quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

VOU INVADIR PORTUGAL !


Meu bisavô saiu de Portugal ainda garoto para conquistar a América. Morava em Braga - “A Cidade dos Arcebispos“ a qual, na época, era um pequeno vilarejo. Deixou os pais e parentes cuidando da Quinta dos Abreus, onde até hoje fazem a mesma coisa que faziam há mais de 150 anos. Com mais dois irmãos tomou o navio e eles nunca mais voltaram.

Caravela do meu bisavô

Não sabiam, entretanto, em que país da América iriam aportar. Chegaram à América do Sul. Dois irmãos desceram no porto de Santos, no Brasil e apenas um seguiu viagem e foi parar na Argentina.

Daquele português que foi para a Argentina nada mais se sabe. Porém há pessoas naquele País com o mesmo sobrenome.

Pra variar, meu bisavô chamava-se Manoel. Se ele fosse Inglês, com certeza teria o nome de John.
meu bisavô: Manoel Gomes de Abreu

Ele não gostava muito de italianos, pois na cidade onde foi morar havia uma grande colônia que se dedicava à agricultura e muitas outras prósperas atividades comerciais. Havia muita rivalidade entre eles.

Meu bisavô prosperou de forma que anos depois era um Fazendeiro de Café e Gado. Em sua fazenda havia também espaço para a plantação de uvas, como faziam seus parentes em Braga.

Fui um dia conhecer os parentes naquele lugar, ao norte de Portugal e pensaram que eu estava reclamando herança de terras! Eles seguramente não têm a menor idéia do tamanho de uma fazenda no Brasil, já que para atravessar a Quinta dos Abreus, de ponta a ponta, é necessário apenas um "Jégue" ... hahahahaha !.



transporte da Quinta dos Abreus em Portugal

Não fui bem recebido e eu só queria conhecer minhas origens! Não tem problema; se eles quiserem conhecer a fazenda que de meu bisavô, eu posso alugar um aviãozinho para visitarmos de ponta a ponta, já que para conhecer montado num cavalo tem-se que dormir uma noite no meio do caminho de ida e outra vez na volta (hahahahahaha!).
Transporte nas Fazendas Abreu no Brasil

Claro que não vou falar mais do meu passado aqui! Eu só queria entender porque é que eles vieram de tão longe (Portugal) pra INVADIR uma terrinha tão estranha (o Brasil) !

Nossa família cresceu muito e, paralelamente aos italianos, três ramos interessantes de atividades caracterizaram-nos:

1. - ARTEIROS: boêmios, cantores, compositores e escritores;
2. - PROFISSIONAIS: médicos, advogados e professores;
3. - EMPREGADOS: assalariados em várias indústrias, comércio em geral

Ninguém de minha família seguiu a tradição portuguesa no Brasil, ou seja, nunca tivemos uma PADARIA numa esquina como é o costume dos portugueses aqui.

Um deles - Casimiro de Abreu, dizia:

Casimiro de Abreu
http://pt.wikipedia.org/wiki/Casimiro_de_Abreu

" Oh! Que saudades que tenho/da aurora da minha vida/, da minha infância querida/que os anos não trazem mais !/ Que amor, que sonhos, que flores,/naquelas tardes fagueiras,/ à sombra das bananeiras,/ debaixo dos laranjais ; "...

Enquanto outro - Zequinha de Abreu, ao piano e com uma garrafa de vinho, compunha:

Zéquinha de Abreu
http://pt.wikipedia.org/wiki/Zequinha_de_Abreu

" Tico-tico no Fubá, Os Pintinhos no Terreiro, Não me Toques, Levanta Poeira; as valsas Rosa Desfolhada, Longe dos Olhos, Último Beijo, Branca, Aurora, Amando Sobre o Mar, Tardes em Lindóia, Morrer sem Ter Amado, Só pelo Amor Vale a Vida; "...

Digamos que acabei não sabendo o que fazer de minha vida e resolvi “militar” nas três áreas já descritas, com tendência a ser mais boêmio e menos sóbrio.

