domingo, 25 de julho de 2010

ESCREVENDO CARTAS ...


Recentemente, quando acessava um “chat” (internet) fui abordado por uma mulher que dizia ter tomado conhecimento, por outra pessoa do chat,  que eu era morador da mesma cidade que ela, mas que não nos conhecíamos.

Confirmei morar na mesma cidade e começamos a “conversar” cordialmente naquele chat, quando informou-me que escrevia e publicava seus artigos em um determinado site. Disse-lhe  também o mesmo, indicando o endereço do meu.

Li o que ela escreve, achei muito interessante, muito bem escrito e deixei comentário elogiando. Ela demonstra sensibilidade, conhecimento e habilidade admiráveis no trato com as palavras. Digna de muitos e sinceros elogios !

Passamos a trocar cartas (e-mail) sobre nossas publicações.

Em outros artigos que li, tomei muito cuidado nos comentários que registrei, pois seu site tem seguidores exclusivos da área de Literatura clássica (pareceu-me) e, nessa área, sinto-me  “peixe fora d’ água”. 

Não cheguei a conhecer pessoalmente essa conterrânea e nada mais sei a seu respeito.

Em uma carta (e-mail) perguntou-me o que eu achava sobre uma publicação em um determinado jornal:

-  “ O E-mail não aproxima as pessoas. É uma ilusão. Proust escreveu 26 volumes de cartas que, na verdade, eram uma forma de afastar-se das pessoas. A mesma coisa acontece com o e-mail e as pessoas ficam em casa, em completo isolamento e solidão, enviando cartas eletrônicas o dia todo para pessoas que nem conhecem, quando deveriam estar em um Bar relacionando com seus amigos ! "  

Respondi, utilizando-me de experiências pessoais e outras que tomei conhecimento sobre o assunto (e-mail), que não concordava com aquela afirmação vez que, assim entendo, relacionamentos podem ser "Bem sucedidos ou Não", independente do tipo de veículo, mas sim, dependendo exclusivamente das pessoas envolvidas, considerando seus interesses, comportamentos, e "CNTP" (Condições Normais de Temperatura e Pressão), etc.

Utilizei “figuras” em tom hilário para argumentar meu pensamento em uma carta (e-mail), não muito curta, concluindo que o e-mail “Tanto pode aproximar quanto afastar. Tudo é possível, dependendo só das pessoas envolvidas !” Há pessoas educadas e bem intencionadas e outras não.

Imaginei que ela fosse responder que teria dado gargalhadas com as brincadeiras que escrevi ! Conforme já havia feito em outra oportunidade.

Enganei-me ! Ela não gostou do que escrevi e criticou-me de forma que achei um tanto pesada. Envergonhado, lamento ter sido irônico na análise da frase (objeto da publicação no jornal) com uma longa exposição da apreciação, quando eu apenas deveria ter sido sucinto respondendo "concordo ou não concordo" sem tecer comentários de mérito.


Todo mundo sempre diz pra não entrarmos em polêmicas, mas, a gente quer ser educado e dar uma opinião e acaba passando por coisas nada agradáveis.

... Vixi ! Fiquei sem saber o que responder e achei melhor não responder !  


Porém, tal acontecimento, deu-me a oportunidade para lembrar como foi que comecei a ter contato com a internet, há quase dez anos atrás. E estimulou-me a escrever sobre o assunto (neste blog), em uma linguagem "de humor", pra descontrair um pouco daquele susto que levei.

Imagino que aquela publicação no referido jornal, tenha sido fruto de alguém que não deva utilizar-se muito do meio eletrônico, em seu dia-a-dia, para comunicar-se com as pessoas. Talvez, por esse  motivo tenha afirmado que:  


- “Conforme Proust, o e-mail é mera ilusão . Não aproxima mas, sim, que faz com que as pessoas fiquem isoladas em completa solidão !". 


Isso não era meu problema antes e não vai ser também agora, visto que tenho opinião a respeito embasada, durante anos, com os conceitos pré-estabelecidos e obervação/experiência de sua prática. 


Os os meios de Comunicação, ao longo do tempo, evoluíram de forma impressionante  e rápida, facilitando por demais os relacionamentos pessoais, sociais, empresariais, etc. Não podemos, portanto, imaginar que "E-MAIL" seja uma "ferramenta exclusiva" para que pessoas fiquem em suas casas (isolados e em solidão) enviando mensagens a pessoas que não conhecem, com a ilusão de eventuais relacionamentos pessoais (amorosos ou não).


No início de tudo, as pessoas mandavam MENSAGEIROS (pessoas) para levarem algum recado, ordem, comunicação, a outras... Vieram os Pombos-Correio, as Cartas enviadas em mãos, nos meios de transporte (cavalos, navios, aviões, carros,...), depois as mensagens pelo telefone fixo, o Telegrama, o Telefone Celular, a Vídeo-conferência, etc. Hoje em dia, contam-se piadas do tipo:


...  " Vou mandar um molecular" (referindo-se a um garoto levar uma mensagem em mãos... !)


A Tecnologia, a cada dia, desenvolve meios mais práticos, mais fáceis e mais rápidos para que relacionamentos pessoais, comerciais, formais ou informais, sejam bem sucedidos. Há quem diga que não tardará o "Transporte da Matéria" de forma que alguém possa deslocar-se de um determinado local para um outro muito distante, por exemplo de um País para outro, com o simples apertar de um botão.


Fico imaginando se também chegaremos ao ponto de contrariarem a lei da física: "Dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo ! E nem um só corpo pode ocupar espaços diferentes, distantes, ao mesmo tempo ! " e começarmos a praticar reuniões diversas ... " no mesmo instante "... (aqui, ali, no motel, no restaurante... e, quem sabe até na Igreja com "Cara de Santo !") .


E-MAIL, hoje em dia, já é uma ferramenta ultrapassada embora ainda seja novidade para milhões de pessoas pelo mundo. Por quê mandar uma carta pelo correio tradicional, informando algum evento a acontecer se há "meios" mais rápidos e práticos que garantem o envio e sua recepção  ? Lê-se um e-mail, estando em qualquer lugar do mundo bastando para isso apenas um computador ou um fone celular !

A MINHA EXPERIÊNCIA INICIAL...


Bem, tudo isso me faz lembrar como é que comecei a ter acesso à Internet e, por conseguinte ao E-MAIL:

Há uns quinze anos atrás, usávamos um terminal de computador (grande porte) para comunicações formais de nossa empresa com os clientes e/ou parceiros de negócios. Eventualmente deixávamos alguma mensagem pessoal (informal) como "estratégia" da comunicação formal. Não era permitida a utilização do computador para assuntos pessoais e quem não respeitasse tal determinação seria penalizado com advertências formais até, inclusive, demissão. Não era comum, nessa época, ter um computador pessoal em casa que não fosse exclusivo para trabalhos escolares. A internet ainda era uma grande novidade e assustava. Eu não conhecia e nunca tinha acessado "chat" na internet.


De repente, há uns oito anos atrás, um colega de trabalho certo dia contou que tinha acessado um “chat” e feito contato com várias pessoas, fazendo “amizade virtual” e “trocado e-mail”.

Naquela época essa “linguagem” era ainda uma coisa não muito conhecida e, então, tive que perguntar a ele a definição de cada palavra que ele havia falado. Ele explicou tudinho o que hoje qualquer criança já sabe. Mas eu nem sabia o que era “chat”. Menos ainda “trocado e-mail”.

... Trocado e-mail ? Será que isso é algum objeto que se troca com alguém, do tipo:  “Olha, o meu é vermelho, fica com ele e me dá o seu que é verde !” (?)

- Não, seu idiota ! Você não sabe o que é e-mail ? É o correio eletrônico, uma Carta que você envia para alguém pelo computador. Mas, também, tem que tomar cuidado com os Vírus !

... Vírus ? Como é que se mata ? Algum tipo de spray ?

Tive que tomar umas aulas com meu amigo pra poder entender o que ele estava me contando. 


... Aí,  então, ... CAIU A FICHA !  


Agora já joguei fora aquela minha velha caneta de pena, de pau, que tinha que molhar no velho tinteiro, às vezes borrar e usar o mata-borrão, ... e passar somente a usar o MEIO ELETRÔNICO, sem ter que passar a  língua no selo, no envelope e colocar naquela caixinha lá do correio que fica no centro da cidade.

EM TEMPO: Ah ! Será que há pessoas ainda que usam só a Caneta de Penas ? (pena de garça, de águia, de pavão,...) Ou será que usam a máquina de escrever ? Bem,... segundo Proust...

Por falar em Proust, o dito cujo cidadão francês, Marcel Proust, nascido na França em 1871 e falecido em 1922, era um famoso aristocrata filho de abastada família (muito rico) e que foi um renomado escritor. Desde sua infância era portador de grande fragilidade física, de saúde, o que, certamente, atrapalhava o relacionamento mais próximo com as pessoas, o que poderia justificar o pensamento da literata que “as cartas eram para afastar-se dos relacionamentos.”

