sábado, 11 de abril de 2015

À SOMBRA DAS TAMAREIRAS

Despediam-se da conterrânea, proferindo a oração póstuma na língua pátria, homenagem emocionante na hora derradeira.
.
Embora a tristeza do momento, uma beleza solene envolveu o ato, pois, mesmo na presença da morte, a expressão comovida de lágrimas puras, quase como uma prece a envolver os sentimentos sublimando o pranto.
.
Kasma, naquela tarde, partia para o seu merecido repouso deixando a comunidade árabe e todas as demais pessoas moradoras daquela cidadezinha muito desconsoladas.
.
Kasma e Abud eram Libaneses.
.
De sua família estavam presentes seu marido Abud e os filhos Salomão, Kalisto, Sarah, Jorge, José, Sada, Clarita, Elias e Assima (também conhecida como Sumeia). Entre sons estranhos de uma língua estranha, a expressão da tristeza no aceno de adeus, poesia dos que ficavam àquela querida que partia.
.
Olhos marejados em tantas lágrimas...
.
Não se entendiam as palavras, mas a alma dos presentes podia traduzir na entonação, o sentimento, a sinceridade e o carinho de todos que ali manifestavam.
.
Estranho,... a poesia declamada nas lágrimas transformando-se em palavras !.
.
O céu se transformou de repente. Entardecia, quase noite. Tudo mudando com o caminhar silencioso, a brisa como um doce afago, os últimos raios solares em tons tão serenos.
.
Pensamentos voltados a lugares distantes, misteriosos, gélidos nas noites ao amanhecer e causticantes naquela imensidão do deserto, contrastes dos contrastes, como em um sonho mergulhado nas maravilhosas estórias do Saara !.
.
Véus sobre o rosto, ela havia se transportado do longínquo por artes do destino caprichoso, aos ventos tropicais de outra terra.
.
Aqueles mistérios do Oriente, de camelos e aragens quentes, do frescor das águas de Oásis à sombra de Tamareiras, das areias desconhecidas, aqueles contos de noites em que o Califa desposava gentilmente a filha do Sultão, ...  jaziam lá no passado que se transformou em um presente de estrelas majestosas em uma poesia sutil diante da cruz simbólica do sul ocidental.
.
Salaam Aleikum... ! Salaam Aleikum...
.
Orações no idioma árabe que poucos entendiam...
.
O doce aroma de tâmaras no cicio das tamareiras... O deserto, a areia, os véus e seus mistérios,... o caminhar silencioso de volta às casas daqueles todos entristecidos da pequena cidade, todos voltados num só pensamento e em um só nome: Kasma !.
.
Nas orações nos idiomas não conhecidos, poder-se-ia entender o sentido de um poema choroso declamado tão vibrante:
.
..Tu, que despertaste à luz das Mesquitas e te viste crescer à luz de uma terra diferente;
..Tu, que ouviste falar das noites mais lindas, de encantos, mistérios e lendas férteis de ...imaginação;
..Tu, que acordaste lá e que a sorte te fez dormir aqui;
.
..Ouve:
.
..Onde descansas, Kasma, embora em lugar tão diferente, ouvirás, como consolo, a voz da ..Pátria distante, na poesia derradeira – como se a natureza pranteasse, também, a ..despedida, quando a noite velar por teu último sono, à luz do Cruzeiro do Sul, de um ..murmúrio de Palmeiras e lamentos de brisa – algo que então dirá aos teus ouvidos:
.
....- Saudade, gosto tão doce,
....- Saudade tão roxinha,
....- Como tâmara fosse,
....- Da minha querida terrinha !.
.
.

(esta crônica foi escrita em homenagem ao passamento de Sra. Kasma em Outubro de 1963, na cidade de Tambaú - interior do estado de São Paulo - Brazil.  Foi na ocasião publicada no  Jornal O TAMBAÚ.).
.
Raul Ramos Neves de Abreu
11 abril 2015

Um comentário: