sábado, 30 de agosto de 2014

DIFÍCIL ESCOLHA !...

.
Se eu morrer amanhã, para onde será melhor ir ??????... Será que o DESTINO por si só vai se encarregar de resolver esse DILEMA ?
.
Dizem que as MOIRAS, as três irmãs DEUSAS da Mitologia Grega, determinavam o DESTINO tanto dos Deuses quanto dos simples Seres Humanos, decidindo pelos períodos da BOA e da MÁ SORTE e inclusive do Dia Final !.
.
Não conheço a Grécia, ainda, e menos ainda tais Deusas. Como São Tomé, quero ver para crer !. Portanto, não acredito no DESTINO. Se acreditasse, eu ficaria o dia todo ou na cama ou pescando ou vagabundeando e deixaria que essas Três Deusas resolvessem minha sorte deixando-me rico do espírito e da matéria e ainda reservando um Belo Lugar ao Sol a partir do "Dia Final" !. Mas, ... enquanto, até hoje, Elas não apareceram para mim, desde os meus idos quatorze anos de idade venho "ralando" para definir eu mesmo a minha sorte e, tudo que ganhei de bom ou de ruim foi consequência direta da qualidade e quantidade de meu esforço pessoal, mesmo quando os caminhos eram dúbios e os que o rodeavam ou eram amigos ou não passavam de "pentelhos" tentando atrapalhar minha caminhada. Passei o que passei porque trabalhei e defini o MEU DESTINO a cada passo do passado, do presente... e vou plantando o meu futuro !. Mas, dizem também,... " O Futuro a Deus pertence ! ".  Assim, quando eu chegar lá, ... voltarei para terminar essa ficção contando uma história real !.  (só rindo pra não chorar !).
.
Minha sogra, uma doce senhora de oitenta e oito aninhos ( 88 ), chegou ontem toda feliz dizendo que foi a um velório e em seguida ao enterro de uma outra senhora que foi sua amiga. Apesar que não se lembrava do nome e nem da figura da dita amiga, foi logo dizendo:
.
- Ah, que lindo ! O Velório foi maravilhoso, havia gente de todo lugar, muitas flores, muitas homenagens e a falecida estava tão bonita, com um ar tão sereno e alegre que parecia um Anjinho fazendo festa de aniversário !
- Velório lindo ? Onde é que já se viu um Velório ser lindo e tão alegre ?
- Estava sim. Muita gente amiga conversando sobre tantas coisas,... até falaram sobre as futuras eleições, sobre uma orquestra sanfônica que vai se apresentar amanhã, sobre a reunião das senhoras do Bem na semana que vem,... e o enterro estava tão emocionante...
- Orquestra Sanfônica, enterro emocionante ... ?
- Sim, orquestra de sanfoneiros. Uma maravilha !. E o enterro estava lindo também... !
.
Bem, nem vou mais perguntar nada pra sogrinha. Coitadinha,... deve estar delirando...! Mas, antes de mais nada, preciso contar que não gosto de monotonia e também não gosto de muita agitação !. Um pouquinho lá e um pouquinho cá, de preferência bem alegre !.
.
Dizem que depois dessa vida, há outra vida e o LUGAR depende muito do que fizemos durante a vida aqui na Terra !.
.
Caramba, fico intrigado: será que existe mesmo vida fora da Terra ? Sacanagem não ter, afinal, tenho lido por aí que há muita coisa nessa imensidão do universo... Pra falar a verdade, eu já vi várias vezes "coisas esquisitas" voando por aí... Nem vou contar porque sei que, como de costume, ninguém vai acreditar !. Será que são mesmo de MARTE ?
.
Então, como eu também não acredito no que falam, vou é pegar meu "LÉPI-TÓPI" e mandar uns e-mails pros "chefes" do Futuro Lugar, aliás, se der certo, quem sabe até um "bate-papo" em tempo real ????.
.
Vamos ver: vou entrar no Chat...
. 
Tem ali um "Cara" com o nickname (apelido) de SÃO PEDRO. Será que ele é mesmo o tal das Chaves do Céu ?.
.
- Oi, boa tarde, aqui é o Cavaleiro Valente (melhor não me identificar). Você é mesmo São Pedro ?
- Sou sim José Roberto, não precisa se esconder atrás de um apelido porque eu sou de verdade " SÃO PEDRO " o HOMEM DAS CHAVES DO FUTURO !.
- Chaves do Futuro ? O que isso quer dizer ?.
- Sim, Chaves do Futuro. Isso quer dizer que dependendo de seu comportamento durante sua vida na Terra, você será encaminhado para o lugar de SEU MERECIMENTO.
- Ah, entendi: MERECIMENTO ! Mas, que mal lhe pergunte, não dá pra fazer uma "ESCOLHAZINHA" ???...
- Não dá não ! O CHEFE baixou ORDENS IMEXÍVEIS !
- Ordens Imexíveis ? Olha São Pedro, acho que você não conhece bem como o assunto é aqui na Terra. Nem vou te contar que moro no BRASIL e que aqui o que mais se tem, no lugar de ORDEM E PROGRESSO, é uma DESORDEM TOTAL !. Sabe que desde que aquele judeuzinho de nome Cabral chegou nessa "nossa terrinha", o que mais se viu foi bagunça total ? Aqueles "gajos" lá "trás-os-montes" só bagunçaram tudo aqui, roubaram, mataram, saquearam, sacanearam e continuam sacaneando e só trouxeram pra cá ladrões, INGUINORANTES, e tarados sexuais, apesar que até um tal de Dão Jão, dizem, era uma bichona doida e louca pelo "pau brasil" e a Dona Carlota uma piranha de primeira linha que gostava muito de fazer caridades e dava pra todo mundo...  !.
.
- Ô mêu: pára de falar mal dos portugueses porque eles são muito religiosos e aqui no CÉU, temos muitos deles !
- Verdade, São Pedro ? Não vai me dizer que Salazar também está aí ... !
- Bem, nem todos estão aqui... Mas todos passam aqui primeiro para uma AVALIAÇÃO DE MÉRITO e DESEMPENHO !
- Xiiiiii,... isso aí tá parecendo que é um lugarzinho tipo "fila de emprego" ! Tô é querendo um lugar que eu não tenha mais que trabalhar o dia todo e aguentar encheção de saco do patrão, daquele chefinho de merda e daquela secretária sirigaita que é amante dele e vive pensando que é a Chefa ! Eu quero é "Sombra e Água Fresca", ô mêu !.
- Bem, nesse caso, ô José Roberto, vulgo Cavaleiro Valente, teremos que fazer uns testes com você...
- Antes dos testes, será que o senhor poderia já me dar uma idéia de como são os Departamentos aí disponíveis para o meu perfil ?
- Olha aqui, seu malandro, nós temos básicamente TRÊS DEPARTAMENTOS:  O Céu, o Purgatório e o Inferno.
- Será que o senhor poderia dar uma idéia de como funcionam as coisas em cada lugar ?
- Tudo bem: vamos começar pelo primeiro Departamento que é o CÉU, que os americanos costumam dizer "HEAVEN" !.
..... O Céu é um lugar onde as pessoas passam o tempo todo, em trajes brancos cristalinos, andando vagarozamente em círculos e rezando ao som de músicas celestiais, alimentando-se dos bons pensamentos e admirando as andorinhas e pombinhas brancas...!
.
PORTAL DO CÉU  -  QUE LINDO !

.
- Ficam só orando e ouvindo músicas Zen ? Não se pode dançar ? Melhor dizendo, não tem musiquinha mais alegrezinha ?...
- Não, J.R., ali é um lugar de orações e meditação !.
- Bem, nesse caso, preciso pensar bem porque, apesar que também sou muito religioso, eu sou um Advogado, gosto muito de dançar, fazer um churrasquinho, tomar umas caipirinhas e umas cervejinhas... Esse lugar aí me parece muito monótono...
- Oras, se esse é o seu problema, me parece que você poderá se dar bem no segundo Departamento que é o PURGATÓRIO !. Ali tem também colegas de profissão, tem padres, freiras, e religosos de todas as religiões... E se você é religioso, ali também há missas todos os dias...
- Mas, o que esse povo todo faz ali, diferente do primeiro Departamento ?
- Também eles têm que orar para que mereçam entrar para sempre no CÉU. Mas, podem dançar ao som de algumas músicas também de meditação...
.
.
.
- Olha aí, Pedrão,... já está ficando melhor ! Mas me parece que ainda é meio paradão, ocê num acha ?
- Caro J.R. também acho, mas sabe como é... O Chefe é quem manda aqui e, no máximo, essa será a única alternativa disponível... !
- Bem, nesse caso, preciso pensar porque, conforme já disse, gosto de um agitozinho "da hora"  e esse lugarzinho aí também me parece um pouquinho monótono !.
- Nesse caso, seu Zé, temos o terceiro e último Departamento " O INFERNO ", mas já vou alertando que lá o "papo é quente" e, apesar que há muitos Advogados, Engenheiros, Ex-Presidentes, Padres, Freiras e outros religiosos, se você frequentar os cultos religiosos de lá, poderá até ser promovido e ganhar um lugarzinho no Céu !.
- Ah, então em qualquer lugar que eu for, se eu tiver merecimentos poderei ingressar nos Departamentos anteriores ?... Então, mostra aí como é esse lugar...
.