Bem, então, depois que meu amigo me falou sobre a Nova Carta Eletrônica (e-mail) e que  comecei a entender,... não é que o “filho da mãe” disse que tinha marcado um encontro com uma mulher ?

E lá foi ele se encontrar com “moça cibernética internética”.

Dia seguinte veio me contar:

- Meu ! Que mulher !
- É ? Bonita ?
- Um mulherão ! Capa de Revista ! Playboy é pouco pra ela !
- E ?
- Fomos pro Motel. Foi a melhor coisa do mundo ! Que loucura !
- Ah ?
-É ! Você precisa comprar um computador. Vai “comer” todas !
- É ?
- Hoje vou sair com ela de novo ! Vou ver se ela tem uma amiga pra você !
- Bem,... não tenho computador. Não entendo nada desse “tróço !”
- Fica frio ! Deixa comigo !

Naquela época, isso era o que passava na cabeça de um homem, solteiro ou separado (e até uns pilantras casados).


Dia seguinte ele trouxe um computador novinho. Era um tremendo computador 386, última geração, 20 megabytes de capacidade ! Paguei em três parcelas com cheques pré-datados.

Cheguei em casa, liguei o computador no fio do telefone e, de acordo com as instruções do meu amigo, comecei a “navegar” pela internet procurando um “chat” pra conhecer algumas moças e mandar “e-mails” para elas. (eu era recém-separado de casamento).

Dito e feito !... Usei um apelido (nickname) para conversar no chat. Eu ia colocar meu nome, mas me orientaram que deveria usar um apelido qualquer. Pensei em vários e decidi que deveria ser um bem sugestivo que sugerisse virilidade associado com jovialidade, beleza e bem estar: ... “ Cavalo Branco !”.

Comecei conversar nas salas de bate-papo (chat) e já fiz várias amizades. Até criei um e-mail com aquele Nick: “cavalobranco@...... com.br “ e já fui distribuindo para a moçada em geral.

Dia seguinte minha Caixa Postal estava cheia de e-mails !

Estufei o peito, levantei a cabeça, joguei o topete (cabelo) pra trás e disse:

- Agora o mundo é meu ! Ninguém me segura. Vou comer todas as mulheres !

Um e-mail me convidava para um encontro do pessoal do chat. O encontro seria em um tradicional restaurante, muito grande, em um salão reservado especialmente para os “internautas”.

- Ah,... Internauta ! Agora eu sou um Internauta. Vou comer todas !

Quando cheguei naquele restaurante... Que merda: estava pensando que iria encontrar a Vera Fischer, a Maitê Proença, as Letícias, as Malus, as Sandra Bullock, ... mas encontrei Maria Espirradeira, Beatriz da Caixa Preta, Zequinha do Bode Véio, Sedutora da Barra Funda, Morena do Quarteirão...

Bem, como dizia o Vicente Matheus, ex-presidente do Corinthians,... “ Quem tá na chuva é pra se queimar !”... E lá fui eu me apresentar sorrindo pra todos, com cara de quem comeu prego enferrujado dizendo que era Presunto Parma ! A noite foi longa,... nunca que acabava e aquela mulherada querendo dançar comigo. Dancei e “dancei”.

Dia seguinte cheguei pra meu amigo e reclamei:

- Meu ! Entrei numa fria. Você não disse que só tinha mulheres lindas e de alto nível ? Xará,... que fria !
- Cara, mas a loira com quem me encontrei era lindíssima...

Passei o dia com um humor dos diabos ! Cheguei em casa, liguei o computador. Lá estava um email de LUA DE CRISTAL que reclamava que queria tanto me conhecer, mas que não tinha tido condições de ir naquele encontro.

Lua de Cristal era professora universitária e Assessora da Prefeita da cidade de São Paulo. E dizia que era separada fazia uns dois anos...

Pensei :

- Bem, pelo menos essa deve ter bom nível. Pra ter um currículo desses, deve ser elegante, bonita,... hum... !

E lá fui eu me encontrar com Lua de Cristal !

Cheguei naquele restaurante na Avenida Paulista, a região mais badalada da cidade, um Restaurante que só Artistas freqüentavam. Sentei-me e percebi que na mesa ao lado estavam várias artistas de cinema e TV. Lindas. Pensei:

- É hoje que tiro o atraso ! Essa Lua de Cristal escolheu esse lugar porque ela deve ser bela como essas beldades aqui !

