quinta-feira, 13 de maio de 2010

ALEGRIA, ALEGRIA !




As vezes ficamos pensativos, olhando o horizonte. ! .. 


foto cedida por LIKA   -   uma amiga muito gentil (que ainda não conheci pessoalmente)

A estação do ano está quase se despedindo, mas ainda mantém manhãs lindas de sol... e a natureza toda à nossa vista apresenta-se com tons encantadores, mesmo que bucolicamente, como diziam poetas do passado, ou apenas acanhada e convidativa para sonhar.

Admira-se lá adiante, do topo desta montanha, ... lá embaixo... Tudo parece azul, mesmo em "degradée" refletindo o firmamento límpido e infinito.

A manhã está deliciosa para passear em busca de alegria. O centro da cidade deve estar todo colorido com as pessoas exibindo suas roupas de outono-inverno, elegantes, estilo "esportivo e casual" ou tantos outros das diversas situações: turistas nacionais e estrangeiros, trabalhadores em trânsito, pessoas fazendo compras, palhaços alegrando a criançada, malabaristas, mágicos, artistas tocando instrumentos diversos,... tantas coisas belas... tantas coisas belas !

A Fonte Luminosa nesta deliciosa manhã de sábado está enfeitando o jardim da Praça...


... a Fonte da Praça

Torresmo tem mais de 50 anos de atividades circenses. Nasceu em uma pequena cidade no interior de Minas Gerais e ainda no berço, seguiu com seus pais para a vida de palhaço, mesmo sem saber falar... Seus pais eram circenses, herdeiros de profissão de seus pais, avós,.... sabe-se lá desde quando os primeiros imigrantes chegaram da Europa onde já trabalhavam levando Alegria às multidões... !

- Oi amiguinho,... oi amiguinha.... hahahahaha.... leva um abraço e um beijo do Torresmo... ! Oi amiguinho,... oi amiguinha....

E assim fica o dia todo o Torresmo: com um sorriso largo cumprimentando todas as pessoas que passam,... sorrindo... sorrindo... fazendo com que todos sorriam também e cheguem até a esquecerem de eventuais motivos de preocupação...

- Oi  amiguinho,... oi amiguinha... hahahahahaaaa  !

Conheci Torresmo faz uns 4 anos. Claro, ele é palhaço e tem que sorrir ! Mas, ... eu nunca vi qualquer traço de tristeza naquele homem que incrível e incansavelmente faz com que todos que por ali passam esbocem espontâneos sorrisos e tenham momentos de muita alegria !



... Torresmo

Há outros que enfeitam-se para alegrarem as pessoas que passam... E, como Torresmo, todos os dias vão batalhar à busca do "pão nosso de cada dia" para aqueles que lá em suas casas esperam ansiosos !

... Pirulito

- Oi,... eu sou o Pirulito... Hoje você vai ter um dia de muita Alegria ! Sorria... !



... Bixiguinha
- Oi mocinho... oi mocinha... Quem vai querer andar na minha bicicletinha ? Hahahahaha... Quem conseguir andar na bicicletinha vai ganhar uma bixiga.... hahahahahaaa... !



- A manhã está linda ! Viemos trazer nossa queridinha pra passear... !

 
- Oi,... ! Você é jornalista ? Olha só como nossa filhinha é linda... !

 
- Um, dois... um, dois.... Estudantes,... marchem !

- Estou trabalhando... ! Você quer comprar um carnê da sorte ? Aproveite,... hoje é o seu dia da Sorte !

- Oi, moço ! Nós fazemos a limpeza do calçadão da Praça ! Está tudo limpinho,... graças a Deus !


- Oláaaa ... Nós estamos divulgando oportunidades de estágio ! Se você tiver algum jovem conhecido que esteja precisando iniciar a carreira profissional.... estamos aqui para ajudar !

- Ai, moço ! Estou distribuindo esses prospectos para as pessoas interessadas em um emprego... !