CARNAVAL - ALEGRIA GERAL DO POVO !
.
- Olha só que MARAVILHA, Pedrão !. Só alegria, o povo todo dançando feliz, sem se preocupar com nada. Até os Agiotas, Credores, Políticos, Ladrões, Padres, Freiras, Beatas, Virgens e Desempregados estão dançando e cantando... Esse lugar sim que é o Paraíso.. ! E aquela rainha da bateria é UMA LOUCURA.... !!!!!!.  Pensando bem,...
- Pense bem Jotinha do cacête, não esqueça que o Rio 40 graus não é nem um pouco da Casa do Capeta, ali todo mundo sacaneia todo mundo e o piór de tudo é que o "Rabudo" além de "Chifrudo" está sempre "sedento de uma carne nova"... e você,... hum... pensando bem,... vou é deixar você morrer na curiosidade... ! Quero só ver até que ponto você é mesmo um "CAVALEIRO VALENTE" , seu enjoadinho... !
- Pensando bem, mesmo sendo "enjoadinho" ... vou pensar mais um pouquinho !. Enquanto isso, pedindo sua licença, eu vou é continuar vendo aqui esse Mulherão sambando na Sapucaí !.
.

.
Raul R.N. Abreu
30 Agosto 2014

domingo, 17 de agosto de 2014

QUERO SER PRESIDENTE DO BRASIL ...

(o bonitão aí sou eu quando tinha 35 anos de idade)

Recebi dia desses um e-mail (correio eletrônico) de uma amiga que havia recebido de outra amiga, de outra amiga..... ufa... um montão de amigos e amigas.. até chegar a mim, contando sobre o protesto de um professor de educação fisica na Bahia, dizendo que recebia apenas R$ 608,00 por mês.

Fiquei indignado ! Oras, esse professor nada mais faz que “Preparar os FUTUROS HOMENS DA NAÇÃO. Coisa simples e nada mais!”

Propunha ele em sua carta, a troca de 1 Politico (Congressista) por 344 professores, já que há uma grande carência de professores e uma farta abundância de Parlamentares.

Brasil tem em sua estrutura organizacional administrativa Instituições como o PODER EXECUTIVO que é formado pela Presidência da República mais Vice e assessores; 31 Ministérios; Advocacia Geral da União; o PODER LEGISLATIVO (Congresso Nacional) que conta com 81 Senadores e 513 Deputados; o Tribunal de Contas da União com 9 ministros nomeados pela Presidência; o PODER JUDICIÁRIO; o MINISTÉRIO PÚBLICO e mais um sem número de “bravos servidores da Pátria” que geralmente ocupam cargos em ONG´s, Estatais, MST´s (Movimentos dos Sem Terra e dos Sem Teto), etc.

Fiquei analisando a situação geral do nosso “cantinho” e cheguei a uma conclusão que SÓ EU poderei resolver o problema do Brasil, E VOCÊ que vai votar em mim. Veja os porquês:

( com 20 anos de idade eu já tinha cara de Presidente )
• Gasta-se muito para manter uma estrutura milionária de pessoas que nada fazem em prol do povo, a não ser em prol de si mesmas além, é claro, que o “olho gordo” sempre dá um jeito de ganhar mais, ou “ganhar mais do que é razoável e possível "

• Um professor que prepara uma criança para ser um Parlamentar não consegue um salário para dignamente manter-se, menos ainda para sua reciclagem de conhecimentos a serem transmitidos aos futuros Parlamentares.

• Como discutir politica, futebol e religião, são coisas complicadas devido às diferentes torcidas espalhadas por aí,... inclusive daquele professor que reclamou ganhar pouco mas votou na “Turminha”.... vou direto ao assunto que é a minha campanha eleitoral:

Com 1 aninho de idade, já me diziam:  " Êle é um Rei ! " ... imaginem Presidente !


PLATAFORMA ELEITORAL:

1. - Mudança da Estrutura Organizacional:

A partir de minha posse, vou mudar a Constituição Nacional e demitir todos os Congressistas de forma “sumária, inequívoca, inquestionável, irretratável, irrevogável e etc.”, aposentando-os, desde que completados seus devidos tempos de trabalho para tal, com a mesma pensão que recebem os demais trabalhadores nas INICIATIVAS PRIVADAS (por ex. uns R$ 1.500,00 por mês - NO MÁXIMO). Com toda segurança o País vai economizar muito e, muito pelo contrário, não vai sentir falta nenhuma da ausência dos Parlamentares e seus parentes “cabide-de-emprego”.

2. - Pagamentos dos Benefícios aos "Ex-servidores" suspeitos:

Para aqueles que pairarem dúvidas sobre sua gestão enquanto Parlamentares, no tocante a eventuais propinas, desvios de verbas, benefícios indevidos a si ou a outrem, o benefício da aposentadoria será retido para pagamento de tais valores até que estejam devidamente quitados (quem sabe nas próximas 200 encarnações).

3. - Político não mais poderá JOGAR EM LOTERIAS:

Já dizia um Parlamentar de nome JOÃO ALVES: “ ... e DEUS GOSTA DE MIM E FOI GENEROSO COMIGO, PERMITINDO-ME GANHAR 356 VEZES NA MEGA SENA !” (que o Capeta o tenha em lugar bem guardado !)

Já dizia outro que “esqueci” o nome:

• Eu não sabia!
• Não sei de nada!
• Aliás, meu filho é um sortudo! Se a empresa de telefonia investiu nele, é sorte dele! Ele é um trabalhador, “cumpanheiro!”

4.- BENEFÍCIO PARA APOSENTADORIA: É muita moleza ser Funcionário Público e ganhar, como aposentadoria, a “irrisória” quantia de R$ 40.000,00 por Mês, além dos prêmios anuais, se quem pagou durante sua vida toda, até completar seu tempo para aposentar, a alíquota correspondente ao salário de mais de 10 salários mínimos não recebe além de 30% (dos 10 salários mínimos, é claro!).

VAMOS PAGAR TODOS EX-POLITICOS, QUANDO MERECEDORES POR TEMPO E POR TRABALHO - OS MESMOS VALORES QUE SÃO PAGOS A TODOS OS BRASILEIROS.

Os Aposentados Comuns vão receber uma aposentadoria justa, aumentando-se a aviltante mínima atual e reduzindo a abusiva máxima para valores aceitáveis. (por ex: minima de 5 salários mínimos e máxima de 7).

5 - INSTALAÇÃO DO “PAREDÓN”

Já que existem muitas praças de diversões, como Play Center, Hopi-Hari, Wet in Wild, etc,... vou mandar instalar um novo Parque chamado “ PAREDÓN” em cada capital brasileira. Nomearei como Gestor de tais parques o cidadão chamado RAUL GIL para programar os espetáculos semanais “ QUEM SABE CANTA, QUEM NÃO SABE “DANÇA”!”.... (e fuego !)

Com 3 aninhos de idade eu já pegava em arma " Para o Bem do Brasil "...

6. – SALÁRIO DOS PROFESSORES:

Todos os professores, devidamente qualificados, receberão de imediato uma subvenção para a aquisição de casa própria, com 3 quartos, sala de estudos e biblioteca, além de demais dependencias normais. Ainda como incentivo, terão direito a um carro de serviços (substituido a cada 2 anos de trabalho) para locomoverem-se até a escola.Tais subvenções serao consideradas totalmente quitadas e transferidas ao professor, a partir do 20º ano de atividade de ensino.

Seu salário mínimo será o mínimo necessário para manter-se dignamente como um MESTRE RESPONSÁVEL pela educação dos futuros governantes. Em valores, o salário não poderá ser inferior ao que ganha um Congressista pelas razões óbvias.

7. – IMPOSTO DE RENDA

Todos os brasileiros terão que contribuir com 10% de seus proventos, independe dos valores que recebem. Ninguém pagará mais e ninguém pagará menos.

8 – CARGA TRIBUTÁRIA

Todos os impostos sobre os bens produzidos, de qualquer natureza, serão unicos em 5%, de forma que não haverá ECONOMIA INFORMAL e menos ainda TRABALHADOR SEM REGISTRO.

Será taxativamente proibida e coibida a Economia Informal, do tipo de vendedores ambulantes vendendo piratarias chinesas, sacoleiros do Paraguay, ou afins e etc.

9 – Pixadores

Todas as cidades deverão ser mantidas limpas. Eventuais pixadores serão “recolhidos”, independente de suas idades, para os trabalhos de limpeza das cidades durante no mínimo 1 ano e, na reincidência com período dobrado ao anterior.

10 – TURISMO

Todo trabalhador terá o direito e apoio para que durante suas férias possa conhecer outro Estado do país, sendo as despesas totalmente subvencionadas por uma conta especial do Min. de Turismo.

11 – OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Todas as demais providências não tratadas nessa plataforma, serão debatidas e resolvidas com as Associações de Eleitores que votaram em MIM, mediante prova de seus votos (vou mandar implantar um MICRO-CHIP ELETRÔNICO em cada eleitor para evitar traições a mim).

Para os amigos, tudo! Para os contrários a “generosa mão do Estado”.

MEU GOVERNO será conhecido como DEMOCRÁTICO, SOCIAL, JUSTO e GENEROSO !


Raul Ramos Neves de Abreu
30 Março 2009  21:29

... SONHANDO !

.
.
" Quando uma criatura humana desperta para um GRANDE SONHO e sobre ele lança toda a Força de sua Alma, todo UNIVERSO CONSPIRA A SEU FAVOR !. (Johann Goethe) ".
.
" A ESPERANÇA é o sonho do Homem Acordado !. (Aristóteles) ".
.
" A possibilidade de Realizarmos um Sonho é o que o torna a VIDA INTERESSANTE !. (Paulo Coelho) ".
.
Sou um Eterno Sonhador !. Pensem o que quiserem, mas vivo sonhando acordado com as coisas que dia a dia vou realizando até o dia em que parar de existir, pois só a "outra vida" tenho como limite !.
.
Sei que a diversidade das coisas possibilita a harmonia da vida, assim como são as cores que embelezam um jardim, assim como o Sol que aquece o dia e a Lua que sensibiliza os apaixonados !.
.
Mas, há diferenças que entristecem e que não tornam nobres os homens, que nem sempre são de
boa vontade, que não se irmanam e não se solidarizam em todos os momentos de alegrias ou dificuldades.

