sábado, 19 de junho de 2010

REFLEXÕES



É complicado entender as coisas que acontecem. Todo mundo acha complicado, mas cada vez complica-se mais ainda!

Recentemente fui a Tambaú, mais precisamente no dia 16 de Junho de 2010, pois naquele dia comemorava-se o 49º aniversário do falecimento do Padre Donizetti, conhecido internacionalmente . Meu objetivo naquela data era o de tentar encontrar amigos de minha infância/juventude uma vez que sou nascido naquela cidade e tendo residido lá até o ano de 1965.

Era feriado municipal em respeito ao referido Padre Donizetti. As ruas estavam vazias, todo comércio fechado e até a temperatura estava baixa, apesar de um lindo dia de sol.

Não encontrei nenhum amigo ou  colega de escola passeando pelas ruas. Também não encontrei na saída da missa na Igreja principal e menos ainda no cemitério, onde aproveitei para lembrar e orar pelos meus avós, parentes e pessoas que conheci.

Saudade e tristeza !

Nos túmulos, os nomes de pessoas que eu conhecia e admirava !

Encontrei apenas um conhecido com quem conversei sobre a data e ele me disse que fazia parte de uma Comissão que preparava a documentação necessária para a Canonização do Padre Donizetti. Estranhei, por minha ignorância, quando aquele conhecido disse que precisavam “ levantar fundos ” e que eram muitos para a complementação do processo que seria encaminhado ao Vaticano, sem o qual o Padre não seria reconhecido como Santo.

Não sei quanto é o valor necessário ( US $ ) pois o meu conhecido ficou constrangido quando eu perguntei em tom irônico:

- Nossa... ! O que você está me contando ? Quer dizer então, que para se tornar um Santo, precisa comprar um título ? Oras,... o Padre é conhecido internacionalmente e há documentários gravados em jornais, filmes cinematográficos e outros veículos, mostrando tudo o que acontecia na cidade durante o período dos “milagres”. Eu pensava que isso seria um processo lógicamente automático de reconhecimento...!
- É, mas o que podemos fazer ? O processo é assim mesmo...
- Eu me lembro que quando o Padre faleceu, a primeira coisa que o Bispo mandou fazer, foi “resgatar” todo dinheiro que estava depositado nos bancos da cidade, além de objetos de valor, como jóias, e que eram destinados para a construção de uma nova Igreja. Esse dinheiro que era de Tambaú foi levado embora pelo Bispo e sabe-se lá o que ele fez... ! Meu pai era gerente de um Banco e lá todos eles ficaram revoltados, assim como as outras pessoas dos outros Bancos. Um escândalo !
- Bem, isso é verdade... mas,... sabe como são as coisas, né ?
- E a Igreja Católica lá em Roma não está percebendo que cada vez mais perde terreno para as Igrejas Evangélicas que fazem de tudo para conseguir novos fiéis ?
- É,... está aumentando o número de Evangélicos e os católicos estão “bandeando” pra lá !
- O que o Papa faz, além de ocultar dossiês de Pedofilia ? O Vaticano não percebe que se fizesse uma bela jogada de Marketing poderia aumentar mais ainda o poder do catolicismo ?
- Como ? O que você quer dizer ?
- Bem,... eu não frequento Igrejas,... mas se eu fosse um Executivo do Vaticano eu iria mandar nomear de imediato “ um Santo, de cada cidade, a cada dez mil habitantes. Tambaú, por exemplo, poderia ter uns três Santos ! (risos). E aí... o Caminho de Santiago não seria tão importante... e Tambaú receberia um número cada vez maior de fiéis para as “peregrinações”, no intuito de estarem perto dos Santos da cidade e a cidade iria ficar mais famosa e ter mais dinheiro ! ... Já estou até pensando num programa de televisão, tipo Silvio Santos:

... “ Cidade contra Cidade: O Santo mais Santo do Brasil ! ”

Meu amigo não gostou muito da brincadeira e foi se despedindo logo porque já estava passando do horário do almoço (e ele sempre foi beato incondicional, de tal forma que seu apelido, desde criança,é "Padre"... e eu, desde criança... "bodinho" . Veja porque de meu apelido em "O BODE PANUJO", neste blog) !.

Eu também não gostei da “brincadeira” de que para ser Santo, tem que pagar uma “tremenda grana” para ter o Certificado de Garantia de Santo !

Afi Maria ! Se a moda péga...

Bem, pra ninguém ficar muito curioso vamos falar quem foi o Padre:

Padre Donizetti Tavares de Lima, nasceu em Santa Rita de Cássia (Minas Gerais) em 3 de janeiro de 1882 e faleceu em Tambaú (São Paulo) em, 16 de junho de 1961. Foi um padre brasileiro da igreja católica apostólica romana que ficou famoso na década de 1950 por graças, conversões e milagres de curas atribuídos a ele, e que o mesmo atribuía a Maria Mãe Santíssima. A igreja tem processo de beatificação instaurado em 2 de dezembro de 1996.



Ficou também conhecido como o Taumaturgo de Tambaú. Durante 35 anos foi pároco em Tambaú, antes fez parte da Diocese de Campinas e depois por 16 anos vigário em Vargem Grande do Sul. Teve uma vida devota ao próximo, principalmente o carente tanto do campo material, moral ou espiritual.

Dedicou inteiramente sua vida a pregar a doutrina de Cristo e a proteger os desamparados pela sociedade.

Conta-se que existem catalogados milhares de milagres alcançados pela interseção do Padre Donizetti. Em 2009, o papa Bento XVI, deu ênfase a Donizetti e o Vaticano acelerou o processo de beatificação (que ainda depende de documentos, caso consigam levantar fundos para pagar o Certificado de Santo).

Destacam-se daquela cidade várias personalidades importantes no cenário brasileiro, que mantiveram estreito relacionamento com o Padre. Entre tantas, citamos apenas dois (pra não fazer muita propaganda alheia... risos !):

Joelmir Beting, famoso jornalista e analista econômico, foi coroinha, aluno e amigo do Padre Donizetti, por quem foi aconselhado a mudar-se para São Paulo. Contam que Joelmir era gago e que foi curado com a bênção do Padre e tornou-se locutor e comentarista de economia e política, com uma voz marcante e posicionamentos perfeitos. Um Homem de cultura e lisura ímpares que deveria ser exemplo para dirigentes de todas as áreas, em todos os lugares.

Raul de Abreu (este que narra esse post) famoso COMENDADOR da Ordem dos Parlamentares do Brasil e também da Ordem do Barão de Iguape (apesar que ninguém sabe disso e nem leva em conta), também foi coroinha e amigo do Dutrinha, colega de escola, que era órfão e afilhado e morava com o Padre Donizetti. E, por conseguinte (eu), reclama o “Direito de Reconhecimento de Santo” tão logo concluido o processo de canonização, em função de já ter ajudado a tomar o vinho do Padre inúmeras vezes. (Contam que nunca se indireitou, ... mas é um Santo !).

Na Igreja Católica e na Ortodoxa algumas pessoas são oficialmente reconhecidas como Santos. Elas são vistas como tendo feito algo de extraordinário ou tendo uma especial proximidade com Deus. A veneração dos Santos, em latim, cultus, ou o culto dos Santos, descreve uma especial devoção aos Santos populares. Embora o termo "culto" seja frequentemente utilizado, significa apenas prestar honra ou respeito (Dulia). O Culto Divino está devidamente reservado apenas para Deus (latria) e nunca para os Santos.

Na doutrina católica, uma vez que Deus é o Deus da Vida, os Santos estariam vivos no céu, podendo por isso interceder ou orar junto a Deus por aqueles que estão ainda na terra. A Igreja Católica baseia sua crença no dógma da comunhão dos Santos e na passagem bíblica "Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações e intercessões, ações de graça, em favor de todos os homens" (1 Tm. 2:1).

Um Santo pode ser designado como um Santo padroeiro de causas específicas ou profissões, ou invocado contra doenças específicas ou catástrofes, mas isso é somente pensamento popular, não sendo uma doutrina oficial da Igreja. Os Santos não têm poderes próprios, mas apenas os que são concedidos por Deus. Relíquias de Santos são respeitados e muitas vezes preservadas em igrejas.

O processo de reconhecimento oficial de um Santo é chamado, na Igreja Católica, de Canonização. Isto só pode ter lugar após a sua morte uma vez que, segundo os princípios do Catolicismo Romano, mesmo a mais santa pessoa viva pode cair em pecado mortal até o último momento. Na Igreja Ortodoxa, é mais no sentido de evitar a pressa e permitir um amplo tempo de reflexão sobre a vida da pessoa.

No Judaísmo:

A noção mais próxima que se pode obter no Judaísmo é a de tzaddik, uma pessoa correta. O Talmude diz que em determinada altura pelo menos 36 tzaddikim vivem entre nós: são anônimos, mas é por causa deles que o mundo não é destruído. O Talmude e a Kabbalah oferecem vários ideais sobre a natureza e o papel destes 36 tzaddikim. Conforme o Zôhar (explendor em hebraico), que é uma coleção de comentários sobre a Torá (Bíblia Judaica), se não fosse a intercessão das almas puras no Céu, nosso mundo seria extinto...


QUAL A DIFERENÇA ENTRE SANTO E NOBRE ?

Bem,... Santo, todo mundo já sabe o que é ! Mas, em caso de dúvidas,... Santo é aquele a quem apelamos (orando) quando a “coisa tá preta”:

- Ai, meu Santinho... me ajuda a conseguir aquele meu desejo que eu prometo rezar duas mil orações e dar dinheiro aos pobres uma vez por ano ! Mas se eu não conseguir eu não rezo mais e nem olho na cara do pobre !

COMENDADOR, ninguém sabe o que é,... mas quando sabe e conhece algum, vai logo correndo pra dizer:

- Bom dia Vossa Graça ! será que Vossa Senhoria, poderia “dar um jeitinho” pra encaixar meu sobrinho em um empreguinho ?

Ah ! Você não sabia que Comendador é também um Título de Nobreza ? Pode ser pobre (como eu) mas é NOBRE... e tem que ser adquirido EM VIDA, atualmente, a preços “pela hora da morte !”.

Os títulos nobiliárquicos ou títulos de nobreza pertenciam aos nobres e foram criados com o intuito de estabelecer uma relação de vassalagem entre o titular e o monarca, sendo alguns deles hereditários.

Foram, depois do século XV, usados como forma de agraciar membros da nobiliarquia, por um conjunto de atos prestados à casa real, ao monarca ou ao país, sem que lhe estivesse adstrita qualquer função pública ou jurisdição ou soberania sobre um território. A partir do início do século XX, na maioria dos países a monarquia foi extinta, assim como a relação de governança e autoridade dos titulares e demais membros da nobreza perante toda a população

Destacam-se entre os titulos de nobreza, em ordem de maior importância e poder:

• Imperador (Kaiser, Csar)
• Rei
• Regente
• Príncipe monarca
• Príncipe imperial
• Príncipe real
• Grão-príncipe
• Príncipe
• Infante
• Arquiduque
• Grão-duque
• Duque
• Conde-duque)
• Marquês
• Conde
• Conde-barão
• Visconde
• Barão
Comendador
• Senhor (Sir)
• Baronete
• Cavaleiro e Chevalier
• Escudeiro

Uma comenda é um benefício que antigamente era concedido a eclesiásticos e a cavaleiros de ordens militares, mas que atualmente costuma designar apenas uma distinção puramente honorífica. No passado, podia remeter ainda a uma porção de terra doada oficialmente como recompensa por serviços prestados, ficando o beneficiado com a obrigação de defendê-la de malfeitores e inimigos. O detentor de uma comenda é chamado Comendador.

A mais importante comenda brasileira é da ORDEM DO CRUZEIRO DO SUL, criada por D.Pedro I, também no século XIX. Esta condecoração foi dada a CHE GUEVARA pelo então presidente Jânio Quadros. Grande celeuma então se criou no Brasil, entre os militares brasileiros. Muitos entregaram estas condecorações que tinham recebido, antes, por serviços prestados ao país.

Enquanto Chê cresceu no mundo, Fidel afundou em Cuba. E, para desespero dos seus adoradores, nem a China, dita comunista, dá valor ao regime castrista.

A ORDEM DO RIO BRANCO é uma comenda da galeria das condecorações brasileiras. Foi criada em l963 pelo Presidente João Goulart. Por definição ela deveria galardoar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, pela prática de ações e feitos dignos de honrosa menção, bem como para distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas de pessoas que tenham se tornadas merecedoras do reconhecimento do Governo Brasileiro.

Demais ORDENS existentes no País, seguem objetivos, estatutáriamente, conforme as acima mencionadas.



CONCLUSÃO:

Estava pensando, nesse paralelo de nobrezas (Santos e Nobres), encontrar alguma similaridade. E, como não tenho dinheiro suficiente para comprar mais um título de Comendador e um exclusivo de SANTO,... vou ter que pegar uma "rabeira" no bonde da canonização do padre e "me auto nomear Santo Raul dos Assuntos Aleatórios  !"

Mas, ... deixando de lado a brincadeira,...

Se no passado as pessoas eram “PROMOVIDAS” de “Simples Mortais” para “CELEBRIDADES ETERNAS” apenas por mérito de serviços prestados “DESINTERESSADAMENTE” - (que a mão esquerda não saiba o que faz a direita, ... ou,  fazer o bem sem olhar a quem,...etc.) na atualidade tudo tem um preço material muito alto e, muitas vezes, senão a maioria, imperam tão somente os sentimentos de vaidade, ambição, orgulho, ostentação, etc. !

Esse mundo está perdido ! Mas,.., ainda há tempo para que cada um faça sua reforma interior e “jogue fora suas vestes” procurando abraçar um mundo mais justo, solidário e fraterno !

Não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita( Mt. 6: 1 a 4)

" Tomai cuidado com a prática da caridade diante dos homens, quando fazeis para serdes vistos por eles; do contrário, não tereis recompensa do vosso Pai que está nos céus. Quando pois fazeis caridade, não façais alarido de trombetas como fazem os hipócritas nos Templos e nas ruas, a fim de serem glorificados pelos homens. Na verdade, eu vos garanto, já receberam sua recompensa. Quando praticas a caridade, não tome conhecimento a tua esquerda o que a direita faz a fim de que a esmola fique em segredo e o teu Pai, o qual vê o que está escondido, te recompense em público."


Reza ao teu pai em segredo( Mt. 6: 5 a 6)

" Quando orardes, não sejais como os hipócritas os quais gostam de orar em pé, nos Templos, nas esquinas das praças e nas ruas a fim de serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo, que eles já receberam sua recompensa. Tu porém, quando orardes, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai em segredo e o Pai que vê o que está escondido, te recompensará em público. Nas vossas Orações não multipliqueis palavras como fazem os Pagãos que no seu palavrório serão ouvidos ! "

Padre Donizetti Tavares de Lima fazia o “bem sem olhar a quem” e foi embora para o mundo dos justos humildemente, onde com a Graça do Pai, ocupa um lugar santo como Servo de Deus e Anjo para os homens !

2 comentários:

  1. obrigado... Quando eu receber o titulo de Santo, você já poderá dizer aos seus amigos: "Meu pai é um Santo !" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (risos)

    ResponderExcluir