segunda-feira, 4 de outubro de 2010

MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO E ATITUDES !

Você, leitor(a) acredita em MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO E ATITUDES das pessoas, em assuntos relacionados ao amor ou outros ?

Vamos iniciar uma sessão de inclusões de opiniões a respeito desse tema, ouvindo pessoas experientes e qualificadas no assunto (profissionais) e também aquelas outras que queiram opinar e contribuir com esse Post, mesmo que não sejam profissionais da respectiva área comportamental.

Para iniciar o debate, gostaria de apresentar de imediato que eu, Raul de Abreu Neto - responsável exclusivo por este Blog, ACREDITO que o Ser Humano, consciente e sadio de suas Faculdades Mentais, com toda segurança, CONSEGUE MUDAR SEU COMPORTAMENTO E SUAS ATITUDES, quer seja pela vontade própria, em vista de eventuais necessidades ou tão somente pela vontade, quer seja pelo AMOR ou, ainda, pela DOR !.

Mas, só não MUDA, ou talvez seja mais difícil mudar, aquele considerado INCAPAZ (deficiente mental, por exemplo) ou aquele que já não reage aos estímulos normais devido a problemas gerais, como o vício, o desamor, o ódio ou a morte !

Viver é mudar a cada dia ! Amar, é transformar a vida , a todo instante, em um Paraíso cada vez mais belo para agradar a pessoa amada !

O AMOR REMOVE MONTANHAS

Jesus disse: ... " As montanhas de empecilhos conduzem você a lindas planícies de rios calmos e de frutas saborosas ! Nunca deixe de dar o amor para depois e nem as boas palavras e as ajudas que pode dar agora. Aproveite este momento para iniciar a construção de uma fortaleza interna contra o mal, protegida pelo poderoso Farol da sua Inteligência !

O amor desce das alturas de Deus que se aloja no seu coração, onde se converte em força incomparável para asserenar ânimos, fazer a paz e a alegria em todo lugar. Use o amor: um grão de amor, remove uma montanha de ódio !

"VIVENDO OS 7 HÁBITOS" - LIVRO DE STEPHEN R. COVEY

O Autor fala que o Ser Proativo é muito mais do que ter iniciativa, responsabilidade, é ser agente de mudanças e optar por não ser vítima, nem ser pessoa reativa, nem viver culpando os outros.

Para ser agente de mudanças, a pessoa precisa desenvolver quatro dons humanos:

AUTO-CONSCIÊNCIA ( contato com sua missão de vida, com o que ela é),  CONSCIÊNCIA DE SI, ... IMAGINAÇÃO (sonhos), e FORÇA DE VONTADE !  A mudança vem de dentro pra fora.

Ele conta vários casos, mas a história mais interessante é de um homem de 75 anos de idade que participou de seus cursos . Já no primeiro dia, ele se apresentou e disse que estava lá porque sua mulher o mandou e que era a sua ÚLTIMA CHANCE de ENTRAR NA LINHA , caso contrário eles iriam se separar.

Conclusão: seguindo a metodologia do curso, tendo apoio grupal, sinceridade e comprometimento ele conseguiu TRANSFORMAR SUA VIDA E SER FELIZ COM SUA ESPOSA !

As pessoas mudam para vencer um desafio pessoal, para sobreviverem a algum tipo de dor (doenças, tipos diferentes de perdas: pessoa amada, saúde, emprego, etc., pelo simples fato de buscar paz e serenidade, para seu auto-desenvolvimento, para sair da solidão, sair da vitimização, da passividade ou da impotência). Dra. Rosa Maria Silvestre - Terapêuta.

MUDAMOS SIM ! POR AMOR OU POR FALTA DE AMOR !

" Quantas vezes me recolhi num canto ao perceber que o olho do outro já não brilhava por mim e num último ato de amor maior, eu o fiz partir pra que não sentisse remorsos e fosse ser feliz.

Até na risada alta demais e fora de tom, pra que ninguém percebesse a solidão que me amedrontava a alma. Sempre me espelhei em Carlitos, achava-o um gênio no quesito enganar a tristeza.

Quantas vezes depois da enésima humilhação eu me prometi não deixar isso acontecer, ser mais firme, escoicear, sentar o pé, chamar para a briga, socar o "zóio",... Bem,... isso se eu tivesse coragem, né ?

Mas, mudamos sim, Raul, todos os segundos de nossa vida. Afinal somos bombardeados de informações a cada respirada, a cada piscada.

Hoje somos um ser virtual, antenado, conectado há 15 anos tranquilamente que o que se faz hoje seria loucura, ou seja, que não se deixaria dominar pela máquina, ainda não se deixa, mas nos aliamos a ela. Veja a quantos lugares ela pode nos levar e levar tudo o que escrevemos a tantos lugares e a tantas pessoas !

Quando fiz 50 anos decidi me modificar, em corpo e alma !. Fui "malhar", parei de fumar, virei loira, ... estou tentando ainda me tornar menos crítica em relação às pessoas e a mim. Sou muito exigente comigo mesma.

Exijo nada mais que perfeição em minhas atitudes, lógico que me lasco sempre, aí vêm os castigos ... afff,...tem dia que a autopiedade é necessária,... vai ser ruim assim lá longe,... hahahahahahahahaaaa...tadinha d'eu !

Mas acho que chego aos 51 anos, dia 24 agora em grande estilo, consegui cumprir 70% do que me propus no ano passado.

Se isso vai ser melhor ou ser pior pra mim, só o tempo poderá dizer. Por mais que eu mude, sempre o tempo será o senhor da razão em me responder se fui pelo caminho certo.