O Centro da cidade está todo agitado:.... de muita Alegria !

De repente avista-se uma multidão atenta em volta de um grupo de artistas... Deve estar acontecendo alguma atividade de magia, malabarismo, ou coisa parecida como acontece sempre.... Ah... ! É uma Apresentação Teatral... Ainda existe "isso" por aqui... ! Esta cidade é mesmo privilegiada pois levam todo tipo de alegria às pessoas que por aqui passam...

Fico pensando ... " apesar da manhã estar tão bonita, tão convidativa,... meu coração estava ainda ansioso... Estou sozinho no meio desta multidão,... pessoas indo e vindo,... carros,... Acho que Deus ouviu minhas preces e permitiu que pudesse vivenciar tantas coisas alegres e tão bonitas... Vou assistir a apresentação do Grupo Teatral !... "





Que maravilha : o Teatro indo ao encontro da platéia.... na Praça !

Sorrisos, músicas, emoções,... Nada poderia acontecer de melhor em manhã tão bonita como essa !

Tão jovens e demonstrando grande experiencia cênica,... mas impressionante o desempenho desses artistas:

... Nathália, Lilian, Caroline, Naná, Marcelo, Michel e Milton. 

Esses jovens alegraram todos os presentes e brindaram a vida com tão brilhante demonstração de carinho, de respeito, de alegria e dedicação.

A vida nos reserva cada surpresa ... !

... Olhando lá do topo daquela montanha a natureza toda à nossa vista apresenta-se com tons encantadores, mesmo que bucolicamente, como diziam poetas do passado, ou apenas acanhada e convidativa para sonhar ! A vida agiganta-se e invade nosso coração de contentamento, felicidade,... de muita alegria !

... Ah,... fiquei fotografando até que, de repente, houve a cena de um casamento e precisavam de um Padre. Tanta gente ali e justamente a mim vieram convidar para interpretar o Padre... (Só rindo mesmo... cada coisa que acontece em nossas vidas ... !)


Milton



Lilian



Caroline

 
Michel e Caroline



Naná, Caroline, Marcelo e Nathália





Michel

Lilian




... eu,...  "O PADRE " ...   (risos)

bem,... só posso desejar a todos que estão lendo e a todas as pessoas que lá estiveram nessa linda manhã, que Deus os abençõe e que haja sempre muita Paz em suas vidas !

Alegria, Alegria a todos !

-  o  -


4 comentários:

  1. Olá Raul. Muito prazer em te conhecer!!!Um grande abraço!!
    Diane

    ResponderExcluir
  2. Olá Diane:
    Muito prazer em conhece-la,... mas ainda não sei de onde vc é, o que faz, etc, e como me conheceu...! Escreva-me através de rabreusp@hotmail.com. Tenha um lindo dia !

    Ah... o texto Alegria Alegria ainda não está completo, já que eu tive alguns afazeres que impediram conclui-lo. Nos proximos dias terminarei.

    ResponderExcluir
  3. Raul, grande Raul!
    Primeiramente: muito obrigada pelo carinho.
    O Teatro, sem esse retorno, não faz sentido algum.
    Porque na verdade, somos artistas pela troca, pela comunicação, pelo sentir, pelo modificar.

    Os nomes estão um pouco trocados.
    rs

    Mas isso, é muito pequeno perto das lindas palavras tão bem colocadas e que vieram em um momento muito bom.

    Adoramos vc!
    E muito obrigada por contribuir tanto pro nosso crescimento.
    E claro, por ser o Padre mais participativo que encontramos nestas ruas, muitas evzes pagadas, mas em sua maioria, alegres.

    Um Super beijo!
    Nathália.

    Cia. Teatral Boccaccione.

    ResponderExcluir
  4. Nathália, favor me informar os nomes corretos para que eu possa corrigir... bj, Raul

    ResponderExcluir