domingo, 18 de outubro de 2015

ORQUÍDEAS... !

Orquídeas são as plantas que compõem a família ORCHIDACEAE, pertencentes à Ordem ASPARAGALES, uma das maiores famílias de plantas existentes. 
.
Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto a Antártida, predominando nas regiões tropicais.
.
São em sua grande maioria EPÍFITAS, ou seja, as que crescem sobre as árvores, usando-as tão somente para apoiarem-se na busca da luz.
.
Não são plantas PARASITAS, pois nutrem-se de materiais em decomposição que caem das árvores e acumulam-se emaranhadamente nas raízes das orquídeas.
.
Encontram-se em muitas formas na natureza, sendo a quantidade de espécies diferentes (naturais) de aproximadamente (conhecidas) 25.000 espécies.
.
Observe-se ainda que há um variado e quase desconhecido número (no total) de espécies HÍBRIDAS (cruzamentos de espécies diferentes, gerando uma nova espécie) tanto no seu habitat natural (meio ambiente) quanto pelas ações dos Orquidicultores que desenvolvem centenas ou milhares de novas espécies todos os anos.
.
É muito comum que as pessoas recebam, como presentes, belas e floridas Orquídeas e quando as flores murcham e caem, elas são jogadas no lixo, desconhecendo, na maioria das vezes, que a Orquídea não morre mas pode continuar sendo tratada na forma em que foram presenteadas, em vasos, por exemplo, ou transplantadas em árvores, pois os troncos das árvores são o HABITAT NATURAL das orquídeas.
.
Deve-se observar, entretanto, que tais plantas gostam de lugares iluminados mas sem a ação do Sol diretamente sobre elas, ou vento em demasia.
.
Orquídeas gostam de umidade e, portanto, devem ser regadas periódicamente mas com o cuidado para que á agua escorra e não fique presa às raízes da planta pois isso fará com que as mesmas sofram e façam com que a planta morre. Adubos e fertilizantes devem ser aplicados periodicamente, ou seja, uma vez por mês. Orientações específicas sobre os tipos de adubos e a forma de aplicação são encontradas nos rótulos de tais produtos e/ou orientação de especialistas nas lojas especializadas. Também há literatura variada na internet sobre como tratar a sua orquídea.
.
CYMBIDIUM
.
PHALEANOPSIS
.
DENDROBIUM NOBILE
.
ONCIDIUM CHUVA DE OURO
.
DENDROBIUM - variadas
.
VANDA
.
CATTLEYA
.
.
Raul Ramos Neves de Abreu
18 / 10 / 2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário