domingo, 24 de janeiro de 2010

HOJE É DIA DE MUDANÇA !



Hoje é 1º de Janeiro 2008 e são 7:59 min da manhã. (tomei todas ontem a noite)!.


Fui dia desses a uma casa de Consertos de Sapatos. Na entrada dessa sapataria, havia um AVISO GRANDE, em lugar bem visível a todos os clientes, com os seguintes dizeres:

"  FIADO SÓ AMANHÃ !  "

Interessante: aquele aviso ficava ali pendurado todos os dias do ano, de forma que cada cliente que passasse, em qualquer dia, iria ler “SÓ AMANHÔ e esse dia nunca iria chegar.

A pessoa que teve essa idéia deveria receber um prêmio Nobel da genialidade da comunicação, pois a frase de imediato e antecipadamente já “desarma” todos aqueles que tentarem o famoso “jeitinho” para “pendurar no prego”.

Pra quem não sabe o que é “pendurar no prego”, eu diria que é uma expressão popular que significa “fiado”, ou seja, o dono do comércio autorizou que o cliente fizesse suas despesas e que pagasse em uma “data futura”... (???).

Essa prática era muito comum, há muito e muito tempo atrás, nas pequenas cidades ou bairros das grandes, em armazéns ou bares, onde todos eram conhecidos de todos e a “palavra” era um documento sério e o mais importante.

Com o advento da “modernidade” os usuários do “PÕE NO PREGO !” passaram a usufruir desse benefício sem a sua respectiva contrapartida (CALOTEIROS), motivando a criação de mecanismos que pudessem restringir a sua continuidade. Então alguém muito esperto resolveu inventar a famosa e célebre frase: “ FIADO SÓ AMANHÃ !” que passou a ser utilizada em todos os armazéns e botecos de “cachaceiros”... e acabou sendo também adotada pelas sapatarias, farmácias, padarias, igrejas ... !

Tudo isso provocou, obrigatoriamente, MUDANÇAS DE COMPORTAMENTOS tanto de uns quanto dos outros.

Uns, que usuários contínuos, assíduos, permanentes e irrevogavelmente dependentes contrários à decisão. Outros, para não tornarem-se em “Uns”.

- Òia aqui Seu Manoel... Eu protesto ! Isso não tá certo, afinal de contas até meu avô vinha aqui tomar uns goró e botava tudo no prego e nunca ninguém deixou de servir uma “branquinha” pra ele.... Tá vendo lá na parede? Tem até o bilhetinho de 30 anos atrás enfeitando a parede desse boteco onde o Senhor colocou os nomes e fotos dos “Reis do Pendura”. Meu avô era um homem de respeito, todo mundo conhecia ele... ele pendurava tudo, mas ia pagar... Que fazer? Foi o “Homi Lá de Cima” que levou ele embora dessa pruma melhor...! E ele deixou aí de lembrança essas “continhas” que enfeitam esse boteco!

- Sai pra lá seu malandro duma figa. Aqui não tem mais moleza pra vagabundos como você. A partir de agora, bebeu tem que pagar (com aquele sotaque português bem carregado)... E se não pagar eu vou é chamar a policia! ... E tem mais: isto aqui é um estabelecimento de respeito; é um Restaurante e não um boteco!

Pois bem,... malandros e malandros tiveram que encontrar outras modalidades de “botar no prego”. Notas promissórias, cheques pré-datados, contratos,...

Nem o INSS paga suas contas direito conforme dizem os Hospitais conveniados. Se o Imposto de Renda toma emprestado o seu dinheiro, todo mês, e quando chega à hora de pagar ainda manda você provar que é credor, quando não devia,.... como é que vamos mudar alguma coisa?

Mas, já que inventaram o aviso “FIADO SÓ AMANHÔ, acho que é hora de começarmos mudanças radicais em tudo. Afinal, por causa de 1 minuto já mudamos de um ano para o outro. Agora, hoje já é um Ano Novo. Ontem,... nem dá pra acreditar,... mas “ONTEM”, alguns minutos atrás, foi o ANO PASSADO. Já mudou tudo como num passe de mágica.

... “ Eu era obesa, pesava mais de 150 kilos e depois que conheci as maravilhosas pastilhas “A MULHER ELEGANTE SLIM LINE”, emagreci 90 kilos em apenas 1 semana. Baratinho,... você pode pagar com o cartão de crédito de seu marido em até 36 prestações, sem juros !”

