quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

TAMBAÚ,.... ESTOU VOLTANDO !


IGREJA NOSSA SENHORA - TAMBAÚ
.
TAMBAÚ, estou voltando ... !.
.
Passei momentos maravilhosos desde que nasci até o início de minha adolescência em Tambaú, uma pequena cidade do estado de São Paulo, onde o Padre Donizetti Tavares de Lima, já canonizado, ficou famoso por tantos milagres ocorridos durante o período em que lá esteve. O Santo Padre faleceu em 1961 e eu, esse pobre mortal que já fui até Coroinha do Santo Padre, motivo pelo qual também reclamo o título de SANTO, embora ainda VIVO e MORTAL.
.
TAMBAÚ,... estou voltando. 
.
Como dizia meu avô Durval Ramos, que foi fundador dos Correios naquela "progressista metrópole, capital da Cerâmica da América Latina "A VIDA RESERVA SURPRESAS". 

Até a Emissora de Rádio local - ZYR-70,em seu horário de notícias, do Sr. José Salles, proclamava:  "Tambaú, Pum... Pum... falando de Tambaú para o Mundo !", vou aqui dizendo que estou escrevendo dum lugarzinho nem tão importante, nem tão conhecido, mas de muita alegria, onde acabo de conhecer no Butequim do Julio, em um bairro distante de Ribeirão Preto, o "Meu NOVO amigo LUIZ URBANO !".
.
AMANHÃ, dia 21/02/2020 começa o CARNAVAL em todo o Brasil. 
.
Acho que amanhã, ou qualquer dia desses, vou amanhecer, para sempre,  em minha querida terra natal. Se não tiver TREM, vou até "a pé", mas quero voltar aos meus tempos de alegrias, de sonhos, de ilusões, fantasias, esperanças, pois a realidade é muito dura e não estou aguentando mais. 
.
Que o João, filho do Barbeiro, ponha uma mesa na calçada, um copinho da "marvada" e várias "LOIRAS GELADAS" com amendoim e tudo que tiver direito. Escrevam já o meu nome lá no jazigo de minha família: " Raul Abreu aquele que morreu pra vida mas ainda perambula por aí... !".
.
Luiz Urbano, conforme a foto abaixo, é nascido na Paraíba, no bairro onde ficam o HOTEL TAMBAÚ e a famosa PRAIA TAMBAÚ, motivos pelos quais iniciamos nossas conversas pois somos ambos TAMBAUENSES. Ele do norte e eu do sudeste.
.
Ele é um profissional da área de Segurança. Vive nesta cidade há uns 5 anos e já conseguiu adquirir uma boa casinha, tem dois automóveis (não perguntei marca e nem ano) e é separado da primeira mulher, mas vive deliciosamente com a segunda que o apóia, acredita e o ama. 
.
Ele diz estar feliz, pois em momentos difíceis de sua vida, quando o dinheiro estava escasso, sua primeira esposa o abandonou proclamando, ou caso queiram, infernizando sua vida dizendo: " Vai embora e seja MUITO INFELIZ, você vai passar fome, não vai ter onde morar porque você não serve mais pra mim !".  (pedi autorização a ele para escrever tais frases e até publicar sua foto).
.
amigos recentes em 20/02/2020  - Raul e Luis Urbano

Bar do Julio - Árvore na calçada com Gaiola com um Curió
.
Luiz chegou a chorar contando sua história desde que deixou sua cidade natal. 
.
Bem, não pude resistir àquela emoção e disse: " Calma meu irmão, você venceu e agora é Feliz !". (não contem a ninguém, também derramei lágrimas).
.
Ele sorriu, parou de derramar lágrimas e, de repente, chega um amigo e começa a conversar sobre assuntos gerais. Fiquei observando e pensando: " Como pessoas com tanta determinação podem superar dificuldades e vencem na vida. É um grande exemplo que devemos seguir !.".
.
Será que vou mesmo a Tambaú ?. O que me prende aqui ?. O que motiva lá se já não conheço mais nem a cidade e nem meus amigos de infância ?.
.
Mas,... Gosto muito de lá !. Pensei em ir ao Rio Pardo na Cachoeira de Mococa e tentar pescar um Dourado. 
.
Lembro quando o velho Barbon pescou um Dourado que, dizia ele, tinha uns QUINZE QUILOS. Naquela época talvez eu tivesse uns DEZ anos de idade.... Não esqueço e, quem sabe, se ainda houver Dourado naquela cachoeira eu também consiga pescar um.
.
Luiz está feliz, gosta de pescar, de jogar truco, de churrascos com os amigos aos fins de semanas, dançar e da própria atividade de ser Segurança pois, segundo ele, além de ganhar um bom salário, é muito respeitado. Mas o que ele disse que mais gosta é quando chega em casa e a esposa o recebe com um Largo e Farto Sorriso e diz: " Oi meu amor, que bom que você chegou !. Eu te amo muito, viu ?". Disse isso chorando...

Admirei muito o Luis. Quanta luta, quanta dedicação e o sucesso. Não sei onde mora, nada sei sobre sua casa, mas sua alegria dizia tudo.
.
Foi um grande exemplo, foi uma experiência maravilhosa. Tenho que aprender mais sobre ter persistência, paciência, embora tantas coisas aconteçam. Não posso negar meu infinito desejo de voltar à vida de tantas alegrias e realizações, mas, sozinho está difícil. Vou pensar muito sobre tudo.
..
Quem sabe a Cachoeira esteja me chamando de volta ?.
Ao meu despedir de Luis, ele me perguntou: " Você é feliz ?"..
.
Bem,... sorri pra ele e respondi: " Deus sabe bem de minha vida !", mas sinto inveja pois eu também gostaria de ouvir " Que bom que você chegou !. Eu te amo muito, viu ?". Estou sozinho e sinto saudade disso. Quem sabe minhas primas irão me receber com tanta alegria ?.

Há muitas pessoas que não gostam de ler textos longos. Lamento muito e digo: Coitado do Machado de Assis ou até mesmo de Camões e muitos outros...
.
Não gosto de escrever em "haikai', poderia ser conciso dizendo:

. Sinto-me sozinho,
. Fui visitar meu sonho,. 
. Acordei !

Raul de Abreu Neto
20/02/2020

Um comentário: