sábado, 7 de agosto de 2010

UMA TARDE EM SÃO PAULO !

uma tarde em São Paulo - vista parcial da cidade




Catedral da Sé



Museu do Ipiranga



 A tarde de ontem em São Paulo (06/08/2010)

Como todos os dias, independente se fim de semana ou feriado, levanto normalmente muito cedo. Ontem levantei cedo outra vez e fiquei pensando o que fazer !

Perto de casa, na esquina da outra calçada, há um bar que abre logo as seis horas da manhã. Lá vão vizinhos e trabalhadores que passam pela rua em direção à avenida Ibirapuera para tomarem o ônibus que os levam aos mais diversos destinos de seus trabalhos.

Gosto de observar o movimento e ouvir o que falam. Também gosto muito do cafézinho e de ver o portugues todo agitado atendendo o pessoal:

- Um cafézinho... Pingado ou puro ? Vai uma caninha ? Olha aí o pastezinho saindo... Um pão com manteiga na chapa ? Olha aí seu Chiquinho, tá saindo um caldinho federal de mocotó...!

Tem gente de todo tipo: paulistas e não paulistas, nascidos na cidade ou não, estrangeiros, ... todo tipo de gente e todo tipo de gosto.

Tomei café e depois um "pingado" (leite com café), comi um pãozinho na chapa (com manteiga) e voltei para o apartamento. Vou ler as noticias, ver um pouco o telejornal e vou sair um pouco pra ver a cidade.

O dia estava muito frio, garoento, daqueles que os poetas costumam dizer "BUCÓLICO". Mas, o que fazer numa Sexta-Feira friorenta ? Vou mesmo é "dar um rolê" e ver o que acontece por aí !

O trânsito num dia como esse é muito lento, pensei. Vou mesmo experimentar um "tour" começando pelo ônibus até o Metrô. Pegarei o Metrô e vou para algum lugar no centro da cidade. Ah,... faz tempo que não vou à Rua 25 de Março.

Cheguei na Estação do Metrô. Nesse horário, dez horas da manhã, deve estar tudo tranquilo !  Lêdo engano: não há horário em que o movimento esteja tranquilo na Estação da Sé do Metrô ! Talvez haja momentos de menor movimento, do tipo que você entra "só um pouquinho" empurrado por quem vem atrás e até consiga ficar lá dentro, "em pé" sem muito aperto. Mas, no geral... parece o "estouro da boiada" e você tem que sair da frente pra não ser atropelado. 

Parei bem na frente da plataforma e pensei que seria fácil entrar no trem (metrô) porque eu era o primeiro da fila. O trem chegou ! Puft ! Um empurra-empurra sem parar e eu fiquei lá fora vendo aquele povão danado, desesperado entrando, empurrando quem queria sair e não deixando quem quisesse entrar... Fiquei assustado e dei gargalhadas:  ISTO É A VIDA EM SÃO PAULO ! (risos e gargalhadas) !

Entrei depois de um sufoco danado. Não consegui sentar. Fiquei sabendo naquela hora como deve se sentir uma "Sardinha em Lata" !  Eu ali apertado do lado esquerdo, direito, pela frente e por trás ! Ufa... ainda bem ! Era uma moça bonita às minhas costas e não um tarado esfomeado com vontade de abusar. Lembrei da piada do Gaúcho e dei graças a Deus por não te-la dramatizado "na marra" ali naquele instante e lugar:

Contam que um gaúcho (gostam de mexer com os gaúchos) estava no metrô, em pé, naqueles dias de lotação exagerada, e de repente ele percebeu um homem bem colado atrás dele, mas que usava os cotovelos em suas costas para não "esfregar" muito e não correr o risco de uma confusão. Ai, o gaúcho, com voz dura de macho virou para o fulano e reclamou:

- Bah, tchê ! Tu tá se esfregando aí em minha bunda, tchê ?
- To não, moço,... to não ! Desculpa aí...
- Então se tu não tá, seu frêsco, dê lugar pra outro que teja querendo tchê !

Santa mocinha que estava atrás de mim: bonita, jovem, com uns seios macios roçando minhas costas... Eu até pensei :  "Esse trem é um inferno,... mas isso aqui está um Paraíso !".

Passageiros do Metrô na Estação da Sé
crédito da foto: Paulo Liebert / AE

Parei na Estação São Bento, onde todos vão para as compras na mais famosa rua do comércio do Brasil:  A Rua 25 de Março, mais conhecido ponto de comércio dos árabes seculares no Brasil. Essa rua é tradicionalmente conhecida como "Rua dos Turcos" (não há turcos, só sirio-libaneses), mas que atualmente é quase que totalmente dominada pelos CHINESES.

