segunda-feira, 6 de setembro de 2010

E SE A VIDA FOSSE UM JOGO ?


Tenho pensado ultimamente, mais que sempre, o que é a vida afinal ? Por quê tantas vezes nos deparamos com situações que ora nos alegra e ora nos faz perder a vontade de tudo ?

Eu sei, já estudei muito sobre Filosofia, Literatura, Nelson Rodrigues e até Zéfiro, já li muito sobre as Tábuas de Moisés, Grandes Escritores Nacionais e Estrangeiros, poetas, romancistas, cronistas, contistas, piadistas ... até de cordel,... já fui a tantos Templos ouvir mensagens, já ouvi tantas pessoas manifestarem pensamentos, ... e já dei tantos palpites sobre como resolver os assuntos que não são meus ! Mas ... todo mundo fala a mesma coisa e não sabe nada ! (acho, pelo menos).


É engraçado como a gente acha solução para tudo quando o assunto não é conosco. A gente sempre sabe como o vizinho deve educar sua criança, apesar que a nossa foi "naquela base" !


Estou pensando em escrever livros "AUTO-AJUDA" porque pelo menos vou me ajudar a "juntar uma puta grana" às custas dos desesperados que acreditam mesmo que "beber água quente pela manhã emagrece 10 quilos por semana !... Sem falar naqueles velhinhos de mais de 40 anos de idade (eu sou jovem e não preciso dessas coisas) que terão o bilalau aumentado, bonito, formoso e potente como uma rocha !".


Pra melhor exemplificar o pensamento, gostaria de lembrar de uma passagem que tomei conhecimento um dia:



"Um chefe viu sua secretária chorando. Aproximou-se dela, com aquele sorriso costumeiro, cavalheiro, bem arrumado, cheiroso, parecendo um Artista de Cinema – o Protagonista de um filme de grande romance,... e diz à menina:


- Por quê choras, minha doce menina ?
- Ah, Doutor,... tenho tantos problemas para resolver... Não sei como vou conseguir sobreviver com tantas coisas a fazer...
- Mas que tantas coisas tem assim, se tão pouco peço a você ?
- Sim, é verdade,... o  Senhor é tão bonzinho... E ainda temos a outra secretária que me ajuda tanto... Mas, tenho os problemas de casa, da escola, o carro que estou comprando e está difícil pagar, o meu salário que não é suficiente,... meu namorado me deixou, e eu queria tanto viajar nas férias...
- Bem, minha querida. Não se preocupe. A vida é assim mesmo, e você pode confiar que tudo isso não passa de pequenos momentos e logo logo você já estará feliz, sorrindo, com tudo resolvido. Confie em mim, viu? Tenha um bom dia !


E lá se foi o Doutor Chefe, todo garboso, desfilando com aquela roupa impecável por aquele imenso salão onde todos os funcionários o observavam, alguns com inveja e outras todas cheias de suspiros de amor! E a "doce menina" ali com "cara de tacho", desesperada, desamparada, mais preocupada ainda que quando iniciou seu dia.   Entretanto,... Outras colegas observavam o "garanhão" saindo da sala como um "Belo Cavalo" da mais fina linhagem:


- Ah, esse homem ! Ah se esse homem fosse meu !


Mas, deixando de lado o “Bonitão” que ainda iniciava a vida e nem sabia que, talvez, venha a enfrentar mais tarde fortes tempestades à frente,  na vida pessoal (física ou emocional) ou até mesmo profissional,... A realidade é que há "momentos e momentos" e durante esses intervalos sentímo-nos sem uma “boa bússola” que possa nos guiar com segurança ao que chamamos de Auto-Confiança, Segurança, Saúde, Paz, Realização e FELICIDADE PLENA ! ".


Ando “invocado” dizendo a toda hora:  “Cacete, quando é que tudo isso vai terminar ?” E caiu nas minhas mãos, quero dizer, à frente de meus olhos, uma leitura que vem a calhar para tirar um pouco desse estado letárgico que faz a vontade de fazer nada e continuar fazendo nada até que nada faça alguma coisa ! 


Bem,... que tal imaginar um pouco sobre o que é a vida ?


Um tal de “Brian Dyson” , ex-presidente da Coca-Cola, certa vez proferiu uma palestra a um seleto público e começou dizendo às pessoas presentes a seguinte frase:


"IMAGINE QUE A VIDA É UM JOGO, NO QUAL VOCÊ FAZ MALABARISMO !”


Os presentes, ansiosos e com fortes expectativas entreolharam-se sem muito entender onde o Palestrante queria chegar e, indecisos, demonstraram aquele típico ar de “ malabarismo ? onde é que esse cara quer chegar ? Será que fala de Trapézio, Cama Elástica, Engolir Faca, (esse cara está louco !) ... ?"


- Não ! Não se assustem ! Não é nada tão complicado não. Eu apenas estou pensando:  Imaginem fazerem malabarismo com APENAS CINCO BOLAS QUE DEVERÃO SER LANÇADAS AO AR... !


Ficou mais complicado ainda. Se fosse tomar vários copos de coca-cola até que seria fácil pois, afinal, há a bebida normal e também a Diet, gelada, sem gelo, com rum... com limão.  Tudo é fácil quando se conhece com o que se está trabalhando e tem os “acessórios” que mais gostamos ao alcance da mão !


Continuou Dyson, percebendo a inquietação da platéia:


- Bem, vamos explicar melhor, apresentando a vocês os SLIDES dessa bolas que deverão ser lançadas ao ar e tudo ficará muito simples. Aposto que todos sairão daqui, ao final, já com grandes habilidades para praticarem malabarismos em todas os cruzamentos das ruas da cidade e ganharão muitas moedas e aplausos... Já pensaram na fortuna que poderão fazer com tantas moedas ?


