domingo, 19 de janeiro de 2014

A MORTE DO VADÃO !


VADÃO , ... VADÃO, ... VADÃOOOOOOO !!!....................


Já era noite, umas 8 horas.

Zé do Mato, " O Grande Amigo de Vadão ",  entrou na sala daquela casa onde residia seu amigo Vadão que havia falecido de um enfarto fulminante na tarde daquele dia.

ZÉ DO MATO

Dizem que Vadão tinha ido à escola buscar seu filho mais novo, o Junior e,... enquanto caminhava pela calçada, viu a Sebastiana, morena belíssima de olhos verdes, cabelos compridos, pernas longas e bem torneadas, um sorriso estonteante, cobiçada por todos os homens e solteiríssima.

VADÃO

TIANA, com um vestido bem colado ao corpo, sapato de salto alto, como se estivesse indo a uma festa, desfilava pela calçada, cumprindo um ritual diário para provocar todos os homens da cidade. Ela andava mexendo todo o corpo vagarosamente, balançando os cabelos longos, sorria enquanto gracejos eram dirigidos a ela.

TIANA

Vadão não resistiu: olhou fixamente para Sebastiana, sorriu, piscou um olho, levou a mão à boca fazendo um gesto típico de quem faz um convite, ... Tiana deu-lhe aquele sorriso de consentimento e Vadão, coitado: caiu durinho morto no chão!

Dizem que enquanto caía, pronunciou suas últimas palavras: “Eita mulher gostosa!” e não se levantou mais.

O caixão do defunto estava no meio da sala, em cima de uma mesa velha. Muitas velas acesas, muitas flores. O pessoal todo da cidade estava presente. Era uma cidade muito pequena: uns 3 mil habitantes.

A viúva, Dona Aninha, toda de preto, rezava com suas comadres ... e chorava inconformada com a morte do marido Vadão.

Dona Aninha

As crianças, filhas das amigas, estavam no quarto do filho mais novo de Vadão, Junior, de 11 anos de idade.

Desorientado, e mal parando em pé, "alto da cachaça", Zé do Mato muito emocionado bradava sem parar:-

- VADÃO... você não pode me deixar aqui assim! Levanta aí, Vadão... vamos lá no Último Gole, o Bar do Bigode, tomar mais uma... A turma toda está lá esperando; eu estava lá até agora quando me falaram que você decidiu partir dessa pruma melhor!


BIGODE

- Que melhor é essa amigão ? Deixar a gente aqui sozinho? E quem é que vai pagar a conta? O Bigode, dono do bar, tá reclamando que “nóis nunca paga a conta, ... que nóis só pendura”... e só você é que consegue dobrar aquele pão-duro duma figa ... e nem sei como é que você consegue... tão falando aí que você tem coisa, amigão! A mulher do cidadão, Dona Angélica,  tá lá chorando,... foi ela que me falou que você se acovardou e resolveu dá o nó nas gravata! (psiu... tá todo mundo desconfiado...!)

Dona Angélica

- Faz isso não! Fica aqui mais um pouco seu filho da mãe! Você prometeu que hoje ia jogar um palitinho com a turma,... E agora, parceiro? A gente não tem mais parceiro; as lingüiça tão lá quentinha esperando; o Bigode até botou uma garrafa nova que foi o cumpadre dele que fez a cachaça !
- VADÃO, .... Vadão, ... Sai desse caixão cara! As moças lá do Barracão tá tudo ouriçada reclamando que “nóis num vai lá bater o ponto faz tempo!” ...vixi, a tua patroa tá ali e num sabe, né? Mas todo mundo sabe, viu Vadão... você é o maior garanhão da cidade,...
Moças do barracão

O Padre, envergonhado com aquele discurso do Zé do Mato que estava mais bêbado do que nunca, chamou o cidadão de lado e aconselhou que não falasse mais nada e que fosse embora porque aquele momento era sagrado e que não poderia ser dito tanta coisa na frente da viúva e dos demais presentes.