Engano ! Lá veio Lua de Cristal !.

Era uma mulher estranha, cabelos ruivos e encaracolados, saia toda colorida parecendo uma cigana, batom mais vermelho que a vergonha que eu estava sentindo, unhas compridas da mesma cor, um par de óculos que parecia uma morcega, uma voz grave rouca,... (puta merda, pensei, tô fudido de novo !).

- Oi, então você é o famoso Cavalo Branco ? Hum... que cavalão.. Bem que as meninas falaram que você era um potrancão !
- Oi, Lua,... e aí ? Tudo bem ?
- Sim. Estou ansiosa... queria tanto te conhecer. As meninas falaram que você...
- Ah, deixa pra lá. Sou um tipo comum...
- Comum ? Com esse corpão, esses olhos azuis... esse sorriso,... Menino, você é um perigo !
- Sou não ! Sou comum. Mas, como havia dito antes, não posso ficar muito tempo aqui com você. Ainda tenho uma reunião aqui na Avenida Paulista, daqui uns 5 minutos...
- Nossa, que pressa ! Espera um pouco, ... amor !

Eu já estava querendo me suicidar. Eita mulher chata, feia, tarada...

- Então, Lua,... você é separada faz muito tempo ?
- Sim, já “fazem” uns dois anos...

(... “fazem ?”,... Professora Universitária  ?)

- Ah, é ? Puxa...
- Meu ex é Advogado...
- Morávamos ali naquele prédio ali...
- Ah,... então quem é que saiu de casa ? Você ficou e ele foi embora ?
- Não ! Ele ainda morar no mesmo apto. Fizemos um acordo...
- Espera aí... Então você não está separada...
- Estou sim. Não nos papéis,... mas estamos separados sim
- Não nos papéis ? Quer dizer então que vocês estão separados, moram no mesmo prédio, mas não dormem juntos ? É isso ?
- Não, amor. Nós ainda dormimos juntos, no mesmo quarto porque no outro dormem meus filhos. Mas estamos separados sim... Ele tem a vida dele e eu a minha.
- Mas dormem na mesma cama e estão separados ?
- É isso. Ah,... liga pra esses pequenos detalhes não... Vamos falar de nós... !
- Bem,... como falei,... eu preciso ir para uma reunião agora. Que tal a gente se encontrar outro dia? Ah, de preferência, num lugar sem público e longe de sua casa... discreto,... O que você acha ?
- Hum,... safadinho... ! Num Motel ? Hum... adorei ! Você não vai se arrepender... !

Meu Deus do céu! Que mulher maluca ! E o marido ali do lado, Advogado,... devia até estar com um revólver,... ela louca pra dar... e eu louco pra “dar o fora logo” ! Fui embora e me prometi:  “nunca mais vou ler e-mail de mulher alguma !”

- Amigão: Você é um grande filho de pai desconhecido, pra não dizer ao pé da letra aquilo que você sabe o que é ! Entrei numa fria outra vez...

Contei tudo pro meu amigo e disse que ia jogar o computador fora.

Cheguei em casa, após o trabalho, olhei pro computador, falei um monte de palavrão praquele negócio... e decidi dar uma última olhada. Que droga, outro e-mail de mulher:

“ Oi, Cavalo Branco. Sou a LOIRINHA ARCO-ÍRIS... Estou muito carente, queria me encontrar com você !”

Pensei logo: outra fria ! Será outra cigana, igual aquela ?. Vou responder que não posso. E com esse nome... “arco-íris” deve ser um gay ou uma atleta feia , com bíceps avantajado e ... LÉSBICA ! Tudo bem,... seja lá o que Deus quiser... essa é a última vez !

Veio resposta no mesmo dia: ... “ Ah, Branquinho,... faz favor... preciso conversar um pouco. Só conversar !”

Respondi: ... “ Oi, Loirinha, tudo bem. Mas eu não posso ficar muito tempo. Que tal nos encontrarmos lá no Café Franz às 13 horas ? Tenho só uns 10 minutos porque tenho uma reunião aí do lado...!”

Loirinha topou !.


E lá fui eu outra vez, pela última vez entrar na última fria. Mas, antes contei para o meu amigo:

- Amigão,... estou indo me encontrar com mais uma mulher do chat. Ela tem o apelido de LOIRINHA ARCO-ÍRIS. Deve ser uma pilantra mais feia que aquela LUA DE CRISTAL e também aquelas outras que conheci. Pra falar a verdade, amanhã eu vou é "cantar" a faxineira aqui do prédio que é real e não é tão feia assim...