Ah,.. o assunto começou a ficar mais interessate. Afinal,... “Time is Money” e “Money”é o que o americano mais está acostumado a correr atrás !


- Eu quero,... eu quero... eu quero...
- Eu também quero,....
- E eu também,...


Muitos acenaram sorrindo, gritando:  “Eu quero”, virou uma brincadeira geral, uma alegria incrível, todo mundo já pensando em tomar um cafezinho, comer umas bolachinhas, tomar umas cocas e ENSAIR O MALABARISMO COM AS BOLAS QUE IRIAM CONHECER !


Então, feliz, sorridente, sentindo realizado, Dyson, pedindo atenção e silêncio, apagou as luzes e jogou no telão as imagens das Cinco Bolas de Malabarismo:


- Meus caros amigos, tenho o grande prazer de lhes apresentar as Cinco Bolas do Malabarismo que estamos tentando falar. Essas bolas são:


A – O TRABALHO;
B – A FAMÍLIA;
C – A SAÚDE;
D – OS AMIGOS;
E – O ESPÍRITO.

Silêncio geral !

Dyson silenciou instantes, observando  a manifestação muda da platéia. Imaginou a decepção de todos que esperavam algo grandioso que pudesse promover sorrisos, gargalhadas, aplausos, histeria geral, participação e novamente as exclamações:  “ Eu quero,.... eu quero,... eu quero... !”

- Eu vou explicar. Prestem bem atenção porque estamos realmente dizendo que para sermos felizes e bem realizados em nossas vidas, temos que PRATICAR O MALABARISMO todos os dias, em todos os intantes. Então vejam:

- O TRABALHO é a única bola de borracha. Se cair de suas mãos, ela vai bater no chão, vai pular para cima, pra baixo,... pros lados,... e nada vai acontecer de errado... Talvez, mais seguramente, voltará às suas mãos !

- Mas as outras quatro bolas são de vidro. Não são de borracha e nem flexíveis. Se caírem no chão, quebrarão e ficarão permanentemente danificadas.

- Entendam isso e assim conseguirão o equilíbrio na vida". Como?

> Não diminua seu próprio valor comparando-se com outras pessoas. Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial. 

> Não fixe seus objetivos com base no que os outros acham importante. Só você tem condições de escolher o que é melhor para si próprio.

> Dê valor e respeite as coisas mais queridas de seu coração. Apegue-se a ela como a própria vida. Sem elas a vida carece de sentido.

> Não deixe que a vida escorra entre os dedos por viver no passado ou no futuro. Se viver um dia de cada vez, viverá todos os dias de suas vidas. 

> Não desista enquanto ainda é capaz de um esforço a mais. Nada termina até o momento em que se deixa de tentar. 

> Não tema admitir que não é perfeito. Não tema enfrentar riscos. É correndo riscos que aprendemos a ser valentes.

> Não exclua o amor de sua vida dizendo que não se pode encontrá-lo. A melhor forma de receber amor é dá-lo. A forma mais rápida de ficar sem amor é apegar-se demasiado a si próprio. A melhor forma de manter o amor é dar-lhe asas. 

> Corra atrás de seu amor, ainda dá tempo!

> Não corra tanto pela vida a ponto de esquecer onde está, onde esteve e para onde vai. 

> Não tenha medo de aprender. O conhecimento é leve. É Um tesouro que se carrega fácilmente. Não use imprudentemente o tempo ou as palavras. Não se pode recuperar uma palavra dita.

> A vida não é uma corrida, mas sim uma viagem que deve ser desfrutada a cada passo. 

Lembre-se sempre: 

> Ontem é história;
> Amanhã é mistério; 
> HOJE é uma dádiva. Por isso se chama "presente". 

" Apegue-se às coisas que são queridas ao seu coração, entre elas os amigos, e aquela pessoa que você sabe que ama ! Sem elas a vida carece de sentido!!! E comece já, porque não vai cair do céu se você não se esforçar !".


Agora, para terminar, quero usar uma frase de vocês, a mais importante frase que já ouvi em todos esses dias:  " EU QUERO !" E, se de verdade, vocês querem ser Felizes, repitam comigo com toda força de seus corações:


- Eu quero,... eu quero,... eu quero !

3 comentários:

  1. Que...possamos nós, AMIGO, alimentarmos nosso ESPIRITO com SAÚDE, harmonia e paz, a fim de matermos essa FAMILIA em perfeita conjunção cósmica!


    Creio ....
    temos TRABALHO para um bom......período!


    beijo nessa alma linda.

    Dubhe- inv/10

    ResponderExcluir
  2. Pois é... Viajei e quando chego aqui, vejo quantas coisas escritas lindas, para serem incorporadas... deliciosamente...
    Penso que bem que poderia reunir material para um livro de auto ajuda. Mas sinceramente, você não é do tipo de iludir as pessoas... Só visitar seu blog... você me ajuda e penso que a outras pessoas também e eu o admiro cada vez mais .
    Adorei as dicas... é sempre bom ler e procurar inserir em nosso cotidiano.
    Amigo, amei e vou colocar meu dever de casa em dia... muito breve. Parabéns !

    ResponderExcluir
  3. Sandrinha,... O "jogo da vida" é usar a inteligencia, o bom senso, o discernimento que todos nós temos mas, às vezes, deixamos tudo de lado sem nem saber porque. Acredite toda manhã quando se levanta, que o dia lhe trará alegrias e boas realizações e esforce-se, a cada instante,pois merece aquele que trabalha e se esforça !

    ResponderExcluir