quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020


DINHEIRO NÃO TRAZ FELICIDADE DE NINGUÉM
JOSÉ  -  O PEDREIRO


OS TROCADINHOS DO DOTÔ


DIZEM por aí, que DINHEIRO não traz a felicidade de ninguém. Bem,... há felicidades e felicidades, depende muito do "prisma" que se vê.
.
Senão vejamos:
.
JOSÉ é um simples PEDREIRO. Começou na lida desde muito jovem, quando tinha por volta de uns NOVE anos de idade, ajudando seu "painho" a misturar a massa, carregar os tijolos, buscar os elementos necessários para a consecução da obra:  Uma casinha de um quarto, um banheirinho, uma pequena sala e uma pequena cozinha, casinha essa destinada ao cumpadre Tonho que também é casado e muito jovem.
.
José já conta com VINTE E OITO anos de idade, é casado e já tem 5 filhos pequenos. Sua esposa, doméstica, cuida das crianças, da casa, da roupa, da comida,... e está "embuxada" de mais um rebento e nem sabe se será menino ou menina. Está feliz, exibe aquela barriga grande que mais parece "Barriga D'Água" do que propriamente a gravidêz.
.
JOSÉ chegou em casa e iniciou uma prosa com a esposa:
.
- Oi muié, o dia hoje tava quente demais. Ufa tô suando e muito cansado e com uma fome danada. O que que ocê fez de janta pra nóis, muié ?
- Ah, Zé, dinheiro que ocê deixou deu só pra comprar meia dúzia de ovos. Então tem um arroz, um feijão, farinha e um ovo frito pra cada um. Também comprei um pacotinho de suco de uva que os moleque adoram !.
- Ah, muié, tá bão demais. Adoro esse suco. Um dia ainda vou guardar um dinheirinho e comprar uma geladeira pra gente tomar tudo bem geladinho.
- Deus te ouça, Zé. As criança adora muito quando fica geladinho. Eu até que ia gostar também e fazer uns picolé de suco de uva. Bão demais, marido !.
.
Zé e Maria jantaram aquela farta comida junto com os moleque, 5 filhos e até tinha uma banana pra Maria comer pra fortificar a criancinha que estava pra nascer....
.
Foram dormir, não tinham televisão mas tinham um radinho de pilha. E ficaram proseando sobre a vida !.
.
- Óia muié, semana que vem nóis acaba a casinha do Tonho e depois nóis vai trabalhar numa construção de um prédio na cidade. Vai sobrar um dinheirinho e vamos ver o nenê nascer bem Feliz !.
.
A lida começou cedo, logo as Seis horas da manhã e assim, todos os dias....

---------------------------------------------        o       -----------------------------------------------------
.

- DOTÔ, que dinheirama é essa DOTÔ ?.
- Ah, meu amigo. Não é nada fácil trabalhar com os serviços burocráticos. É muito trabalho, a gente tem que estudar muito, tem que ter Diploma e conhecer muito tudo que faz senão a coisa complica. Mas, nem é tanto dinheiro assim. Eu economizei durante muito tempo e só consegui guardar essa "ninharia" aí que você está vendo !.
- É DOTÔ, o Senhor trabalha muito mesmo, né ?. Qual o segredo pra se chegar a conseguir tanto dinheiro ?
- Muito simples, meu amigo. Você tem que focar no trabalho e ser muito Honesto. O resto vai tudo sozinho, como dizem, "POR OSMOSE".

- Pois é, DOTÔ, vejo como o Senhor trabalha muito mesmo e nem tem muito tempo pra família porque DINHEIRO NÃO TRAZ A FELICIDADE DE NINGUÉM.

.
Raul Ramos Neves de Abreu
19/02/2020






Nenhum comentário:

Postar um comentário