sábado, 18 de setembro de 2010

AVARIANDO CABEÇAS !



SOZINHO, UM HOMEM NÃO É NADA ! NEM CORNO !

Adalberto era um sujeito muito folgado, só pensava em curtir a vida e nunca se prendia a compromisso algum com mulher alguma. Era bem alinhado sempre. 

Com aquela calça branca e blazer azul marinho, cabelos perfeitamente penteados e com fixador, todo perfumado, sapatos de verniz impecavelmente lustrados, unhas pintadas e bem feitas, anel de ouro com pedra de ônix, brinquinho no ouvido esquerdo (do coração, dizia às curiosas), lenço importado e perfumado (pra enxugar eventuais lágrimas emocionais das moças), pente Suíço de osso, broche de “comendador” na lapela, lenço no bolso externo superior do blazer,... Ah... Tudo perfeito naquele “canalha” ! Até o perfume que usava, importado, impregnava o ar do salão do baile e fazia com que todas ficassem admiradas e apaixonadas por Adalberto l.

- Aiii... Que homem ! Era tudo que eu tinha pedido a Deus !


ADALBERTO
E ele dançava como um bailarino em um concurso internacional. Atencioso com todas as mulheres, o PERFEITO CAVALHEIRO (apesar de canalha enrustido).

Era o tipo “baladeiro” que não faltava a um baile sequer nos clubes das periferias da cidade onde era conhecidíssimo como “Pé de valsa” preferido das mocinhas desesperadas, maiores de 45 anos, solteironas, viúvas, divorciadas, ou apenas “mal amadas” à procura de um “Bonitão” que pudesse satisfazer todas as suas necessidades, incluídas, inclusive, as da “ PIRÂMIDE DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW “ !

Com todo respeito, nem todos conhecem ou já ouviram falar nessa “Pirâmide” que nada tem a ver com aquela outra “pirâmide” inventada pelos japoneses que nada mais é que um “idiota colocando dinheiro na conta do outro idiota” enquanto que o mentor da “idiotice” se locupleta com tantos idiotas acreditando no “dinheiro fácil”.

Aliás, tá cheio de “pirâmides e correntes por aí”:  A primeira delas, veio ao Brasil por volta de 1920 através de um italiano chamado CHARLES PONZI, um golpe que seduzia os “espertos investidores” à procura de ganhos fáceis, mas que obrigava cada participante a incluir outros novos participantes a fim de recuperarem o seu dinheiro investido e, eventualmente, algum ganho extra. CRIME ! Eles “caíam do cavalo” quando percebiam a tramóia... e Ponzi já estava longe com sua mala cheia de dinheiro ILEGALMENTE ganho. (Tipo dólar na cueca ou Dossiê Serra, Anões, Ali babá e seus 40 mensaleiros do Congresso Nacional, etc.)

Em seguida, apareceu o famoso TANOMOSHI, trazido pelos japoneses e altamente de confiança:  Você deposita uma quantia determinada na conta corrente do  indivíduo da uma determinada lista e aguarda que em poucos dias outros participantes, indicados por você, vão também depositar a mesma quantia nos nomes da lista, inclusive o seu, de forma que você possa até reaver o seu dinheiro ou até ganhar alguma coisa a mais... Mas,... se pararem de  “colocar tijolos” nessa Pirâmide, tudo cai por terra e a Polícia Federal vai convidar você a “colocar seus dedos” naquela caixinha de tinta preta e tirar fotos de ladinhos para ser divulgado a todos os cantos como “Ilustre Aplicador Financeiro” de acordo com a Lei Federal contra a Economia Popular número 1521/51.

Outro tipo de Pirâmide que só causa problemas também acontece todos os dias com carinha de “oi amigo, oi amiga” pensei em você e mandei essa linda mensagem de amor. Leia-a e repasse a todos os seus amigos !

As pessoas recebem mensagens através de seus correios eletrônicos (e-mail), falando de “coisas lindas” do tipo auto-ajuda e Paz ,... “Mas obriga o leitor a repassar a mensagem durante os próximos 20 minutos para pelo menos outras 20 pessoas, pois assim sendo, serão felizes e que “DENTRO DOS PRÓXIMOS DIAS” receberão uma noticia muito importante que ‘MUDARÁ SUAS VIDAS” trazendo alegrias e riquezas,... Mas,... quem não cumprir “voluntária e espontaneamente” tais determinações,.... será “EXCOMUNGADO DO REINO DOS CÉUS”  e viverá na miséria eternamente !  Você decide se vai continuar lendo essas porcarias e remetendo para seus amigos... enchendo seus computadores de VÍRUS ESPIÕES que conseguem até descobrir suas senhas bancárias e de seus cartões de crédito.... o que promoverá, com toda certeza ... “ A FELICIDADE DOS ESPERTALHÕES” (crime) e a “DESGRAÇA” dos incautos cúmplices inconscientes de falcatruas !.

Parece que saímos do rumo da história do Adalberto, não é ? Errado ! Estamos apenas traçando o perfil da “figura”, carimbado e fichado, conhecido em todos os botecos e delegacias da periferia. Mas, bem quisto por todos porque o bom humor do pilantra conseguia até “arrancar” uns trocadinhos do Delegado que o recebia para fazer o Boletim de Ocorrência de golpes... Adalberto era mais liso que bagre ensaboado... Então, o Delegado dizia:

- Solta o meliante aí. Esse cara merece uma estátua ! Como tem mulher burra nesse mundo pra acreditar num pilantra como esse... Ele é um verdadeiro Artista que faz parte da Cultura Nacional e merece ficar na rua fazendo carinho para essas lindas moçoilas desesperadas por meia hora de carinhos do malandro !

Mas, voltando ao nosso amigo ADALBERTO, não é que o cara tinha colado na parede de seu quarto o seguinte quadro. que antes de "sair à luta do santo pão de cada dia" orava com devoção inabalável (após complementar, a seu favor, as frases originais da filosofia preconizada pelo Cientista Autor da cuja dita pirâmide)


PIRÂMIDE DE NECESSIDADES DE MASLOW

PIRÂMIDE DE MASLOW  -   O psicólogo Abraham Maslow desenvolveu dentro de sua Teoria da Motivação, uma hierarquia das necessidades que os homens buscam satisfazer. Estas necessidades se representam em forma da Pirâmide de Maslow :

A interpretação dessa pirâmide nos proporciona o código de sua teoria: “ Um ser humano tende a satisfazer suas necessidades primárias (mais baixas na pirâmide de Maslow), antes de buscar as do mais alto nível !”

Por exemplo, uma pessoa não procura ter satisfeitas suas necessidades de segurança (por exemplo, evitar os perigos do ambiente) se não tem cobertas suas necessidades fisiológicas, como comida, bebida, ar, SEXO, SEXO, SEXO, SEXO e etc.





Para o Adalberto, só passava por sua cabeça:  " Hoje vou dançar com aquela velhinha que me secou a semana passada e ela vai me pagar uma nota preta que vou até tirar uns dias de férias em Punta Del Leste e comer umas outras velhinhas que vão ao Cassino ! Ah,..se vou !

NECESSIDADES FISIOLÓGICAS:
As necessidades fisiológicas são satisfeitas mediante comida, bebidas, sonho, refúgio, ar fresco, uma temperatura apropriada, etc. 

Para ADALBERTO, uma bela mulher com a bolsa cheia de dinheiro e uma bela cama de Motel era a MAIOR SATISFAÇÃO das necessidades fisiológicas:  Coitadinha, precisando tanto de alimento do amor !

NECESSIDADES DE SEGURANÇA:
Quando as necessidades fisiológicas são satisfeitas então o ser humano se volta para as necessidades de segurança. A segurança se transforma no objetivo de principal prioridade sobre outros.

Para ADALBERTO, amigo do Dotô “Delega”, nunca houve problemas de segurança. Pelo contrário, Adalberto era o principal artilheiro do time de futebol da 55 DP onde costumava ser convidado a comparecer a cada reclamação de uma “mocinha” não muito satisfeita !

NECESSIDADES SOCIAIS E DE AMOR:
Devemos ressaltar que não é possível fazer equivaler o sexo com o amor. Mesmo que o amor pode se expressar como parte sexualmente, a sexualidade pode em momentos ser considerada só na sua base fisiológica.

Mas, para ADALBERTO, O AMOR É LINDO É TUDO O QUE ELAS MAIS NECESSITAM E É TUDO QUE ELE TEM DE SOBRA PRA DAR GENEROSAMENTE !”

NECESSIDADES DE AUTO-ESTIMA:
Isto se refere à valorização de um mesmo outorgado por outras pessoas. Necessidades do ser, Necessidades de Auto-estima. É a necessidade instintiva de um ser humano de fazer o máximo que pode dar de si, suas habilidades únicas.

Maslow o descreve desta forma: “ Um músico deve fazer música, um pintor, pintar, um poeta, escrever, se quer estar em paz consigo mesmo. Um homem (ou mulher) deve ser o que pode chegar a ser. Enquanto as anteriores necessidades podem ser completamente satisfeitas, esta necessidade é uma força impelente contínua... e ADALBERTO TEM QUE SER  AMADO POR TODAS AS MULHERES ! ” 

MOTIVAÇÃO:

Maslow nos oferece vários códigos no âmbito da motivação. Se quisermos motivar às pessoas que temos a nosso ao redor devemos buscar que necessidades têm satisfeitas e tentar facilitar a consecução do degrau superior imediatamente.

Para ADALBERTO, a grande MOTIVAÇÃO era olhar-se no espelho e dizer:  “ Hum, bonitão, hoje você vai conquistar todas”... “outra vez ! “


ADALBERTO nada mais era que o perfeito " CAVALHEIRO " que dançava com todas as mulheres, bonitas ou feias,... desde que com suas "bolsas ou cartões de crédito" bem abastecidos. Não era o tipo dos que só dançavam com as lindas, como está cheio por aí de "CAVALHEIRO POR INTERESSE" que dança só com as lindas, jovens ou coroas - joga aquele tremendo "charme" e leva as "coitadinhas" para uma bela noitada de amor no primeiro motel barato, talvez até no drive-in (no carro dela) e é amado sempre como um "grande amigo leal e fiel".... mas as feias, coitadas, só lambem os dedos se além de feias não tiverem a "carteira recheada" à disposição do ADALBERTO que, CAVALHEIRO, está sempre "cheio de amor pra dar !"


Sim, ADALBERTO, o HOMEM, o CAVALHEIRO... o mais amado de todos os salões e o mais conhecido pilantra na 55 DP por golpes contra as coitadas incautas sedentas de amor !


Então,... o Dotô Delega dizia:  Quem quer prazer tem que pagar mesmo. E Dadá (apelido carinhoso que recebia Adalberto em todas as Delegacias)... é o Dadá Maravilha dos salões de baile !


Ah,.. não me levem a mal contando tudo isso. Sou tímido, simples, humilde e sério... e eu me chamo ADALBERTO !


-  o  -

escrito por:  Raul de Abreu Neto
18 / 09 / 2010


4 comentários:

  1. Raul,

    Adorei a história do Adalberto... E se você é mesmo ele, bem parecido com a foto... Hummmmm bonitão,... eu pago o que voce quiser porque ... estou cheia de amor pra dar !

    Você não me conhece ainda,... mas vai conhecer ! kkkk

    ResponderExcluir
  2. Abreu,... Hummmm. .. com esse cafageste de nome ADALBERTO ,... ate´eu que não sou nada bobinha gostaria de dançar ! kkkkkkk

    bjs,

    marli

    ResponderExcluir
  3. AMEI.......................e, partilhei a alegria!!!


    beijo n'alma


    Dubhe - primavera 10

    ResponderExcluir
  4. Raul.
    Vibro quando não é dor de cotovelo. Penso, ele está se recuperando....
    Quando vi a pirâmide de Maslow lembrei de meu tempo de faculdade.Ufa... adorei ver e ao mesmo tempo, como me deu trabalho.
    Até em minha pós graduação ela me perseguiu...
    Mas adorei a história do Don Juan Adalberto.
    Existem vários por aí e não acredito, pelo pouco que conheço, que seja inspirado em você...
    Suas crônicas sempre são tipo interface.
    Achei interessante vc descrever as necessidades básicas da pirâmide...criatividade... sobra em ocê...
    Bjssssss

    ResponderExcluir