Mas,... as pessoas mudam e não há como não mudar pois é inerente à própria natureza da vida humana ! Não admitir a mudança é o mesmo que não aceitar o dia e a noite ! E é exatamente por isso que eu fico esperando que ele volte e me diga:

- Eu te amo ! Eu mudei ! Sem você minha vida é tão chata...

Quando ele fizer isso, e sei que vai fazer porque ele ainda contata comigo sempre, que diz que tem saudade, apesar de estar longe, do outro lado do mundo,... Mas, quando ele chegar aqui e me disser que mudou e aquelas palavras mágicas: "eu te amo", então eu vou ter a certeza de que tudo não foi em vão, mas que as pessoas mudam em suas atitudes mas conservam o principal: o amor que elas têm dentro de si ! E eu quero mudar:  Eu quero e sei que vou ser Feliz !

Luz na sua busca amigo... e que o vento sopre morno às suas costas !

Cris Muraro
(Ita, 04/10/2010)


E O QUE PENSAM OS PENSADORES ?

Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, MAS SIM o que melhor se adapta às MUDANÇAS ! (Charles Darwin)


Estas são as mudanças da alma. Eu não acredito em envelhecimento. E acredito em Mudar (alterar) para sempre o aspécto de alguém para a Luz. Eis o meu otimismo (Virginia Woolf).


Há um tempo que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos (vícios, hábitos) que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e se não OUSARMOS fazê-la (MUDANÇAS) teremos ficado para sempre à margem de nós mesmos ! (Fernando Pessoa ).


Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje ! Mas, se prestarmos atenção, vamos dar conta de que nenhum dia é igual ao outro !  Cada manhã traz uma bênção escondida: uma bênção que só serve para esse dia e que não se pode guardar e nem desaproveitar.


Se não usarmos esse milagre hoje, ele vai se perder !


Este milagre está nos detalhes do cotidiano: É preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.


Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de  MUDANÇA !. (Paulo Coelho).


Quem olha para fora, sonha !  Quem olha para dentro, desperta !  ( Carl Jung)


Nós não somos o que gostaríamos de ser,
Nós não somos o que ainda iremos ser,
Mas, Graças a Deus,
Não somos mais o que éramos,... porque MUDAMOS !
(Martin Luther King)






UMA COLHERZINHA DE CHÁ PARA RELAXAR E PENSAR


Mudança de Comportamento - kid Abelha




Raul de Abreu Neto
04 / 10 / 2010

2 comentários:

  1. HOJE........é possível falarmos em mudanças de comportamento, trabalho, afetivo, econômico, social, O que imperou ontem, pode não valer...hoje e se quer, ter regra, ....amanhã!
    Como definir o certo e o errado se tudo é tão instável?
    Sim, ...instável, onde as únicas certezas é a morte e as mudanças que cada ato ou ação permite que mudemos rotas, alterando nosso caminho.................. destino!
    “o caminho mais curto para si mesmo passa ao redor do mundo” ( Graf 1880-1946)
    Havia uma possibilidade de redescobrir a si mesmo......a quem quisesse ou permitisse ampliar.......horizontes atravessando fronteiras geográficas e históricas, partindo para o desconhecido. Para a descoberta das facetas da personalidade não é preciso percorrer nenhum caminho para empreender transformações pessoais significativas, não é preciso se mudar para Paris, trocar de namorado ou.....de amigos ( embora isso naturalmente ocorra) quando se busca outra maneira de viver.. Em verdade, só se troca o cenário no qual a própria vida .......se desenrola.
    A grande maioria das pessoas não consegue cumprir sua intenção de mudar porque tem expectativas exageradas. A causa.......é o que chamam de “ síndrome da falsa esperança”
    Polivy & Herman - UofT , “observaram que varias mulheres obesas conseguiam reduzir seu peso por um curto período, mas.......não mantinham a meta por muito tempo. Explicação: - em comparação com a própria expectativa , o resultado parecia pequeno - e isso era tomado como confirmação de que uma mudança seria simplesmente impossível.”
    Segundo Marinoff, “toda pessoa que enfrenta a situação de mudança deve conversar em termos amplos e profundos para lidar com preocupações que acarreta pós feito. É preciso dialogo, não diagnóstico. Compreender a filosofia pessoal ajuda evitar , resolver ou.administrar muitos problemas. A maioria de nós, não vê o abismo, até nele........cair! “
    Para absorvermos isso é preciso falarmos de: - ética!
    Não temos um conjunto de regras que define o ponto certo e o ponto errado, mas é preciso ter isso em cada ponto onde nasce .....a ética e sua discussão acerca dos valores.
    Se, temos uma discussão, existe apenas uma maneira de agir corretamente e será esta a diferença entre ética e política. Na política aprendemos a conviver com as diferenças, com a ética é possível termos dois pontos justificáveis sobre a mesma questão.
    Viver Mais – Viver Diferente !!!.......... viver mais – viver de FORMA diferente !!
    Somos TUDO para retroagir..................... e NADA para pré-julgar!

    “Seja a mudança que deseja para o mundo “

    Recomendo ( do século passado - 1977) Chuvas de Verão = Cacá Diegues

    Beijo n’alma.
    Dubhe- primavera/10

    ResponderExcluir
  2. sandra brunow freitas11 de outubro de 2010 às 18:51

    Raul.
    Mudanças de comportamento X atitudes...penso que após uma grande pesquisa de grandes pensadores... só me resta citar, Carl Jung " Quem olha para fora sonha ; quem olha para dentro, desperta".
    Bjssssss

    ResponderExcluir