O Padre

- Tudo bem, Vadão! Eu vou embora, vou lá tomar mais uma... mas desta vez você me paga, não vou te perdoar não.. justo hoje que eu queria ganhar uma rodada... tinha até moela de frango esperando nóis,... tinha uns amendoim torradinho, até o Zé da Viola tava lá cantando,... e tu resolveu bater as bota. Isso não é coisa de amigo, tu tinha primeiro que ir lá acertar os compromisso... !

Zé da Viola

- Vadão,... Vadão,.... Vadão ! Vai embora não, Vadão. Agora a vida não vai ter mais graça, amigão... o pessoal tá todo lá chorando de raiva porque te pegaram primeiro que esses filho da mãe que tão aqui rezando... Tudo mentira; esses safado vieram aqui pra se vingar, por causa da inveja... até o Delega tá aqui só pra conferir, ... Nem vou falar nada do teu caso com a mulher dele pra não te comprometer viu Vadão, ... é possível que esse safado mande te prender com caixão e tudo!...

- Oi dona Aninha, meus pêsames, viu? Seu marido era um homem muito bão... era como um irmão pra nóis... não tinha companheiro melhor que ele. Ele até que dava uns pulos de vez em quando,... mas não se preocupa não viu dona Aninha... o Vadão era um homem distinto, muito Honesto, bom marido, bom pai, bom amigo, um Santo Homem !

Até a mulherada toda lá do Barracão tá tudo chorando de tão bão que era esse homem. Elas vêm aqui trazer flores só pra consolar a senhora,... viu Dona Aninha ? ! ! !
.
Dona Aninha não conseguia dizer nada... Chorava,... chorava,... chorava !

As comadres de Dona Aninha entraram na sala dizendo:

comadres de Dona Aninha

- Olha o cafezinho! Saiu agora. Tem também um bolinho de fubá e um suquinho de uva. Aproveitem, ... que a noite vai ser longa !. A Maria tá trazendo uns sanduichinhos e uns salgadinhos.
- Agora vamos rezar uma Ave Maria e um Pai Nosso pra alma do nosso amigo Vadão seguir em paz. Ele era um homem Honesto, bom chefe de família, bom cidadão, bom filho e bom irmão e cumpridor de seus deveres... mas ninguém conhece os Desígnios de Deus que levou o Vadão dessa para uma melhor!

Entre salgadinhos, cafezinhos, uma piadinha e outra, os Senhores da cidade apenas comentavam as proezas do Vadão e a beleza da viúva,... Coitada,... agora só e desamparada ! E Zé do Mato continuava seu chôro:

- Vadão,... Vadão,... Vadão ! Dá um último abraço amigão e que Deus o acompanhe... e vai preparando o caminho lá pra gente continuar nosso jogo de palitinho !

Enquanto Zé do Mato deixava a casa, as “meninas” do Barracão chegavam para a última homenagem a Vadão. Estavam todas de preto, até com véus e terços nas mãos, flores, imagens santas e em coro rezando e chorando como se fossem as verdadeiras viúvas.

O Padre não sabia o que fazer, olhou para o Delegado, fez um sinal e teve como resposta outro sinal do tipo “não sei o que fazer também!” e assim as “meninas” entraram na sala e foram logo se postando ao lado do caixão rezando ladainhas típicas da ocasião. Dona Aninha chorava mais ainda. Fazer o quê?

Delegado

As comadres sentadas nos cantos cochichavam espantadas com aquela cena e cobravam de seus maridos que tomassem providências. Todo mundo impotente, com medo de mexer com as meninas,... afinal a maioria ali era assíduo freqüentador do Barracão e ninguém queria se expor.

Zé do Mato, que havia voltado à sala com as meninas, abraçando uma delas falou a Vadão:

- Tá vendo só, amigão? Até as nossas amiguinhas vão sentir a sua falta. Cria vergonha logo nessa cara e levanta logo daí pra gente bater um palitinho lá no boteco do Bigode... você nem vai acreditar no que vou falar: “ Tão dizendo aí, que a Tiana tá morrendo de remorso “docê” ter morrido por causa dela e ela fez promessa que se você sair dessa ela vai lá no Bigode pagar uma rodada pra todo mundo!”

Nesse momento, ninguém sabe explicar direito, o caixão do Vadão começou a tremer ! Todo mundo ficou assustado com medo que fosse o fantasma do Vadão, mas,... Vadão começou a se espreguiçar vagarosamente e foi abrindo os olhos sem saber o que estava acontecendo com aquele mundaréu de gente ali na sala assustada, fazendo Sinal da Cruz, gritando o nome de Jesus, Nossa Senhora, Virgem Maria e outros, em completa histeria.

Enquanto todo mundo "morria de medo", as “meninas” pulavam de contentamento:

- Vadão voltou,... Vadão voltou,... Vadão voltou !

Vadão foi sentando no caixão, balançou a cabeça, espreguiçando-se de um longo sono, olhou pro Zé do Mato e gritou:

- E aí pessoal,... tão querendo me enterrar vivo? Eu só tirei uma sonequinha e já estou atrasado pro joguinho de palito no Bigode. Me ajuda aí a levantar, parceiro, e vamos lá pra festa com o pessoal !

Vadão foi saindo de casa abraçado com Zé do Mato e as meninas deixando pra trás todo mundo boquiaberto, espantado, sem dizer uma palavra. Ele tinha sofrido de um mal que ninguém soube explicar, que parecia ter morrido, mas na verdade não tinha morrido!

- Vadão,... Vadão,... Vadão,... seu filho da mãe ! Por que você demorou pra chegar ?
- Pois é, Bigode, aquela mulher é mesmo de matar... !


................................... F I M nº 1 ...........................................

POST SCRIPTUM nº 01 - INFORMAÇÕES GERAIS:

*  O Delegado abandonou sua mulher e foi embora da cidade no dia seguinte,... apaixonado por um Investigador...
*  Tiana pagou as contas no Bigode e "dizem", mas ninguém sabe direito, que ela agora tem um caso com Vadão;
*  Dona Aninha não tirou mais o luto e fez votos de "eterna castidade";
*  Zé do Mato casou-se com Maria Divina dos Anjos, ex-dona do Barracão e atual dona-de-casa, tornou-se beato, não bebe mais e vai ser pai;
*  O Padre, coitado: Santo Homem, ... fugiu com a empregada; ...
*  Bigode continua vendendo cachaça, fritando linguiça, contando histórias e pintando o bigode ... Ah, ... sua mulher, Dona Angélica,  teve um filho - Junior (a cara do Vadão), cujo padrinho é o Vadão (vai saber...); ... e a vida continua, como sempre ! ! !

... Se voce duvida dessa história,... vai lá na cidade e pergunta pro pessoal ! Até eu que escrevi e não acreditava fui lá pra conferir:

*  Tiana era e continua  um tesão de mulher,
*  Vadão tá gordo que parece um porco;
*  E,... o Barracão, ... agora só tem Travestis;
*  Dona Aninha, por trás daquela cara de Santa.... mudou de vida ! Agora ela resolveu "soltar a franga"...

POST SCRIPTUM nº 02  -  AS EXPLICATIVAS INEXPLICÁVEIS :

1. - Dizem que Maria Cabeleireira, uma branquela de cabelos ruivos, e sardenta, por uma questão de ciúme incontrolável de Vadão, encomendou um despacho num terreiro de macumba, de forma que Vadão morresse fulminante se ele viesse a "dar em cima de outra mulher".

Maria Cabeleireira

2. - Acontece que no velório estava presente a Mãe Benedita, que era Madrinha de Vadão e Mãe de Santo do Terreiro do Pai Jucá e mandou desfazer o despacho pra trazer de volta o seu afilhado querido.

Mãe Benedita
3. - Vadão, é claro, ressuscitou. Mas, ... como o Castigo vem dobrado pra quem manda fazer despacho, Maria Cabeleireira foi destinada a viver solteirona pra sempre ! Tá lá com uma vela rezando sem parar...

4. - Na hora que Vadão ressuscitava, o Padre levantou as mãos para o Céu e gritou:

- Milagre! Milagre! Milagre! Oremos Irmãos que nossos pedidos foram atendidos pois duma natureza dessa só quem tem merecimento é atendido ! E o nosso querido Irmão Vadão, Um Santo Homem voltou !

Todos os fiéis presentes ajoelharam-se e puseram-se a rezar ... enquanto Vadão saía do caixão e ia embora pra gandaia com seus amigos!

.........................    F I M finalmente !     ......................

(dedico essa "brincadeira" a um grande amigo que tinha o apelido de "QUEIXINHO". Ele era o maior "pé-de-valsa" da cidade e todas as garotas ficavam "malucas" pra dançar com ele. Era um bom sujeito, sempre animado, bem humorado, cuca fresca... o tipo do cara que a gente tinha prazer de ter como amigo e irmão camarada. Faz uns 40 anos que nada sei sobre ele).... E, com certeza, Vadão tinha admiração por Queixinho que de verdade era UM SANTO HOMEM ! ). 


Vadão, quando era jovem até que era bem bonitinho... olha aí a foto que consegui dele:
Vadão quando era jovem !


4 comentários:

  1. Vadão sofre de catalepsia?
    já vi isso uma vez num livro do Edgar Allan Poe...
    gostei dos seus comentários,
    abraços
    25 DE NOVEMBRO DE 2007 22:29
    sandra cunha vidal

    ResponderExcluir
  2. Sandra: Não sei dizer se o problema do Vadão era Catalepsia, Cataplexia ou outra doença.

    Pra falar a verdade, e não conte isso pra ninguém, eu acho que a Dona Benedita, que também estava no velório, Mãe de Santo de um Terreio de Pai Jucá, fez um trabalho espiritual pra trazer Vadão de volta, a pedido de Maria Cabeleireira, uma das amigas de Vadão.

    Mas, ... vai saber a verdade verdadeira, né? Nesse mundão tem tanta coisa que acontece que a gente até perde os cabelos sem saber!
    26 DE NOVEMBRO DE 2007 07:15

    OS ANEIS DO UMUARAMA disse...
    Sandra: Esqueci de Dizer:

    Me disseram, mas eu não podia revelar isso, que a Maria Cabeleireira, por questão de um ciúme incontrolável, encomendou a morte do Vadão num Terreiro, caso ele viesse a dar em cima de outra mulher. Mas, a Mãe Benedita, que era madrinha do Vadão, desfez o "despacho" pra trazer o Vadão de volta. Como todos sabem, quando o trabalho volta pra quem mandou fazer, vem castigo em dobro: Maria Cabeleireira foi punida pra viver sempre Solteirona. (mexe com coisa errada pra voce ver....!)
    26 DE NOVEMBRO DE 2007 09:15

    OS ANEIS DO UMUARAMA disse...
    Sandra: Ultima observação: Esqueci também de mencionar que " QUANDO VADÃO RESSUSCITOU", até o Padre levantou as mãos para o céu dizendo: "Milagre,... milagre. Oremos irmãos que os pedidos foram atendidos. Este é mais um milagre que só por merecimento é atendido!" E todos os fiéis ajoelharam-se e começaram a rezar,... enquanto Vadão saía pra gandaia com seus amigos! (agora é fim mesmo, tá?)
    26 DE NOVEMBRO DE 2007 10:06

    ResponderExcluir
  3. Sandra:
    Vadão promovou grandes mudanças após ressuscitar - Dona Aninha que só cuidava da casa e ficava "na vontade", foi "à luta" (dizem); até o Padre se divorciou da filosofia e assumiu a empregada; o Delegado foi embora; o Bigode feliz por achar que vai ser pai; o Zé do Mato e a prostituta tomaram jeito e casaram; a Tiana se decidiu não ficar mais na mão; a cidade toda passou a pensar melhor: " Faça tudo que tem vontade agora pois nunca se sabe quando é que a morte chega!" ...

    Vadão nasceu para amar e ser amado e vai morrer assim!
    Raul Abreu
    27 DE NOVEMBRO DE 2007 06:23

    ResponderExcluir
  4. sandra brunow freitas1 de outubro de 2010 às 20:26

    Raul.
    Amei........
    Mudança total/radical nas postagens e sua inspiração está direcionada para "causos" possiveis de acontecer no cotidiano.
    O retrato do Vladão fiquei numa dúvida....
    Parabéns continue alegrando sua vida/emoções e as nós leitoras.
    Bom final de semana.
    Bjssssss

    ResponderExcluir