Toda manhã eu ouvia uma música em uma emissora da capital que fazia com que ficasse imobilizado ouvindo aquela linda canção e sonhando com alguém que nunca tinha visto antes e nem imaginava como deveria ser. Imaginava-a como uma miragem, sem conseguir visualizá-la por completo, mas sentia que a amava muito.
Parecia algo de outro mundo, de outra vida, como se já tivesse vivenciado aqueles momentos em algum tempo passado e talvez até futuramente.
Comentei com Stephan, um colega que trabalhava comigo. Ele era Yugoslavo, filho de uma Croata e um Oficial Alemão que havia sido preso em campo de concentração.
Stephan ficou me olhando curioso, quieto, irriquieto ... e não resistiu em dizer:
- É déjà-vu ! É déjá-vu !
- Déjà-vu ? O que é isso ?
- É uma palavra francesa que costuma se referir a um "sonho" que voce está vivenciando neste momento e tem a impressão de já ter passado por isso. Parece como a "lembrança" de algum momento que você já viveu em algum tempo...
- Mas,... é estranho ! Essa música me faz lembrar uma linda mulher que vem mansa, carinhosa e sorridente ao meu encontro... e dá a impressão que é o grande amor de minha vida ! Mas nunca a vi !
- É isso mesmo,... nasci em um Campo de Concentração na antiga Yugoslávia, hoje Croácia, ... As lembranças daqueles dias não me saem da cabeça...
- Ah, Stephan, me perdoe... não queria fazer nenhum mal a você. Não desejei que lembrasse isso...
- Não, não faz... Lembro da neve, das pessoas tristes, algumas alegres, lembro de coisas boas também... que meu pai foi libertado e viemos morar aqui no Brasil. Receberam-nos de braços abertos, com carinho, amor... ninguém nunca se preocupou de onde viemos e o que fomos mas sim receberam-nos com alegria, de braços abertos. Eu tenho um "dèjá-vu" todos os dias, lembrando coisas que deixei lá distante e nunca mais vou rever... A vida é bela, mesmo com alguns momentos... Sonhe com sua amada !
Fiquei olhando Stephan emocionado pois sua históira era muito triste e, mesmo assim, ele estava sempre sorrindo. Aumentei o som do rádio e ouvimos em silêncio aquela música...
Naquele dia, um sábado, fazíamos plantão no laboratório da Volkswagen. Tudo era silêncio, poucas pessoas tinham ido trabalhar, a tarde estava sombria, nublada, fria, garoenta,... "Bucólica" ! Um dia especial para sonhar em ter alguém para amar !
O vento soprava gelado e meu corpo todo sentia aquele friozinho gostoso que trazia uma sensação da proximidade daquela moça:
Juliette ! Decidi que seu nome seria Juliette !
Comecei a caminhar de volta para casa tomando aquela garoa que refrescava meu rosto e fazia cada vez mais sonhar com Juliette... Juliette ...Juliette !
Stephan tinha um carro conversível e caminhamos com a capota aberta sorrindo e aproveitando aquele momento tão maravilhoso !
Paramos perto de minha casa. Havia um ponto de ônibus bem em frente à escadaria que vinha da Praça central da cidade. Era toda florida, bem cuidada com aroma de flores do "Paraíso".
De repente aquela moça de meus sonhos começou a caminhar vagarosamente, vindo ao nosso encontro... Juliette !
- Juliette,... Juliette... !
Eu estava apenas sonhando acordado, mas tive a nítida impressão de que ela vinha ao meu encontro. Juliette,...!
Ainda hoje passo por aquela praça e sempre que começa a garoar eu sinto que ela aparece novamente para vir me abraçar ! Então,... começo a cantar ... " Les moulins de mon coeur ! "
Meu nome é Raul (Carvalho Neves Nogueira Ramos dos Santos Amaral D'Avreux) de Abreu (ufa...!) e moro em Ribeirão Preto - SP - Brasil. Nasci em Tambaú, interior de São Paulo e até fui "Assistente OPERACIONAL (coroinha)" do Padre Donizetti, motivo pelo qual e também porquê sempre fui, e sou, um homem generoso, caridoso e bondoso e, portanto, sou considerado um HOMEM SANTO, apesar que "alguns" acham que eu sou é um "santo homem do PAU ÔCO ". Meu pai era filho de Portugueses nascidos em BRAGA (Quinta dos Abreus) e minha mãe também descendia de Europeus (franceses,ingleses,portugueses - ou eram ciganos, ou judeus ou beduinos, ou Vikings, ou sei lá o quê !). Falo e escrevo em vários idiomas (inglês,francês, espanhol, italiano, alemão e até português). Gosto de "brincar" com as letras e as palavras e formar alguns textos variados. Espero que sejam de seu agrado e que possamos ser bons amigos. Agradeço sua visita, Raul Neves Carvalho.....Abreu (ufa !)
rabreusp@hotmail.com ( A.'.G.'.D.'.G.'.A.'.D.'.U.'. - M.'.I.'. - 33º .'. )
Nenhum comentário:
Postar um comentário