Fiquei aqui muitas vezes pensando em nossa relação com nossa origem, pois, ao longo dos anos, tudo se descaracterizou. Não há mais os italianos, os árabes, os portugueses, os espanhóis, etc., .... mas tão somente um povo que já não se divide pelo passado. Tudo é uma coisa só, como uma salada de frutas! Não há divergências raciais de qualquer espécie, nem religiosa.

Não obstante esse sentimento, não me passava pela cabeça, a idéia de que um dia eu viesse a “espichar o pescoço para o quintal alheio” à procura de uma mulher de sotaque e costumes diferentes.

Nesta terra onde se plantando tudo dá, tem uma fartura de tudo que se possa imaginar, inclusive de lindas mulheres que encantam o mundo todo !.

E eu fui passear dia desses nas aprazíveis e afrodisíacas praias de Natal, uma cidade ao norte do Brasil. E eis que vi um “avião monumental” desfilando toda cheia de graça e de encantos por aquela areia deliciosa...

Uma linda mulher de cabelos castanhos dourados, compridos, com a pele bronzeada, um corpo perfeito de quem se pratica assiduamente a academia, um sorriso envolvente, uma pequena pinta na maçã da face direita dando um charme todo especial,... andando suavemente como uma gazela em “slow motion” em um lindo biquíni de cores laranja e azul!


A LINDA PORTUGUESA
... “Meu Pai do céu, me segura que vou ter um tróço!” ... Essa nativa é de “enlouquecer qualquer cristão! Pedaço de mau caminho me tentando para o crime!”

Andando ali na minha frente à busca de uma água de coco verde geladinha ali na barraca ao lado... não dava pra agüentar essa provocação, mesmo que eu só tenha ido ali pra passar um final de semana pra relaxar.

Que meu " padinho Padre Cíço " me perdoe, mas eu tenho que conhecer essa 8ª maravilha do mundo! Não sei como, mas que vou lá ... eu vou!

- “Olá, boa tarde moça. Sabe, eu não sou daqui do nordeste; ... sou lá de São Paulo e estou aqui passando o final de semana. Desculpe incomodá-la, eu não conheço bem Natal e queria saber um pouco mais daqui. Você é daqui?”
- “Boas tardes! (falando com um sotaque português de Portugal!) Oras pois, eu sou é portuguesa e também estou a passar umas férias aqui. Já que tu não conhecesses bem este lugar e eu também não, podemos conhecer juntos.”
- Oras, pois! Tu és portuguesa mesmo?”E eu aqui pensando que tu fosses uma nativa! Com essa tua cor tão bronzeada, esse teu jeito de andar.....”

Ela apenas sorriu olhando-me enquanto tomava a água de coco .... Ficamos naquela praia a tarde toda e à noite fomos aproveitar os prazeres da noite em Natal onde a música é extremamente alegre e envolvente.

À beira do mar, à noite, descalços naquela areia branquinha, observando as ondas que vinham e voltavam como um doce poema de amor convidando-nos,... olhamo-nos e começamos a dançar ao ritmo de uma musica típica do nordeste, toda cheia de magia e alegria que nos tocou todos os sentidos e nos fez apaixonar!

Ela tomou o avião para Lisboa e eu para São Paulo.

Meus dias não são mais os mesmos: uma vontade enorme de revê-la e te-la novamente em meus braços e dançarmos, imaginando aquela música que não sai do meu pensamento !.

Fico várias vezes falando sozinho, dançando em minha sala. As pessoas ficam me observando... e eu, de repente, vejo-me ali com as mãos soltas no ar como que se estivesse abraçando aquela mulher ...

- Alô. Minha querida,... que saudade! Sabe, desde aqueles dias em que estivemos juntos tudo aqui é tão sem graça sem você, os dias não passam, as noites não durmo, as músicas que ouço, todas elas, parecem estar brincando comigo... e preciso te ver, te abraçar e te amar!
- Sabe,... nunca pensei, em toda a minha vida, que um dia eu fosse conhecer uma mulher tão maravilhosa, um Anjo, que mexesse tanto com o meu coração e me fizesse a vontade enorme de voar..... por todas essas nuvens, as estrelas, o mar, o mundo todo só de vontade de te encontrar!
- Sabe, ... vou pegar o primeiro avião e VOU INVADIR PORTUGAL !
- Me aguarde !

Nenhum comentário:

Postar um comentário