Quando cheguei ao Franz Café, percebi que havia muita gente. Todas as mesas estavam ocupadas com pessoas elegantes e bonitas. Em uma mesa havia uma moça linda, sozinha. Imaginei logo que não poderia ser, nunca, aquela com quem eu havia marcado encontro. Afinal, depois de várias experiências mal sucedidas...

Comecei a andar de lá pra cá, de cá pra lá, olhando o relógio... A moça percebeu, fez um sinal e perguntou:

- Oi, estou aqui esperando um amigo... Mas eu não o conheço ainda. Será que você é o Ca...
- Cavalo Branco ?
- Sim...

... Meu Deus,... que mulher linda ! Eu só podia estar sonhando. Não era possível que “tudo aquilo” estava ali esperando por mim... Olhei pra minha roupa pra ver se não havia nenhuma sujeira,... se eu não estava com nenhum cheiro ruim,... senti uma tremedeira danada... e, gago, fui lá conversar com ela...

- Você é a Loi... loi...loi..
- Loirinha Arco-Íris ? Sim sou eu sim (respondeu ela com um sorriso celestial)

Sentei-me sem conseguir dizer nada... Ela então passou a contar sobre ela... Não era nada parecida com as anteriores ! (Ufa, até que enfim achei uma do jeito que estava procurando !). Os minutos se passavam,... passavam... passavam e passavam !  Tomamos um café, um bolo, um doce, água... Os minutos se passavam...

- Ah, desculpe-me. Não percebi que já estamos aqui faz tempo. Você tem ou tinha uma reunião, não é ?
- Ah,... sim... ! Mas cancelei quando vinha pra cá... Podemos ficar aqui a tarde toda... (senti o rosto corar com aquele minha mentira).

Ficamos lá muitos minutos e depois nos despedimos cordialmente...

Dia seguinte, na empresa,...


- Amigão,...
- O que foi ? Não vai me culpar outra vez porque a mulher que você foi encontrar era outro bicho feio, parecido com uma baleia e fedia mais que gambá !
- Não, amigão ! Eu quero é te dar um beijo na boca ! Encontrei a mulher mais linda do mundo ! E vou sair com ela outra vez hoje à noite... Vamos jantar ! Ela é fina, educada, bonita, cheirosa, bem arrumada, meiga, inteligente, um corpo lindo,...  d e l i c i o s a ......., ela é apenas, ...  A MULHER DOS MEUS SONHOS !
- E ?
- Sabe que ela só queria me conhecer ? Nossa,... que diferença... ! Com essa eu caso !

... LOIRINHA ARCO-ÍRIS era uma mulher belíssima... Ah, Santíssimo “e-mail”... se não fosse o “e-mail” eu nunca iria saber todas as maravilhas que pude conhecer com aquela maravilhosa mulher !

Bem, ... quem sabe um dia eu conte alguma coisa sobre essa belíssima mulher de voz mansa, olhar sereno, delicada, meiga, feminina, educada, sensível, hummmmmm, ... Ai, ... ai,  ... ai... ! 


Deus gosta de mim ! Mas,... pensando melhor,... vou contar nada não... Quem quiser que faça o mesmo caminho que percorri até chegar aqui ! Vai se danar, jacaré ! Pensando o quê ? Qué moleza ? Empurra minhoca na descida !

Ah,...  ! Pensando em Conceitos, Pré-Conceitos, Pós-conceitos e preconceitos, ... gostaria dizer que através do E-MAIL as pessoas poderão encontrar Boas e Más Pessoas, como na vida real em qualquer lugar. A questão e´que vão descobrir mais rápido sobre as diferenças entre o Bem e o Mal.

- Proust: você deveria experimentar mandar cartas eletrônicas, pois aquelas que você me mandou não chegaram ainda !

2 comentários:

  1. Hahahhahahah, adorei as historias, quanto á sua amiga intelectual, ela deve ter se esquecido que até Proust devia falar grandes merdas,além de faze-las; tenho receio de gente que toma por verdade qualquer merda que lê em um livro, não há verdades absolutas, alias, nem sempre há verdades existentes.....mas como sempre adorei sua participação na historia...seu....seu...cavalo branco garanhão...hahahhahahah bjos periquito, sabe que sou sua fã...

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga Cris: Você é ótima ! Adoro você !
    Mas, ... sou um "simples Periquito" que só "come" sementes de girassol e alpiste.

    Bem,... sabe como é a vida....


    Bjs, Raul

    ResponderExcluir