terça-feira, 28 de setembro de 2010

CONFISSÕES E TESTAMENTO







Muitas pessoas não me conhecem bem !

Pensam, e até me dizem isso, talvez por minha aparência física e a forma descontraída e respeitosa com que me relaciono com todos, que eu tenha sido e ainda continue sendo um "Don Juan !". Garanto que não sou, nunca fui e nunca serei. 

Amar alguém é Divino !. Mas, amar, é aquilo que só se sente por quem realmente merece e não apenas por uma "interessante" embalagem que, nem sempre, comporta boa qualidade.

O nosso corpo, nossa alma, o amor que temos não podem ser tratados como "simples objetos banais " que se encontram nas prateleiras de quaisquer lugares, à disposição de "qualquer um" e a qualquer preço !

Não sou "qualquer um", não sou "um qualquer", nunca fui, nunca serei e não tenho preço !

QUE A MÃO ESQUERDA NÃO SAIBA O QUE FAZ SUA MÃO DIREITA !

Não tive muitas mulheres em minha vida ! Minha própria Mão Esquerda, não sabe quantas tive a alegria de amar,... mas só eu e Deus sabemos que foram aquém dos dedos da mão que não deve falar !

Mas amei profundamente as que mereceram o meu amor. Exceto uma.

... " Guardai-vos:  Não façais as boas obras diante dos homens para serdes visto por eles. De outro modo não recebereis a recompensa de Vosso Pai que está nos Céus ! "

Peço perdão e envergonho-me de ter caminhado "incerta" vez pelo caminho desconhecido que ofuscou minha visão, mas iludiu o meu coração e, desatento, não só puni a mim mesmo como também àquela que não merecia meu amor e tampouco as pedras que atirei !

Incluí nesse documento, a canção intitulada MULHERES, do compositor Toninho Geraes e interpretada pelo cantor Martinho da Vila. Quero ressaltar que não me assemelho em nada do que dizem os versos da canção. Mas, ... verdade seja dita, comportei-me sempre com muito amor a quem dei e recebi amor, para as quais eu  gostaria de ter escrito e dedicado os seguintes versos:

Você é,
A Luz da minha vida,
A minha vontade,
Você não é mentira,
Você é verdade,
É tudo que um dia...
Eu sonhei pra mim !

Os caminhos são diversos e cometemos muitos erros quando não conhecemos bem mas julgamo-nos sabedores.  Certo estava Sócrates quando dizia: " Tudo que sei é que nada sei  ! ".

As mulheres que amei foram todas muito Dignas, Honestas, de Moral Elevada, Carinhosas, Românticas, Bonitas, Educadas, Finas e Sinceras ! Não há adjetivos que eu possa encontrar e relacionar para definir o quão importante foram em minha vida !

Quando eu tinha 14 anos de idade, conheci uma garota e fui seu namorado por um dia ! Nada mais que um dia. Eu a encontrei em uma cidadezinha e ela morava em outra. Nunca mais vi essa garota. Hoje uma senhora de muito respeito, bem casada, mãe, avó e uma digna profissional ainda em atividade. Tenho saudades dela, pois proporcionou-me o momento mais importante de um jovem:  Descobrir o amor e sonhar !

Quando eu tinha 15 anos, estava em uma fila de estudantes no Posto de Saúde para fazer os exames necessários que fornecessem o Atestado de Saúde exigido no processo de matrícula do curso colegial. Ali vi uma linda garota, loirinha, meiga, tímida, bem comportada, faces rosadas, olhar tão sereno... Apaixonei-me !

Fiquei olhando a menina enquanto a fila caminhava. Ela, percebendo, abaixava a cabeça mas sentia o meu olhar e esboçava um sorriso angelical !  Perguntei seu nome, onde morava, tantas coisas e descobri que ela morava muito perto de minha casa.

Ficamos mais de dois anos nos observando,... começamos um namoro que durou pouco mais de quatro anos   e com ela me casei e fui muito feliz durante quase 31 anos. Minha filha, de 35 anos é linda. Meu filho, de 32 anos é lindo. Todos muito educados, gentis, honestos, bem formados, solidários, corretos,... nunca foram e nem serão motivo de qualquer sentimento de tristeza nem aos pais, aos amigos, aos parentes ou qualquer pessoa que venha a conhece-los !

Não sei se fui BOA ÁRVORE,... mas sei que deixo BONS FRUTOS !

Separei-me, embora adulto, com pensamento e comportamento INFANTIL. Foi esse o caminho mais errado da minha vida e nunca mais consegui encontrar a direção de retorno. Que um dia Ele me ajude aqui ou Lá !

Amei profundamente depois disso... E vou sempre dizer, como confissão e testamento:  " Eu te amei e amo tanto, tanto, ... muito mais que tu possas imaginar ! E só eu e Deus é que sabemos o quanto isso é verdade ! "

A VIDA NOS RESERVA SURPRÊSAS !

Certa vez, Lui Mongo, um poeta, sonhador, cantor, compositor, amante do mundo, das estrelas, das florestas, das pessoas, das artes, de tudo... parou para contemplar o Firmamento e  pensou:

"..Vejam como vai nossa vida, em um instante e o dia termina !
...E depois, volta tudo outra vez: Cada dia, uma nova vida !


...Como é lindo o voar de uma borboleta,
...Para nós, viver por um dia não é uma grande coisa,
...Para ela, voar um dia é uma Eternidade, uma Vida Inteira !


...Cuidemo-nos pois a Morte pode estar em uma esquina,
...Tão certo como é a Vida agora,...
...Precisamos aproveitar e viver tudo agora,...
...Viver com amor e com toda a intensidade !


...Cada dia, é apenas uma nova página...
...Daquele livro que conta nossa vida,
...Então,... escrevamos somente as palavras mágicas,
...E que sejam apenas mensagens de PAZ !


...Sei que não podemos evitar as mudanças da vida,...
...Voltar à infância, por exemplo,...
...Talvez os momentos mais importantes que vivemos,
...Como esses de agora, de tantas saudades,...


...Mas, a Felicidade não está nas coisas que já se foram,
...Nem mesmo em apenas caminhar tão sozinho,...
...Mas está sim, em olhar profundamente em seu interior,
...E encontrar o tesouro que não conhecia,
...Que a Felicidade está em amar e viver em Paz ! "


Lui passou desta vida após sofrer um acidente: estava numa curva da estrada em sua bicicleta e foi atropelado por um ônibus. Todos tentaram reanimá-lo e ele, quase morto, esboçava um sorriso muito carinhoso a todos e disse suas ultimas palavras:


"Levem a alegria, o amor e a paz por todos os lugares por onde passarem e que Deus esteja iluminando sempre os vossos corações !"


Eu gostaria deixar muitas coisas às pessoas que caminharam comigo nesta vida. Mas, agora, só posso oferecer a única que tenho e que julgo ser o mais precioso tesouro que todos desejam:


Quero registrar que meu coração, com todo o meu carinho e muito amor, seja repartido em partes iguais a todas as pessoas que tive o orgulho de conhecer e que aprendi a amar por todos esses anos até agora.


Não sei o que me reserva em cada nova esquina, mas estarei atento para que, pelo menos, como Lui, eu possa dizer:


" Que Deus ilumine a todos vocês e o meu sincero agradecimento de alegria, felicidade, amor e paz que sempre me proporcionaram !"


-    o    -
Raul de Abreu
28 / 09 / 2010

2 comentários:

  1. Raul.
    A cada palavra um significado, um aviso/alerta, tudo muito arrumadinho/engomadinho...
    Entrou na filosofia, psicologia, na realidade de nosso cotidiano, amor.. alegria... decepções... esperança..., etc...
    Lágrimas rolam pela minha face...
    Que história linda de vida e que belos frutos trouxe para esta esfera.
    Últimas palavras minhas... meu escritor predileto: Raul... Raul...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. esse....menino,
    com sensibilidade, emoção, raciocínio e lucidez....reconheço!

    DESEJO que essa essa calmaria, depois da tormenta...............permaneça e.... que o seu norte seja retomado.
    Se, bons frutos colhe, a semeadura foi plena,
    e..só porisso...o melhor sorriso e alegria impera!


    ESTEJA feliz a cada instante.... pois não conhecemos o proximo.USE bem a vida.. pois ela se revela a cada desnudar....um novo brilho ao nosso olhar.

    SEJA feliz....... mesmo só e encontre a graça para sorrir, mesmo abraçando uma arvore, roubando-lhe energia que tem a distribuir.....

    Esteja calmo e...........bem.....
    é o que lhe desejo....sempre.


    harmonia quantica e abraço energético é o que deixo




    dubhe - primavera/10

    ResponderExcluir