,meu querido Raul...!!!
    Quem sabe o que acontecera???
    Eu nao sei.
    Voce sabe?
    Abracos,
    Cleide

    ResponderExcluir
  4. Cleide: Também não sei como é o "Outro Lado", mas muitos amigos, parentes e pessoas boas já estão por Lá e, seguramente, vão nos receber com o mesmo carinho com que nos relacionamos anteriormente, facilitando essa Nova Aventura de nossas vidas ! E, por outro, o Criador vai nos receber com amor e nos permitir uma boa Passagem para a Nova Vida.

    ResponderExcluir
  5. Amigo Raul, registro que logo de início fiquei maravilhada com a ilustração, que me tocou fundo.
    Sua descrição é emocionante, posiciono-me como vc no sentido de nunca omitirmos o estado de saúde de alguém, pois é importante nos prepararmos para a viagem.
    Com certeza sua bondade e companheirismo permitiram a você presenciar o momento sublime da passagem de seu irmão, quando a Luz se fez presente.

    Portanto, com tal sensibilidade... não! não creio que vc seja um Santo Homem do pau-oco, não! rsrsr

    Grande abç

    Rosane

    ResponderExcluir
  6. Rosane: Agradeço sua gentil observação. Victor foi um bom homem, bom companheiro, bom amigo. Assim como ele, todas as pessoas têm valor e cabe a nós procurarmos e preservarmos... "levantando templos às Virtudes e cavando masmorras aos Vícios !"

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, Sr Raul! Gostei muito de seu blog...vou visitá-lo sempre.
    Parabens!!!
    Jane do Tarzan, quer dizer do Moises!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Jane. Obrigado pela visita. Mando abraços a você e o Tarzan,... quero dizer... ao Moisés, ... ou o Moshe dos 40 anos do deserto. Seja benvinda ! Abraços, Raul

    ResponderExcluir