Movimento de compras na Rua 25 de Março


Loucura:  Sair do Metrô na Estação São Bento, é como experimentar os "corredores Madrileños" em plena "plasa del toro" quando a multidão, em um corredor apertado, vai correndo, fugindo dos touros que vão chifrando e atropleando os incautos que ficarem pela frente !

Consegui chegar na Ladeira Porto Geral onde a uns 50 metros abaixo encontra-se a Rua 25 de Março. Mas, para percorrer esse pequeno trajeto, apertadíssimo, a gente ainda tem pela frente, atrapalhando, milhares de ambulantes com suas barraquinhas e veículos transitando pelo local.  Mas, ... cheguei !

Conheço vários comerciantes ali, tais como Tony Mousaek famoso cantor de músicas tipicas sirio-libaneses, boa pinta, bom sujeito, e que foi celebrizado por sua participação na novela da Rede Globo - "O CLONE" e em várias outras apresentações de emissoras de TV, além de shows em festas da colônia espalhada pelo Brasil. Mas também conheço chineses, peruanos, bolivianos,... e tem até Argentinos vendendo suas mercadorias, além de milhares e milhares de vendedores ambulantes espalhados pelas ruas..

- Olha o pen-drive,... legitimo, ... original.... 60 Gigas, baratinho... Só 20 reais,... Vai um aí, patrão ?
- Aparelho de barbear,... olha a raquete mata-moscas,... boneca inflável,...
- Suco, patrão ? Tem água gelada...
- Suflair,... olha o chocolate... Um é R$ 5 e três é R$ 10 vai levar,.. vai levar ? Faço 5 por R$ 10,.. leva patrão,... leva...
- Pramil,... pramil,,.. pramil,...Leva aí patrão,... a patroa vai gostar.  Só R$ 10 a cartelinha com 20
- Água de côco,... água de côco,...
- Pano de chão e de pratos,... Hoje só R$ 2 a dúzia...
- Brinquedos,... olha os brinquedos...
- Olha aí Madame, aqui temos CD´s baratos. A sra. leva 3 e paga só R$ 5
- DVD,... DVD... leva aí... tem de tudo, nacional e importado. Filmes atuais, originais... Só R$ 3

Meu Deus ! Quem precisa entrar em uma Loja ? Tem de tudo nas ruas. Tem tudo que você possa imaginar de objetos e até de alimentos. Duvida ? Tinha na esquina um sujeito fazendo Paella, outro pamonha, outro sanduiche de pernil, hot-dog, tinha até feijoada... yakissoba, feijão de corda... churrasquinhos de carne, frango, queijo,... milho verde, pipoca, ... Meu Deus ! Que loucura !

 - Com licença,.. com licença,... com licença,...

Andar na Rua 25 de Março em dia de chuva ou de sol, numa Sexta-Feira, ou em qualquer outro dia da semana véspera de Dia de Comemorações (Natal, dia das crianças, das Mães, dos Pais, Carnaval, Dia de Ninguém, de Coisa Alguma,....etc..)... só sendo maluco mesmo. E eu estava "muito doido" pra curtir toda aquela loucura num dia mais doido ainda de manhã fria, garoa, sol daqui a pouco, calor, frio de novo,...

Entrei numa galeria e lá fui até uma loja que vende de tudo para confecção de bijouterias. Pensei em comprar alguns presentes. Comprei algumas coisas e fui até o balcão pagar:  lá estava Dona Dolores, a proprietária, uma peruana muito simpática... Joguei logo uma conversa com ela:
- Então a Senhora é peruana ? Conheço o Peru e tenho muitos amigos lá... Eu trabalhei em uma empresa e recebi muitos estudantes de Engenharia da Universidade San Luiz Gonzaga de ICA...
- O Señor tem amigos peruanos ?
- Sim, todos os anos recebíamos estudantes para fazerem estágio. Eu levava os moços para conhecer a cidade, a praia e também eu os levava até minha casa para tomarem refeições. Fizemos amizades. Tinha o Luiz Alvarado, Sergio Chacon, Ucho Suarez, e muitos outros...
- O Señor é amigo de Alvarado ? Ele é muito coñocido em Lima... é meu primo...
- Nossa ! Que mundo pequeño ! Luiz Alvarado es su primo ? Que maravilha !
- Si, Luiz es my hermano, un grande hombre... Jo voy a hablar con elle que usted es amigo de elle...

E ficamos conversando sobre várias coisas de Brasil e Peru. Quando eu fui pagar a conta, dona Dolores olhou com um largo sorriso e me disse:

- Ah, Señor Raul,... Luiz me falou que tinha um grande amigo aqui no Brasil que tinha ajudado muito ele. Então agora sei que é o señor e estou muito feliz e agradecida. Por favor o señor não tem que pagar nada, esto es una cortezia de agradecimiento de nosotros peruanos a personas como usted !
- No, dona Dolores, no es necesario esso...

Dona Dolores abraçou-me com sorriso e pediu para que eu voltasse porque ela iria escrever para seu primo e falar sobre o nosso encontro. Eu fiquei ali "boquiaberto" pensando:  "Esse mundo é tão grande e há coisas assim que nem sabemos como explicar... Esse mundo é tão pequeno !"

Desci as escadas da galeria, cinco andares abaixo. Lá fora  um frio danado. Fiquei olhando aquela multidão louca andando de lá pra cá e de cá pra lá e pensei:  " Eu queria agora estar em Copacabana"...e disse isso alto de forma que uma Senhora do lado escutou e ficou chateada, ofendida. Olhou-me  desapontada e fixamente e não resistiu dizendo:

Eu queria estar em Copacabana

- Desculpe-me senhor: ouvi o que o senhor disse. Mas, não seja "bairrista".
- Bairrista ? Por que, senhora ?
- Não se pode comparar Copacabana com a Rua 25 de Março. São lugares diferentes, percebe ? Comparar  o SAARA com a 25 de Março, aí sim seria mais honesto !
- Não entendi...
- Aqui em São Paulo há de tudo. Você  vai encontrar uma cidade acolhedora e ao mesmo tempo fervilhante !
- Ah !... E .. ?
- A noite paulistana é repleta de atividades e lugares onde ir. As baladas vão de segunda a segunda e a cidade nunca dorme...
- Senhora,... eu só estava brincando... Pensava no frio, na multidão e num lugar ensolarado agora...
- O Comércio é ÚNICO, tem tudo.  A Rua Oscar Freire e as em seu entorno com as griffes que só em paises do primeiro mundo podem ser encontradas, centenas de shoppings luxuosos, os bairros e ruas de compras, o Bom Retiro onde há a famosa Rua José Paulino, as lojas do Brás, as feiras de negócios, a gastronomia... aliás, São Paulo é conhecida como a "Capital Mundial da Gastronomia"  com mais de 5 mil pizzarias, padarias,.. aqui é o Polo Industrial e Cultural do Brasil e da América Latina, os melhores e mais modernos teatros, museus, as melhores Universidades, as melhores rodovias, lindas praias, ruas de comércio temático como a Rua das Noivas, lazer para todos os gostos e bolsos, o Mercadão com tudo que há de mais fino e exótico, carros importados, casas de comércio de tudo que se pode imaginar, temos a Fórmula 1 e Indy,... tem de tudo... e ainda tem gente, como o senhor, que num lugar como São Paulo ainda tenha coragem de dizer:  " eu queria agora estar em copacabana" . Se o senhor é carioca, por favor não seja bairrista e admire as belezas de nossa querida São Paulo, como nós paulistas, também admiramos as belezas naturais de todos os lugares do Brasil !
- Senhora:  agradeço a aula. Foi maravilhoso ouvir tudo que me contou. Eu não sou carioca, sou paulista e apenas mencionei aquela praia porque estou com frio... Mas eu amo São Paulo, do mesmo que a senhora também ama aqui e todo lugar que mencionou.
- Ah... Me desculpe. Fiquei empolgada.... De onde o senhor é ?

Ficamos ali conversando mais alguns minutos. Despedimo-nos com abraço e sorrisos !

Encerrando meu passeio na Rua 25 de Março, fui almoçar no Empório Damasco, onde fui pela primeira vez faz uns 30 anos. Nada mudou: a comida é maravilhosa, preço muito barato, casa lotada e os meus amigos donos da casa (sirio-libaneses) com o costumeiro sorriso. Cumprimentei-os misturando idioma francês e algumas frases árabes:  "Salam aleikum, habib ! Ça vas ?"

Passear em São Paulo é dar uma volta ao mundo em apenas poucas horas. A gente conhece representante de cada país, de cada raça, de todo nível sócio-economico-cultural,... mas todos, sem exceção, tem algo brilhante em comum:  ESTÃO FELIZES, SORRINDO E SOLIDÁRIOS !

Vou agora voltar para casa. Vou pegar novamente o metrô, as cinco horas da tarde, depois um novo ônibus até Moema, perto do shopping Ibirapuera... e seja lá o que Deus quiser !

- Ei, não empurra não. Esse pé é meu,... olha aí,.. cuidado com a minha bunda... ! Pára o ônibus, ... pára o ônibus,... a Senhorinha quer descer... !

São Paulo, minha querida São Paulo,... com sol ou chuva, frio ou calor EU AMO VOCE !

Nenhum comentário:

Postar um comentário