quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

FALANDO AO VENTO




Bee Gees  -  " I Started the joke "
.
É engraçado como a vida passa e a gente nem se dá conta!...
.
Estou aqui novamente, nessa praça, uma linda tarde de inverno. Vejo o Sol, que lindo Sol, brilhando quentinho. Um céu azul maravilhoso e andorinhas dando rasantes nas águas da fonte luminosa que, embora jorrando alto, ainda não foram acessas suas luzes.
.
Sabe, foi aqui que eu conheci você. Naquela tarde, acho que foi uma quinta-feira, o dia estava tão lindo quanto está hoje.
.
Estou com saudade! Muita saudade que até me faz emocionar.
.
Tem ali uma senhora olhando-me estranho, sorrindo. Vou virar o rosto pra ela não ver que estou chorando de saudade. Não! Não estou chorando não! Eu estou é com muita saudade, mas entrou um cisco no meu olho!
.
Saudade de tudo:
.
• Da Fonte Luminosa, linda, em jatos de cores diversas dançando alegremente aos compassos das músicas;
• Daquele carrinho de sorvete OSCARINO, que passava toda tarde;
• Daquele lanchinho nas Lojas Americanas, do suco de uva, do morango com chantilly;
• Dos bailinhos, ... da Cultura Inglesa;
• Das festas no clube,... da pizza da Cantina Bella Sicilia;
• Daquele franguinho gostoso que só sua mãe sabia fazer;
• Daquele beijo que roubei de você!;
• Do Cine Centenário;
• Da Praça XV;
• Do Theatro Pedro II;
• Do Colégio Auxiliadora onde eu esperava você;
• De tantas coisas maravilhosas que o tempo nunca vai apagar!
.
Você se lembra quando estava passando aquela novela do Beto Rockfeller?
.
Acabei de ouvir uma música daquele nosso tempinho: “HERE THERE AND EVERYWHERE” dos Beatles !
.
Você se lembra disso? Eu tinha aquele cabelão comprido e gostava de tocar meu violão. Eu cantava essa música. Pouca gente sabia Inglês. Então eu dava um sinal pra turminha da minha banda que parava tudo...! Ficava só um suave teclado ao fundo, como um violino, ... enquanto eu declamava em português misturando as frases:
.
“Aqui, lá e em qualquer lugar!
Quero levar uma vida com meu amor,
Fazendo com que cada dia seja especial,
E num simples aceno de mão,
Lembrar como é bom o carinho de um ao outro,
Compartilhando todo nosso amor,
Pra ficarmos sempre juntos,...
Aqui, lá e em qualquer lugar!”
.
Você me olhava toda orgulhosa e com ciúme por causa de suas colegas que davam aqueles gritinhos...! Eu ficava radiante porque embora a letra fosse dos Beatles, aquela versão era só minha e eu dizia com tanto amor quando olhava pra você, que agora ... hum... espere,... tenho que tirar esses ciscos que caíram de novo em meus olhos.... Agora estou com muita saudade de você!
.
Vou lembrar outra música que eu gostava de cantar: “I STARTED A JOKE“, dos Bee Gees. Essa era a sua música predileta. Você estava sempre cantando essa música também. Eu até pensei que poderíamos fazer uma dupla, mas seus pais não queriam saber e nem pensar que você um dia subisse a um palco com uma banda de rock!
.
Estou tentando me lembrar dessa música, linda, que também mexia com todos os meus sentimentos. Quando aquela atriz, a Beth Mendes aparecia na telinha e tocava essa música, nós não conseguíamos esconder a alegria e a emoção!
.
Nós éramos dois jovens bobos, não é? A gente vivia derramando lágrimas por qualquer coisa.
.
Quem sabe você agora sinta novamente aquela emoção que sentíamos nessa canção que vou traduzir pra você:
.
... I started a joke ... Which started the whole world crying ... !
.
É, ... a vida passa tão depressa e a gente nem se dá conta !
.
Mas, quero confessar uma coisa, a música que mais me tocava mesmo era F... Comme Femme, daquele que veio aqui no Brasil para o show do prêmio Moliére e nós fomos assistir – o Salvatore Adamo.
.
Era linda essa canção, mas, como dizem atualmente, eu “amava de paixão” a Beth Mendes. Como eu queria um dia estar perto dela e ficar o tempo todo olhando aquele olhar tão sereno, tão meigo, tão bonito e dizer a ela toda emoção que sempre senti.
.
Recentemente ela esteve em outra novela. Estava muito mudada fisicamente, mas meu coração bateu forte de novo porque, para mim, ela sempre foi e sempre será um grande símbolo de amor, de paz, de alegria e felicidade!
.
Desculpe-me revelar isso a você. Quando eu me sentava ao seu lado e pegava em suas mãos, eu sentia muito carinho, muito amor porque você era tão meiga ou mais que a Beth Mendes.
.
Hoje sei o quanto você me faz falta. Todo dia passo por aqui nessa praça e me lembro de você. Aqui tem muitos ciscos e eu não paro de chorar de saudade. Desculpe, vou colocar aquela música...
.
... " Elle est éclose un beau matin... Au jardin triste de mon coeur " ......
.
Bem,... já está ficando tarde, acho que é melhor eu ir embora! Mas vou olhar tudo aqui mais uma vez porque esta noite eu vou sonhar com você!
.
Engraçado, aquela senhora ainda está aqui me olhando! ... mas agora é ela quem está chorando !
.
Raul Abreu
dez 2009

Um comentário:

  1. sandra cunha vidal...
    Lindo texto, Raul!
    também me emociono com "I started a joke"
    abraços
    21 DE NOVEMBRO DE 2007 23:58

    ResponderExcluir