Vivo sonhando acordado com um dia em que acabem os sofrimentos e imperem todas as alegrias entre os sêres e que a Vida seja celebrada com vontade e prazer.
.
Então vou realizando meu sonho a cada dia, fazendo com que tudo que esteja ao meu alcance seja motivo de bem estar, de paz, de alegria e de boa convivência com aqueles que seguem a mesma estrada...
.
Sonho todos os dias com o abraço, o carinho e o amor de quem poderá, um dia, ser a minha amada !.

 E a ela, meus pensamentos são sonhos coloridos que vou realizando a cada instante, pois sei que só o amor é capaz de transformar todos os nossos desejos de que a vida seja docemente bem vivida, ... pois Sem Amor,  ninguém pode mais viver !.
.

.
WANDERLÉA  -  " FOI  ASSIM "


. Raul Ramos Neves de Abreu
17 Agosto 2014

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

COITADA DA VELHINHA - UMA QUESTÃO DE SEMÂNTICA

.
Não me perguntem por que usei a palavra “SEMÂNTICA” para contar a história da velhinha. Eu não sei o que é semântica, mas achei que é uma palavra muito  “ROMÂNTICA” e coisa que é romântica serve para qualquer coisa !. Tenho dito. Pronto. Falei !.
.
Nasci no interiôôôrrrr e por isso dizem que sou caipira. Mas eu não falo “pórta abérta, calôôôrrr, dotôôôrrrr... etc.” tudo isso porque meus avós eram CARIOCAS e falavam de forma chique do tipo: “poisx, talveizxx, Robérrreeetooo, Mêrrimão, etc.”. Meus amigos de lá falavam meu nome “Raurrrr” o meu irmão “Jérfi”, tudo bem carregado nos “R” e bem acentuadamente.
.
Então, nada a ver comigo, havia a mocinha de nome Maria, filha de João e Maria, que havia nascido na roça. Tinha várias irmãs e irmãos: Maria Aparecida, Maria José, Maria Antônia, Maria das Dores (acho que foi por causa do parto), Maria do Carmo, José, José Antônio, José Roberto, José Paulo e, finalmente a nossa Maria personagem deste conto que foi batizada com o nome de Maria da Conceição Rita da Silva.

