domingo, 17 de outubro de 2010

SHALOM ALEICHEM








O cântico, Shalom Aleichem, entoado no início do Shabat, está baseado numa passagem talmúdica, segundo a qual um anjo bom e um mau acompanham a seus lares todos que voltam da sinagoga sexta-feira à noite.


Se os anjos encontram a casa preparada para o Shabat, a mesa festivamente posta, com velas reluzentes, toda a família vestida em suas melhores roupas, o anjo bom diz: "Que o próximo Shabat seja como este" e o mau responde, mesmo contra sua vontade: "Amên, que assim seja: ... " Se, por outro lado, acontece o contrário, e a casa não está preparada para receber a Rainha Shabat, o anjo mau diz: "Que o próximo Shabat seja como este" e o anjo bom, infelizmente, é obrigado a dizer: "Amên".



O Shabat cresce em estatura como resultado do fato de Israel, a nação escolhida por Deus, ter sido designado como seu companheiro. Como conseqüencia deste "casamento" a própria santidade do Shabat torna-se maior e mais intensa. 

Shalom Aleichem !


O SHABAT

Apesar de ser o sétimo dia de todas as semanas (contados a partir do Domingo), e de existirem mais de 50 dias como esses todos os anos, o Shabat é um dia Sagrado e até mesmo um dos dias mais sagrados o Judaísmo. Na verdade, além do Dia da Expiação (YOM KIPPUR) o Shabat é o dia mais sagrado para os Judeus e é o único mencionado nos Dez Mandamentos.

A observância do Shabat tem sido fundamental para a experiência e existência do Povo Judeu, ao menos até as últimas gerações.

Um provérbio bem conhecido diz que:  " por mais que o Povo Judeu guarde o Shabat, o Shabat mantém o Povo Judeu !"

De acordo com a antiga tradição judaica, o Shabat tem uma clara conexão com a criação do Universo:  no Sétimo dia Deus descansou ( Shabat em hebraico) de seu trabalho de criaçao, portanto esse é um dia sagrado para os homens e eles também devem descansar de seu trabalho produtivo.

A idéia de Shabat - um dia santificado de descanso após a labuta, é uma das importantes contribuições do Judaísmo para a cultura mundial. É também a base para o conceito da semana como sendo uma unidade ciclica de tempo.

O Shabat Judaico serviu de modelo para a definição do Dia Sagrado para os Cristãos (Domingo) e para os Muçulmanos ( Sexta Feira).

No calendário Judaico, os dias são contados do pôr-do-so de um dia até o pôr-do-sol do dia seguinte. Entretanto o Shabat começa na Sexta Feira à noite, chamado de Erev Shabat e termina no sábado à noite chamado de Motsei Shabat.

A hora exata do início e do término do Shabat é determinada previamente e muda toda semana e de lugar para lugar.

Os costumes associados com o Shabat variam muito. Em primeiro lugar, é um dia de descanso em que toda atividade produtiva é proibida. De acordo com as Leis Judaicas, qualquer atividade ligado a fogo também é proibida e os Judeus Religiosos não ligam ou desligam a eletricidade durante o Shabat e não viajam.

Muitos outros Judeus, que definem a si próprios de tradicionais, mas que são moderadamente religiosos, também evitam viagens, uso de eletricidade ou quaquer outro tipo de atividade produtiva de forma parcial. Muitos deles também não atendem ao telefone no Shabat.

Para os Judeus Religiosos, o Shabat é um dia repleto de preces e eles passam muitas horas na Sinagoga. Parte do Serviço de Rezas do Shabat na Sinagoga é a leitura da Torá (os cinco primeiros livros da Bíblia - Gênesis, Exodus, Levítico, Números e Deuteronômio).

Ao longo do ano, uma parte da Torá é lida toda semana. Aliás, a divisão da Torá dividida em partes semanais é a divisão original antiga:  a divisão em capítulos veio mais tarde.

No decorrer do ano, Shabat após Shabat, a Torá inteira é lida. A conclusão da leitura da Torá pode ser feita em um dia que não necessariamente seja Shabat. No oitavo dia da festa de Sucót (chamado de Shmini Atseret) também é o dia do Júbilo com a Torá (Simchat Torá). Esse dia também marca o início de uma nova leitura da Torá.

Raul de Abreu
17 / 10 / 2010

3 comentários:

  1. Linda música! e muito interssante o texto. Sempre fui muito curiosa sobre este assunto ...obrigada

    beijo em seu coração Ruth

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. sandra brunow freitas18 de outubro de 2010 às 16:18

    Raul.
    Música belíssima e conteúdo... foi um aprendizado.
    Li com muita atenção e retornarei a leitura.
    Valeu...
    Uma bela tarde !

    ResponderExcluir