domingo, 19 de janeiro de 2014

O BAILE DE FORMATURA


O tempo passa e acabamos não percebendo que tantas coisas bonitas aconteceram em nossas vidas !


Carly Simon  -  Moonlight Serenade

Quantos planos, quantos sonhos, quanta energia conduzindo nossos pensamentos, os inocentes desejos de amar, as serenatas, as festinhas, ... os amigos que não vemos mais e nem sabemos onde foram parar, se ainda "habitam" esse plano ou se já "mudaram-se" para o "Oriente Eterno"...

Era uma vez em uma cidadezinha muito bonitinha, onde todos se conheciam... !

Havia uma grande ansiedade para a chegada da hora do "Grande Baile de Formatura" dos alunos da 4a. série ginasial do " GINÁSIO  ESTADUAL  PADRE  DONIZETTI  TAVARES  DE  LIMA " da pequena e simpática cidade de Tambaú, no interior do estado de São Paulo !

Quanta emoção !

A Grande Orquestra "LAÉRCIO DE FRANCA" tinha sido contratada para o grande evento. E a música escolhida para a "entrada triunfal " e apresentação dos formandos era MOONLIGHT SERENADE !

O convite, tão simples mas tão valioso, que ainda guardo após 45 anos, com muita saudade daquele dia e de todos aqueles que fizeram parte daquela Grande Festa !









O Convite informava que o Baile de Formatura seria no dia 23 de janeiro de 1965, porém, por problemas de datas da Orquestra o mesmo foi antecipado para o dia 29 de dezembro de 1964. Essa antecipação proporcionou uma alegria ainda maior pois as familias dos formandos ainda permaneciam na cidade pela data do Natal e também para a comemoração da passagem para o Ano Novo !

Ao Som de MOONLIGHT SERENADE, os formandos foram anunciados um a um ! E entraram vibrantes, sorridentes, não contendo a alegria da vitória de uma especial etapa. Cada um com o seu par de "Padrinho" ou "Madrinha" e iam postando-se em seus lugares no salão de baile para o grande momento da "Valsa dos Formandos" com músicas de Strauss !

- " Atenção Senhoras e Senhores:  Este é o grande momento dos formandos, iniciando com a VALSA VOICES OF SPRING  !"

André Rieu  -  VOYCES OF SPRING 
Maravilhoso ! Inesquecível  ! Emocionante... ! Eu estava dançando com aquela garota linda, sorridente, que me olhava com um olhar tão angelical que em meio a muitos sorrisos, senti o coração pulsar de paixão, de emoção, de alegria,... Estou sempre sonhando com aquele momento tão sublime e lembrando aquele doce sorriso.

A vida nos reserva momentos tão maravilhosos e quem por eles passou há de trazer sempre guardado no coração um sentimento eterno de alegria e realização !

Ah... que saudade ! Há 45 anos atrás ... e ainda consigo ouvir o som maravilhoso daquela linda música que dancei com a garota mais maravilhosa da cidade. Saudade daquela menina tão linda, tão cheirosa, tão suave, tão meiga, tão delicada,... tão...


O Poema de Moonlight Serenade  ( Serenata ao Luar)

... "Estrelas estão brilhantes ,
     E esta noite suas luzes me põem sonhando,
     Meu amor, você sabe que seus olhos são ...
     Como o piscar brilhante das estrelas?

     Eu trago e canto para você,
     Uma serenata ao luar ,
     Vamos nos desviar de tudo até o raiar do dia ,
     No vale do amor dos sonhos,...
     Você e eu, um céu de verão  !

     Uma brisa celestial beija as árvores ,
     Então não me deixe esperar,
     Venha para mim, delicadamente como na luz de Junho ,
     Que ficarei de pé no seu portão, ...
    
     E cantarei uma música para você ao luar, ...
     Uma música de amor, minha querida ,
     Uma serenata ao luar  ! "

Saudade com muito carinho de todos os queridos e queridas colegas daquele majestoso Baile de Formatura,... e em especial de uma garotinha inesquecível que estava lá... !

-    o    -

Raul de Abreu
Jan - 2010

2 comentários:

  1. Raul ,fiz parte dessa turma !! Foi tudo muito encantador , a missa ,colação de grau e o tão esperado BAILE !!! Uma lembrança até hoje me intriga !!! Eu era uma adolescente muito tímida ,e...não sei o que aconteceu com o orador da Turma ( Grambel ) que na véspera desistiu da referida "função " e me pediram para fazer o discurso !!! Para me firmar ,ou nem sei porque ACEITEI ! A professora Lucila Barbin ,escreveu e eu passei a noite toda ME AJEITANDO , DECORANDO ,FAZENDO GESTOS em frente ao espelho !! Acredite ... gostei muito ...mas....QUASE ME ACABEI ,DE TANTO ESFORÇO E EMOÇÃO ! Coisas que não conseguimos entender ! Recordar é muuuito bom !

    ResponderExcluir
  2. Valeu o desafio , a superação ... afinal a NOSSA VIDA é toda feita assim !! Abraço a todos os amigos !
    Vitória U. Venturini Bassanezi

    ResponderExcluir