MARIA DA CONCEIÇÃO
.
Certo dia, Seu João arranjou um emprego de doméstica para Maria na casa de Dona Alberta, uma senhora de mais de oitenta anos (80) de idade que já estava bem velhinha e vivia sozinha, pois seus filhos  moravam na Capital.
.
Maria fazia de tudo: lavava e passava a roupa, fazia a comida, limpava a casa e ainda cuidava de Dona Alberta. Eram boas amigas.
.
Dona Alberta sempre ensinava as coisas para a Maria que não tinha sido alfabetizada. E assim, de letra em letra, palavra em palavra, ia Dona Alberta com Maria todos os dias...
.
Seu Sebastião era professor e muito amigo da família de Dona Alberta e, vez em quando, visitava aquela doce senhora e ajudava também na educação de Maria. Ele era um cavalheiro, bonitão, alto, muito educado e bem casado (já vou dando a “ficha dele” pra ninguém me cobrar de ter colocado o homem na história).
Professor Sebastião
.
Contava histórias para Maria a fim de que ela pudesse aprender cada vez mais as coisas da gramática e ortografia, forma de se comunicar, além de conhecimentos gerais.
.
Maria, com seu jeito simples, dizia tudo à sua moda conforme havia aprendido na roça: Pórta abérta, tórta de frango, ninguém simpórta,... trepei na jabuticabeira...
.
- Opa! Trepei na jabuticabeira ? Não é assim que se diz Maria. Uma moça educada deve dizer: Subi na jabuticabeira, escalei a jabuticabeira, fui ao tôpo ...
- Nossa, Seu Sebastião que coisa esquisita: nóis tem que falar desse jeito ?
- Tem sim Maria. Desta forma você será sempre bem vista pelas pessoas. E tem outras coisas que vou lhe ensinar com o tempo.
.
E assim, durante alguns meses, ia a vida na casa de Dona Alberta com a Maria e os ensinamentos gerais...
.
Um dia Maria viu o gatinho de Dona Alberta morto caído no chão e quando chegou seu Sebastião foi logo dizendo:
.
- Ai, Seu Sebastião o gatinho da Dona Alberta trepou no telhado pra pegar um ratinho, escorregou e caiu mortinho no chão. O que é que eu faço agora para avisar a Dona Alberta ?
- Maria, vou lhe ensinar uma coisa: Não é assim que se fala: “trepou”. Eu já lhe ensinei, você deve dizer “ o gato subiu no telhado” que fica uma forma mais educada. Então, quando você for contar para a Dona Alberta, fale bem calmo para ela não sofrer e diga:  “ Ah, Dona Alberta, o coitadinho do seu gatinho subiu no telhado para pegar um ratinho !” E quando ela perguntar se ele pegou o ratinho, você responde: “ acho que não Dona Alberta porque o coitadinho está lá caído no chão !.” Assim, Dona Alberta já vai entender que o gatinho morreu. Entendeu ?
- Ah, entendi Seu Sebastião. O gato subiu no telhado... Está bem. Aprendi.
O Gatinho de Dona Alberta
.
Passados alguns dias, Maria chegou para o trabalho e percebeu um silêncio enorme na casa. Foi ao quarto de Dona Alberta e viu que a coitada estava quietinha na cama. Aproximou-se para acordar a velhinha, mas ela já estava morta. Coitadinha, morreu sem fazer nenhum barulho, sem sofrer, como um Anjinho. Maria, desesperada, foi logo avisar um parente próximo de Dona Alberta que estava tomando café na padaria. E foi logo gritando, à sua maneira, lembrando dos ensinamentos que Seu Sebastião havia falado sobre o gato, que ela deveria usar de sutileza para contar sobre a morte.
.
- Seu Zé,... Seu Zé,... sua tia a Dona Alberta,... sua tia Dona Alberta...
- O que foi, Maria ?. Conta logo...
- Sua tia trepou no telhado pra pegar  um gato ! É Seu Zé,... coitada. Ela trepou com o gato no telhado...
.
O povo todo que estava na padaria, arregalou os olhos !.
.
Seu Zé, sem jeito e envergonhado, não entendendo nada o que Maria dizia, correu para a casa da tia para ver o que havia acontecido. Coitada: estava “mortinha da silva” !. Então ele já foi até a Funerária local para providenciar tudo que deveria ser feito e começou a avisar a família e os amigos.
.
O pessoal da padaria começou a comentar:
.
- Nossa, a velhinha bateu as botas !
.
Quando Dona Alberta já estava no velório, todos os conhecidos já comentavam o ocorrido:
.
- Estão dizendo que a coitada estava doente...
- Não foi isso não, parece que ela estava bem mas morreu de morte súbita enquanto dormia...
- Ih, pessoal, lá na padaria a Maria falou que ela estava trepada no telhado...
- No telhado ? Fazendo o quê ?
- Parece que foi atrás de um gato !
- Um gato ?
.
As fofoqueiras olharam com aquele sorrisinho maldoso e já começaram;
.
- Sempre achei aquela velha muito assanhada...
- Ih, eu já vi ela dando em cima do meu marido...
- Onde já se viu uma velha daquela idade querer um “gato” pra farrear ?
- Bem feito ! Sirigaita que nunca me enganou !
.
E assim passaram as horas, com todo o tipo de comentário até o momento final !.
.
Dona Alberta, coitada, morreu pura como água cristalina da fonte mas, por uma questão “romântica de semântica” passou a ser comentada pelas senhorinhas de boa reputação como “A velha assanhada que morreu por que trepou com um Gato !.”
.
E a Maria, coitadinha,... voltou para a roça, ficou louca e está lá até hoje falando sozinha: “ o gato trepou no telhado,... o gato trepou no telhado...!”.
.
Raul de Abreu
01 Agosto 2014