quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

REFLEXÃO



Ernesto  Cortazar  -  La vida es bella

Eliane havia conhecido Mauricio fazia pouco mais de 6 meses em uma festa da Universidade onde estudavam. Ela estava com 19 anos e ele com 23 anos de idade.

Era o seu primeiro namorado, apesar de que anteriormente tinha conhecido outros rapazes, mas que não poderiam ser considerados como namorados. Coisinhas de amigos que saiam juntos, em grupos, para bailinhos, encontros de jovens, mas, nada de relacionamento sério.

Mauricio era um bom rapaz, mas um pouco mais experiente em relacionamentos com as garotas.

Embora já se conhecessem há 6 meses, estavam namorando há apenas 2 meses. Então, Eliane sentindo que estava gostando muito do rapaz, resolveu convidá-lo para ir até sua casa para conhecer os seus pais, forma essa de dar uma satisfação aos mesmos e oficializar o relacionamento de acordo com os padrões de sua família.

Ao chegarem a casa, por volta de umas 10 horas da manhã, avistaram o Sr. João, pai de Eliane, cuidando do jardim que ficava na frente da casa.

- Pai, eu trouxe o Mauricio para o Sr. conhecer... Ele é meu colega da faculdade...
- Ah, ... esse é o rapaz que sua mãe falou que você está namorando ?
- Bem,... nós somos amigos e pretendemos...
- Fique tranqüila, filha. Apresente-me o seu namorado...
- Oi, Seu João... Eu sou o Mauricio, ... Nós somos muito amigos,... e,...
- Seja bem vindo Mauricio. Prazer em conhecê-lo !

Mauricio não sabia o que e nem como falar com o Sr. João,... Queria falar que gostava de Eliane, mas a voz não saía...

- Que lindo jardim, Sr. João ! O Sr. gosta de cuidar das plantas ?
- Pois é, Mauricio. Agora estou cuidando dessa roseira, mas já tratei de todas as plantas da casa; as plantas são como a gente e precisam de cuidados diários senão elas não evoluem ...
- São lindas, Seu João... Meus pais também gostam de plantas...
- Vamos entrar Mauricio, quero que conheça a Dona Márcia, minha esposa. Vamos tomar um cafezinho...
- Eu,... bem,... está bem !

E lá foram eles tomar um lanche que Dona Márcia estava preparando, já sabendo que o rapaz viria conforme havia combinado com sua filha.

- Olá Mauricio, seja bem vindo, ... não repare...
- Oi Dona Márcia,... Nossa a Senhora preparou um banquete...
- Ah, meu filho,... a Eliane falou muito bem de você, que é muito educado, bonzinho ... e eu quero que você cuide muito bem de minha filha, viu ?
- Ah, Dona Márcia,... pode ficar tranqüila,... eu gosto mesmo muito da Eliane !

Ficaram todos tomando um lanche e conversando por quase 2 horas, falaram de assuntos familiares, de costumes, até das preferências esportivas, em um ambiente muito agradável onde todos ficaram bem à vontade e alegres.

Mauricio, preocupado por ser o primeiro encontro com a família, resolveu despedir-se demonstrando ter ficado muito feliz em conhecer e estar ali aqueles momentos com os pais de sua namorada.

Sr. João colocou sua mão sobre o ombro de Mauricio e foi acompanhando-o...

- Muito obrigado pela recepção, Sr. João. Eu gostei muito de conhecer vocês... Ah, eu também gostaria de dizer que achei o seu jardim muito bonito. O Sr. realmente cuida muito bem das flores...
- Pois é, meu caro Mauricio,.... Essa é uma coisa que eu também queria falar: Nossa casa tem esse jardim na frente e lá nos fundos, também tenho um quintal com plantas e árvores. Mas, aqui na frente da casa, temos essa grade que protege contra a possível invasão de estranhos... mas é uma grade baixa e não representa grande obstáculo...

Mauricio, sem entender, ouvia atento...

- Então, aquela roseira está dando flor pela primeira vez. Você não imagina o trabalho que dá para se chegar a ter uma flor tão bonita como ela. Tive que preparar o canteiro com terra de boa qualidade, alimentar com bons adubos, regar a planta todos os dias com muito cuidado, conversar com a plantinha, fazer carinhos,... O segredo de uma boa flor é mesmo todo o cuidado com muito carinho e amor !
- As pessoas nem sempre percebem todo o trabalho que temos, durante tanto tempo, até conseguirmos um resultado tão lindo como esse. Há aqueles que, vendo uma flor assim disponível, preferem arrancá-la, de forma tão egoísta e tão selvagem só para desfrutar de poucos momentos e depois a jogam em qualquer lugar, quando ela poderia estar ali, intacta, brilhante, reluzente, agradando a todos que a poderiam contemplar. E, nessa ocasião, o nosso coração fica despedaçado, pois aquela que cuidamos com tanto amor foi logo violentada por alguém que não pode ter a menor sensibilidade e respeito.
- É Seu João, o senhor tem razão! Devemos mesmo aprender a cuidar bem das plantas...
- Pois é, Mauricio, não estou falando apenas de plantas: Observe bem aquela rosa,... Não é linda? É a minha primeira rosa nesse jardim. Dei-lhe muito carinho ..
- Assim também são as pessoas, Mauricio. E, assim, também cuidei de minha filha. Espero que você tenha entendido e, como a uma flor, possa sempre estar atento com os cuidados para que ela esteja sempre radiante e feliz, alegrando também a todos nós que a amamos muito !

-    o    -

Raul de Abreu
Jan - 2010

4 comentários:

  1. Linda flor...é de seu jardim? Luci
    9 DE ABRIL DE 2009 18:32

    ResponderExcluir
  2. Sim, Luci. Linda flor né? Demorou muito desde que plantei a muda. Mas valeu todo o esforço ! rs . Agradeço. Abraço, Raul
    9 DE ABRIL DE 2009 19:03

    ResponderExcluir
  3. Como é linda a Rosa do teu jardim..voce deve cuidar muito bem dela...assim como cuidou das orquideas...beijos

    Ivonne
    19 DE ABRIL DE 2009 03:18

    ResponderExcluir
  4. Anônimo disse...
    gostei muito "Lição de equilibrio"é sempre bom lê algo que faz agente refletir...beijinhos
    cabaninha
    24 DE JUNHO DE 2009 10:19

    ResponderExcluir