terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A VISEIRA DE HELENA MARIA




Era um domingo ensolarado, uma linda tarde de céu azul... Os jovens nadavam em um piscina de águas cristalinas que vinham de uma fonte mineral da nascente daquela fazenda.

A casa, no meio da mata e longe da cidade, edificada em estilo colonial,em dois pavimentos, nada mais era que um lindo palácio com cerca de vinte cômodos, todos suíte, decorada com famosos quadros de artistas mundialmente consagrados, o piso em madeira de melhor qualidade, tapetes persas, muitas salas, jardins muito bem cuidados, um lago imenso para passeios de pequenos barcos,... serviçais bem vestidos e muito atenciosos, comida e bebida fartas, salas de jogos, ...

Seu dono residia no local, muito educado, bem humorado, cultíssimo,... um anfitrião como poucos que se podem encontrar, sorria o tempo todo para as pessoas convidadas e demonstrava o enorme prazer em te-las todas em sua companhia.

Cerca de uma hora após termos chegado naquele lugar apareceu Helena Maria que havia saído para comprar alguns brinquedos para seus netos... Eu não a conhecia pessoalmente, embora já tivesse visto algumas fotos com sua familia e, em todas, mostrava-se uma senhora muito simpática, sorridente, bem jovial.

Estava com uma viseira e óculos, que escondiam quase todo seu rosto e cabelos. Não entendi tudo aquilo já que onde estávamos fazia muita sombra e, não resistindo à curiosidade, com espírito brincalhão fui logo perguntando:

- Por quê usa essa viseira aqui dentro onde não faz sol e também esses óculos ?...

Sorrindo educadamente respondeu:

- Na verdade não tive tempo para arrumar os cabelos, por isso uso a viseira para prendê-los... é um hábito pois, na maioria das vezes, uso os óculos para prendê-los !
- Bem, já que não nos conhecemos, tire então a viseira e os óculos para que eu possa vê-la direito... (risos)

Helena Maria tirou em um segundo e já recolocou-os, como se fossem parte de seu corpo. Achei engraçado porque vejo muito as pessoas usando óculos na cabeça, mesmo os moços que têm cabelos curtos, e não havia até então pensado que as mulheres usavam tais "apetrechos" como se fossem "tiaras" para prender os cabelos, enquanto que as demais pessoas apenas o faziam para "acompanhar a moda",... sei lá  !

Ficamos, todos nós que ali estávamos, apreciando o local, imenso, visitando as áreas do palácio e vendo as pessoas se divertindo... Helena  Maria mostrava-se muito gentil e atenciosa com as pessoas, em especial com sua mãe, sua irmã, sua filha, seu marido, netos e amigos, e destacava-se graciosamente distribuindo sorrisos e carinhos a todos. 

Logo mais, quase quatro horas da tarde serviram o almoço. Maravilhoso, com direito a tudo que se poderia imaginar ! Seu João, o anfitrião, era muito simples e muito informal apesar de tanta riqueza material, ficava ali ao lado observando-nos com um sorriso incomparável deixando a todos muito a vontade...

Entardecer maravilhoso, com os raios de sol dourando aquelas cristalinas águas do lago, enquanto pássaros davam vôos rasantes banhando-se... Um lugar que poderíamos dizer que é o Paraíso, aquele a que chamamos de "Éden" pois havia tanta beleza, harmonia, paz e muita alegria... !

Chegava o horário de voltarmos para casa já que estávamos hospedados em cidade próxima e não conhecíamos muito bem a estrada para o retorno. Começamos a nos despedir...

- Vocês já vão embora ? Fiquem até amanhã ...
- Ah, Seu João... Aqui tudo é maravilhoso, mas temos que ir pois já já será noite e não conhecemos bem o caminho de volta...
- Puxa, que pena ! Poderiam ficar para o jantar: preparamos peixes... Fiquei muito feliz com a visita de vocês. Voltem sempre que estamos sempre aqui esperando os amigos... !

Foi a primeira vez que vi o Seu João e fiquei muito bem impressionado com tanta educação e dedicação às pessoas. Despedímo-nos daqueles que lá conhecemos, dos serviçais que sorriam gentis, dos parentes,... todos que lá permaneceriam por mais alguns dias...

- Helena Maria, ... foi um grande prazer conhecer você... Uma linda tarde, um lindo lugar... Você é uma pessoa muito especial,... percebemos o seu carinho com todos e como todos a querem tão bem. Sabe, ...? Desculpe a brincadeira com a sua viseira,... você fica muito bem com ela,... acho que vou escrever sobre isso algum dia...e,... se assim for,... vou me lembrar de alguma coisa muito boa para registrar esses momentos tão bonitos.
- Ah,... também gostamos muito de ver vocês... Escreva uma poesia sobre a minha viseira...
- Uma poesia ? Hum... eu estava pensando em fazer uma brincadeira... Bem,... uma poesia... vamos ver !

Aquela tarde foi inesquecível por todos os aspéctos que poderia imaginar, ou seja, o lugar, as pessoas que nos receberam, os amigos que lá conhecemos e toda sua simpatia e carinho, a deliciosa comida, a arquitetura maravilhosa, as obras de arte, todos os jardins, os pássaros... e, em especial, Helena Maria com sua graciosidade com aquela viseira e seu par de óculos, distribuindo sorrisos, atenção, carinho e muita alegria a todos... motivos pelos quais gostaria de referir-me a ela, com admiração e todo respeito fraternal, como  "La Belle de Jour"  !

-    o    -

Raul de Abreu
15 / 02 / 2011

3 comentários:

  1. Prezadas amigas, Sandra (QAP) e Ruth: eu me mudaria pra Itapetininga não apenas porque fica mais perto de São Paulo e de outros centros importantes, ... mudaria porque o lugar é lindo, tem um lindo céu azul, sem poluição, uma vegetação maravilhosa, um clima adorável, um povo hospitaleiro e muito educado, a visão da Lua e do Sol são de mexer com qualquer casal enamorado, e tem uma história ímpar no cenário nacional. Julio Prestes e Venâncio Ayres são figuras importantes nascidas lá. Como eu ainda não escrevi porque gostaria de morar lá e que ainda vou me mudar pra lá,... aguardem uns dias que eu ainda vou escrever PORQUE ITAPETININGA - " A CIDADE DAS ESCOLAS " tanto me motiva a morar lá !

    Abraços, Raul

    ResponderExcluir
  2. diante disto que é super interessante ....eu te pergunto- POSSO IR CONTIGO?ah ..quantos quilometros de São Paulo, pois posso ir visitar, já que não conheço o lugar...saudades

    BJS aguardo o seu motivo
    Ruth

    ResponderExcluir
  3. Prezada Ruth: vc pode ir comigo sim. Fica uns 200 km de São Paulo e vc com certeza vai gostarmuito. Bjs, Raul

    ResponderExcluir