segunda-feira, 28 de junho de 2010

A JORNALISTA E O TELEGRAFISTA DO TREM !

jornalista Lois Lane (Erica Durance) - filme Superman
crédito da foto:  wikipedia



Telégrafo

A Telegrafia foi inventada por SAMUEL FINLEY BREESE MORSE, nascido em 27 de abril de 1791 em Charlestown - Massachusetts, Estados Unidos.

MORSE, estudou no Yale College, onde se interessou por eletricidade. Em 1832, durante uma viagem de navio, participou de uma conversa sobre o eletroimã, dispositivo ainda pouco conhecido mas que chamou muito sua atenção e despertou um grande interesse.

Em 1835, Morse finalmente construiu o seu primeiro protótipo funcional de um Telégrafo, mas continuou pesquisando até 1837 quando passou a dedicar-se mais profundamente no invento. Até que, em meados de 1838, finalmente, estava com um Código de sinais realmente funcional, o qual passou a ser conhecido e   chamado de Código Morse.

Conseguindo,em 1843, os Recursos Financeiros para o seu invento, através do Congresso Norte-Americano ele prosseguiu com seu invento até quem em 1844 concluiu a primeira linha telegráfica, ligando as cidades de Baltimore a Washington, DC, quando então deu-se a primeira transmissão oficial e cuja mensagem foi:

... " What hath God wrought ! " ...  (que obra Deus Fez !). 

A telegrafia foi muito utilizada pelas corporações militares, de tal forma que durante a Segunda Guerra Mundial passou a ser usada em paralelo com outras modalidades de transmissão, como o SSB ( Single Side Band). 

Atualmente utiliza-se o "Rádio Pacote" para comunicações. Mas o Código Morse ainda continua sendo usado em NDB, que é uma espécie de Rádio-Farol utilizado na navegação aérea e marítima.

Radiofarol, ou muitas vezes conhecido pela sigla  NDB ( Non-Directional Beacon) é uma Estação Transmissora especializada, instalada numa posição geográfica fixa e precisamente conhecida, que emite sinais de Radiofrequência com um formato pré-determinado que permite a estações de rádio móveis (terrestres, aéreas ou marítimas) fazer a sua identificação e determinar a sua posição relativa, face ao ponto geográfico de emissão.

Também alguns satélites utilizam o Código Morse para seu sinal de identificação e localização por telemetria.

Samuel Morse faleceu em 2 de abril de 1872, em Nova York.

No Brasil, em 1944, o então Presidente da Republica Getúlio Vargas, instituiu o dia 24 de Maio como sendo o Dia do Telegrafista, tendo em vista que considerava esse Profissional um "Verdadeiro Herói Anônimo" com relevantes serviços prestados à coletividade.

Nos dias de hoje, pouquissimas pessoas sabem que o TELÉGRAFO ainda é utilizado para diversas finalidades. De forma geral, as pessoas lembram-se do Telégrafo quando não podem ou não querem comparecer a algum compromisso e, assim, recorrerm aos Correios e enviam Telegramas com dizeres do tipo:

... " Motivos alheios pt. Impossível comparecer, pt. Felicidades, pt. "

Bem,.. isso posto,... agora vamos contar um pouco sobre uma Jornalista e um Telegrafista... mas, uma jornalista leu o telegrama e não deu outra: dia seguinte deu em primeira página do jornal:

EMPRESÁRIO SUSPEITO PREJUDICA EX-SECRETÁRIA !

O Empresário "Dr. Paulo Roberto de Assis Silva e Souza Pinto de Andrade", mais conhecido como Paulão da Ponte do Lambari, que nunca foi estudado mas adquiriu o título por ser explorador de carvão vegetal, motivo pelo qual está sendo processado por extração ilegal do respectivo produto, deixou de comparecer ao casamento de sua ex-secretária, a Dona Linda Aparecida dos Anzóis Pereira, mais conhecida como "Loirinha da Ponte" por motivos meramente pessoais e fúteis.

Registraram os nossos enviados especiais, que Paulão da Ponte, ficou ofendido por ter recebido um simples convite onde não mencionava o título de Doutor e, por outra lado, que apesar do mesmo ter prometido patrocinar a festa do casamento, Paulão foi a uma "noitada" na noite anterior em um lugar conhecido como "Gruta do Buraco Azul" onde costumava tomar martini com Loirinha da Ponte. Paulão, enciumado, chegou a dizer a seus amigos :  " não vou,... não vou  e não vou !".

Mais notícias na próxima edição. Com a colaboração de Pedrão, o telegrafista associado desta redação.

voltamos já.....




... aguarde um pouco mais que estamos recebendo mensagens de emails e telegramas sobre a história.... (risos) ! para concluirmos esse Post.  (agora são 10:29 de 28/06/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário