terça-feira, 7 de junho de 2011

NOVEMBRO...




O quê dizer sobre Novembro ? Parece não haver nada tão especial, afinal, é apenas o Décimo Primeiro mês do ano e nada mais que o penúltimo.

Mas, não é bem assim. Há muito o que dizer sobre a PRIMAVERA AUSTRAL e suas influências sobre tudo que existe em nosso planeta no Hemisfério Sul. Mas, há também que se considerar que no Hemisfério Norte ocorre o Outono Boreal.

Contrastes que se encontram em muitas coisas. Diferenças que se harmonizam e dão cores lindas, como também nas outras estações. Podemos observar a beleza das Auroras Austral e Boreal, as flores e os lugares  nas fotos abaixo:



Aurora Austral (Primavera no hemisfério Sul)

Aurora Boreal (Outono no hemisfério Norte)

Flores na Primavera (hemisfério sul)

Folhas caindo no Outono (hemisfério norte)

Copacabana na Primavera (hemisfério sul)



As pessoas na Primavera (hemisfério sul)

A praia no Outono (hemisfério norte)
(meu querido filho Rodrigo na Dinamarca)

As pessoas no Outono (hemisfério norte)
(meus queridos filhos Rodrigo e Fernanda na Dinamarca)

Não importa onde estejamos em Novembro, seja na Primavera a Estação das Flores e do Amor ou no Outono, a Estação das Folhas caindo. Tudo em novembro tem uma beleza rara: 

- No hemisfério sul a temperatura já não se faz fria do inverno recente porém sim, mais quente e agradável preparando a chegada do verão. As pessoas, em roupas mais leves exibindo seus contornos, estão mais alegres, mais dispostas, com muitos planos e sonhos e amando seus amores com muita disposição. É quando tudo começa a se transformar, como se dando nova vida à vida. É o amor em plena euforia, iniciado com tanta ansiedade em Setembro.

- No hemisfério norte, as pessoas mais recolhidas com o inverno batendo à porta. Porém, bem trajadas com roupas mais quentes, exibindo belos agasalhos, luvas, botas, mantas,... E reúnem-se nos bistrôs ou em suas residências para aquecerem-se ao lado de lareiras com as bebidas quentes, conversas alegres... e também, como no inverno, na primavera ou no verão... não deixam de amar e ver a beleza da estação, bucólica, não triste mas sim própria para amar !

Amar !

Amar é bom em qualquer estação, em qualquer momento, em qualquer lugar. Mas, em Novembro, transição das estações dos solstícios e equinócios - CONTRASTES NOS HEMISFÉRIOS, que marcam  o posicionamento do Sol em relação à Terra e, consequentemente, os dias e as noites são mais frios, mais amenos, mais quentes, mais longos ou mais curtos,... e interferem no comportamento das pessoas e sua disposição física ou psíquica, gerando alegria, nostalgia, saudades, poesias, encontros,....

Estamos na Primavera no hemisfério Sul e no Outono no hemisfério Norte. Não nos preocupemos onde agora estejamos, talvez uma bebida para refrescar ou uma outra para aquecer, mas em qualquer lugar, agora é hora, e sempre é hora e lugar, para brindar a vida, sorrir, cantar, dançar ..... e amar !

Raul de Abreu
01 / 11 / 2010
05:21 hs

4 comentários:

  1. Oi, Raul.
    Também sempre passo por aqui.
    "Novembro"tá linda.
    abçs, sandra

    ResponderExcluir
  2. Sandrinha, que prazer vc por aqui. Hoje li novamente " O JARDIM DO JOÃO PEROBA ". Lembrei-me de você com muita saudade daquela nossa cidadezinha tão aconchegante. abçs, Raul

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa musica da Enya, curti muito, quase flutuei.....
    O texto e as fotos estão lindas!Parabéns!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Prezado(a) Anônimo(a). Agradeço comentário, mas eu gostaria muito que vc se identifcasse, mandando e-mail para meu endereço: rabreusp@hotmail, pois ANEIS DO UMUARAMA significa "UM LUGAR DE AMIGOS" ... e nada, portanto, melhor que termos mais amigos a cada dia. Grande abraço, Raul

    ResponderExcluir