terça-feira, 22 de dezembro de 2009

ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA...

Eu só queria entender "o que" estava pensando e "por quê", o cara que inventou a expressão: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, uma vez que tenho percebido que tais provérbios, famosas frases populares, nem sempre conduzem à verdadeira realidade, pois “há pedras e pedras” !

Fui ao Google pesquisar e, de cara, tinha lá um cara falando umas coisas loucas, que vão a seguir, que eu fiquei sem entender mais nada. Bem, além desse, ufa!, ... outros tão eloqüentes! vai entender ! Leia abaixo e me dá sua opinião (nem vou citar os demais, e com todo respeito ao que escreveu o abaixo subscrito a seguir em seqüência....afi...!)

ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA - SOBRE UM MOTIVO TAOÍSTA NA LÍRICA DE BRECHT:

REMONTA certamente às possibilidades inexauríveis da imagem simbólica em desdobrar sentidos que a convivência prolongada com uma obra literária suscite por vezes no leitor a vivência do incomensurável - ou do incalculável, para mencionar termo mais ao gosto daquele que lançou as bases para a concepção de símbolo que aqui se pressupõe.

Se é verdade que uma tal vivência não é estranha ao leitor de Bertoldt Brecht, isto não significa estar às voltas, como certas tendências contemporâneas se comprazem em afirmar, com o volátil, o fragmentário, o centrífugo, a não-identidade etc.

Cacilda.... Que cara inteligente! Não entendi nada do que ele escreveu,... mas que ele escreve bonito, ah isso ele escreve sim! Vou até sugerir pra convidarem-no pra ser locutor de briga de galos lá em Tambaú no interior de São Paulo,.... e de navio!

Juro que eu só queria entender, de uma forma cientifica e mais racional e vou ter que recorrer das EXPRESSÕES POPULARES BRASILEIRAS, “tão certo como a água corre para o mar” para chegar a uma conclusão!

... (não me venha você que está lendo, também me criticar pelas “inexauríveis, inexoráveis, exotéricas, e esotéricas e lindas palavras” que não sei escrever, porque o meu negócio é só arroz com feijão!)

Dizem que “a água silenciosa é mais perigosa” e é exatamente essa a minha inquietação, pois eu tinha uma namorada em Uberlândia (faz muito tempo já), que, quando eu perguntava qualquer coisa como por exemplos: você gosta de mim, você quer ir ao baile, o que você gostaria de comer, quer dar um passeio,... etc., etc., etc., ??? ela que era muito tímida e calada, respondia a tudo a seguinte expressão: “ eu acho é pouco !”

Oras, “Águia não se detém caçando moscas”. Como é que eu poderia ficar ali “sentado à beira do caminho”, “dando uma de mineiro”, “esperando o trem passar”?

Dizem que “quem tem boca vai a Roma”, mas “quem vai ao vento, perde o assento”. E justamente “é aí que a porca torce o rabo”: eu só queria ver aquela “cabeça oca” resolver responder minhas perguntas já que “a esperança é a última que morre” e sabe-se que quando a gente “força a barra”, “a onça sai pra beber a água”.

Mas o pai dela era muito bravo e, sabe como é,... “a corda sempre arrebenta do lado mais fraco” e eu, um pobre mortal, como poderia querer tanto? “Paciência tem limites” e “água parada não move moinhos”, porisso levei logo uma caixa de chocolates pra “amansar o leão”, mas o sacana olhou bem pra mim com aquela cara de que “esmola quando é muita, o santo desconfia”! e me mandou “pentear macacos”!

“DEUS AJUDA QUEM CEDO MADRUGA !”

Já dizia meu chefe pra insistir com o “bode velho” porque “a experiência é a mãe de todas as ciências”, mas numa situação dessas, com aquele chato na minha frente eu sentia mesmo que “só a gente é que sabe onde o sapato aperta” e que “a moeda tem duas faces”. Mas, embora “a justiça divina tarda, mas não falte”, o problema era que “mentira tem pernas curtas” e ter paciência.... ah, ter paciência... eu sabia do ditado que “a pressa é inimiga da perfeição”, então resolvi "cutucar a onça com a vara curta”, porque comigo é assim: “ajoelhou tem que rezar!”

Nem preciso dizer que ela ficou toda elétrica porque “franga canta quando quer galo” e eu saquei logo que “naquele mato tinha coelho”.

AS APARÊNCIAS ENGANAM !

Meu pai sempre me dizia pra tomar muito cuidado com aquela moça e me ensinou que “a primeira ilusão do homem começa na chupeta”, mas, como em “cada cabeça uma sentença”, resolvi “chamar a jabiraca na chincha” porque aquele “bode velho” tinha bem o tipo de “cachorro que late, mas não morde” e pra falar a verdade eu acho que “a terra só é virgem quando a minhoca é mole” ou a “mata é virgem porque o vento é fresco” e eu não nasci pra ser “ bezerro enjeitado que não cheira teta ” !

O “bode velho abotoou o paletó, ... bateu as botas!” então resolvi dar uma de “bom samaritano

Mas, como dizem, “alegria de pobre dura pouco” e eu acabei “entrando numa fria” porque já dizia um baixinho picando fumo que “a última mulher que andou na linha o trem matou” !

“AÍ TEM GATO: ... SAI PRA LÁ, JACARÉ.  FOCINHO DE PORCO NÃO É TOMADA !"

Santinha do pau oco” fazia tipo e eu, um idiota, não percebi que “mulher chora antes do casamento e o homem só depois” afinal, “a ocasião faz o ladrão” e eu “entrei de gaiato num navio” e “meti a mão na cumbuca” naquela “canoa furada” que me fez entender porque só “Amélia é que era mulher de verdade” e eu acabei “caindo no conto do vigário” quando não quis dar ouvidos para “água de morro abaixo, fogo de morro acima e mulher quando quer dar ninguém segura!” e, o pior ... “onde tem fumaça tem fogo !

“ÁRVORE RUIM NÃO DÁ BOA SOMBRA !”

A gente só fecha a porta depois que ladrão entra”, mas,... como “a noite é uma boa conselheira” depois de “puxar uma boa palha” mostrei que “cabrito bom não berra” ... “amor com amor se paga” ... e “chumbo trocado não dói”.

“ A COBRA VAI FUMAR ! ”

Antes tarde do que nunca” já que “a voz do povo é a voz de Deus”, decidi então “pular a cerca”,... afinal, “a galinha do vizinho é sempre mais gostosa” e por sorte do destino “choveu na minha horta” e “antes um pássaro na mão que dois voando”, principalmente depois que descobri que as três piores coisas da vida são:
  1. cerveja quente;
  2. boi doente;
  3. a mulher da gente!

Cacete! Todo mundo sabe que “em rio de piranhas, jacaré nada de costas” e de “boas intenções, o inferno ta cheio !

Coitado do vizinho! Mas, ele, como eu, “dormiu de botinas e o cachimbo caiu !” ... e vou dizer uma coisa muito séria que “rapadura é doce, mas não é mole não” porque “raposa que dorme fora de hora, não come galinha”, mas “quem tem doce pra dar fica logo popular - olha o chifre aí genteeeeee ! ”.

É sabido que “boca fechada não entra mosquito” principalmente quando a gente “ tá mais por fora que umbigo de vedete ”, mas acontece que “ paredes têm ouvidos” e a gente “ vende até o último fio de cabelo porque careca não gasta pente” só pra não ficar “ na boca do povo”,... afinal “cada um dá o que tem !”.

" ANTES BURRO VIVO, QUE SÁBIO MORTO: CADA MACACO EM SEU GALHO ! "

Caldo de galinha e água benta, não fazem mal a ninguém”, porisso vou parar de ser “cabeça dura” e nem me incomodar mais se “água mole em pedra dura tanto bate até que fura!” já que comecei essa história numa "água de lavar a égua ” e eu já tô chamando “urubu de meu louro !” e é melhor parar por aqui antes de “fundir a cuca” e começar a dizer de novo já que todo mundo sabe que “águas passadas não movem moinho !”.

... ” olha que coisa mais linda, mais cheia de graça......

Depois da tempestade, ... vem a Ambulância ! " ... “ À noite, todos os gatos são pardos ", ... "em casa de ferreiro espeto é de pau !", ... "quem nunca comeu melado quando come se lambuza !" ... " malandro que é malandro não bebe mel mas come a abelha !",... " beijo de mulher feia é que nem mordida de cascavel !"

Bem, ... eu vou em frente que atrás vem gente!” Quer saber mais ??????

... “ Os homens são verdadeiros DIABOS, não há mulher que negue! Mas todas elas pedem UM DIABO QUE AS CARREGUE !”

-    o    -

Raul de Abreu
22/12/2009

Um comentário:

  1. Achei uma graça!!!Um beijo, Lú (Rib. Preto)
    7 DE JULHO DE 2008 22:32

    ResponderExcluir