... “ Compre já, agora, você também as maravilhosas pastilhas que você ainda vai levar de presente um Manual de Dieta de Plutão, um jogo de facas Ninjo fabricada especialmente para você pelos Ninjas Voadores, uma foto em tamanho natural da Ana Hickmann, um boneco inflável em tamanho natural do Antonio Bandeiras, uma carteirinha de sócia do nosso Clube para descontos de 10% em todas as casas conveniadas, e você ainda vai concorrer todo mês a um prêmio de uma casa na praia, uma Citroen C3, e uma semana num SPA com o Fábio Assunção!”

...“ Essa promoção é por tempo limitado e você, minha querida amiga, que ligar dentro dos próximos 15 minutos vai ganhar uma grande surpresa que seu marido vai adorar! ...”

Estou contaminado pela mídia e acho que esse ano eu vou mudar também.

Não vou mais comer carboidratos, nem tomar cerveja, caipirinha nem pensar, aquele Pernil a pururuca... hum... já era, franguinho frito com polentas jamais, picanha só pro cachorro, costelinha nem pra promessa, happy-hour só na academia malhando, pudim de leite moça, bombom sonho de valsa, sorvete, amendoim, costelinha de porco, sorvete, amendoim, .... Ufa! ... To é ficando maluco.... !

Vou dar um beijo na minha sogra e dizer: “Sogrinha do meu coração, você é minha princesa ! Eu te amo!”

Vou freqüentar a Igreja todos os dias, não vou mais jogar futebol, não vou mais dizer palavrão, vou ler só Livros Auto-Ajuda, vou ouvir só musicas Zen, vou trabalhar de terno branco todos os dias, vou usar chapéu de palha pra me proteger do sol, vou usar camisas engomadas, sapatos bem lustrados, não vou ver mais novelas, vou escrever um livro de amor, vou visitar Santiago de Compostela, vou rezar no muro das lamentações, vou tomar banho nas águas santas da Índia, vou abraçar meu chefe, .... vou mudar !

08h25min - ... bem,... dêem-me alguns minutos que eu vou vomitar o que comi e bebi ontem a noite porque ainda estou bêbado e me sentindo muito mal!

09h05min - ... ooops... cheguei! Botei as tripas pra fora, tomei um Doril e mandei a dor pra ponte que partiu, um caldo de galinha, uma garrafa inteira de coca-cola, e vomitei tudo de novo! Mas eu vou ficar bão já já.....e tomar uns goró pra rebater !

Cacete, a gente fala tanta merda no dia seguinte, cada vez que se faz uma festa de confraternização e recebe aqueles abraços e votos “sinceros e leais” dos amigos que vemos uma vez por ano, já “calibrados ” com castanhas, vinho, champagne, uísque, cerveja, castanha, pernil, vinho, batatinhas, batitidinhas, uísque, amendoim, vinho, peru, água gelada, castanha, vinho, cerveja.......... lambida de cachorro na boca.....!!!!

Vou ligar pro meu filho que mora na Dinamarca:

- Alô?... Rodrigo? ... Dormindo a essa hora? Aqui já são quase 9 da matina e aí já 1 da tarde! Bebeu todas, meu? Feliz Ano Novo !
- Rarôôôõôôô...! Carai ! Oi pai, tô dormindo. Tomei todas vou dormir a semana toda! Depois te ligo,... Feliz Ano Novo.
- Abraços pra voce e a Siff. Daqui a pouco vamos reunir a familia de novo e comer os "játivi dontê" e acabar com os estoques de "manguaça"

Quer saber ?

Sábado que vem, dia 05/01 é meu aniversário e não vai ficar nada bem se eu receber meus amigos e dizer: " Ah, eu mudei! Agora não bebo mais nada, nem como comida pesada. Agora só coisas LIGHT !".

Mas, ... to pensando naquela turma de marmanjo de meus amigos me olhando assim meio torto e desconfiado:

- E aí, meu ? Resolveu assumir ? Virou Viado ? Agora só vai comer folhinha, suquinho, gelatina? Já já voce tá andando de tanguinha de crochê e brinquinho na orelha, bermudinha, sandalinha de tirinhas nos dedos, bonezinho de academia, bolsinha,...

É,... pensando bem, vou deixar passar meu aniversário pra resolver esse dilema. Enquanto isso, vou plagiar o homem do Fiado e vou mandar fazer uma placa pra colocar na parede do meu quarto pra ler toda manhã:

 " MUDANÇA SÓ AMANHÃ "

(feliz ano novo!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário